AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estrangeiros podem estudar na Unesc

Estrangeiros podem estudar na Unesc
São 67 oportunidades em 20 cursos de graduação Mais imagens

Estrangeiros já podem participar do processo seletivo para estudar na Unesc. São ofertadas 67 vagas em 20 cursos de graduação. As inscrições vão até o dia 30 de julho. 
Para se inscrever o candidato deve entrar em contato pelo e-mail iro@unesc.net, solicitar a ficha de inscrição e enviar cópia de documentos como: passaporte ou o bilhete de identidade estrangeiro, diploma ou certificado de conclusão Ensino Médio e o histórico escolar – os originais deverão ser apresentados na matrícula.

A seleção conta com uma análise do histórico escolar do candidato. Mais informações disponíveis no site da Unesc ou pelo telefone 3431-2660.

Cursos ofertados 

Administração de Empresas/Comércio Exterior: 3 - vagas 
Administração de Empresas: 3 vagas 
Arquitetura e Urbanismo: 2 vagas 
Biomedicina: 4 vagas
Ciências Contábeis: 3 vagas
Ciência da Computação: 4 vagas 
Ciências Econômicas: 3 vagas 
Direito: 4 vagas
Enfermagem: 3 vagas 
Engenharia Ambiental e Sanitária: 04 vagas 
Engenharia Civil: 04 vagas 
Engenharia de Materiais: 3 vagas 
Engenharia Mecânica: 4 vagas 
Engenharia de Produção: 3 vagas 
Engenharia Química: 4 vagas 
Farmácia Noturno: 2 vagas 
Fisioterapia Noturno: 2 vagas 
Nutrição Noturno: 4 vagas 
Odontologia: 4 vagas 
Psicologia: 4 vagas 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

29 de março de 2017 às 11:25
Compartilhar Comente

Colaboradores da Unesc participam de capacitações

Colaboradores da Unesc participam de capacitações
Gestão de conflito e investigação de áreas contaminadas foram os temas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Durante esta semana, colaboradores de diversos setores da Unesc estão participando de capacitações. Os encontros, desenvolvidos pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) tem o intuito de reciclar o conhecimento dos funcionários e trazer novas vivências que possam contribuir com o dia a dia de trabalho.

Gestão de Conflitos

Ministrada pela professora Gisele Coelho Lopes, a capacitação em Gestão de Conflitos iniciou nesta segunda-feira (27/3). Serão cinco encontros, totalizando 15 horas de aprendizado. A capacitação desenvolve habilidades para tratar de situações conflituosas e melhorias na relação interpessoal.

Novo sistema

Iniciou nesta terça-feira (28/3) uma capacitação ambiental referente a ABNT NBR 15515, com a ministrante EriKa Von Zuben da empresa Hera Consultoria e Treinamento. Por meio destes encontros, os técnicos do IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) da Unesc vão aprender sobre a aplicação do novo sistema de investigação de áreas contaminadas. As atividades ocorrem em três passos: Investigação preliminar, confirmatória e detalhada.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de março de 2017 às 20:40
Compartilhar Comente

Se encontre em meio aos versos da obra “Surpreender-se”

Se encontre em meio aos versos da obra “Surpreender-se”
Professor da Unesc lança livro de poesias inspirado nas pessoas (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Foram as pessoas e as vivências carregadas de saberes que desencadearam a poesia em Sansone Pereira. Essas experiências e visões de mundo, fomentadas por seus “Inspiradores cotidianos”, como ele costuma dizer, se transformaram em uma obra. E nesta sexta-feira (31/3), o professor e pesquisador da Unesc irá lançar o seu primeiro livro de poesias. O encontro ocorre às 19h30, no Auditório Ruy Hülse. Será um momento de celebrar a arte, já que o evento também vai contar com apresentações de teatro, música e exposições.

A obra, intitulada “Surpreender-se”, se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Mas por mais que elas estejam organizadas desta forma, Pereira afirma que elas não seguem uma lógica. “A poesia deve ser livre e guiada pela emoção. Eu quero que cada leitor tenha a sua própria percepção ao se deparar com a obra. Poesias devem ser espaços para se imaginar, inspirar, recriar e inventar”, comentou o autor.

Sobre o título da obra, Pereira conta que faz uma alusão à surpresa de se tornar um poeta. “Na verdade, eu deveria ter dito que assumi a condição de aprendiz de poeta, que hoje convive com a minha condição de aprendiz de professor, que assumi há muito mais tempo, há bastante tempo. Evidentemente que, ser aprendiz de professor é uma tarefa que exerço como profissão, já aprendiz de poeta é distração, ou como prefere Manuel Bandeira, é libertação”, afirmou.

Como tudo começou

Pereira lembra que sua primeira contribuição como poeta foi com a revista Prospectiva. O periódico era desenvolvido pela Associação de Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul. Quando Pereira se tornou presidente, em 1991, ele foi convidado a contribuir com a revista. Assim, nasceu o poeta. “As poesias nada mais são que mensagens e momentos especiais que passei em minha vida. Eu as escrevo e elas começam a adquirir ritmos e musicalidade, se transformando em poesia”, contou o professor.

A obra contém 65 poesias, que foram desenvolvidas ao longo de 26 anos de escrita, desde o primeiro contato com a revista.

A poesia e o cotidiano

O crescimento da tecnologia e do direcionamento racional do pensamento faz Pereira refletir sobre a importância da emoção, e do quanto o ser humano precisa desenvolver seu interior. “A rapidez do mundo acaba por colocar as pessoas em um estado objetivo, afastado das emoções. Hoje, pensamos por imagens, ao invés de fortalecer a nossa relação com as pessoas. Mas é preciso lembrar, que são elas quem dão o suporte para sabermos se somos felizes ou não”, ressaltou Peireira.

Para ele, a poesia transita nesse espaço, entre objetividade e emoção, e ao traze-la para o cotidiano, ela acaba se tornando mais palpável. “O livro traz uma linguagem simples e alcançável. Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, conta o professor.

O lançamento

Pereira diz que a poesia está em tudo, e se ela está em tudo, convive com outras linguagens. Por isso, o evento não foi pensado apenas como lançamento do livro, mas também como uma oportunidade de um encontro da poesia com o teatro, a dança, a música e o desenho. Um encontro de intercomunicação da poesia com os professores, acadêmicos, amigos, parentes, entre outros.

Programação

O encontro vai contar com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela Profª Gislene Camargo. A intervenção cênica será desenvolvida junto aos alunos Denis Moraes, Jaine Rezin, Aline Locatelli, Isadora lemos e Fernanda da Silva.

A Cia de Dança Unesc também apresentará a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto.

Haverá uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

Os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, irão desenvolver um recital, com poemas da obra de Pereira.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também vai ficar por conta do Musical Unesc, com as cantoras Cíntia Magnos e Vanessa Nardi, acompanhadas pelo maestro Joel de Oliveira. Além deles, o Sarau Unesc também estará presente, com as músicas e canções populares dos professores Richarles Carvalho, Zeca Virtuoso e João Monteiro.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de março de 2017 às 21:26
Compartilhar Comente (1)

Professores de Inglês da região trocam conhecimentos na Unesc neste sábado

Professores de Inglês da região trocam conhecimentos na Unesc neste sábado
Evento é promovido pela maior associação brasileira de professores de inglês (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc vai abrir as portas para um encontro regional da Braz-TESOL, considerada a maior associação brasileira de professores de inglês. O evento ocorre neste sábado (1º/4), e será marcado pela troca de experiências e oficinas práticas, relacionadas a diferentes tópicos que podem ser trabalhados em sala de aula.

O coordenador adjunto do curso de Letras da Unesc, Richarles Carvalho, comentou que essa é uma grande oportunidade para os professores de inglês. “Para ser professor é necessário estar em constante formação, não são apenas os quatro anos de graduação que constroem um educador, é necessário participar de capacitações como essa para melhorar cada vez mais nossas práticas pedagógicas”, comentou o professor.

A Braz-TESOL tem mais de 2 mil professores associados e é afiliada da TESOL International (EUA), IATEFL (Reino Unido) e membro do TESOL do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai). Segundo Carvalho, quando professores se reconhecem como grupo as vantagens são visíveis. “Sozinho você consegue fazer pouco, mas quando nos unimos e trocamos experiências em busca de um mesmo objetivo o resultado é muito maior”, ressaltou.

Informações e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 28 de março de 2017 às 15:50
Compartilhar Comente

Apresentação musical vai animar o Quintas Culturais

Apresentação musical vai animar o Quintas Culturais
Emerson Gonçalves vai trazer um repertório de rock, pop e música gospel Mais imagens

Um repertório de rock, pop e música gospel vai animar a chegada dos alunos, professores e colaboradores da Unesc ao campus. A próxima edição do Quintas Culturais vai contar com a participação do funcionário do Horto Florestal e acadêmico de Educação Física, Emerson Gonçalves. Ele vai mostrar seus talentos na próxima quinta-feira (30/3), no hall dos blocos XXI, a partir das 18h30.

Mostre seu talento

O Quintas Culturais é um espaço para os artistas da comunidade mostrarem seus talentos. O projeto ocorre todas as quintas-feiras no campus da Universidade e traz atrações em grupos ou individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas. Os interessados em mostrar seu talento podem se inscrever pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2622.

O projeto é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculado a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), que promove o desenvolvimento e a percepção de diferentes linguagens artísticas na comunidade acadêmica, incentivando a cultura na Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de março de 2017 às 10:42
Compartilhar Comente