Professores aprovam projetos para estudar as atividades pesqueiras do sul do Estado
Estudar e analisar as atividades pesqueiras e carcinicultura (criação de camarões em viveiros) no sul de Santa Catarina, com foco na sua cadeia produtiva, porto pesqueiro, expansão da renda e efeitos na promoção do desenvolvimento regional sustentável. Este é o objetivo de um projeto que professores da Unesc aprovaram junto ao CNPq – (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), na Chamada nº 42/2012 - Linha I – Pesca.
Coordenado pelo professor doutor Alcides Goularti Filho, o projeto “Atividades pesqueiras e carcinicultura no complexo lagunar do sul de Santa Catarina: cadeia produtiva, expansão da renda e desenvolvimento regional sustentável”, terá o apoio do professor doutor Dimas de Oliveira Estevam, pesquisador Juliano Giassi Goularti (FURB) e estudante Liara Darabas Ronçani.
O estudo vai analisar diversos fatores, como as tentativas de retomada do cultivo de camarão na região de Laguna, a relação entre o porto pesqueiro de Laguna e a indústria de pesca local, as deficiências comerciais e produtivas presentes na cadeia produtiva dos pescados e do camarão na indústria de Laguna e os resultados e impactos das políticas públicas sobre a expansão da renda local.
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 12 de dezembro de 2012 às 11:47Experiências do PIBID serão socializadas nesta sexta
As experiências conquistadas através do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) serão socializadas sexta-feira (14/12) durante o 1º Seminário de Integração do Pibid Unesc. O encontro ocorre no Miniauditório do Bloco P (sala 19), às 8 horas, envolvendo os cursos de Letras, Pedagogia, Ciências Biológicas, Matemática e Artes Visuais. Na abertura do seminário o reitor Gildo Volpato vai falar sobre a formação dos professores.
O Pibid/Unesc conta com 50 alunos participando do cotidiano de escolas da rede pública de ensino. Eles são supervisionados por professores da Universidade e das escolas participantes. Nos colégios eles conhecem o funcionamento dos colégios e se aproximam da prática profissional.
O Programa é financiado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e tem como tema “Educação Básica: a intertextualidade da formação docente inicial e continuada”.
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 12 de dezembro de 2012 às 09:50Unesc participa de formatura de 311 jovens
Na noite de hoje (11/12), 311 pessoas, de 14 a 18 anos, receberam o certificado de conclusão de cursos de aprendizagem industrial do CEP (Centro de Educação Profissional), do Bairro da Juventude. A formatura ocorreu no Teatro Elias Angeloni, e reuniu familiares e amigos dos formandos em Mecânica Geral, Mecânico de Automóveis, Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica, Padeiro e Confeiteiro, Programador de Computador e Cozinheiro Industrial.
Os cursos são destinados a pessoas de baixa renda, são gratuitos e têm duração de um a dois anos. A Unesc é uma das parceiras do Bairro da Juventude na formação profissional de adolescentes.
Márcio Fiori, vice-reitor da Unesc, foi padrinho da turma de Eletricista de Manutenção Eletroeletrônica. Fiori falou em nome de todos os padrinhos, e destacou a importância daquele momento. “É uma honra ter sido convidado para ser padrinho de jovens que tomaram uma decisão, acreditaram em si e foram atrás da sua formação. Através de vocês podemos dimensionar o quanto a educação muda tudo. A nossa cidade, o nosso Estado, o nosso país precisam de pessoas de bem, que como vocês, apostaram na formação profissional. Nunca parem de buscar o conhecimento”, afirmou Fiori.
Participaram da cerimônia, Clésio Salvaro, prefeito de Criciúma,Tito Lívio de Assis Góes, presidente do Conselho Deliberativo do Bairro da Juventude, Silvia Regina Luciano Zanette, diretora executiva do Bairro da Juventude, Marcelo dos Santos, coordenador do CEP e Fabiana Paes, orientadora pedagógica do Senai Criciúma.
Além do vice-reitor da Unesc, foram padrinhos: Nelzo Luiz Ávila, presidente do Sindicato da Indústria de Confeitaria de Criciúma e Região (turma de Padeiro e Confeiteiro); Agnaldo Bertan, diretor administrativo da Metalúrgica Natreb, (turma de Mecânica Geral); Fabrício Geordani, coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento da Betha Sistemas, (turma de Programador de Computador); Márcio Emerim, gerente de pós venda da Kolina Veículos (turma de Mecânico de Automóveis) e João da Silva Motta, o Cheff Motta (turma de Cozinheiro Industrial).
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Milena Spilere Nandi:milena.nandi@unesc.net 11 de dezembro de 2012 às 21:33Aluno da Unesc faz parte de grupo premiado pela ONU
O estudante de Direito da Unesc André Demetrio faz parte de um grupo premiado por promover a participação em debates do Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável). Demetrio foi voluntário durante a Rio +20, na qual teve o papel de mobilizar o maior número de pessoas para contribuir com ideias e sugestões para uma das partes do evento: o Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável. Sua equipe foi a vencedora do “Volunteering Award 2012”, eleita pelo voto popular na internet.
“No mês de novembro a equipe, no qual participo, ficou entre os 10 melhores grupos de trabalho on-line. A seleção foi feita por um júri de especialistas em desenvolvimento e voluntariado. Depois houve a votação pela internet. Agora eu e meus colegas gravaremos um vídeo para as Nações Unidas”, explicou o aluno. O grupo de Demetrio é composto por 21 pessoas. “Pelo engajamento dos grupos dos brasileiros, mais de 63 mil pessoas de 193 países contribuíram com os Diálogos Rio+20, elaborando recomendações para líderes mundiais”, destacou o estudante.
A repercussão da vitória da equipe brasileira foi grande nas redes sociais, com vários compartilhamentos entre agências do sistema ONU, instituições e internautas. O Coordenador-Executivo da ONU para a Rio+20, Brice Lalonde, postou em seu Twitter uma mensagem parabenizando o grupo pela iniciativa e pelo engajamento à causa. “Parabéns à equipe do PNUD Brasil pelo [prêmio] IVD 2012! Agradeço a eles pelo [engajamento] aos Diálogos Rio+20”, escreveu o ex-ministro francês do meio ambiente, cujo papel principal na Conferência foi o de coordenação e mobilização da sociedade civil.
(Colaboração: onu.org.br)
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
Por: Davi Carrer:dac@unesc.net 11 de dezembro de 2012 às 16:46Grupo de Extensão e Pesquisa em Plantas Medicinais encerra suas atividades com confraternização
Os conhecimentos científicos somados ao conhecimento popular sobre as plantas medicinais formam o GPPLAM (Grupo de Extensão e Pesquisa em Plantas Medicinais) da Unesc. O grupo, parceria entre as Unidades Acadêmicas de Ciências da Saúde e Humanidades, Ciências e Educação, e da Pastoral da Saúde de Criciúma, encerrou na tarde de hoje (11/12) as atividades de 2012 com uma confraternização, em que a troca de plantas era o presente do amigo secreto.
Os participantes reúnem-se uma vez por mês para estudarem uma planta escolhida, desde o seu cultivo até seu fim terapêutico. Em 2012, o GEPPLAM lançou um livro sobre os aspectos taxonômicos, agroecológicos, etnobotânicos e terapêuticos das plantas.
Fonte: Secom:imprensa@unesc.net
11 de dezembro de 2012 às 16:04
Newsletter
RSS