AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc manifesta pesar pelo falecimento do professor João Monteiro

Unesc manifesta pesar pelo falecimento do professor João Monteiro
Alegria e talento musical são algumas das marcas de João Mais imagens

É com pesar que a Unesc comunica o falecimento, na manhã deste sábado (17/3), do professor João Monteiro, 53 anos, vítima de um infarto. Conhecido pela sua maneira amistosa de se relacionar com colegas de trabalho e alunos e pela paixão pelo Botafogo e pela música, João foi professor do Colégio Unesc e lecionou em vários cursos da Universidade. Além disso, ajudava no processo de recuperação de pacientes do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Universidade, comandando o projeto de um coral com pessoas atendidas pelo local.

João deixa a esposa, Carla Casagrande Monteiro, ouvidora da Unesc, e os filhos Nando e Lana. O velório ocorre a partir das 18 horas deste sábado, na capela mortuária do Cemitério do Bairro Brasília, em Criciúma. O sepultamento será domingo (18/3) às 14 horas, no mesmo cemitério.

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, afirma que toda a comunidade Unesc está de luto. “João era um ser humano especial, de bem com a vida, que acreditava na paz e no bem. Ensinava com a música e dela fez um de seus legados. Ele levava alegria por onde passava e nos deixou precocemente”.

A morte do professor gerou uma comoção inclusive nas redes sociais e professores, alunos e ex-alunos escrevem mensagens de conforto à família e são depoimentos sobre João. “Quero deixar aqui minha homenagem a um dos melhores professores que tive o prazer de conhecer nesta minha caminhada pela Unesc. Certamente o professor João Monteiro estará na memória de seus eternos alunos. Foi um ótimo professor, com aulas lúdicas se utilizando de poemas e músicas para auxiliar os alunos na interpretação das obras literárias e musicais”, escreveu o acadêmico da nona fase de Direito Marcus Caetano, em uma rede social.

“Meu Deus! Que tristeza. Um grande professor e um exemplo de pessoa. Tive o prazer de tê-lo como mestre desde o Ensino Médio. Uma grande perda. Força para a família!”, postou o também estudante da terceira fase de Direito Vitto Teixeira Ferreira.

O professor Abel de Souza é um dos amigos que João fez na Universidade. Ele também manifesta o pesar pelo ocorrido. “Assim como eu, consternado com a notícia da partida precipitada de nosso querido amigo João, tantos outros professores estão perplexos com sua morte prematura. O que estou expondo neste momento brota do fundo de meu coração sobre esta pessoa alegre, sempre estampando um sorriso e irradiando paz e serenidade a todos que com ele encontrassem. Há quem diga que depois da morte as virtudes são enaltecidas. Mas quem conheceu e conviveu com o João sabe das qualidades e virtudes que ele tinha. Um homem tranquilo, sereno, alegre, sem rejeição de quem quer que fosse. Vai descansar com Deus, meu amigo, pois tua passagem pela terra, fazendo felizes todos os que de ti se aproximassem, te credencia a desfrutar da paz eterna”.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 17 de março de 2018 às 14:34
Compartilhar Comente (1)

Unesc receberá recursos para práticas de canto coral

Unesc receberá recursos para práticas de canto coral
Termo decorrente de um Chamamento Público que a Universidade ganhou (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

Em busca de desenvolver cada vez mais a manutenção dos setores artísticos da Unesc, um termo de compromisso da Universidade e da Prefeitura de Criciúma, por intermédio da FCC (Fundação Cultural de Criciúma), foi assinado na tarde desta sexta-feira (16/3). O objetivo deste termo é destinar um repasse financeiro municipal para a prática de canto coral. 

O termo de colaboração é decorrente do resultado de um Chamamento Público realizado pela prefeitura. A Unesc participou do edital da seleção e foi beneficiada. O repasse será feito através da Fundação Cultural de Criciúma, em um prazo de 12 meses e será destinado para as práticas de canto e coral da Unesc.

Para o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, a Universidade é uma grande parceira na manutenção da cultura do município. “A Unesc é uma instituição habilitada para receber esse recurso e a cidade inteira cresce com a Universidade”, pontua.

De acordo com a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, parcerias como a esta representam a força da Universidade e da arte. “Ficamos muito gratos com isso e nos comprometemos também a ajudar a cidade fazer um trabalho na cultura, ajudando a Fundação e também o município”, enfatiza.

Além da Unesc, o Coral Cruzeiro do Sul também foi beneficiado com o chamamento. Também estiveram presentes no ato a pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, e o maestro do Coral Unesc, Joel Oliveira.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de março de 2018 às 18:46
Compartilhar Comente

Participe da confraternização dos colaboradores do sistema ACAFE

Participe da confraternização dos colaboradores do sistema ACAFE
Inscrições de atletas para a Cofafe estão abertas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Você terá mais tempo para participar do maior evento de confraternização das universidades do sistema ACAFE. Foram prorrogadas as inscrições da 25ª Cofafe (Confraternização dos Funcionários das Fundações Educacionais do Sistema Acafe), que ocorre em Blumenau, de 31 de maio a 3 de junho.

Atletas, torcedores ou acompanhantes podem se inscrever no link (clique aqui). A Unesc garante o valor da inscrição para os colaboradores, isto é: transporte, alojamento na FURB e alimentação.

Interessados devem se inscrever até o dia 22 de março. Mais Informações no Setor de Esportes, pelo telefone 3431-2756, ou pelo email cofafe@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 16 de março de 2018 às 18:17
Compartilhar Comente

Voz e violão no Quintas Culturais

Voz e violão no Quintas Culturais
Emylly Machado é acadêmica de Letras e faz parte do Coral Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com um violão em mãos a acadêmica da Unesc Emilly Machado mostrou seu talento no Quintas Culturais. Ela subiu ao palco dos blocos XXI na noite desta quinta-feira (15/3) para cantar músicas de sua autoria e de outros artistas. A acadêmica de Letras faz parte do Coral Unesc e também é bolsista do Setor Arte e Cultura.

Mostre seu talento

A Universidade oferece um espaço para artistas da comunidade, alunos, professores e funcionários mostrarem suas habilidades em apresentações individuais ou em grupo, durante todo o semestre, nas quintas-feiras.

Os interessados em demonstrar seu talento podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura, na sala 11 do Bloco P ou no e-mail cultura@unesc.net e telefone (48) 3431-2622.

O projeto é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e está vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de março de 2018 às 16:51
Compartilhar Comente

Pesquisadores na área de Saúde Coletiva são homenageados em Galeria de Mestres da Unesc

Pesquisadores na área de Saúde Coletiva são homenageados em Galeria de Mestres da Unesc
Inauguração do espaço ocorreu nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc lançou, nesta sexta-feira (16/3) o Núcleo de Saúde Coletiva e inaugurou a Galeria dos Mestres em Saúde Coletiva. O evento, realizado pelo PPGSCol (Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva) teve a presença de alunos, professores e funcionários da Instituição.

A Galeria dos Mestres homenageia 13 pesquisadores de relevância local, regional, estadual, nacional e internacional que contribuíram com seu trabalho da área da saúde. Entre eles, está a reitora da Unesc, Luciane Ceretta. A professora doutora foi escolhida por defender um SUS público, gratuito e de qualidade e ter sido, enquanto profissional de Enfermagem, uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família em Criciúma. Além disso, as pesquisas realizadas e as iniciativas de integração de atividades práticas na comunidade ao ensino também foram levadas em consideração para a escolha.

“Muito me honra ter o meu nome referenciado por aqueles que constroem conosco o cotidiano da nossa Universidade à frente da Saúde Coletiva e das lutas empreendidas pelas políticas de saúde nesse país, nesse Estado, nesse município. Vivemos sim um momento muito difícil para o Sistema Único de Saúde no Brasil, talvez para o SUS nunca antes visto com a ameaça para a sua permanência. Sou defensora deles e sabemos que 100% da população brasileira usa e 80% só tem esse sistema para cuidar da sua saúde e da sua família. Precisamos de fato refletir que sistema é esse, que lugar ele ocupa hoje no contexto que nós temos”, afirmou Luciane, que também parabenizou o grupo formado por alunos e professores que atuam na área de Saúde Coletiva na Universidade.

A coordenadora do PPGSCol, Lisiane Tuon agradeceu pelo empenho de professores e estudantes para a criação do Núcleo de Saúde Coletiva. Ela explicou que ele tem o objetivo de viabilizar os meios institucionais, materiais e humanos para a realização e aprimoramento do ensino, da pesquisa, da extensão e de eventos e capacitações na área de Saúde Coletiva, de interesse acadêmico ou da comunidade. O Núcleo irá atuar nas áreas de Epidemiologia, Ambiente e Trabalho; Política, Planejamento e Gestão em Saúde; Saúde, Cultura e Cidadania; Bioética e Segurança do Paciente; Educação em Saúde e Direito a Saúde. “Na próxima semana iniciamos o trabalho e contamos com a participação de todos”, comentou Lisiane.

O Núcleo ainda disponibilizará o “Observatório de Saúde Coletiva”, com um site onde qualquer cidadão poderá ter acesso fácil a bancos de dados atuais sobre Saúde Coletiva, ter acesso a informações e participar da formação e sugestão de articulações das políticas regionais e nacionais na área.

O artista responsável pelas obras da Galeria de Mestres, César Pereira, é egresso do curso de Artes Visuais da Unesc e possui mais de 30 anos de experiência em cerâmica. “Fizemos retratos sobre placas de cerâmica, confeccionadas manualmente e a pintura utilizou argila, com corantes minerais para alterar a cor. Foi um desafio e fico feliz em ter sido lembrado e em poder ter uma obra em cerâmica dentro da Unesc”.

O lançamento do Núcleo e a inauguração da Galeria deve ainda a presença da pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker e do professor do PPGSCol, Jacks Soratto, que foi o curador da galeria.

A montagem da Galeria dos Mestres teve o apoio técnico do Setor de Projetos e Obras da Unesc e financeiro do Ministério da Saúde.

Galeria dos Mestres


Doutor Antônio Sérgio da Silva Arouca – Médico
Foi militante do movimento de reforma sanitária brasileira e presidiu a 8ª Conferência Nacional de Saúde em 1986, marco principal da conquista do SUS.

Doutora Barbara Starfield – Médica
Foi co-fundadora e primeira presidente da Sociedade Internacional para a Equidade em Saúde. É considerada uma das investigadoras mais importantes na área dos cuidados de saúde primários.

Doutor Jairnilson Silva Paim – Médico
É um dos expoentes da Reforma Sanitária Brasileira, e tem contribuído significativamente para consolidação dos seus princípios nos cotidianos dos serviços de saúde.

Doutor Emerson Elias Merhy – Médico
É uma das referenciais nacionais sobre processos de Avaliação da Produção do Cuidado e o Trabalho em Saúde. Suas contribuições perpassam mudanças significativas que circulam pela academia e pelos cenários de práticas.

Doutor Gastão Wagner de Sousa Campos – Médico
Militante da reforma sanitária brasileira e atual presidente da Abrasco (Associação Brasileira de Saúde Coletiva). Seus posicionamentos enfatizam a luta pelo direito a saúde e a defesa de um SUS equânime.

Doutor Paulo Amarante – Médico
É um dos principais expoentes do Movimento Nacional da Luta Antimanicomial.

Doutor Josué Apolônio de Castro – Médico
Apesar de não ser geógrafo de formação, tornou-se um dos maiores pensadores da Geografia, em virtude, principalmente, das obras: Geografia da Fome e Geopolítica da Fome, conhecidas mundialmente como mapa da fome.

Mestre Clair Castilhos Coelho – Farmacêutica
Referência em políticas de saúde, assistência farmacêutica e políticas voltadas à saúde da mulher, controle social e feminismo.

Doutor José Patrício Bispo Júnior – Fisioterapeuta
É uma referência nacional na profissão de fisioterapia por produções intelectuais e construções assistências voltadas para a Saúde Coletiva.

Doutor João Carlos Caetano – Odontólogo
Atualmente é Sanitarista do Governo do Estado de Santa Catarina, com estudos voltados Vigilância da Fluoretação das águas do Abastecimento Público.

Doutor Bernardo Elias Correa Soares – Biomédico
É uma referência internacional na área da Patologia e Microbiologia Clínica, com ênfase no Diagnóstico e Epidemiologia das Doenças Infecto-Parasitárias.

Doutor Marco Aurélio Da Ros – Médico
Possui uma vasta contribuição no campo da saúde coletiva principalmente no tocante a construção de um entendimento mais integral sobre a concepção saúde-doença.

Doutora Luciane Bisognin Ceretta – Enfermeira
Defensora de um SUS público, gratuito e de qualidade. Enquanto profissional enfermeira foi uma das responsáveis pelo processo de implantação do Programa Saúde da Família no município em Criciúma. Enquanto docente foi responsável por diversas iniciativas exitosas que tiveram mudança substancial na integração ensino-serviço.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 16 de março de 2018 às 16:10
Compartilhar Comente