Trajetória da reitora da Unesc é compartilhada em evento solidário na ACIC
A reitora Luciane Ceretta compartilhou sua história na noite desta quinta-feira (22/3), durante o evento “Mulher, Empreendedorismo e Sucesso”, promovido pela Núcleo da Mulher Empresária da ACIC (Associação Empresarial de Criciúma). Luciane foi âncora, juntamente com a desembargadora do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Salete Silva Sommariva, do evento na sede da entidade.
O encontro teve como objetivo promover um momento que enaltecesse a atuação das mulheres na sociedade. O evento teve um caráter solidário, já que houve arrecadação de lenços e de doações financeiras para o setor de oncologia do Hospital São José.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2018 às 11:27Caminhada, arte e reflexão marcaram o Dia Mundial da Água na Unesc
Um momento para debater sobre a importância da vida e da valorização do ambiente em que fazemos parte. Foi assim que professores e alunos da Unesc, e de escolas da região, passaram a tarde desta quinta-feira (22/3) na Universidade, durante o Dia Mundial da Água. O encontro contou com apresentações culturais, uma reflexão com o professor João Batanolli, do programa Ânima, e uma caminhada até a confluência dos rios Criciúma e Sangão.
A tarde foi promovida pelo curso de Geografia da Unesc. Segundo a coordenadora, Andréa Rabelo Marcelino, a atividade tem o intuito de trazer aos olhos a importância da valorização da água. “Muitas vezes nós não nos damos conta do quanto a água é importante para a nossa vida. Essa é uma oportunidade para repensarmos atitudes”, comentou.
O professor João Batanolli ressaltou a ligação de nós, seres humanos, com a natureza de uma forma geral. “O planeta é formado por aproximadamente 70% de água, e nós? Nós também carregamos essa porcentagem dentro de nós. Somos feitos de agua e terra, que são os sais minerais. Essa mistura milagrosa nos traz a vida. Antes de sermos seres intelectuais, econômicos e consumidores somos seres da natureza. Ao enxergar esse ponto de vista nos damos conta. Somos educados para nos distanciar da natureza, criando um meio adversário e perdendo o contato com aquilo que pertencemos”, ressaltou.
Caminhada até a confluência dos rios
Escolas da região e toda a comunidade participaram de uma caminhada até a confluência dos rios Criciúma e Sangão. A atividade contou com a participação do Engenheiro José Alfredo, colaborador do Ipat da Unesc. Ele fez uma análise da água do rio Criciúma, constatando a presença de uma grande quantidade de detergente de uso doméstico.
O encontro contou com a parceria da Casan, que doou água aos participantes da caminhada. Além dos agricultores do Programa de Economia Solidaria da Unesc, da Epagri, da Cooperativa Nosso Fruto e da Aldo Hortifruti, que doaram bananas para fortalecer os participantes.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 22 de março de 2018 às 20:40Unesc decreta luto de cinco dias pela morte do professor João Monteiro
A Unesc, com imenso pesar, lamenta a morte do professor João Monteiro, ocorrida na manhã deste sábado (17/10). Informamos que, em razão do ocorrido, a Unesc decretou luto oficial por cinco dias.
Aos familiares e amigos do professor João Monteiro, bem como a toda comunidade acadêmica da Unesc, nossas sinceras condolências.
As atividades na Universidade continuam a ocorrer normalmente.
Portaria decreta luto oficial na Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 18 de março de 2018 às 15:10Abertura da mostra “Tironas” abre as comemorações de 48 anos do curso de Artes Visuais
A fachada interna do Bloco Z agora conta com uma obra de arte de 60 metros. É a Mostra “Tironas”, que foi aberta em comemoração aos 48 anos do curso de Artes Visuais da Unesc. As peças são frutos do projeto ”Quadrinhos no Campus” criado em 2015 pelos professores Alan Cichela e Sérgio Honorato.
A comemoração também contou com dois cafés compartilhados, no intervalo da tarde e da noite, em que professores e alunos trouxeram quitutes para a integração. Durante os cafés também ocorreram performances musicais com o acadêmico Matheus Abel.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayra Antonio De Lima 22 de março de 2018 às 20:17Fórum reúne professores e alunos para discutir a pesquisa na Unesc
Professores e estudantes da Universidade se reuniram na tarde desta quinta-feira (22/3) no Fórum de discussão sobre o futuro da pesquisa na Unesc. Durante o evento, os dados sobre a área da Universidade, as bolsas de iniciação científica e os projetos desenvolvidos foram apresentados e os participantes puderam dar sugestões, tirar dúvidas e contribuir com ideias para a pesquisa da Unesc. Todo o material foi compilado e será utilizado para planejamento das atividades.
A reitora, Luciane Ceretta, ressaltou a importância de encontros como o desta tarde para a construção coletiva da pesquisa na Universidade. “É com muita alegria que realizamos esse primeiro Fórum de discussão de pesquisa de 2018. Estamos no tempo de lançar os editais e de também redesenhar para onde vamos com a pesquisa da Instituição a partir do que temos. A pesquisa da Unesc precisa muito de vocês”.
Segundo o vice-reitor, Daniel Preve, o Fórum é importante para discutir e refletir sobre a área, para aprimorar cada vez mais o projeto da Universidade na pesquisa. “Debatermos, inovarmos, propormos e a fórmula é muito melhor que simplesmente a gestão da Universidade pensar nisso é socializar isso e construir a muitas mãos o projeto de pesquisa da Unesc”, ressalta Preve.
A pró-reitora Acadêmica, Indianara Becker, enfatizou que é preciso analisar os últimos quatro anos da Unesc na pesquisa e delimitar para onde a Instituição quer ir nessa área. “A partir do Fórum vamos fazer vários outros encontros para alinhar as estratégias em conjunto”.
“Temos um diferencial enorme na pesquisa em relação a outras universidades. Não é qualquer instituição que tem os recursos disponibilizados para a área. Temos um programa de iniciação científica, grupos de pesquisa, recursos para apoiar a pesquisa. Além do crescimento dos nossos Programas de Pós-Graduação e dos conceitos positivos nas avaliações da Capes”, afirma o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 22 de março de 2018 às 17:50
Newsletter
RSS