AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Dissertação fala sobre benefícios da samambaia-preta em áreas de degradadas pela mineração

O cultivo da samambaia-preta sob plantio de bracatinga (árvore nativa das regiões mais frias do Sul do Brasil que pode ser aproveitada para lenha, construção e mobiliário) é uma alternativa que oferece benefícios econômicos, sociais e ambientais em áreas degradadas pelo mineração. A informação vem da pesquisa feita por Patrícia da Rocha Neves, para a dissertação do Mestrado em Ciências Ambientais da Unesc. O trabalho será apresentado sexta-feira (28/2), na sala 18 do Bloco P, às 13h30.

A dissertação, intitulada “Samambaia-preta como alternativa socioeconômico e ambiental em áreas de mineração de carvão, Sul de Santa Catarina, Brasil”, foi desenvolvida no âmbito do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais da Unesc).

A banca examinadora será composta pelos professores doutores Vanilde Citadini Zanette (presidente da Banca e orientadora), Robson dos Santos (membro), Rumi Regina Kubo (membro externo – UFRGS) e Teresinha Maria Gonçalves (suplente).

Fonte: Secom

25 de fevereiro de 2013 às 16:08
Compartilhar Comente

Semana de defesas no Mestrado de Ciências e Engenharia de Materiais

De hoje a sexta-feira (25 a 28/12), cinco mestrandos vão defender a sua dissertação do PPGCEM (Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais). Segunda-feira, Alexandre Vargas apresentará sua dissertação “Análise experimental de lajes pré-fabricadas utilizando embalagens recicláveis como elementos de enchimento”, orientada pelo professor doutor Fernando Pelisser. A defesa ocorrerá às 14 horas, na sala 16 do Bloco P e será avaliada pelos professores doutores Elídio Angioletto, Luiz Carlos Pinto da Silva Filho (UFRGS), Adriano Michael Bernardin e Luciano da Silva (suplente).

Na terça-feira, Renato Adriano Damiani, sobre a orientação do professor doutor Márcio Antônio Fiori, defenderá sua dissertação “Estudo do efeito de parâmetros de processamento por injeção nas propriedades mecânicas do nanocompósito de poliamida/fibra de vidro/montmorilonita”. Os professores doutores Adriano Michael Bernardin, Almir Barros da Silva Santos Neto (Unipampa), Marcos Marques da Silva Paula e Luciano da Silva (suplente) participarão da banca examinadora. A apresentação ocorrerá na sala 2, do Bloco O, às 10h.

Sexta-feira ocorrerá as três últimas defesas da semana. Patrick Henrique apresentará sua dissertação “Estudo do efeito da composição de massa na planaridade de revestimentos cerâmicos por meio da técnica de fleximetria térmica”. O mestrando foi orientado pelo professor doutor Agenor De Noni Junior. A banca será composta pelos professores doutores Oscar Rubem Klegues Montedo, Dachamir Hotza (UFSC),  Michael Peterson e Adriano Michael Bernardin (suplente). A defesa ocorrerá às 10 horas, na sala 2 do Bloco O.

Jorge Henrique Piva, defenderá a sua dissertação “Estudo da evolução da sinterização e cristalização de material vitrocerâmico a partir de frita granular”, sob a orientação do pelo professor doutor Agenor de Noni Junior. A banca será composta pelos professores doutores Elídio Angioletto, Dachamir Hotza (UFSC), Michael Peterson e  Marcio Roberto da Rocha (suplente). A apresentação ocorrerá às 14 horas, na sala 20 do Bloco P.

A última defesa da semana será a do mestrando Maurício Scarpato “Obtenção e caracterização de vidrados de TiO2 com atividade fotocatalítica”, sob a orientação do professor doutor Adriano Michael Bernardin. A avaliação será feita pelos professores doutores Oscar Rubem Klegues Montedo, Dachamir Hotza (UFSC), Elídio Angioletto e Fernando Pelisser (suplente). A defesa ocorrerá às 16 horas, na sala 20 do Bloco P.

No dia 22 de fevereiro, Márcio Vito apresentou sua dissertação “Estudo das propriedades mecânicas do Eucalyptus citriodora em condição de incêndio”, sob a orientação do professor doutor Márcio Roberto da Rocha. A banca examinadora foi composta pelos professores doutores Elídio Angioletto, Eduardo Roberto Batiston (UnoChapecó), Adriano Michael Bernardin e Luciano da Silva (suplente).

Fonte: Secom

25 de fevereiro de 2013 às 15:57
Compartilhar Comente

Novos Membros do Conselho Regional tomam posse na SDR Criciúma

Novos Membros do Conselho Regional tomam posse na SDR Criciúma
Foto: Thiago Hockmuller Mais imagens

Os novos membros do Conselho do Desenvolvimento Regional (CDR) tomaram posse na tarde de quinta-feira (21/2), no auditório da SDR (Secretaria de Desenvolvimento Regional) Criciúma. No primeiro encontro do ano de 2013, os novos componentes conheceram a estrutura e o funcionamento do conselho, além de receberem instruções para cadastro e apresentação dos projetos de solicitação de recursos estaduais. O reitor Gildo Volpato esteve no evento e tomou posse como membro do Conselho.

“Esse primeiro encontro foi explicativo, a partir da próxima reunião já teremos projetos para serem colocados para avaliação e eventual aprovação dos membros do CDR”, destacou o diretor geral da SDR Criciúma, Henrique Guglielmi, que presidiu o encontro.

O deputado Federal Marco Tebaldi, de passagem pela região, também participou da solenidade de posse e destacou a união das forças políticas para conseguir trazer mais recursos para a região. “Os deputados, prefeitos, vereadores e lideranças da região devem unir esforços em benefício comum. Só assim será possível atrair investimentos”, afirmou o deputado, lembrando que existem programas também no Governo Federal para projetos em nível municipal.

A próxima reunião do Conselho Regional vai ser em Forquilhinha no dia 21 de março. A SDR  já está cadastrando prefeituras e entidades que queiram solicitar recursos junto ao Governo do Estado.

Prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores são membros natos do CDR, que completa a formação com dois representantes da sociedade civil organizada dos 12 municípios pertencentes à SDR Criciúma.

*Colaboração de Simone Costa, assessora de imprensa da SDR Criciúma

Fonte: Secom

25 de fevereiro de 2013 às 15:48
Compartilhar Comente

Unesc vai desenvolver projeto urbano de Içara

Unesc vai desenvolver projeto urbano de Içara
Foto: Davi Carrer Mais imagens

A Unesc e o Governo Municipal de Içara assinaram na tarde de hoje (25/2) convênio para a 3ª OPUR (Oficina de Projeto Urbano). Alunos e professores do curso de Arquitetura e Urbanismo vão desenvolver o projeto, que vai buscar, principalmente, “Alternativas de mobilização urbana para o desenho da cidade de Içara”, tema central da Oficina.

“A capacidade intelectual e técnica que temos instalada dentro da Unesc tem que extrapolar as salas de aula e contribuir com a nossa região”, afirmou o reitor Gildo Volpato. O prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, salientou que espera como resultado da OPUR um excelente plano de mobilidade para a cidade.

O coordenador do curso de Arquitetura e Urbanismo, Miguel Angel Pousadela, comentou que o projeto vai demonstrar a importância da Universidade e do curso no planejamento das cidades. O vice-reitor Márcio Fiori também participou do lançamento, assim como representantes civis e colaboradores da Unesc.

É a 3ª OPUR que a Unesc desenvolve na região. O primeiro foi realizado em Urussanga e o segundo no Balneário Rincão, quando ainda pertencia a Içara.

Após a assinatura do convênio os alunos do curso participaram da palestra “Projeto Vita et Otium”. Os arquitetos e professores Nelson Saraiva e Michel Mitimann apresentaram sua iniciativa, que fez uma leitura de todo o litoral de Santa Catarina.

 

Fonte: Secom

25 de fevereiro de 2013 às 15:13
Compartilhar Comente

Comitê do Rio Urussanga realiza primeira assembleia do ano

Comitê do Rio Urussanga realiza primeira assembleia do ano
Eliana Maccari Mais imagens

Representantes das entidades membros inseridas nos dez municípios vinculados ao Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga participaram da primeira Assembleia Geral Ordinária na última sexta-feira (22/2), em Içara. O Comitê é presidido pelo professor da Unesc José Carlos Virtuoso.

Os participantes da Assembleia foram acolhidos pelo prefeito de Içara, Murialdo Gastaldon, que ressaltou a importância das ações desenvolvidas pelo órgão. O presidente Virtuoso completou a colocação do prefeito explicando sobre o Plano de Gerenciamento dos Recursos Hídricos. “Será um grande passo para definir a utilização destes recursos visando a sustentabilidade”, afirmou.

Durante a reunião a consultora do Comitê Cenilda Mazzucco, apresentou o relatório de atividades de 2012 e os projetos em andamento para este ano. “Vamos dar encaminhamento ao projeto de desassoreamento de um trecho do Rio Urussanga mobilizando os prefeitos no próximo mês”, comentou.

Segundo Virtuoso, o desassoreamento requer agilidade. “Há uma emergência neste encaminhamento, pois o resultado não foi discutido com os prefeitos. A ideia é realizar uma audiência pública com as autoridades e a sociedade”, pontuou. Além de acompanhar o andamento do projeto de desassoreamento do Rio Urussanga, o Comitê buscará a Elaboração do Plano de Bacia.

(Colaboração: Eliana Maccari – Jornalista)

Fonte: Secom

25 de fevereiro de 2013 às 11:46
Compartilhar Comente