AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Farmácia Solidária amplia atendimento à população

Farmácia Solidária amplia atendimento à população
O novo horário será a partir da próxima quarta-feira (Fotos: Arquivo/AgeCom) Mais imagens

O atendimento na Farmácia Solidária localizada nas Clínicas Integradas da Unesc vai ser ampliado a partir da próxima quarta-feira (02/03). Conforme coordenadora do local, Marília Schutz Borges, agora os serviços serão ofertados das 8h15 às 11h30 e das 13h às 16h de segunda a sexta-feira.

“O novo horário vai contribuir muito, principalmente para quem mora mais longe. É uma forma de atendermos cada vez melhor a população. Qualquer pessoa pode receber o medicamento, desde que apresente documento e prescrição”, contou Marília.

Segundo ela, todos os medicamentos disponibilizados na Farmácia Solidária da Unesc são obtidos por meio de doações da comunidade, profissionais de saúde, indústria farmacêutica e distribuidoras de medicamentos.

Outro destaque do local, de acordo com a coordenadora é de que ele também serve como uma forma de conscientizar a população sobre o uso racional de medicamentos e garantir que os remédios que já não podem mais ser utilizados recebam a destinação correta. “Temos profissionais para receber a doação desses medicamentos que vão fazer a destinação correta”, completou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2022 às 15:58
Compartilhar Comente

Capitão Jack Sparrow participa do início das atividades educativas do Museu de Zoologia da Unesc

Capitão Jack Sparrow participa do início das atividades educativas do Museu de Zoologia da Unesc
Personagem levou mensagem ecológica sobre a preservação dos oceanos (Fotos: Décio Batista / Agecom / Unesc) Mais imagens

Os alunos e alunas da quinta série do Colégio Unesc vivenciaram uma tarde de conhecimento, preservação ambiental e aventura. Na abertura das atividades educativas do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski da Unesc, eles participaram como “Piratas no Museu”, em uma atividade educativa ecológica, que contou com a presença especial do sósia do capitão Jack Sparrow, personagem do filme Piratas do Caribe. O presidente e o diretor de Cultura da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), Zalmir Casagrande e Clairton Rosado, respectivamente, acompanharam a abertura do evento.

O pirata do navio Pérola Negra trouxe alguns baús repletos de tesouros e outros abarrotados com relatos de suas aventuras em alto mar, informações sobre os diferentes oceanos do planeta, características, importância ecológica, climática, econômica e uma importante mensagem de preservação com pedidos de socorro para a diminuição de despejos de lixos nas praias e nos rios . Em uma atividade lúdica, diversificada e divertida, os alunos do Colégio vivenciaram a oportunidade de, junto ao capitão dos sete mares, explorar os espaços do museu marítimo em busca de baús escondidos entres os exemplares de animais expostos.

Em posse do mapa contendo as trilhas para encontrar os tesouros do Museu, os pequenos piratas foram descobrindo pouco a pouco as arcas escondidas e em cada uma mensagens de alerta e conscientização ecológica.

Para a coordenadora do museu, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, o objetivo do evento foi promover momentos de diversão e conhecimento às crianças do Colégio. "É uma grande alegria sentir a vibração e o encantamento das crianças interagindo com o Capitão Jack. Essas ações alcançam corações e mentes, o que é fundamental no processo de educação ambiental”, comentou.

A aluna 5º ano 1, Clara Carvalho, foi uma das piratas que adorou a ação. “A gente ficou frente a frente com o capitão Jack, conversamos bastante com ele, fizemos a caça ao tesouro e brincamos muito. Foi muito legal”, avaliou.

Para o capitão Jack, o ator Roni Petersom Fernandes dos Santos, foi muito gratificante participar de um evento educativo. “Estou acostumado a participar de eventos sociais e festas temáticas. Hoje, estou trazendo para essas crianças, fãs do personagem, a importância da preservação ambiental, os cuidados com os nossos rios, oceanos e com a natureza. Conscientizá-los hoje, para que possam ter um mundo melhor para se viver, cobrando dos adultos uma postura ecologicamente correta para os cuidados com o planeta terra”, explicou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2022 às 15:14
Compartilhar Comente

Representantes da Receita Federal visitam a Unesc para avaliar o NAF do curso de Ciências Contábeis

Representantes da Receita Federal visitam a Unesc para avaliar o NAF do curso de Ciências Contábeis
O encontro serviu para ampliar e fortalecer os serviços prestados junto às pessoas que não tem acesso a profissionais da área (Fotos: Décio Batista / Agecom / Unesc) Mais imagens

Os integrantes da coordenação do curso de Ciências Contábeis, receberam na tarde desta terça-feira (22/02), a visita dos auditores fiscais da Delegacia da Receita Federal de Florianópolis e da Agência de Criciúma, delegado Daniel Carlos, auditora da Cidadania Fiscal Roseli Fabrin e o agente Fiscal Rudmar Mariano. O encontro serviu para aprimorar e fortalecer a parceria do órgão federal com Unesc, por meio do Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF).

O NAF é um projeto de extensão desenvolvido pela Receita Federal do Brasil em parceria com as Instituições de Ensino Superior. Instalado na Unesc em 2019, ele tem o objetivo de prestar assistência contábil e fiscal gratuita para pessoas físicas de menor poder aquisitivo, impossibilitadas de contratar um profissional da área.

O Núcleo funciona no segundo andar do Bloco do Estudante, no campus da Universidade. No local os alunos do curso de Ciência Contábeis, supervisionados por professores, esclarecem as dúvidas dos interessados em assuntos contábeis e fiscais, possibilitando o aprimoramento do conhecimento dos acadêmicos.

Para a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Milla Lúcia Ferreira Guimarães, o encontro foi positivo e proveitoso. “Estamos muito satisfeitos em receber três profissionais da Receita Federal. Eles nos trouxeram uma gama de novas ideias e outras experiências que poderemos proporcionar aos nossos estudantes e também a nossa comunidade. Como somos uma Universidade comunitária esse é o nosso maior objetivo: unir a educação acadêmica com a um a prestação de um atendimento social gratuito", pontuou.

Segundo o auditor fiscal e Delegado da Delegacia da Receita Federal em Florianópolis, Daniel Carlos, a visita à Unesc, junto da coordenação do curso, foi importante para conhecer as instalações Núcleo. “Nosso objetivo é aproximar a Receita Federal deste ponto na Universidade, passando os princípios da prática fiscal para o estudante, fomentando a importância da cidadania fiscal,  algo tão em voga neste momento, e gerar a aproximação do público estudantil universitário com as obrigações fiscais, desenvolvendo o conhecimento e as habilidades da profissão”, explicou.

O delegado ainda destacou a importância de manter o cadastro social atualizado junto à Receita. “Muitas pessoas estão com problemas de cadastramento, com pendências no Cadastro de Pessoa Física(CPF). Todo cidadão precisa fazer essa regularização e o NAF é um local que poderá resolver este problema. Aqui os alunos também poderão auxiliar na entrega da declaração de Imposto de Renda, a fazer o cadastro do produtor rural, elaborar a declaração do Imposto Territorial Rural (ITR), entre outros serviços. Justamente aqui na Universidade as pessoas encontrarão a solução para suas pendências tributária e fiscal”, completou.

A pró-reitora Gisele Coelho considerou a reunião muito proveitosa, na qual foram identificadas várias oportunidades para a ampliação da parceria. “Hoje nós tivemos na coordenação das Ciências Contábeis, representantes da Receita Federal, para avaliar e ampliar a participação do NAF nos currículos de graduação das Ciências Contábeis, bem como a implementação na grade curricular dos cursos de Ciências Sociais Aplicadas, uma vez que essa inclusão favorece a ampliação dos atendimentos para mais pessoas. Outro ponto positivo será oferecer o serviço do Núcleo, beneficiando também as empresas instaladas na incubadora tecnológica. Percebemos que a Graduação Multi, graduação da experiência proporciona aos nossos estudantes uma formação voltada para a solução de problemas reais”, comentou.

Delegacia da Receita Federal de Florianópolis

A Delegacia da Receita Federal de Florianópolis compreende 98 municípios, sendo Criciúma um dos municípios que faz parte da jurisdição. Santa Catarina possui quatro delegacias da Receita Federal no seu território, sendo de Florianópolis; à delegacia de Joinville, atuando no norte do estado; a delegacia de Blumenau, abrangendo toda a região do médio vale e do alto vale do Itajaí e a delegacia de Joaçaba, que atende toda a região Oeste catarinense.

Serviços disponibilizados no NAF

Agendamento de Serviços na RFB
Inscrição e regularização do CPF via web
Emissão de comprovante do CPF
Consulta da situação Cadastral do CPF
Cálculo e emissão de DARF e GPS
Abertura do microempreendedor Individual MEI
Emissão de DAS-MEI
Extrato de processamento DIRPF
Consulta a restituição do IRPF
Emissão DARF para pagamento de cotas do IRPF
Certidão negativa de débito
Criação de código de acesso para o e-CAC
Demonstração dos serviços disponibilizados no e-CAC
Situação cadastral do imóvel rural – CAFIR

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de fevereiro de 2022 às 15:07
Compartilhar Comente

Futebol feminino do Tigre conta com a cooperação da Unesc

Futebol feminino do Tigre conta com a cooperação da Unesc
Pró-reitora Gisele Coelho participou da apresentação do elenco(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)) Mais imagens

O Criciúma Esporte Clube apresentou na tarde desta segunda-feira (21/2),no auditório do Estádio Heriberto Hulse, o elenco da equipe feminina de futebol para a temporada de 2022.  A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), Gisele Coelho Lopes, representando a Unesc e a reitora Luciane Ceretta, prestigiou o evento e reforçou o apoio da Universidade na cerimônia.

A equipe feminina do Tigre tem agenda cheia para esta temporada: Brasileirão série C, Campeonato Catarinense, Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), Joguinhos Abertos de Santa Catarina, Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), Jogos Escolares e Universitários, entre outros compromissos. As 45 meninas apresentadas nesta segunda-feira representarão o time carvoeiro nas categorias: Adulta, Sub 20, Sub 18 , Sub 16 e Sub 14.

Conforme a pró-reitora, Gisele Coelho, para a Unesc o esporte é um dos pilares da excelência acadêmica da Universidade e, desta forma, voltar olhares e esforços ao incentivo de atletas é sempre motivo de muita satisfação. “Investir numa modalidade que abrange o público feminino é muito importante. As meninas apresentadas, oriundas da nossa região e de todo o país, participarão de diversas competições representando a nossa Universidade e a nossa cidade. Isto é motivo de muita alegria”, destaca.

A participação em projetos como este de incentivo ao esporte, de acordo com Gisele, faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). “Acreditamos que a educação é isso: é acreditar na transformação das pessoas por meio daquilo que a gente acredita, e o esporte é um deles”, completa.

A forma de contribuição da Universidade nesta parceria, segundo a pró-reitora, é a oferta de serviços nas áreas da saúde e educação. “Nós contamos com diversos atendimentos clínicos disponíveis por intermédio da extensão Universitária, o que vai ao encontro das demandas do clube. Os professores e alunos dos cursos de Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, entre outras especialidades, estão disponíveis para apoiar os atletas no desenvolvimento da sua performance”, conclui.

Para o presidente do Criciúma Esporte Clube, Anselmo Freitas, a parceria com a Universidade é muito importante para que o clube alcance seus objetivos. “Quero agradecer pelo apoio da reitora Luciane Ceretta e da Unesc, que se identifica muito com futebol feminino. Neste ano começamos ainda mais organizados e confiantes, principalmente com a renovação da cooperação da Universidade, tanto no futebol masculino quanto no feminino”, declarou.

O encontro ainda teve a presença do vice-presidente financeiro do Tigre, Vilmar Guedes, da gerente comercial e de marketing, Viviani Olimpio, do diretor social, Pedro Paulo Canella, do gerente administrativo, Paulo César Bitencourt, do diretor jurídico Matheus Benetton, do presidente a Fundação Municipal de Esportes (FME), Neto Uggioni e do CEO da Duplicar, Maurício Veinhal.

Comando de quem entende do assunto

Quem comanda a equipe feminina atualmente é a técnica Bina Cassol. Responsável por orientar as atletas do clube, Bina vê na parceria com a Unesc uma grande oportunidade de oferecer o melhor às integrantes do time. “Temos todo o suporte, com todos os cursos à disposição, além da estrutura da Universidade que dispensa comentários. Vamos explorar bastante este potencial acadêmico para conquistar nossos objetivos. Pretendemos fazer um grande trabalho”, concluiu a técnica, que iniciou a carreira defendendo a camisa da Unesc no futsal.

Desafio para as atletas

A lateral esquerda Ana Clara, 20 anos, de Salto do Pirapora, no interior de São Paulo, tem um novo desafio em 2022. Ela veio para Criciúma especialmente para defender a camisa do Tigre. “Com o passar do tempo vai aumentando a responsabilidade de representar e defender essa camisa, tanto no masculino como no feminino. Queremos fazer história e escrever o nosso nome também aqui em Criciúma. Nestes cinco anos já fui atendida pelos acadêmicos de odontologia e fisioterapia. Os alunos são estudiosos, dedicados e serão ótimos profissionais no futuro”, avaliou.

Escolinha das Meninas Carvoeira na Unesc

O campus da Unesc também será o local para a descobertas de novos talentos e o desenvolvimento de um projeto social. Isso porque já estão abertas as inscrições gratuitas para a Escolinha de Futebol Feminino Meninas Carvoeiras. As interessadas podem procurar o Setor de Esporte da Unesc, localizado no Centro de Eventos, Ginásio José Antônio Carrilho, sala 8, munidas de cópias do RG da atleta e do responsável. O projeto é aberto para garotas de seis a 16 anos.

Mais informações podem ser obtidas por meio do contato (48) 99606-2040.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de fevereiro de 2022 às 13:47
Compartilhar Comente

Vida ao campus: aproximadamente 13 mil alunos voltam às salas de aula na Unesc

Vida ao campus: aproximadamente 13 mil alunos voltam às salas de aula na Unesc
Mais imagens

Os corredores da Unesc ganharam um colorido especial nesta segunda-feira (21/2). Após quase dois anos de pandemia de Covid-19, com aulas virtuais e híbridas, os 13 mil alunos da Universidade retornaram para as salas de aula de forma presencial. A máscara e o álcool em gel para higienização constante das mãos vão fazer parte da rotina dos acadêmicos, mas com um novo incremento: o contato visual com o professor e com os colegas de turma, algo esperado por muitos estudantes ao longo de todo esse tempo. Para garantir a segurança de todos, a estrutura da Universidade foi preparada para receber os calouros e veteranos dos 42 cursos de graduação, seguindo as recomendações dos órgãos competentes e o posicionamento do Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a importância do retorno das atividades presenciais.

Isabel Valim, de 26 anos, é moradora do bairro Cidade Mineira, em Criciúma, e saiu de casa cedinho para a sua primeira aula do tão sonhado curso, a Psicologia. No seu primeiro dia de aula como acadêmica da Unesc, ela contou com o apoio do esposo para levá-la até a Universidade e dos monitores para orientar sobre o local de aula. “Estou muito feliz, pois sinto a necessidade de aprender mais e sei que aqui vou poder adquirir todos os conhecimentos necessários para a minha carreira”, contou ela com os olhos brilhando.

Isabel, que gosta também da confeitaria, começou as aulas no Bloco S. Enquanto caminhava para a sua sala ela observava cada detalhe feito pelos funcionários e pela direção da Universidade. “Quero aprender mais por mim. Estou muito ansiosa com o que me espera. Vou estudar pela manhã e à tarde vou continuar fazendo os bolos, doces e tortas que tanto gosto também. Poder conciliar essas duas paixões é gratificante”, disse, enquanto carregava o seu caderno que vai receber nas suas lindas e traçadas linhas, uma nova história.

Para garantir a segurança da comunidade acadêmica os espaços da Universidade também seguem com sinalização e monitoramento para evitar aglomerações, além de mapas e monitores para dar todo o suporte aos calouros e veteranos.

Rotina que ganha novo combustível

A jovem Hellen da Silva Berti, 22 anos, está na nona fase do curso de Farmácia e todos os dias ela vem do seu bairro, o Verdinho, em Criciúma, para realizar o seu grande sonho. Para este ano, a felicidade de estar em sala de aula tomou conta da jovem, que pega o ônibus por volta das 7h20 em seu bairro, diretamente para o campus da Universidade. “As aulas presenciais são muito melhores. Não me adaptei às aulas on line e não via a hora de retornar presencialmente, principalmente porque este semestre vamos ter muitas aulas no laboratório, como de toxicologia e controle de análises clínicas”, contou ela, enquanto se deliciava com uma pipoca que recebeu quando chegou ao Campus.

A jovem, que estuda pela manhã e trabalha no período da tarde em uma farmácia de manipulação no centro de Criciúma, carrega, além dos livros e cadernos, sua lancheira e a roupa de trabalho, materiais necessários para o cumprimento das atividades do dia. “Saio da Unesc, almoço e me troco no serviço. Minha rotina é corrida, mas é prazerosa. Gosto muito da área de manipulação e como estou trabalhando nessa área é uma grande oportunidade”, disse. Ela pretende se especializar cada vez mais e fazer mestrado. “Não vejo a hora de pegar o meu diploma, mas não pretendo parar. Quero me especializar e fazer um mestrado. A Unesc abre muitos caminhos e é um local de muitas oportunidades”, sublinhou. A sua formatura está agendada para início de 2023.

Quem também acordou cedo, empolgada e cheia de expectativa, foi a estudante Natália Mendes, 19 anos, do bairro Mina Brasil, em Criciúma. Nesta segunda-feira ela retomou as aulas presenciais e às 7h20 já estava no campus para reconhecimento do espaço. Estudante do curso de Direito, Natália tem na Biblioteca Professor Eurico Back o lugar preferido no campus. Para ela, que está na quinta fase do curso, o retorno presencial é uma excelente novidade. “Gosto de ter o contato com as pessoas, de conversar, de trocar ideias e de fazer amizades. Estou muito feliz com o retorno e a Unesc está dando todo aporte necessário”, destacou, ela, pouco antes de entrar na sua sala de aula equipada de livros e com uma força de vontade de aprender muito.

Preparação intensa para um retorno histórico

Os corredores cheios são motivo de imensa alegria para a reitora Luciane Bisognin Ceretta. Para ela, que esperou ansiosamente pelo dia que fosse possível promover este reencontro, ver os alunos retornando às salas de aula traz o sentimento de alegria e superação. “São os estudantes que conferem vida ao campus. São para eles que dedicamos nossas atenções para dias melhores. Embora estejamos num período de transição dessa crise epidemiológica, nós superamos os momentos mais difíceis com todos os cuidados necessários num Campus absolutamente organizado com processos pedagógicos muito qualificados”, destaca.

A data na qual os espaços voltam a ser ocupados pelos acadêmicos, conforme a reitora, entra para a história de quase 54 anos da Universidade. “Esse dia ficará marcado na história da Instituição e da nossa gestão, que passa por momentos tão desafiadores junto aos nossos estudantes, professores, colegas e colaboradores. Além da alegria do retorno às aulas presenciais é o retorno à vida, à vida bem cuidada, à vida da Universidade, à vida dos processos formativos. É um dia que vai ficar na nossa história”, destacou a reitora.

Perceber a movimentação mais intensa nos corredores, para o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, traz à tona a sensação de energia e novidade. “É como se fosse a primeira vez. Nosso sentimento é de um gostoso reencontro”, destaca. No momento de retorno, conforme Feldhaus, um dos grandes diferenciais que espera os acadêmicos é a implementação do projeto da Graduação Multi, no qual os alunos que chegam terão contato com a resolução de problemas reais desde a primeira fase. “Os estudantes que retornam de fato ao campus estarão envolvidos com situações problema que perpassam a sociedade por meio da universidade, sendo ponto de partida da formação. Experiência e aprendizagem como centro da formação do nosso acadêmico”, pontua.

Para que a retomada das atividades em ritmo acelerado e presencial seja seguro para todos os envolvidos, uma das grandes preocupações da Universidade se volta aos cuidados de biossegurança. A palavra de ordem para o sucesso também neste sentido, conforme a pró-reitora acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, é o diálogo. “Essa é sempre nossa principal ferramenta de resolução de assuntos na Universidade. Temos um amplo diálogo com estudantes e professores sobre a importância da biossegurança para todos os envolvidos neste grande universo que é a Unesc”, acrescenta.

A felicidade é compartilhada também pelas lideranças estudantis. Para o presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vitor Teixeira, é nítida a alegria dos acadêmicos com o retorno ao Campus. “Sentimos um brilho no olhar de quem está retornando para a sala de aula e para aquilo que serve a nossa Universidade, que é estar presente e construindo a educação de forma presencial. Nós vemos nos olhos dos acadêmicos a felicidade e a possibilidade de construir um futuro aqui dentro também. Estamos muito contentes”, comentou ele, lembrando ainda da disponibilidade de vacinas, no campus, para os acadêmicos. “Se vacinar é cuidar do próximo. Fomos atrás, conseguimos a vacina no campus e estamos retornando de forma ainda mais segura. Eu mesmo aproveitei para tomar a terceira dose aqui”, enfatiza.

Suporte

Os estudantes que apresentarem alguma dificuldade de participar das aulas presenciais devem acessar as coordenações dos cursos e apresentar requerimento com justificativa para permanência de modo remoto síncrono. Nestes casos, avaliados pelas coordenações dos cursos, os estudantes devem acompanhar as aulas ao vivo de forma remota.

Matrículas seguem abertas

Apesar de o pontapé inicial já ter sido dado, ainda é possível garantir o ingresso nos cursos de graduação da Unesc. Os interessados devem entrar em contato com a Central de Atenção ao Estudante (Centac), que atende calouros e veteranos pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 8h30 às 19h. A equipe está disponível para esclarecimentos sobre o retorno, para atendimentos referentes à renegociação e demais informações sobre matrículas e rematrículas.

Os acadêmicos de cursos em modelo de Educação à Distância (EAD) ou híbridos (semipresenciais) iniciarão as atividades em 2 de março.

Confira a galeria de fotos completas aqui

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

22 de fevereiro de 2022 às 09:18
Compartilhar Comente