AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Últimos dias para contribuir com a Avaliação Institucional

Últimos dias para contribuir com a Avaliação Institucional
Processo é realizado até o dia 6 de dezembro (Foto: Arquivo) Mais imagens

Promover ensino, pesquisa, extensão e gestão de qualidade é um desafio diário e requer planejamento e profissionais comprometidos, tanto com a Universidade quanto com a comunidade. A Avaliação Institucional, construída por professores, estudantes e funcionários permite projetar a Unesc do futuro e propor ações para atender com excelência as demandas internas e da região. Para atender os objetivos deste processo, a comunidade interna esteve engajada e paralelamente participou do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), espaço de construção colaborativa. Ainda é possível contribuir até o dia 6 de dezembro. Basta clicar aqui. unesc.net/avaliacao.

Dentro da Universidade, o processo é executado pelo Seai (Setor de Avaliação Institucional) e regulamentado pelo Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior). A proposta, desenvolvida em todo o Brasil, é que instituições de ensino realizem atividades de monitoramento para elevar a qualidade de sua atuação.

O professor e coordenador do Seai, Thiago Francisco, explica que na Unesc a Avaliação é realizada por meio de práticas internas, que evidenciam potencialidades dentro das políticas de ensino, da missão e do planejamento institucional. “A avaliação se consolida como um instrumento de governança para instituições de ensino superior. Desde de sua implantação, em 2004, percebemos um aumento de publicações referente a processos auto avaliativos e um número maior de profissionais envolvidos ao processo, que visa expansão e consolidação. Este mecanismo gera dados indicadores, que oportunizam desenvolver de forma mais completa suas ações”, explica.



A reitora da Instituição, Luciane Bisognin Ceretta, também dá destaque à importância deste movimento e convida a comunidade acadêmica a colaborar.

Veja o passo a passo de como realizar a Avaliação Institcional:


O Plano de Desenvolvimento Institucional


O PDI é uma iniciativa da Reitoria da Universidade, executada pelo Seplan (Setor de Planejamento Institucional). Iniciado de 2018, promove diálogos sobre o futuro da Universidade, com um planejamento a ser traçado até 2023. Na primeira etapa, mais de mil pontos foram elencados. Na segunda, 26 eixos temáticos foram selecionados e propostos para debate e fomento de ideias.

partir dos 26 eixos, 12 foram consolidados e foram trabalhados:

• Políticas para o ensino de graduação e para pesquisa e pós-graduação;
• Internacionalização, meio ambiente e valores humanos;
• Extensão;
• Avaliação institucional;
• Inovação;
• Responsabilidade social;
• Gestão;
• Infraestrutura;
• Sustentabilidade financeira;
• Captação de recursos;
• Políticas de atenção ao estudante;
• Educação inclusiva.

Com os eixos definidos, seus objetivos e metas, a Unesc passa a elaborar as ações e prazos para que eles sejam atingidos.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 28 de novembro de 2019 às 16:18
Compartilhar Comente

Unesc assina contrato com prefeitura de Ponte Alta

Unesc assina contrato com prefeitura de Ponte Alta
Município da Região Serrana de Santa Catarina requisitou projeto de Esgotamento Sanitário (Foto: Reprodução) Mais imagens

A Unesc segue firmando parcerias com prefeituras catarinenses. Desta vez, foi o município de Ponte Alta, na região serrana do estado, que assinou contrato de execução de serviços com a universidade, através do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc. O documento diz respeito ao levantamento de dados e execução de um Projeto de Esgotamento Sanitário para o município.

O contrato foi assinado na tarde desta terça-feira (26), pelo prefeito de Ponte Alta, Luiz Paulo Farias. Quem representou a Unesc na reunião foi o responsável pela captação de projetos do Iparque, Tales Garcia Antunes.

Os serviços do contrato incluem, entre outras atividades, levantamento topográfico, mapeamento do município e reconhecimento dos pontos de lançamento de esgotos. “É um município com aproximadamente 5,4 mil habitantes, e o documento ficou na ordem de R$ 135 mil”, esclareceu Antunes.

A estimativa é de que o projeto seja concluído em 12 meses. “Os técnicos do Iparque iniciam os trabalhos no mês de dezembro, tudo dentro dos termos e modelos da Casan”, garantiu o representante do Iparque.

O Iparque também está executando os projetos dos municípios de Palmeira, Cerro Negro e Painel, todos na região serrana de Santa Catarina. “Toda essa prestação de serviços chega até nós através da Associação de Municípios da Região Serrana (AMURES), uma grande parceira na busca pelo desenvolvimento da localidade, e o Iparque segue realizando e buscando por mais projetos para a região serrana”, pontuou Antunes. Todos os projetos destes três municípios possuem previsão de conclusão para dezembro de 2019.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 28 de novembro de 2019 às 08:00
Compartilhar Comente

Evento marca lançamento de documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”

Evento marca lançamento de documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”
Atividade realizada na Unesc fez parte da programação alusiva ao Dia da Consciência Negra (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Emoção, compartilhamento de experiências e sentimentos e muito engajamento. Assim foi a noite desta quarta-feira (27/11) no Auditório Ruy Hülse, na Unesc, no evento que marcou o encerramento das atividades alusivas à passagem do Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20 de novembro. Levantando o tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”, o evento, organizado pelo Neab (Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e Minorias) e pela Secretaria de Diversidades e Ações de Políticas Afirmativas, contou com extensa programação ao longo de todo o dia, sendo encerrado com o lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze” seguido de uma roda de conversa sobre “Protagonismo Negro”. A abertura das atividades ficou por conta de uma apresentação de dança das crianças do segundo ano do Colégio Unesc.

O material lançado oficialmente nesta noite é fruto da dedicação e do envolvimento de dezenas de pessoas ao longo dos últimos meses e em breve estará disponível no site da Universidade. Ele foi construído com o envolvimento da Unesc TV, do Neab, da Secretaria de Diversidade e Políticas de Ações Afirmativas da Universidade e da Ong Voz do Gueto e tem o objetivo de mostrar a história contemporânea dos negros brasileiros e suscitar a reflexão sobre desigualdade e direitos humanos. Ao final da exibição nos telões a público presente aplaudiu de pé ao que assistiu.

Para a integrante Neab, Janaina Damásio Vitório, a noite serviu um divisor de águas no entendimento das pessoas que estão inseridas e pretendem se inserir na luta antirracista. “O vídeoclipe e documentário trouxeram elementos para os negros e não negros poderem reavivar e compreender em uma nova perspectiva o real significado do Racismo Estrutural. Se nós compartilhamos ali nossas lutas, mesmo sendo algo que mexe com o nosso íntimo, é porque é dessa forma que vamos conseguir conscientizar e fazer, iniciando por nós mesmos, a diferença nesse cenário”, salientou.

Compartilhamento e união

Integraram o grupo de convidados especiais para o debate da noite o repórter EdSoul, o compositor e interprete do Grupo Voz do Gueto, Alex Gabriel e o professor doutor em Sociologia, Wagner Miqueias. Com espaços para suas ponderações e compartilhamento de experiências, cada um, diante do cenário em que vive, destacou opiniões e informações importantes em prol da luta conjunta.

Conforme Edsol, é emocionante participar de um encontro como esse. “Quando nós decidimos unir forças para ainda mais estarmos juntos na luta incansável por aquilo que merecemos, assim como hoje, percebemos ainda mais o quanto somos fortes. O atleta corre tanto atrás do ouro que acaba esquecendo que o bronze também é tão nobre, rico, como o negro, que tem muito valor”, comentou.

Após as falas dos convidados a plateia também pôde deixar sua mensagem e avaliação do encontro. Na oportunidade, a professora Emili Deisi dos Passos Simão, compartilhou com o grupo o sentimento de motivação ao assistir o documentário tão bem produzido e estar entre o debate da noite. “Diante de tudo isso hoje eu vi que não posso parar. Eu me sinto cansada, mas tenho filhos que estão aí e não devem passar o mesmo. Nós, mães, somos guerreiras de bronze e somos a base. Precisamos lutar para os nossos filhos e sermos exemplo. Eu digo para eles que não somos mesmo iguais. Somos diferentes e cada um tem a sua luta. Essa é a nossa”, destacou.

De acordo com a enfermeira do CER (Centro Especializado em Reabilitação) da Unesc, Maria Madalena Santiago, que também fez questão de acompanhar o lançamento, a oportunidade também ascendeu em seu coração o desejo de buscar ir além no que diz respeito à conquista de espaços. “Não tem como nós não nos emocionarmos e nos identificarmos com muitos desses relatos ouvidos hoje. Mesmo diante de tantas batalhas enfrentadas, tenho muito orgulho de estar aqui e presenciar cada fala feita com o coração. Isso fez com que a partir de hoje tenha nascido uma vontade ainda maior de me posicionar como mulher negra e lutar pelos nossos espaços”, compartilhou com os presentes.

Emocionada, a representante da reitoria da Unesc, assessora do gabinete Tatiane Macarini, agradeceu o envolvimento e a presença de cada uma das pessoas que esteve no auditório. “Esse momento tem muito valor. Ver tudo isso me dá a vontade de criar um mundo novo. Juntar as pessoas que não aguentam mais ver e sentir essa intolerância, esse preconceito e todos os sentidos”, comentou. Mesmo sendo considerada esperançosa demais, conforme Tatiane, seu sonho é ver um cenário diferente muito em breve. “Eu tenho de verdade esse sonho e tenho a certeza de que todos nós podemos contribuir para que se torne realidade. Precisamos começar dentro das nossas coisas, nas coisas mais simples, e levarmos adiante em cada ambiente em que estivermos. Estamos juntos sempre e esse luta é nossa”, destacou.

União de esforços

O evento teve a organização do Neab e da Secretaria da Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, com o apoio do Colégio Unesc, do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito), do PPGE (Programa de Pós-graduação em Educação), dos cursos de Ciências Contábeis, de Administração, de Pedagogia, de História, de Geografia, de Biomedicina e de Engenharia Química, da Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing, do Setor de Eventos, do Setor de Arte e Cultura, do Colégio Unesc e do Grupo de Estudos em Direitos Humanos, Relações Raciais e Feminismos.

A música

A canção “Guerreiros de Bronze” que ganhou versão em vídeoclipe aborda pautas e o cotidiano de pessoas descriminalizadas pela sociedade e que lutam pelo seu espaço e lugar de fala.

A música é de autoria de Alex Gabriel Rodrigues e Rinaldo Emílio de Andrade. A iniciativa para a participação da Unesc no projeto partiu de Rodrigues, que por sua atuação como educador social e participante da ONG Voz do Gueto, conhecia o trabalho da Secretaria de Diversidades e procurou nela o apoio para a produção.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de novembro de 2019 às 23:05
Compartilhar Comente

Nota Oficial

Nota Oficial
Mais imagens

A Universidade do Extremo Sul Catarinense – UNESC, diante dos fatos caluniosos publicados na página do Facebook  “https://www.facebook.com/andreroldao.1966”, vem a público informar que, ao contrário do que foi afirmado em referida página, não veiculou anúncio em nenhum órgão de imprensa, internet ou redes sociais, com qualquer tipo de menção ou referência, direta ou indireta, a qualquer instituição de ensino desta ou de outra cidade, em especial nos moldes apresentados na divulgação da página acima citada.

Informamos, ainda, que o endereço eletrônico “estudeunesc.com.br” ao qual a página faz referência, não é de nosso domínio. Refutamos, portanto, veementemente as inverdades ali publicadas, relacionadas à Unesc, e já estamos analisando as medidas judiciais pertinentes.

A Reitoria.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 27 de novembro de 2019 às 20:09
Compartilhar Comente

Dia da Consciência Negra Unesc inicia com lançamento de livro infantil

Dia da Consciência Negra Unesc inicia com lançamento de livro infantil
Obra baseada em conto africano foi totalmente ilustrada pela aluna do Colégio Unesc, Julía Zilli (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Comemorado na última semana, o Dia da Consciência Negra ganhou programação especial na Unesc. Coordenado pelo Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros, Indígenas e Minorias (NEAB) da Unesc, o evento traz o tema “Consciência e Negritude: Identidade e Direitos nas Políticas Afirmativas”, e ocorre nesta quarta-feira (27), no auditório Ruy Hulse.

Após a dança de abertura, intitulada “Consciência Negra” e executada pelas integrantes do grupo de dança do 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Unesc, o evento trouxe o lançamento do livro ilustrado “A nova casa da Água”. Ilustrado pela aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc, Júlia da Luz Zilli, a obra retrata um conto de origem africana, que relata a criação do mundo e o posicionamento das águas na Terra e da Lua e do Sol nos céus. “É a construção do universo pela visão de outros povos”, colocou a estudante a estudante.

Para produzir o livro, ela pesquisou histórias infantis que oferecessem representatividade para as crianças, mas teve dificuldade no processo. “Chapeuzinho Vermelho, Cinderela, todas estas histórias que nós já conhecemos não trazem representatividade, e eu queria algo diferente, fora do que todos conhecem”, relatou a artista.

Ela procurou, então, a professora Nórmélia Lalau de Freitas. “Eu sabia que a professora tinha muitos livros sobre o assunto e que poderia me guiar no processo de escolha, e ela então me apresentou diversos contos africanos, e acabei selecionando este por ser uma história simples, mas ao mesmo tempo muito lúdica”, disse Júlia.

O livro foi ilustrado em aquarela. “Foi tudo muito rápido, mas sem esquecer do estudo e dos testes de desenho”, relembrou. Júlia buscou finalizar o livro com cores suaves e desenhos leves para melhor entendimento da história. “Eu fiz as ilustrações com um toque lúdico, para que os professores pudessem utilizar o livro em sala de aula com as crianças”, acrescentou a estudante.

Debater desde cedo

O Dia da Consciência Negra do NEAB busca possibilitar o debate sobre assuntos étnico-raciais entre os acadêmicos da Unesc e alunos do Colégio Unesc. “Sabemos que é necessário abordar estes temas com os pequenos, pois assim a semente do debate e potencializamos a consciência sobre assuntos étnico-raciais desde cedo”, explicou a coordenadora do NEAB, professora Normélia Ondina Lalau de Freitas.

Uma exposição com os trabalhos com a temática realizados pelos alunos do Colégio Unesc durante o ano letivo de 2019 está montada na entrada do auditório Ruy Hulse. “Sabemos que os professores do Colégio desenvolveram atividades que abordaram a cultura afro-brasileira, religiões de matriz africana, comunidades quilombolas, entre outros temas que acendem o debate ainda na fase de alfabetização”, completou Normélia. O Dia da Consciência Negra segue durante a noite desta quarta-feira.

Confira o cronograma do Dia da Consciência Negra do NEAB:

Até 28/11 – Exposição de trabalhos dos alunos do Colégio Unesc – Hall da Reitoria;

27/11 (19h15) – Apresentação Cultural – Grupo de dança do 2º ano do Ensino Fundamental Colégio Unesc;

27/11 (19h30) – Lançamento do documentário e videoclipe “Guerreiros de Bronze”, mesa redonda com os acadêmicos, comunidade e convidados: Edsoul, Alex Gabriel e Prof. Dr. Wagner Miqueias.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Gregório Dos Santos 27 de novembro de 2019 às 18:25
Compartilhar Comente