AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Primeiro Quintas Culturais de 2018 recebe Coral Unesc

Primeiro Quintas Culturais de 2018 recebe Coral Unesc
Integrantes realizaram um ensaio aberto (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Coral Unesc abrilhantou o primeiro Quintas Culturais de 2018. Os integrantes subiram ao palco localizado nos blocos XXI para um ensaio aberto, nesta quinta-feira (22/2), como forma de preparação para as atividades do semestre.

Participe do Quintas Culturais

O Quintas Culturais é um espaço para os artistas da Universidade mostrarem seus talentos. O projeto ocorre todas as quintas-feiras, no palco dos blocos XXI, e traz atrações em grupos ou individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas.

O projeto é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e está vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de fevereiro de 2018 às 17:10
Compartilhar Comente

Professora da Unesc desenvolve pesquisas nos Estados Unidos

Professora da Unesc desenvolve pesquisas nos Estados Unidos
Tatiana Barichello faz estudos em parceria com equipes de Criciúma e Houston (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

A professora doutora da Unesc, Tatiana Barichello é um dos pesquisadores que tem levado o nome do Brasil para o exterior. Membro do Departamento de Psiquiatria da Universidade do Texas, em Houston, ela desenvolve estudos nos Estados Unidos em parceria com professores e alunos do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde) da Unesc, que é a única instituição brasileira com a qual a Universidade do Texas, possui parceria.

Nesta semana, Tatiana esteve em Criciúma para conversar com os pesquisadores do Laboratório de Fisiopatologia Experimental da Unesc, incluindo o professor doutor Felipe Dal Pizzol, com o qual a professora desenvolve pesquisa na área da Doença de Alzheimer, e foi recebida pela reitora Luciane Ceretta. Além disso, a professora apresentou suas pesquisas nesta sexta-feira (23/2), em um seminário com professores e alunos do PPGCS.

Tatiana realiza estudos com infecção e inflamação, incluindo pesquisas envolvendo os temas em doenças psiquiátricas. Segundo a professora da Unesc, o foco do estudo agora será meningite e sepse e a avaliação de inflamações no dano cognitivo em longo prazo. O trabalho está sendo desenvolvido em parceria entre a Universidade do Texas e a Unesc e segundo a professora doutora, a troca de conhecimento em decorrência desta parceria é importante para a formação acadêmica e o desenvolvimento da ciência. “Faz parte da Unesc esta preocupação com a pesquisa aliada ao ensino e a extensão e isso ocasiona mais oportunidades de conhecimento. Os professores e alunos daqui têm essa característica de se interessar bastante por ir além da sala de aula. E o pesquisador brasileiro é reconhecido pela disposição para o trabalho”.

Atualmente, Tatiana desenvolve as seguintes pesquisas: “Avaliação dos efeitos da N-acetilcisteína e da Deferoxamina no dano cognitivo e neuroquímico de ratos adultos induzidos a meningite pneumocócica”; “Identificação dos parâmetros bioquímicos do liquido cefalorraquidiano de neonatos com meningite asséptica e bacteriana”; “Avaliação das citocinas em estruturas cerebrais de ratos neonatos, jovens e adultos induzidos a meningite pneumocócica” e “Avaliação comportamental e neuroquímica de ratos Wistar adultos submetidos a meningite pneumocócica”.

Tatiana Barichello


Graduada em Farmácia Bioquímica pela UFSC, possui especialização em Microbiologia Clínica pela Universidade Católica do Paraná, mestrado em Ciências Biológicas: Bioquímica, pela UFRGS e doutorado em Ciências Biológicas: Bioquímica, pela UFRGS. Atualmente é professora de Microbiologia Clínica, Parasitologia Clínica e do PPGCS (Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde) da Unesc. Atuando em pesquisa na área de Microbiologia Experimental e Fisiopatologia das doenças infecciosas.

Em 2011, Tatiana foi a única pesquisadora de Universidade Comunitária do Brasil na lista de vencedoras do Prêmio ABC/L'Oreal/Unesco. A honraria é uma forma da Academia Brasileira de Ciências, da L’Oreal e da Unesco reconhecerem e estimularem a continuidade das brilhantes carreiras científicas. A conquista foi assegurada com a pesquisa “Avaliação comportamental, neuroquímica e a integridade da barreira hematoencefálica em cérebro de ratos jovens induzidos a meningite pneumocócica”. O trabalho premiado de Tatiana teve como objetivo pesquisar o funcionamento do organismo durante as doenças infecciosas que acometem o sistema nervoso central.

Atuação na Unesc:

Membro do Comitê de Bem-estar dos Animais - AWC, 2016 - 2019. A Faculdade de Medicina da Universidade do Texas em Houston UTHealth, EUA.
Coordenadora do Curso de Farmácia, 2000-2007.
Coordenadora de Ensino da antiga UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), 2007-2009.
Diretora do Laboratório de Microbiologia Experimental, 2009-2014, PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências), Unesc.
Coordenadora dos laboratórios de graduação, 2009-2014.
Professora de Microbiologia e Parasitologia do curso de Farmácia, 2003 – 2014.
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, 2004-2014, Unesc.
Professora do PPGCS, 2007-2014, Unesc.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de fevereiro de 2018 às 15:16
Compartilhar Comente

Unesc leva sete alunos e funcionários ao clássico Criciúma e Figueirense

Unesc leva sete alunos e funcionários ao clássico Criciúma e Figueirense
Jogo ocorre às 17 horas deste domingo (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc vai levar sete colaboradores ao Estádio Heriberto Hülse para empurrar o Criciúma no clássico diante do Figueirense. Os sorteados da promoção Predestinado Tricolor, que vão ter o nome na lista do portão 3, foram Rodrigo Ribeiro de Freitas, Richard Nazário Vieira, Jeysiéle Ramos Prudêncio, Jackson Ferreira Machado Joaquim e Luciano Antunes. Já as torcedoras Luana Mendes Citadin e Aline Dias Demboski vão receber ingressos físicos. A bola rola às 17 horas deste domingo (25/2).

Os ganhadores participaram da promoção enviando um e-mail para sorteiosecom@unesc.net, com nome completo, curso ou setor, CPF e uma mensagem demonstrando à vontade de torcer pelo Tigre. O sorteio ocorre regularmente quando o Criciúma joga em casa.

As torcedoras que vão receber o ingresso físico podem ingressar no estádio pelo portão 2. Já os outros cinco torcedores, com nome em lista, devem anunciar seus nomes no portão 3, portando um documento com foto.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

23 de fevereiro de 2018 às 14:56
Compartilhar Comente

Pesquisadores da Unesc registram memória da indústria carbonífera

Pesquisadores da Unesc registram memória da indústria carbonífera
Estudo realizado na região resultou em um livro (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Devido à importância da mineração na região Sul de Santa Catarina, um grupo de pesquisadores da Unesc mapeou e registrou aspectos ligados ao desenvolvimento da indústria carbonífera, como educação, transporte, religião, assistência, entretenimento e trabalho. A pesquisa deu origem à publicação “Memórias e Identidades: as estruturas carboníferas como patrimônio cultural de Santa Catarina”, que será distribuída a universidades, bibliotecas, arquivos públicos e escolas. O livro foi elaborado com recursos da Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina), que apoiou o estudo na chamada realizada em parceria com o Sistema Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), lançado em 2015.

O objetivo da pesquisa era promover conhecimentos sobre Patrimônio Cultural material relacionado ao ciclo do carvão em Santa Catarina, a fim de sensibilizar para sua preservação, já que se trata de uma atividade industrial de grande impacto, tanto para a urbanização dos municípios do Sul do Estado, quanto em relação ao meio ambiente. “Todo o complexo construído para a mineração foi, em seu tempo, considerado moderno. Porém, no capitalismo, o que é moderno hoje, amanhã é obsoleto.  Assim, inúmeras edificações foram abandonadas. Mapear essas estruturas é para nós, pesquisadores, uma forma de garantir certa apresentação das memórias associadas a esta atividade econômica”, explica a coordenadora do estudo, Marli de Oliveira Costa, professora do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc.

A região pesquisada abarcou as cidades de Criciúma, Lauro Muller, Siderópolis, Capivari, Imbituba, Tubarão e Jaguaruna. Os pesquisadores utilizaram o Acervo do Grupo de Pesquisa Memória e Cultura do Carvão, que durante os anos de 2000 a 2010 organizou vasta documentação sobre o tema, atualmente disponível para consulta no Cedoc (Centro de Documentação e Memória da Unesc), além de documentos disponíveis no Centro de Memória da Educação do Sul de Santa Catarina.

Em visitas a campo para verificar as condições das estruturas registradas, os pesquisadores notaram que muitas delas estavam abandonadas, principalmente da Companhia Siderúrgica Nacional, e que outras haviam desaparecido, como caixas de embarque do carvão que possuíam arquitetura em madeira, perceptível em fotografias de 2003 e 2004.

A professora relata que a pesquisa foi importante para a garantia do direito à memória da indústria do carvão, que proporcionará conhecimento sobre essa atividade econômica, reconhecendo e difundindo esses bens como parte do patrimônio cultural de Santa Catarina.

A partir do estudo foram realizados três TCCs (Trabalhos de Conclusão de Curso), além de terem sido publicados cinco trabalhos em eventos nacionais e cinco artigos publicados em periódicos e revistas científicas nacionais.

A pesquisa teve ainda a participação do professor da Unesc Paulo Sérgio Osório e da geógrafa Susane da Costa Waschinewski.

*Fonte: Jéssica Trombini – Coordenadoria de Comunicação da Fapesc

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 23 de fevereiro de 2018 às 13:51
Compartilhar Comente

Profissionais da Psiquiatria e Psicologia podem atualizar conhecimentos na Unesc

Profissionais da Psiquiatria e Psicologia podem atualizar conhecimentos na Unesc
Capacitação vai abordar técnicas e teorias sobre o comportamento humano (Foto: Divulgação) Mais imagens

Os cursos de extensão da Unesc oferecem a possibilidade do profissional se atualizar e se destacar no mercado de trabalho. Um exemplo de possibilidades é a capacitação “Técnicas Avançadas de Terapia Cognitivo-Comportamental e Abordagens de Terceira Onda”, que está com inscrições abertas até o dia 28 de fevereiro.

No dia 3 de março, o professor Wilson Vieira Melo vai socializar seus conhecimentos sobre regularização emocional, aceitação, intervenções em situações de crise, risco de suicídio, momentos de atenção, terceira geração e outros assuntos relacionados à mente e ao comportamento.

Melo explica que as abordagens relacionadas à temática da capacitação possuem diversas teorias, e que o curso busca auxiliar no entendimento de cada uma. “O objetivo é de contribuir para a organização e entendimento, de uma maneira didática, prática e esclarecedora, para que servem as técnicas em terapia cognitiva e quais as suas principais aplicabilidades”, afirma.

O curso é destinado aos profissionais de Psicologia e Psiquiatria. Os interessados podem se inscrever pelo e-mail sce@unesc.net ou no telefone 3431-2570.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 23 de fevereiro de 2018 às 09:39
Compartilhar Comente (1)