Colaboradores têm a oportunidade de escolher seus representantes da CIPA
Na próxima semana, funcionários e professores da Unesc terão de 19 a 21 de novembro para escolher seus próximos representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). No período da manhã, as urnas abrem às 8h30 e fecham às 12h. Já no período da tarde e noite, os colaboradores têm da 13h30 às 19h30 para efetuar seu voto.
As urnas eletrônicas estarão dispostas em três locais de votação. No Hall do Bloco Administrativo, no Hall do Bloco S e na Recepção do IParque (Parque Científico e Tecnológico), sendo está a última uma urna Itinerante.
O objetivo da CIPA é apontar as necessidades e amenizar os riscos existentes em relação às condições de trabalho dos funcionários. Os eleitos ficarão um ano no cargo, com direito a uma reeleição.
VItor Netto - Assessoria de Imprensa, Comuinicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 14 de novembro de 2018 às 17:13Unesc sedia debate com professor de Portugal sobre a importância dos recursos hídricos
A Unesc foi palco, na tarde desta quarta-feira (14/11), de uma rica discussão sobre a importância dos recursos hídricos para atividades econômicas, sociais e ambientas, em especial, nas duas bacias hidrográficas das quais a região faz parte. Quem compartilhou seus conhecimentos com alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental e Sanitária e Geografia foi o professor PhD e geógrafo, Francisco da Silva Costa, da Universidade do Minho, de Portugal.
O evento foi promovido pelos comitês das bacias do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba e do Rio Urussanga, com apoio da SDS (Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável) de Santa Catarina e AGUAR (Associação de Proteção da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá) e parceria da Universidade.
Francisco levantou o tema “Política(s) da Água em Portugal no Quadro Europeu: Paradoxos, Incertezas e Desafios”, trouxe informações sobre a realidade vivida no assunto em seu país e tratou sobre a importância do papel dos comitês da Universidade e da comunidade em geral engajada em busca de melhores soluções para os recursos.
Estiveram presentes na atividade a presidente do Comitê da Bacia do Rio Araranguá e Afluentes Catarinenses do Rio Mampituba, Luiz Leme; a presidente do Comitê da Bacia do Rio Urussanga, Carla Cristina Possamai Della e a coordenadora do curso de Geografia da Unesc, Andra Rabelo Marcelino.
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 14 de novembro de 2018 às 17:06Laboratório Fantasma discute a exposição “A verdadeira matéria das coisas”
A Sala Edi Balod recebeu, na tarde desta terça-feira (14/11), mais uma edição do Laboratório Fantasma. A atividade teve o objetivo de possibilitar diálogos a partir dos trabalhos expostos na Sala, no sentido de promover rodas de conversas e de discussões, dessa vez com o foco no fomento à criatividade e socialização impressões sobre a exposição “A verdadeira matéria das coisas”. Esta edição contou com a participação de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da escola Municipal Carlos Gorini, do bairro São Marcos, de Criciúma.
A exposição, da professora doutora da UFPel (Universidade Federal de Pelotas) e da pós-graduação em Poéticas Visuais da Unesc, artista e pesquisadora Helene Sacco, apresenta textos, desenhos e objetos classificados por 96 verbetes de tipos de objetos e convida os visitantes à contribuírem com a mostra, deixando um objeto no local. A exposição foi oficialmente aberta ao público no dia 9 de setembro e ficará disponível para visitação até o dia 6 de dezembro.
O Laboratório acontece sempre na semana seguinte após a abertura de uma exposição na Sala Edi Balod.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 14 de novembro de 2018 às 17:04Acadêmicos da Unesc conhecem de perto as ações e a estrutura da Acic
Motivação, conhecimento, descoberta, colaboração e integração foram algumas das palavras que resumem o sentimento dos acadêmicos da sexta fase do curso de Comércio Exterior, da Unesc, em visita a Acic (Associação Empresarial de Criciúma). A visita, na noite desta terça-feira (13/11), fez parte do conteúdo da disciplina de Administração de Pequenos Negócios, ministrada pelo professor Ricardo Pieri. Recepcionados pelo presidente da Acic, Moacir Dagostin, os estudantes puderam conhecer um pouco da trajetória profissional e também da relação com o associativismo do presidente de umas principais entidades empresariais do Sul do país.
Há mais de 10 anos, Dagostin participa das ações da entidade empresarial, além disso foi professor por mais de 20 anos. O presidente falou, ainda, do dia a dia à frente da entidade e do importante papel da Acic como interlocutora dos principais assuntos de interesse da cidade e região. Dagostin também reforçou a importância do domínio das tecnologias e o atual momento econômico do país. “As empresas têm passado um período difícil em função de todo o cenário econômico que vivemos nos últimos anos. Passado o período eleitoral, as perspectivas se renovam e, mesmo recente, já estamos sentindo um movimento positivo da economia”, destaca Dagostin. “Estamos trabalhando e fomentando aqui na região novas formas da nossa economia se reinventar, especialmente, na área de inovação e tecnologia. Nesse sentido digo a vocês, estejam preparados para o mercado em transformação”, acrescenta.
Para o professor Ricardo Pieri, este tipo de visita com os acadêmicos é de extrema importância. “Essa atividade é uma oportunidade dos alunos perceberem a existência desse tipo de espaço, como o da associação empresarial, de espaços de coworking, explorando sua estrutura. São ambientes que, posteriormente, também estarão fazendo parte da vida profissional desses acadêmicos”, ressalta.
A diretora executiva da Acic, Maria Julita Volpato, detalhou a infraestrutura, serviços, projetos e ações da entidade, que no próximo ano completa 75 anos de existência. “A base estratégica do nosso trabalho é o associativismo, que representa e defende os interesses da classe empresarial, sendo propulsora do desenvolvimento regional”, coloca.
A entidade desenvolve uma série de projetos estratégicos voltados à diversas bandeiras como a da educação e a da cultura. A gama de soluções empresariais da entidade também tem facilitado e contribuído com o dia a dia das empresas.
Os estudantes puderam conhecer ainda o funcionamento dos núcleos setoriais, que é o associativismo na prática. Hoje, a Acic possui 19 núcleos dos mais vários segmentos. A explanação foi realizada pelo coordenador dos núcleos setoriais, João José Camargo. “Por meio dos núcleos setoriais, que seguem a metodologia do Programa Empreender, empresas do mesmo segmento se unem, discutem desafios, necessidades e buscam soluções em conjunto, promovendo o associativismo e o desenvolvimento dos negócios”, explica. São realizadas capacitações, treinamentos, visitas técnicas, missões empresariais, compra de produtos de forma coletiva, entre outras ações.
“A experiência dessa noite foi muito positiva. Já conhecia a Acic, porque frequentei algumas capacitações aqui, porém não imaginava a forte atuação e a abrangência que a entidade possui”, observa Camargo.
Colaboração Deise Felisberto - Comunicação Acic
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de novembro de 2018 às 16:59Unesc participa de Encontro de Bois de Mamão em Ibiraquera
O Setor de Arte e Cultura da Unesc participou do I Encontro de Bois de Mamão da Justina. Promovido pela Escola Ensino Básica Justina da Conceição Silva, o evento reuniu escolas da região com o objetivo de promover, resgatar e compartilhar a cultura da tradição açoriana de Santa Catarina. A atividade ocorreu no último sábado (10/11) no Salão Paroquial de Ibiraquera, em Imbituba.
O encontro contou com exposições, apresentações e uma roda de conversa debatendo a cultura do Boi de Mamão. A Escola Justina participou recentemente do 4º Encontro de Bois de Mamão da Unesc (https://www.unesc.net/portal/aicom/blog/43625-evento-da-unesc-mantem-viva-a-cultura-do-boi-de-mamao) e é reconhecida pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro. A Unesc também leva esse título, com o projeto “Boi de Mamão na Comunidade”.
Boi de Mamão na Comunidade
O Projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura da Unesc que é ligada a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. Ele tem por objetivo realizar Oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma, as escola Governador. Heriberto Hulse, na Próspera, e a Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz. A atividade tem o propósito de dar continuidade às atividades do Boi de Mamão, recriando o folguedo com novas ideias e conceitos de personagens e cantorias, envolvendo estudantes, professores e familiares no processo da cultura popular, favorecendo diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.
Ponto de Cultura
Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural que desenvolvem e articulam atividades culturais em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva.
A Unesc foi devidamente reconhecida, em julho deste ano, pelo Ministério da Cultura como Ponto de Cultura do território brasileiro. A titulação é resultado do edital de chamamento público de projetos Culturais realizados pelo governo de Santa Catarina, em 2016. O projeto “Boi de Mamão na Comunidade”, foi o que trouxe o título à Universidade como fomentadora da cultura no estado.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 14 de novembro de 2018 às 16:57
Newsletter
RSS