Acolher Unesc retomará ações em grupos psicoterápicos
O Programa Acolher da Unesc, que visa cuidar da saúde emocional e psíquica da comunidade interna e dos estudantes, irá retomar os encontros do “Grupo Psicoterapêutico Caminhos do Acolhimento: Desatando Nós, os Nós dentro de Nós”, a partir da segunda quinzena de janeiro de 2022. Conforme o coordenador do Acolher, Zolnei Vargas de Córdova, as inscrições já estão abertas e podem ser feitas por aqui.
“O grupo é destinado aos acadêmicos da instituição e tem por objetivo a construção de vínculos, na busca por novas formas de encontro, assim como a promoção da partilha de estratégias e experiências que fortaleçam a saúde mental”, comentou Córdova.
Ele explicou que a organização e o planejamento das ações serão realizados entre os dias 10 a 14 de janeiro de 2022. Já os encontros, de forma presencial, ocorrerão entre 17 a 21 do mesmo mês. “Esses encontros ocorrerão uma vez por semana, e os temas abordados serão mediante ao que os estudantes apontarem no ato da inscrição. Cada grupo poderá ter 25 pessoas. Porém dependendo do número de inscrições a equipe técnica do Acolher pensará uma forma de recebe a todos os inscritos”, salientou o professor.
Prevenção e atendimentos
O Programa Acolher da Unesc busca, em suas ações, a promoção e prevenção do adoecimento da saúde mental. Constam na pauta, ainda, acolhimento pontual e estendido, escuta qualificada, psicoterapia breve individual, práticas integrativas e complementares em grupos, além de grupos terapêuticos, psicoterapêuticos e operativos que estão entre as principais atividades do Acolher Unesc.
O Acolher tem dois anos de atuação e, em 2020, realizou atendimentos a toda a comunidade interna de acadêmicos da Universidade. Durante os 12 meses do ano passado os profissionais do Acolher realizaram mais de 2,2 mil atendimentos. “Isso reforça uma busca constante e expressiva por nossos acadêmicos”, finalizou Córdova.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2021 às 16:25Coral Unesc abrilhanta Noite Cultural Abadeus
A Unesc marcou presença na 4ª Noite Cultural Abadeus, evento realizado na noite deste sábado (20/11) no Teatro Elias Angeloni, em Criciúma. Os músicos do Coral Unesc uniram-se aos alunos da Escola de Artes Abadeus para animar a bonita programação elaborada com capricho para destacar mais uma temporada de realizações da entidade beneficiente.
Com apresentações de vários estilos, do erudito ao popular, o espetáculo artístico-cultural levou 85 pessoas ao palco, entre os alunos da Abadeus e os músicos da Universidade, mais os militares do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC).
“Foi uma noite fantástica de valorização e estímulo à cultura”, afirmou a professora Fernanda Guglielmi Faustini Sônego, diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, que prestigiou o evento. “O Coral Unesc esteve junto ao coral da Abadeus abrilhantando a noite. A Abadeus está de parabéns pela iniciativa e belíssimo trabalho social desenvolvido”, salientou. .jpeg)
Acompanhe a apresentação clicando aqui.
O evento foi realizado no formato híbrido, com plateia em número respeitando as limitações referentes às regras da pandemia de Covid-19 no teatro e com transmissão via canal da Abadeus no Youtube. “E a Unesc é muito grata pela parceria e possibilidade de contribuir ainda mais com a transformação social. São conexões e interações como esta que fazem toda a diferença, neste tempo”, finalizou a professora Fernanda, reiterando os cumprimentos e a parceria da Universidade com a Abadeus.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2021 às 16:18No Dia da Consciência Negra, Unesc marca presença no Aquilombar
Para assinalar o 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, diversas entidades representativas dos movimentos negros de Criciúma se reuniram no Parque Altair Guidi neste sábado (20/11) em um evento repleto de atrações. A programação compôs o “1º Aquilombar: Essa Terra Também é Nossa!”.
A Unesc marcou presença. “O ideal é que não precisasse mais de uma data. Que essa atenção fosse reproduzida diariamente”, assinalou a coordenadora do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas da Unesc (Neabi), professora Normélia Ondina Lalau de Farias. “Quando chegarmos a esse ideal, esse dia será tão somente para relembrar a contribuição dos negros para o Brasil”, afirmou.
A Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc também tomou parte na programação do Aquilombar. “O parque recebeu um grande público, e os membros dos movimentos sociais fizeram falas referentes a casos de racismo que estão ocorrendo em Criciúma”, contou a coordenadora da Secretaria, Janaína Damásio Vitório. “Foi apresentado, também, o compromisso de tornar esse evento anual, já que o 20 de novembro está instituído, com lei municipal, como o Dia Municipal da Consciência Negra também”, reforçou.
Também fizeram parte do Aquilombar entidades como Anarquistas contra o Racismo (ACR), Coletivo Chega de Racismo, Confraria Amigos de Mandela (ConMadiba), Entidade Negra Bastiana (ENEB), Organização Não-Governamental de Mulheres Negras Professora Maura Martins Vicência (MUNMVI), Pastoral Afro Antônio Luiz Costa, Sociedade Recreativa União Operária e Programa Municipal para Educação Étnico-Racial da Prefeitura de Criciúma (PEMEDER).
As apresentações do Aquilombar
O Neabi e a Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas da Unesc realizaram a mostra de banners com notícias de jornais referindo casos de racismo em Criciúma. A ONG MUNMVI apresentou a mostra “Dandaras”, homenageando seis mulheres negras de Criciúma pro seu protagonismo..jpeg)
A Escola Serafina Milioli Pescador levou a exposição Caixas de Tesouro, com Raquel Pereira Ferreira. Davi Chagas fez uma exibição de balé neoclássico e dança urbana, recebendo os aplausos do público. A coreógrafa Paula Gregório Gonçalves levou o grupo de dança da Escola José De Patta com a coreografia “Minha Primeira Vez” e o grupo Ms. Estúdio de Dança, que apresentou “Na vibe”. Também da coreógrafa Paula Gonçalves, com o colega Claudson Correa, o grupo Mult Style apresentou “Old Style”.
O empreendedor cultural e educador social Frank dos Passos promoveu reflexões sobre a luta antirracista em Criciúma. Houve a participação, ainda, do Movimento pela Voz da Periferia com o projeto Favela em Movimento.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2021 às 16:14Curso de Engenharia Civil publica segunda edição de revista
O setor da construção civil se destaca pela sua importância na atividade econômica, com grande contribuição na geração de emprego e renda. As empresas do setor, juntamente com as universidades, têm investido na busca de sistemas construtivos inovadores e materiais de melhor desempenho que possibilitem a construção de obras com maior grau de industrialização. A região Sul também tem uma grande concentração de indústrias de construção civil. Pensando nesse crescimento, professores e acadêmicos do curso de Engenharia Civil da Unesc, em parceria com outras instituições, empresas e profissionais do ramo, vêm compartilhando todo esse conhecimento por meio da Revista Técnico-Científica de Engenharia Civil, a Revista CIVILTEC, que alcança a sua segunda edição impressa e a oitava online.
Para marcar a trajetória da revista, ocorrerá na próxima sexta-feira (26/11) um grande evento no Auditório Ruy Hulse, na Unesc, com a presença de professores, acadêmicos, empresas das áreas de engenharia civil, arquitetura e materiais de construção, além de profissionais autônomos e associações ligadas ao setor. No mesmo ato, os participantes assistirão uma palestra do engenheiro civil Luiz Henrique Ceotto. O evento terá transmissão ao vivo pelo canal da Unesc TV no Youtube a partir das 19h. 
Segundo a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Elaine Pavei Antunes, uma das editoras da revista, espera-se que a publicação contribua para aumentar, a longo prazo, a competitividade das empresas por meio do emprego de novas tecnologias que melhorem produtos e processos, proporcionando o desenvolvimento na formação acadêmica dos alunos participantes do evento e estreitando as relações das empresas participantes com a Unesc.
Parcerias auxiliam
A professora explica que muitos desses trabalhos são desenvolvidos em parceria com empresas e profissionais do ramo da construção da região sul de Santa Catarina e, portanto, produções que visam auxiliar problemáticas cotidianas do setor.
“É uma forma de amplificar a divulgação desses trabalhos desenvolvidos em parceria e, assim, estreitar o relacionamento da comunidade científica com empresas do setor, além de, concomitantemente, auxiliar na busca de soluções as problemáticas da construção civil”, detalhou Elaine.
A palestra
O tema da palestra com Luiz Henrique Ceotto será “Panorama da construção civil brasileira frente à industrialização, produtividade, ESG - governança ambiental, social e corporativa, e a relação mercado com a Universidade”.
Engenheiro civil com mestrado em Engenharia de Estruturas pela USP, o palestrante tem mais de 40 anos de carreira. Ele possui o Executive Certificate in Strategy and Innovation pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology). Atual membro do RICS (Royal Institution of Chartered Surveyors), atuou na Tishman Speyer como Managing Director e Head of Design and Construction. Na Encol, liderou as atividades de construção e de desenvolvimento tecnológico. Somando-se à sua experiência na Inpar Incorporação, alcança um total de mais de 800 prédios construídos sob sua orientação. Isso sem mencionar sua experiência acadêmica: professor visitante da POLI-USP, tem dois livros publicados, além de diversos artigos.
O evento é uma realização da Unesc, por meio do curso de Engenharia Civil e Grupo de Pesquisa em Desempenho de Estruturas e Construção Civil (GPDECC), e conta com apoio do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon) e Lexto Construtora BS. O patrocínio é do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2021 às 16:00No Pipocando, Unesc oferece oportunidades para empreender
Que a pandemia trouxe mudanças significativas e exigiu transformações em diversos cenários, principalmente no comércio, ninguém tem dúvidas. No varejo, por exemplo, as vendas que antes eram no balcão avançaram abruptamente para o cenário virtual. Muitos comerciantes encontraram na internet as soluções que precisavam.
Mas a alta temporada de verão está a caminho, com as suas particularidades. E como saber se o seu negócio está preparado para essas mudanças? Ou, ainda, se a sua equipe vai saber lidar com todo o trabalho agitado que está por vir? Todos esses questionamentos serão respondidos no curso que será realizado pelo Pipocando Empreendedorismo, projeto que integra o Núcleo de Empreendedorismo da Unesc.
O evento será no próximo dia 30, no polo da Unesc no Balneário Rincão, a partir das 19h, e terá como tema “Perspectivas para um time de alta performance em vendas”. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas clicando aqui.
Oportunidade para comerciantes
O coordenador do Núcleo de Empreendedorismo da Universidade, Diogo Pereira Morais, contou que o curso é gratuito e voltado para os comerciantes do Balneário Rincão, já que a temporada de verão está quase chegando.
“Esse evento é focado para essa retomada do comércio. No ano passado as pessoas ainda tinham muito receio de ir às ruas, fazer suas compras, ir a um restaurante, por exemplo ou até mesmo caminhar na beira-mar. Mas neste ano, com a vacinação e consequentemente com os avanços e a retomada dos eventos, a expectativa está grande, pois os locais já começam a ter maior movimentação e as pessoas, de certa forma, estão se sentindo mais seguras”, disse.
Em consonância com isso, a alta temporada de verão vai ter um fluxo maior de pessoas na praia e no comércio. “Diante disso, como está a preparação dos lojistas, do comércio, principalmente para quem trabalha com venda sazonal. Estão preparados para a retomada, para reforço da sua equipe de vendas, de motivação?”, questionou Morais.
Para ele, esse é um novo contexto, um novo momento que requer habilidades indispensáveis. “É importante que os gestores, os colaboradores participem desse curso. Serão temas para a retomada desse processo, que vai desde a contratação até a motivação da equipe. Vai ser um momento importante de preparação dessa pessoa e de mostrar as suas habilidades profissionais”, ressaltou.
Conteúdos
Entre os conteúdos programáticos estão o novo cenário promissor para vendas, capacitação para contratação de pessoas, perfil de capacidade e habilidades do vendedor, aprimoramento pessoal e autoconhecimento, recrutamento e seleção, e motivação da equipe com foco no alcance de metas.
O evento tem a parceria da Prefeitura do Balneário Rincão e da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Objetivos do Pipocando
O Pipocando Empreendedorismo tem o objetivo de oportunizar espaços para reflexões sobre a liderança empreendedora, geração de ideias e ampliação de networking.
Trata-se de um programa que oportuniza uma formação paralela, além do ensino superior e pós-graduação. São momentos em que o participante amplia sua rede de relacionamento, além de agregar valor à sua formação, por meio da participação em cursos de curta duração, palestras, oficinas, minicursos, rodas de conversa, entre outras formas.
Também é um espaço onde profissionais que queiram socializar seu talento, podem inscrever propostas para oferecer, de forma gratuita, palestras, minicursos, oficinas, roda de conversas, imersões que estejam alinhadas aos cursos de graduação e pós-graduação que a Unesc possui em seu portfólio.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
23 de novembro de 2021 às 15:28
Newsletter
RSS