AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc desenvolve projeto junto a empresa de Goiás e ganha prêmio nacional

Unesc desenvolve projeto junto a empresa de Goiás e ganha prêmio nacional
Projeto abrange transferência e disseminação de tecnologia e inovação (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma proposta inovadora para um mercado sofisticado. Foi por meio deste pensamento que a empresa Cerâmica Estrela, de Goiás, iniciou um trabalho junto a Unesc. Desta parceria nasceu um novo conceito de telha, criado em duas etapas, por meio do design do produto e pelo desenvolvimento do material. Após o lançamento, o projeto foi inscrito no Prêmio Melhores Práticas em APLs de Base Mineral 2017, e levou o bronze.

O novo produto já está no mercado. “Ele permite utilizar menos telhas por metro quadrado, possui uma aparência mais linear, com uma qualidade de argila controlada. A forma também é mais limpa, evitando deformações onde o Design permitiu contemporizar seus diferenciais qualitativos”, comentou o coordenador do curso de Design de Produtos da Unesc, João Rieth, que participou do projeto.

O projeto foi dividido em duas frentes de trabalho, a parte de Design de Produto, com o professor Rieth e pelo material, que contou com professor Agenor de Nori, coordenador adjunto do curso de Engenharia Química. “Foi feito um estudo das propriedades das matérias-primas e seu desempenho no processo. Os objetivos da empresa eram ousados para uma telha de base argilosa produzida em processo convencional. O proprietário expos a sua necessidade e foi elaborada uma proposta de prestação de serviço através do IDT (Instituto de Engenharia e Tecnologia do IParque (Parque Científico e Tecnológico).”, comentou

O Prêmio


O Prêmio Melhores Práticas é uma iniciativa da RedeAPLmineral, que visa reconhecer anualmente as práticas inéditas realizadas no âmbito da cadeia produtiva do setor mineral. A ação abrange áreas de pesquisa mineral, extração, beneficiamento, transformação mineral e comercialização dos produtos. O prêmio também é apoiado pelos Ministérios de Minas Energia e de Ciência, Tecnologia e Inovação e também pelo Centro de Tecnologia Mineral.

Segundo Rieth, a oportunidade mostra que a Unesc está pronta para atender esse tipo de necessidade. “Esta é uma forma de estimular práticas que envolvem fatores econômicos e sociais. A Unesc tem esta capacidade, de criar projetos que necessitem de pesquisas aplicadas para o seu desenvolvimento”, comentou.

O professor Agenor, ressaltou a importância de participações em iniciativas como essa para a Unesc, como Universidade Comunitária. “Este projeto e premiação demonstram o potencial técnico e humano disponíveis na Universidade para atender as demandas locais de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Nosso nome viajou até Goiás em virtude do trabalho de excelência que é desenvolvido aqui”, afirmou. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 14 de dezembro de 2017 às 19:50
Compartilhar Comente

No Mentoring da Unesc há possibilidade de realizar sonhos

No Mentoring da Unesc há possibilidade de realizar sonhos
Programa auxilia comunidade e acadêmicos no empreendedorismo (Foto: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O egresso de Artes Visuais da Unesc, João Batista, encontrou no programa Mentoring o apoio para realizar seu sonho. O ex-aluno da Universidade apresentou sua empresa de desenvolvimentos de jogos, a “Monka”, um desejo de infância que traz seu primeiro jogo. O encontro também celebrou o encerramento das atividades de 2017 do projeto.

O egresso conta que iniciou sua busca sem conhecer as dificuldades que se apresentariam, e que o Mentoring o auxiliou na realização do sonho. “Queríamos, mas existem outros fatores além do querer. A iniciativa da Unesc foi o Start que eu e a equipe da Monka precisávamos. Aprendemos muito e amadurecemos também. As coisas estão acontecendo de uma forma mais fácil agora”, afirmou Batista.

Ele contou ainda que a interdisciplinaridade apresentada nas aulas também foi importante e o auxiliou em áreas que não dominava. “Minha formação não tem muitos conhecimentos em Ciências Contábeis, por exemplo. Foi a mistura destas práticas que nos trouxe até aqui”, frisou.

Batista e seus colegas da Monka estão desenvolvendo seu primeiro trabalho e o complemento das áreas dos conhecimentos mais uma vez fizeram a diferença. “O Mentoring aparece em diversas partes do jogo e de sua criação. A parte da publicidade é outro exemplo importante, deixou nosso trabalho mais leve, atrativo e divertido, que é o que o mercado pede”, explicou.

Oportunidade de crescer

O Mentoring é uma atividade de extensão do Núcleo de Empreendedorismo. Ele tem o objetivo de oportunizar à comunidade e alunos o acesso ao apoio técnico no desenvolvimento de novos negócios. Em 2017 foram 19 iniciativas beneficiadas e cinco selecionadas pela pré-incubadora, Itec-in (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios), onde receberam auxilio na estruturação.

A professora Cristiane Dias foi uma das docentes nestes meses e destaca os bons resultados ao fim do processo. “Fiquei muito feliz e vejo capacidade destas ideias irem longe. Professores, que trabalharam como voluntários, e alunos, que se emprenharam, me fazem acreditar que eles podem crescer ainda mais”.

A primeira etapa deste ano foi desenvolvida na Universidade, com 90 dias de ensino em sala de aula. A segunda e última etapa ocorreu na Itec-in, dentro do I-parque (Parque Cientifico e Tecnológico), onde os cinco selecionados receberam conhecimentos específicos em cada área.

Além da professora Cristiane, também compartilharam informações os docentes Wagner Blauth, Luciane Pereira, Jonas Rosner, Jaime Piccolo, Dino Neto, Gisele Coelho Lopes, Rafael Alves e outros especialistas.

Saúde na palma das mãos

Na tarde desta quarta-feira o projeto Close to Me também foi apresentado. Alessander Gonçalves José, um dos idealizadores, conta que a ideia é um aplicativo que vai agilizar o atendimento médico na região. “É uma plataforma para gestão de agenda para profissionais da área da saúde, na qual eles vão disponibilizar seus horários livres aos pacientes. Isso vai permitir mais agilidade para consultas, e ainda possibilitar o chamado ‘Home Care’, que vai humanizar atendimentos para pessoas que possuem limitações para deslocamento, como as pessoas com deficiência, mães com filhos pequenos, idosos, cadeirantes e acamados”, explica.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

14 de dezembro de 2017 às 19:23
Compartilhar Comente

Visitas Orientadas apresentaram o campus da Unesc a mais de mil jovens em 2017

Visitas Orientadas apresentaram o campus da Unesc a mais de mil jovens em 2017
Participantes também recebem informações dos processos seletivos e bolsas de estudo (Foto: Divulgação) Mais imagens

As Visitas Orientadas apresentaram um pedacinho da Unesc a mais de mil e 200 alunos de 50 escolas de Criciúma e região. As atividades, desenvolvidas pelo Programa de Relacionamento, foram encerradas nesta quarta-feira (13/12).

A supervisora do Programa de Relacionamento da Universidade, Camila Batanolli, conta que durante a visita o aluno consegue compreender o tamanho da Universidade. “Eles conhecem toda a infraestrutura, que é voltada para uma formação com qualidade. É bem gratificante ver a surpresa deles comparando a Unesc à uma cidade” conta. As Visitas retornam em março de 2018.

O programa atende escolas públicas e particulares das regiões Amrec, Amesc e Amurel e apresenta a estrutura dos laboratórios, salas de aula, complexo esportivo, biblioteca e outros espaços aos adolescentes.

As Visitas permitem ainda que o estudante se aproxime do universo profissional, conhecendo o espaço físico e o dia a dia de cada área. Além disso, os visitantes também recebem informações dos processos seletivos e de bolsas de estudos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

14 de dezembro de 2017 às 19:21
Compartilhar Comente

Congresso Ibero-Americano traz pesquisadores de diversos países para a Unesc

Congresso Ibero-Americano traz pesquisadores de diversos países para a Unesc
Evento ocorre de 22 a 25 de maio de 2018 (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Unesc vai ser o palco dos conhecimentos trazidos por pesquisadores da Espanha, Venezuela, Chile, Argentina e outros países. As inscrições para participar das conversas, nos Grupos de Trabalhos do 3º Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação já estão abertas. O evento ocorre de 22 a 25 de maio de 2018 e vai explorar a temática “Produção e democratização do conhecimento na Ibero-América”.

O congresso vai reunir estudantes, pesquisadores, professores e profissionais em um espaço de troca de conhecimentos. O professor Ismael Gonsalves Alves é um dos organizadores do evento e conta que o objetivo é transformar a região sul catarinense em um polo de discussões inovadoras. “Vão ser colocados em debates assuntos como as mudanças no campo educacional, o respeito a diversidade, a pluralização do conhecimento, a difusão e inovação nas políticas públicas, além de outras temáticas relacionadas”, explica.

Os interessados em participar vão encontrar ainda oficinas, minicursos, uma feira do livro, uma feira solidária e mesas redondas, que vão abordar temas atuais e colocar em debate as diretrizes da educação.

O evento vai contar com 48 Grupos de Trabalho, coordenados por pesquisadores de todo o mundo. As inscrições para a categoria “Comunicação Oral nos Grupos de Trabalho” podem ser realizadas até dia 25 de fevereiro no portal da Unesc.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 14 de dezembro de 2017 às 17:06
Compartilhar Comente

Professor da Unesc recebe Título de Cidadania Honorária de Criciúma

Professor da Unesc recebe Título de Cidadania Honorária de Criciúma
João Carlos Medeiros recebeu a honraria da Câmara de Vereadores (Foto: Vitor Netto) Mais imagens

O coordenador do curso de Direito e procurador jurídico da Unesc, João Carlos Medeiros Rodrigues Junior, recebeu na noite desta quarta-feira (13/12), o Título de Cidadania Honorária de Criciúma. A deferência foi entregue pela Câmara de Vereadores em sessão solene na Sociedade Recreativa Mampituba. No mesmo evento, o Legislativo entregou ainda Títulos Honoríficos de Cidadão Benemérito e Diploma de Mérito, honrarias direcionadas para as pessoas que prestaram serviços relevantes ao município.

Rodrigues recebeu o Título das mãos do vereador suplente e acadêmico de Direito Marcos Meller. A homenagem é entregue para pessoas que não nasceram em Criciúma. “O professor João tem uma grande história na Unesc e na cidade. Apesar de ele não ser da cidade, ele construiu uma história aqui, acumulou diversos cargos e sempre está disposto para pratica-los, principalmente para ajudar os alunos”, explica Meller, que indicou o professor da Unesc para ser agraciado com a Cidadania Honorária.

“É um reconhecimento fabuloso para quem contribui tanto para o desenvolvimento da cidade. O João é um profissional que tem se dedicado tanto na vida acadêmica quanto na formação de novos advogados, bacharéis em Direito e também tem cuidado muito da nossa Universidade, por isso é muito merecido esse reconhecimento”, afirma a reitora da Unesc, Luciane Ceretta.

Rodrigues nasceu em São Lourenço do Sul, mas cresceu em Pelotas e formou-se em Direito em Porto Alegre. “Um sentimento de gratidão ao povo de Criciúma, estou aqui há 17 anos e a cidade me proporcionou uma série de experiências, uma série de pessoas que eu conheci, que hoje tenho uma forte amizade. Então eu vejo isso como um reconhecimento da cidade pelo trabalho que eu fiz, mas também um reconhecimento que eu tenho com todas as pessoas que me deram oportunidade aqui em Criciúma”, afirma o homenageado. 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 14 de dezembro de 2017 às 13:02
Compartilhar Comente