AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Professoras tomam posse no PPGCS e PPGSCol

Professoras tomam posse no PPGCS e PPGSCol
Reitor Gildo Volpato realizou a posse na manhã desta quarta Mais imagens

As novas coordenadoras do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciência da Saúde) e PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) da Unesc tomaram posse nesta quarta-feira (21/12). Maria Inês da Rosa e Josiane Budni assumem como coordenadora e adjunta do PPGCS, e Priscyla Waleska Targino de Azevedo Simões assume a coordenação do PPGSCol.

O reitor desejou sucesso aos empossados e afirmou que elas têm vários desafios pela frente, mas que confia na competência delas e das equipes dos PPGs. “A presença de tantas pessoas aqui é muito importante, pois demonstra uma relação muito forte e um trabalho coletivo”, comentou Volpato.

“Hoje temos seis programas na Instituição e olhamos para cada um deles com muito carinho. Estamos à disposição para apoiar no que for possível os PPGs”, destacou a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta.

As professoras doutoras empossados agradeceram a confiança e se colocaram a disposição para encarar o desafio de ajudar nos PPGS. A posse contou ainda com a presença da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker, professores e gestores da Universidade.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 21 de dezembro de 2016 às 13:51
Compartilhar Comente

Sonhos realizados

Sonhos realizados
Mais de 150 alunos participaram da Colação de Grau Especial (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Sentado na primeira fila do Auditório Ruy Hülse, o estudante do curso de Administração, Diogo Pereira Morais, esperava ansioso para subir ao palco e receber o tão sonhado certificado de conclusão do curso superior. Ele pertence ao grupo de mais de 150 alunos que participaram da Colação de Grau Especial nesta terça-feira (20/12) e na última sexta-feira (16/12). “É uma sensação muito boa estar aqui hoje. Me sinto capacitado. Dentro da Unesc atuei como monitor no ensino, participei de grupo de pesquisa e de dois projetos de extensão”, comentou.

Morais, que optou pelo curso após participar da Feira das Profissões da Unesc em 2010, se prepara para iniciar o Mestrado em Administração e faz planos para uma carreira como docente.

A Colação de Grau Especial reuniu familiares e amigos dos graduandos de 21 cursos: Administração – linha de formação Geral, Administração – linha de formação em Comércio Exterior, Biomedicina, Ciências Biológicas (Licenciatura), Ciência da Computação, Direito, Educação Física (Bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Enfermagem, Engenharia de Agrimensura, Engenharia Civil, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Física, Letras (Inglês), Letras (Português), Nutrição, Odontologia, Pedagogia e Psicologia.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2016 às 21:31
Compartilhar Comente

Professor da Unesc defende tese nesta quinta

O professor da Unesc Leopoldo Pedro Guimarães Filho, coordenador do curso de Engenharia de Produção, defende a sua tese de doutorado nesta quinta-feira (22/12), às 9 horas, na sala 15 do Bloco P. Leopoldo apresenta o trabalho “Estudo da influência dos fatores de produção na geração de resíduos de construção civil”, sob a orientação do professor doutor Adriano Michael Bernardin. Sua pesquisa ocorre dentro do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais) da Unesc. É a primeira defesa de tese do Doutorado em Ciências Ambientiais da Unesc.

A banca terá os professores doutores Nilzo Ivo Ladwig, Cristina Keiko Yamaguchi, Lucas Dominguini (IFSC) e Vilmar Menegon Bristot (IFSC), além de Teresinha Maria Gonçalves (suplente).

Resumo da tese

O objetivo geral do trabalho foi estudar a relação entre os fatores de produção e a geração de resíduos em empresas de construção civil para propor ações preventivas nos sistemas produtivos da Industria da Construção Civil Subsetor Edificações (ICCSE).

Leopoldo fez pesquisa de campo nas três maiores construtoras da cidade de Criciúma para identificar e quantificar os resíduos de assentamento de alvenaria e execução de reboco gerados.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Davi Carrer 20 de dezembro de 2016 às 17:19
Compartilhar Comente

Exercícios aquáticos colaboram na redução de estresse e ansiedade em idosos

Exercícios aquáticos colaboram na redução de estresse e ansiedade em idosos
Grupo de pesquisa da Unesc realiza estudo há um ano e meio (Foto: Divulgação) Mais imagens

Exercícios físicos aquáticos, como hidroginástica, ajudam a melhorar a qualidade de vida de idosos que possuem problemas de saúde como hipertensão, ansiedade e depressão. Uma pesquisa realizada pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados) da Unesc com pessoas entre 51 e 81 anos revelou que o programa de exercício físico aquático de intensidade moderada reduz estresse oxidativo, ansiedade e depressão em idosos depressivos – associado a utilização de medicamentos. Já o programa de intensidade baixa, reduz ansiedade e aumenta a flexibilidade, mobilidade funcional e equilíbrio estático em idosos hipertensos.

Os resultados são fruto do projeto de pesquisa e extensão “LazerAtivo” envolvendo exercícios físicos aquáticos, força muscular e saúde mental realizada por alunos e professores do curso de Educação Física com mais de 100 idosos carentes portadores de Doenças Crônicas Não Transmissíveis. Segundo o coordenador do GPEAA, o professor da Unesc Luciano Acordi da Silva, durante 16 semanas os idosos participaram de atividades na piscina da Universidade, monitorados por acadêmicos e professores e também foram submetidos a testes e avaliações.

Segundo o professor, além de possibilitar que pessoas tenham acesso a atividades que tragam benefícios para sua vida, o “LazerAtivo” permite que estudantes participem de projeto de pesquisa, o que colabora em sua formação profissional. Os resultados do projeto são socializados com os participantes durante o evento Ciência e Sociedade, o que segundo Silva, colabora também na formação para a pesquisa. “O Ciência e Sociedade capacita os acadêmicos na maneira como deve ser apresentados os resultados de pesquisa. Eles aprendem não só como realizar estudos, mas também como divulgá-los”, afirma.

O GPEAA é vinculado a UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação) e o resultado do projeto de pesquisa e extensão “LazerAtivo) foi socializado durante o Congresso Sul Brasileiro de Atividade Física e Saúde, realizado em novembro de 2016 na Unesc e agora será transformado em artigo para publicação em revista científica. O “LazerAtivo” iniciou as atividades em 2015 e em 2017 realizará a pesquisa com uma nova turma, com 100 a 150 idosos.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 20 de dezembro de 2016 às 14:29
Compartilhar Comente

Alunos do Pibid participam de Encontro Nacional das Licenciaturas

Alunos do Pibid participam de Encontro Nacional das Licenciaturas
Evento ocorreu na última semana em Curitiba (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos do Pibid (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) da Unesc participaram do 6º Enalic (Encontro Nacional da Licenciaturas), que ocorreu de 14 a 16 de dezembro em Curitiba. Os estudantes da Unesc, acompanhados por professores da Universidade e das escolas em que o programa atua, apresentaram trabalhos em suas áreas de conhecimento.

O evento foi promovido pela Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) e pela PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e teve como objetivo a exposição e o diálogo sobre experiências, pesquisas que integrem os diferentes espaços e tempos da formação inicial e continuada de professores para a Educação Básica, por meio de palestras, mesas-redondas, comunicações, rodas de conversa, oficinas, exposições de produtos didático-pedagógicos e atividades culturais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 19 de dezembro de 2016 às 19:11
Compartilhar Comente