Grupos de Trabalho sobre Internacionalização da Unesc realizam encontros
Professores da Unesc tem se reunido toda semana para tratar sobre internacionalização. E mais um encontro dos integrantes dos dois GTs (Grupos de Trabalho) ocorreu nesta terça-feira (20/3). O GT 1, para elaboração do Plano de Ação da Internacionalização e o GT 2, para a elaboração da proposta para um projeto de captação de recursos junto a Capes para a expansão das ações de internacionalização da Unesc.
Segundo o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, as ações dos grupos estão ligadas e vem para colaborar para que a internacionalização institucional se expanda. Na primeira semana de abril, um Fórum ocorrerá para debater o assunto.
O GT 1 é formado pelos professores: Oscar Montedo (presidente); Francilani Demarch (secretária); Antonio Augusto Schafer; Eduardo Junca; Josiane Budni; Patrícia De Aguiar Amaral; André Cechinel; Lucas Machado Fagundes e Kelly Gianezini.
O GT 2 é composto pelos professores: Oscar Montedo (presidente); Francilani Demarch (secretária); Alex Sander Da Silva; Miguelangelo Gianezini; Eduardo Junca; João Luciano De Quevedo; Nilzo Ivo Ladwig e Maria Inês Da Rosa.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 20 de março de 2018 às 18:13OAB Criciúma lança obra “O ensino jurídico no Brasil – Perspectivas e Debates”
A OAB Criciúma faz nesta terça-feira (20/3), o lançamento do livro “O ensino jurídico no Brasil – Perspectivas e debates”, uma coleção de artigos de pesquisadores que abordam a educação jurídica no Século 21. A obra tem como organizadores o vice-reitor da Unesc e doutorando em Direito, Daniel Preve, do professor doutor em Direito da Universidade Ismael Francisco de Souza e do presidente da Subseção de Criciúma da OAB de Criciúma, Fábio Jeremias.
A obra, com 163 páginas possui oito artigos, selecionados ao longo de 2017 através de um edital da OAB, com a proposta de temas inéditos práticas, metodologias, ações e experiências na trajetória histórica, política e social do ensino jurídico brasileiro. Todo o conteúdo estará disponível num e-book no site da OAB Criciúma e da Editora Multideia.
O livro é fruto do trabalho da Subcomissão de Estudos e Educação Jurídica da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Criciúma. Conforme o vice-reitor da Unesc a obra atende ao objetivo da OAB de fomentar a qualificação do estudo na área. “A qualidade do ensino jurídico no país influencia na advocacia e nos direitos dos jurisdicionados. Desta forma, a Ordem considera que esta qualidade se alcança com a melhoria das IES, através da valorização e qualificação do seu corpo docente, suas instalações, bibliotecas, ambientes de estágios, relações com a comunidade, entre outros fatores”, informa Preve.
O evento ocorre às 19h, no auditório da OAB Criciúma, tendo ainda como atração a palestra do professor e doutor em Direito, Horácio Wanderlei Rodrigues.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 20 de março de 2018 às 15:15Professor da Unesc assume a presidência do Sindicont
A nova diretoria do Sindicont (Sindicato dos Contabilistas de Criciúma) tomou posse na noite desta segunda-feira (19/3) em solenidade na sede da associação. O professor do curso de Ciências Contábeis da Unesc Fernando Marcos Garcia, é o novo presidente da entidade. Os empossados irão comandar a entidade durante o triênio 2018/2020.
A nova diretoria é formada por contadores experientes e por profissionais jovens. Valorização técnica dos contadores, aumento do número de associados, término da construção do auditório da nova sede e a parceria com outros órgãos e entidades fazem parte dos projetos da nova gestão, que projeta também dar continuidade a várias ações da administração anterior.
A posse foi prestigiada pela reitora, Luciane Ceretta e pelo vice, Daniel Preve.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 20 de março de 2018 às 13:29Recorte da Mostra Jovens Designers é inaugurado na Bloco da Reitoria
A Unesc, por meio do curso de Design – ênfase de Projeto de Produtos da Unesc, está participando da 7ª Mostra Jovens Designers em São Paulo, com três trabalhos desenvolvidos por acadêmicos do curso. Um recorte da exposição foi inaugurado na noite desta segunda-feira (19/3), no hall do Bloco da Reitoria. Os projetos de alunos da Unesc estão representando o setor cerâmico brasileiro e foram concebidos durante o concurso Talento Ceusa dos anos de 2014, 2015 e 2016, uma parceria entre o curso e a Ceusa Revestimentos Cerâmicos que desafia acadêmicos a criar revestimentos cerâmicos com design inovador.
“A Mostra Jovens Designers é uma vitrine da produção dos projetos premiados e que se destacaram nas instituições brasileiras de formação em Design. Para o Design Unesc se traduz em um grande reconhecimento do trabalho desenvolvido pelo grupo de professores e acadêmicos”, afirma o coordenador do curso de Design, João Rieth.
O Diretor Presidente da Ceusa Revestimentos Cerâmicos, Gilmar Menegon, comentou sobre a importância do projeto que ocorre em parceria. Segundo ele, após a empresa investir em Design e inovação, a qualidade do trabalho trouxe um diferencial grande dentro do mercado.
A pró-reitora acadêmica, Indianara Becker, ressaltou a importância de projetos como esse, que aproximam ainda mais o estudante da realidade do mercado de trabalho.
A mostra
O Projeto Jovens Designers tem o intuito de expor os trabalhos dos jovens designers selecionados, aproximando profissionais e público em geral daquilo que vem sendo pensado e produzido pelo design brasileiro.
Neste ano, a Mostra foi estendida também para as áreas de Moda e Gráfico, além de Produto. A primeira mostra ocorre de e 17 de março a 2 de maio no Parque Villa-Lobos em São Paulo. Já de 3 de maio a 10 de junho, os trabalhos ficarão expostos no Parque da Juventude. Além da exposição, a Mostra também inclui palestras, bate-papos, conferências e oficinas para ampliar e diversificar as formas de difusão do design. O evento tem o patrocínio da Braskem, via ProAC-SP.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 19 de março de 2018 às 22:14Estudantes contam experiências em intercâmbio de mobilidade acadêmica da Unesc
A vida em uma universidade no exterior, as diferenças culturais, o conhecimento de um novo idioma. Essas e outras tantas experiências passam a fazer parte da história de vida dos acadêmicos que participam todos os semestres do projeto de Mobilidade Acadêmica da Unesc.
Nesta segunda-feira os acadêmicos Arthur Bernardes Messias, Emanuela Gava Caciatori e Sabrina Baesso Cadorin foram recebidos pelo Diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Rubem Klegues Montedo, responsável pela área de internacionalização da Unesc.
O encontro serviu para que os estudantes apresentassem as suas experiências durante o período que estudaram fora do Brasil. Sabrina Baesso Cadorin, da nona fase da Engenharia Ambiental Sanitária, conta que teve uma experiência muito rica na Universidade Científica del Sur, no Peru. Durante os cinco meses em que esteve fora, aproveitou para aprimorar outro idioma e realizar disciplinas que poderão ser aproveitadas no seu curso na Unesc. Ela ressalta ainda que realizou muitos estudos de campo, conhecendo diversos lugares daquele país, como a selva peruana e as regiões de grandes altitudes.
No México, mais especificamente na Universidad Autónoma de San Luis Potosí, Emanuela e Arthur, realizaram atividades e disciplinas na área do Direito. Entre as experiências vividas, a assistência na área de Direitos Humanos, com atendimentos a imigrantes ilegais, questões de gênero e Direito de Família. Além da vida acadêmica no exterior, eles destacam a receptividade do povo mexicano e a oportunidade de trocar experiências com alunos do vários países. Segundo os jovens, realizar o intercâmbio em uma universidade com perfil bastante internacionalizado é ainda mais enriquecedor.
Para o professor Oscar Montedo o projeto de Mobilidade Acadêmica é uma grande oportunidade de unir formação acadêmica formal com o desenvolvimento do cidadão. “Isso para nós é sensacional, essa troca de experiências possibilitado pela Unesc junto a outras instituições fora do país”, observa.
Os estudantes interessados em participar de intercâmbios podem se inscrever nos processos seletivos realizados todos os semestres para diversas instituições que Unesc mantém acordos de cooperação internacional. Atualmente a Unesc possui 44 acordos internacionais com 18 países.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia 19 de março de 2018 às 21:57
Newsletter
RSS