Nota de falecimento – Ex-aluna e ex-professora da Unesc, Vera Maria Silvestre Cruz
Com grande pesar a Unesc comunica, nesta quinta-feira (3/12), o falecimento da ex-aluna e ex-professora da Universidade, Vera Maria Silvestre Cruz.
Vera foi aluna da primeira turma do curso de Pedagogia, tendo ingressado em 1970, e posteriormente, em 1975, iniciou sua atuação no corpo docente da instituição. Em 2010 a professora se despediu do trabalho na Universidade com uma homenagem pelos 35 anos nos quais se dedicou à Instituição.
Vera faleceu nesta quinta-feira, vítima de complicações em decorrência da Covid-19.
A Unesc lamenta muito a significativa perda e estende o sentimento de pesar a amigos e familiares da querida e sempre professora.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
03 de dezembro de 2020 às 22:23Emocionante cerimônia virtual marca a formatura do Terceirão do Colégio Unesc
A conclusão do ensino médio, o momento de deixar para trás a vida escolar e encarar o mundo acadêmico e a busca pelos anseios profissionais integram uma fase marcante na vida dos adolescentes. Se em condições normais o momento de encerramento de ciclo vem carregado de emoções, em um ano em que tudo fugiu do convencional e a reinvenção foi a palavra de ordem, o fechamento de ciclo tem ainda mais peso. Tal constatação ficou evidente, na noite desta quinta-feira (3/12), na qual o Terceirão 2020 do Colégio Unesc protagonizou a primeira formatura de modo virtual da escola.
Com pronunciamentos carregados de emoção, o evento reuniu alunos, professores, colaboradores, coordenação, direção e representantes da Universidade na sala virtual, transmitida ao vivo pelo canal da Unesc TV no YouTube.
Representante escolhido pela turma para proferir algumas palavras em nome dos amigos e colegas, Igor Alexandre Ghisi cumpriu com excelência a tarefa para a qual foi designado. Filho do mestre de cerimônias que faz parte da história da Unesc e do Colégio, Laênio Ghisi, Igor mostrou que traz o talento de casa.
Conforme destacou aos colegas, a noite de formatura marca a chegada do fim de um ciclo de forma muito diferente do imaginado lá no início do ano letivo, quando acreditavam que vivenciariam as atividades juntos em sala de aula e teriam a oportunidade de, também juntos, viverem momentos como a última semana ou o último dia de aula. “O que mais me impactou foi não podermos nos despedir da nossa rotina. De uma hora para outra, precisamos nos isolar, dar adeus ao ambiente natural, a sala de aula, e nos adaptar a toda essa nova rotina imposta pela pandemia. Mas essas são as nossas memórias”, comentou.
Apesar do ano atípico, de acordo com Igor, a turma permaneceu unida e agora pode celebrar com ainda mais orgulho a conquista merecida. “Hoje o dia nasceu diferente, com sensação de dever cumprido, de que nossos esforços ao longo de todos esses anos deram resultado. Estamos a caminho do ensino superior e onde quer que estejamos levaremos para sempre o Colégio Unesc em nossos corações. Vamos em frente, pois o mundo nos espera!”, destacou ao discursar.
A forma como o grupo encarou a mudança de planos e, mesmo de forma remota, se dedicou aos estudos no último ano de escola, para a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, deixa a todos orgulhosos. “Tenho plena certeza que alcançamos nosso objetivo enquanto instituição de ensino. Para o Colégio Unesc só é possível entender o ser humano fazendo história e ao mesmo tempo sendo determinado por ela e foi exatamente assim este ano”, pontuou Giselle, acrescentou que logo no início do ano foi informada de que esta turma seria diferenciada, fato que pôde comprovar com os próprios olhos.
“Me orgulho muito desta turma. Foram muito corajosos, comprometidos com o aprendizado, protagonistas das suas próprias trajetórias até aqui. Foram resilientes, não perderam o foco e nem o bom humor”, acrescentou.
Incentivo da Universidade
Acompanhando de perto a formatura do Colégio Unesc, o diretor de Ensino de Graduação da Universidade, Marcelo Feldhaus também fez questão de deixar suas palavras de congratulação aos alunos que encerraram uma das jornadas da vida acadêmica. “Já nos ensinou Fernando Pessoa que o valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. E que intensidade este ano, não é?! Por isso, existem momentos inesquecíveis, como o de hoje, coisas inexplicáveis e pessoas incomparáveis, como vocês. Os estudantes despedem-se de modo virtual, mas com muita empatia, concluindo uma etapa e se preparando para outra”, destacou.
Em outro compromisso institucional, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, enviou, em forma de vídeo, seu abraço a cada um dos formandos. “Esta é, sem dúvidas, uma noite muito especial. Reconhecemos o esforço e a dedicação de cada um durante toda a caminhada escolar, especialmente neste ano de tantos desafios. Hoje vocês celebram a conclusão do Ensino Médio com a sólida formação do Colégio Unesc, que oportuniza a experiência de uma Universidade e os diferencia”, acrescentado que entre os valores adquiridos os alunos saem com o compromisso de construir um mundo melhor, mais justo e solidário.
A emocionante cerimônia completa, com homenagens, surpresas, mensagens de professores e do próprio mestre de cerimônias, que compartilhou seu sentimento de formar o filho caçula na escola que ajudou a fundar, pode ser conferida aqui:
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
03 de dezembro de 2020 às 21:54Defensor das políticas antidrogas Manoel Rozeng vislumbra atuação em conjunto à Unesc
Estreante no meio político, Manoel Rozeng foi eleito para ocupar uma das cadeiras do Legislativo Criciumense a partir de 2021. Rozeng é conhecido por levantar a bandeira antidrogas e trabalhar em prol desta causa, a mesma que, conforme ele, o leva à Câmara de Vereadores.
Sua proposta desde o primeiro momento, conforme Rozeng, é representar a sociedade na defesa de uma atenção especial voltada ao combate ao uso de drogas, fato que considera ser o pano de fundo de diversos problemas da sociedade.
“Meu objetivo não era a eleição unicamente, mas a oportunidade de levar adiante um trabalho que a gente vem desenvolvendo há algum tempo e que se faz necessário ampliar, precisa melhorar, receber atenção mais efetiva, além de estudos e pesquisas, já que requer muito conhecimento para combate-lo”, pontua o vereador eleito.
O tratamento de dependentes e a abordagem voltada à temática, de acordo com Manoel, é feita, em sua maioria, de forma amadora, caracterizada também como voluntariado. “Mas é algo que não dá para continuar assim porque estamos perdendo essa guerra. Ela requer muita estratégia”, acrescentou.
Diante do desafio, conforme Rozeng, está entre seus objetivos unir esforços com a Unesc. “No que depender de nós com certeza seremos parceiros. Essa possibilidade foi a primeira questão que me veio em mente. É tudo o que a gente sonha. Temos muitos desafios, mas penso que todos possíveis de conseguirmos chegar a bons resultados”, finalizou.
Confira a entrevista completa de Manoel Rozeng à Unesc TV:
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
03 de dezembro de 2020 às 19:42Apresentação de peça teatral marcará encerramento do ano letivo no Colégio Unesc
Mais um ano letivo se encerra no Colégio Unesc. Para celebrar o fechamento do ciclo a Instituição promoverá um evento virtual no qual contará com a apresentação da peça teatral Girândolá do Cirquinho do Revirado e Cirandela. A atração será transmitida no Canal da Unesc TV no YouTube, a partir das 19h e é aberta à toda a comunidade escolar.
Sem dar o famoso ‘spoiler’, ou adiantar demais a abordagem da peça, a diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, garante que quem reservar a noite de segunda-feira para assistir não irá se arrepender. “Será um momento para refletirmos e celebrarmos. Estamos preparando um espetáculo lindo à altura do encerramento de um ano cheio de desafios e superações”, destaca.
O encerramento das atividades poderá ser acompanhado também por alunos da graduação, pós-graduação, professores e colaboradores da Unesc, além de toda a comunidade externa.
À postos para 2021
O ano letivo de 2021 já está preparado no Colégio Unesc, que está com matrículas abertas. A Escola possui turmas do primeiro ao nono ano do Ensino Fundamental e da primeira a terceira série do Ensino Médio, além do Integral com Imersão Bilíngue e diversas atividades extracurriculares, em ampla estrutura dentro do campus da Universidade.
A instituição conta com laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal, Museu de Zoologia, segurança, e amplo estacionamento.
Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99974.0741 ou pelo telefone (48) 3431.2530.
Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
03 de dezembro de 2020 às 17:12Estudantes de Enfermagem da Unesc estão mobilizados em arrecadação para promover um Natal mais feliz
A solidariedade vai falar mais alto neste fim de ano, e o Natal de 600 famílias em situação de vulnerabilidade em Criciúma será mais feliz. Os estudantes da segunda fase do curso de Enfermagem da Unesc estão novamente promovendo uma iniciativa social. A campanha deste semestre é a “Ação de Natal: faça uma família sorrir”. Trata-se de uma das atividades de duas disciplinas do curso, ligadas ao projeto de Extensão “Escola de Pais e Filhos: diálogos entre universidade, escola e comunidade”. A proposta é arrecadar, já a partir desta quinta-feira (3/12), alimentos, produtos de higiene e limpeza, guloseimas e brinquedos.
Os pontos de arrecadação no Angeloni, da Avenida Centenário, e no Bistek, da rua Dolário dos Santos (Bistekinho), ficam disponíveis até sábado (5/12). Na Fátima Crianças do Centro, na Universidade – Ginásio José Antonio Carrilho, Colégio Unesc e Clínica Escola de Enfermagem –, na Rilion Gracie Jiu Jitsu Academy de Sombrio, no Mercado São Domingos e nas lojas Mattric de Sombrio, as entregas podem ser feitas até terça-feira (8/12). A Casa do Doce também está colaborando com a doação de uma cesta, que está sendo rifada.
Conforme a professora e coordenadora da ação, Fabiane Ferraz, o que for arrecadado será utilizado para a confecção de cestas de Natal, que serão entregues na quinta-feira (10/12) para 600 famílias ligadas às escolas municipais Padre Carlos Wecki, José Contim Portella e Lili Coelho e que estão vivendo uma situação de vulnerabilidade social agravada pela pandemia. Os brinquedos e guloseimas serão presentes para as mais de 1.300 crianças. “As demandas vieram a partir da participação de diretoras escolares em uma aula mediada por tecnologia. Foi nesse encontro que se fez o levantamento das necessidades para as atividades das disciplinas para o
semestre”, explicou.
Além da arrecadação principal, o grupo está produzindo bolachas comemorativas com o tema Natal, para complementar as guloseimas entregues e ser mais um presente para as crianças. Pensando na segurança das famílias, máscaras de tecido e sabão também serão confeccionadas.
O objetivo é entregar até 400 equipamentos de proteção. Para concretizar esta segunda proposta, bolachas prontas ou ingredientes e tecido também estão sendo aceitos. Mais do que fazer o bem, a iniciativa também se soma à formação dos alunos. “Também estão sendo produzido materiais de educação em saúde, relacionados aos cuidados para evitar a Covid 19, a saúde mental das crianças e professores, e informações sobre como aproveitar ao máximo os alimentos que chegam por meio de cestas básicas. Ainda, essa proposta visa agregar a experiência formativa e desenvolver competências de trabalho em equipe, análise da realidade para estruturação de uma ação a partir das necessidades, foco, organização, espírito de cooperação e aprendizado técnico-científico sobre os temas”, completa Fabiane.
Quem não puder passar em um dos pontos de coleta e ainda assim desejar contribuir, basta fazer contato:
Kayllany Gardini da Rosa - (48) 99816-1522
Larissa Stolca Padilha - (48) 98802-5303
Shara Lopes Arcenego - (48) 99670-4032
Giovana Leandro Francisco - (48) 99620-2531
A ação solidária tem o apoio do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva), Programa de Residência Multiprofissional, Núcleo de Saúde Coletiva e do programa de extensão Território Paulo Freire.
Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
03 de dezembro de 2020 às 12:35
Newsletter
RSS