AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Colaboradores da Unesc elegem nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Colaboradores da Unesc elegem nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Em três dias, foram computados 661 votos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os professores e funcionários da Unesc foram às urnas e elegeram seus representantes para a gestão 2018 e 2019 da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Foram três dias de votação e 661 votos computados entre segunda e quarta-feira (19 e 21/11). 

Os novos titulares e suplentes passarão por uma capacitação antes da posse, marcada para o dia 21 de dezembro, às 14 horas na Reitoria. Confira os eleitos:

Titulares

1º: Neuza Aparecida Bis Tavares - 108 votos
2º: Gissele Tavares  - 102 votos
3º: Janaina Damásio Vitório - 80 votos
4º: Elisangela Pirola Moretto - 70 votos

Suplentes

5º: Carlos Roberto França dos Santos - 70 votos
6º: Gabriela Mensor Rocha - 54 votos
7º: Luiz Carlos Costa – 48 votos

Com 70 votos para Elisangela Pirola Moretto e Carlos Roberto França dos Santos, o critério de desempate, previsto em edital, foi por tempo de vínculo com a Universidade.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de novembro de 2018 às 15:51
Compartilhar Comente

Predestinado Tricolor: Confira os sorteados para a partida entre Criciúma e Sampaio Corrêa

Predestinado Tricolor: Confira os sorteados para a partida entre Criciúma e Sampaio Corrêa
Criciúma joga pela Série B do Campeonato Brasileiro, às 17 horas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Tigre entra em campo para a última partida do ano neste sábado (24/11) e a promoção Predestinado Tricolor levará cinco colaboradores da Unesc para as arquibancadas do duelo. O Criciúma joga diante do Sampaio Corrêa, pela Série B do Campeonato Brasileiro, às 17 horas, no Estádio Heriberto Hülse.

O sorteio foi realizado na tarde desta quinta-feira (22/11) e os cinco ganhadores terão seus nomes na lista, com entrada no portão 3 do Majestoso. A promoção ocorre quando o Tigre joga em casa.

Confira os sorteados:

Jackson Ferreira Machado Joaquim
Ana Paula Tiscoski Coelho
Wagner Paulino Teodoro
Tiago Erdmann Bittencourt
Eduardo Ortolan Rossa

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de novembro de 2018 às 13:56
Compartilhar Comente

Comunidade acadêmica discute sobre o Artigo 170 em audiência pública promovida pela Alesc

Comunidade acadêmica discute sobre o Artigo 170 em audiência pública promovida pela Alesc
Auditório Ruy Hülse, na Unesc, foi palco de apresentações de dados e discussões referentes a PEC 5/2017 (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A Unesc recebeu, na noite desta quarta-feira (21/11), a terceira audiência pública promovida por iniciativa da professora e deputada estadual Luciane Carminatti para tratar sobre o Artigo 170. O evento foi realizado pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e teve o objetivo de esclarecer informações referentes a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 5/2017 que tramita na Casa e pretende mudar este modelo de repasse. A proposta é de que até 2021 os recursos contemplem 50% de acadêmicos das universidades comunitárias e 50% dos estudantes das faculdades privadas, sendo este número atualmente de 90% para as comunitárias e 10% para as instituições privadas.

O esforço da deputada para promover a discussão sobre o assunto em todo o estado se dá pela preocupação de que o projeto seja levado adiante, o que resultaria em uma situação de grande prejuízo para as universidades comunitárias, que já não recebem o valor total previsto. “A Unesc, por exemplo, passaria de 600 alunos bolsistas para apenas 300. Sou totalmente contra e penso que dinheiro público tem que ir para instituição pública, comunitária, que devolve esses investimentos na comunidade. Precisamos informar os estudantes do conteúdo dessa PEC e mobilizá-los para que todos entendam a gravidade disso e fiquem atentos, se mobilizem também em prol dessas bolsas”, salientou Luciane.

Conforme Luciane, atualmente a PEC passa pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alesc e, caso seja levada adiante, pode passar ainda pelas comissões de Finanças e Educação. “Nosso objetivo é de que já na próxima semana, após a audiência em Florianópolis, possamos nos reunir com cada parlamentar para levar os resultados desses encontros pelo Estado e pedir que seus pareceres sejam pelo arquivamento dessa proposta”, explicou.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, as instituições de caráter comunitário vem contribuindo significativamente com o desenvolvimento do estado, merecem esse olhar diferenciado dos deputados na luta pelos seus direitos e precisam do empenho de todos em prol de um desfecho positivo. “Essa é uma luta nossa, de todas as universidades comunitárias, mas de vocês, estudantes, mais do que qualquer um. Reitero que nosso esforço não é para tirar direitos de ninguém e sim, para que o Governo do Estado cumpra o percentual destinado ao Artigo 170 e o mantenha nesta divisão”, declarou a reitora.

Ao final das falas e da participação dos acadêmicos presentes foi realizada uma votação na qual o resultado foi de uma abstenção de voto, nenhum voto favorável à PEC e todos os outros contra a proposta. Na oportunidade, os estudantes foram convidados ainda a participarem da audiência pública estadual na noite de segunda-feira (26/11), na Alesc, em Florianópolis.

Participaram também da audiência, que lotou o Auditório Huy Hülse, o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, a deputada estadual Ada De Luca, o deputado estadual Rodrigo Minotto, o reitor da Unibave (Centro Universitário Barriga Verde), Elcio Willemann, o coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Criciúma, representando a secretária Roseli de Lucca Pizzolo, Fabrício Rodrigues, o vereador José Paulo Ferrarezi, o secretário executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Alexandre Bristot, o presidente da UCE (União Nacional dos Estudantes), Lucene Magnus, entre outras autoridades.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 21 de novembro de 2018 às 23:02
Compartilhar Comente

Museu de Zoologia da Unesc promove décima Mostra Arte Animal

Museu de Zoologia da Unesc promove décima Mostra Arte Animal
Mais imagens

O Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbeli Gaidzinski promove, de 22 a 29 de novembro, a décima edição da Mostra Arte Animal. O tema proposto para a Mostra deste ano é “Aves Aquáticas”, e terá abertura nesta quinta-feira, nos espaços expositivos do Museu de Zoologia, no Bloco S da Unesc.

A Mostra Animal é o resultado de um Programa Educativo do Museu de Zoologia intitulado “Arte Animal”, oferecido às escolas das redes de ensino pública e privada do município de Criciúma e região.  “O Programa desenvolve exposições artísticas e culturais produzidas pelo público escolar, incentivando a criatividade e a sensibilização ambiental. Se caracteriza por atividades realizadas na escola e no museu ao longo do ano letivo, as quais culminam com a “Mostra Arte Animal”, explica a coordenadora do Museu, professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Na escola, os estudantes participam de estudos sobre as cores, texturas, expressão artística e produção de obras. Também aprofundam o conhecimento sobre os animais relativos à temática escolhida, bem como sobre a consciência planetária. No museu, fazem visitas direcionadas ao tema escolhido para o ano letivo e participam de aulas teórico-práticas e oficinas de sensibilização e produção artística. Após produzirem suas obras, os estudantes participam com elas da exposição artística e cultural “Mostra Arte Animal”.

“Este programa está sendo desenvolvido ao longo de 10 anos consecutivos com os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista, de Criciúma, e já foi premiado nacionalmente com o Prêmio Darci Ribeiro de Educação em 2011”, conta a professora.

A visitação é aberta ao público e acontece no campus da Unesc, em Criciúma. Nesta quarta-feira o evento terá abertura no Auditório Ruy Hülse. Os trabalhos serão expostos no primeiro e segundo andar do Bloco S, da Unesc.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 21 de novembro de 2018 às 19:27
Compartilhar Comente

Universidade recebe visita de comitiva do Ente Friuli nel Mondo

Universidade recebe visita de comitiva do Ente Friuli nel Mondo
Entidade busca promover ligações com friulianos residentes na Itália e em todo mundo (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Unesc recebeu a visita do atual presidente do Ente Friuli nel Mondo, Adriano Luci. A visita ocorreu na tarde desta quarta-feira (21/11) na reitoria. Acompanhado de sua comitiva, Luci pôde conhecer um pouco sobre a história da Universidade, seu atual organograma, a situação em que está inserida na educação e, além disso, prospectar parcerias futuras com a Universidade e com o estado.

O Ente Friuli nel Mondo é um órgão que tem como propósito promover ligações com friulianos residentes na Itália e em todo mundo. O objetivo é manter contato e avivar a cultura da região. Atualmente, 165 associações que tem interlocuções com o Ente estão espalhadas pelo mundo.

Na sua passagem pelo estado, Luci visitou a prefeitura de Urussanga, Epagri, Unesc, Acic e outras entidades, seguindo para o Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo é de aproximar a entidade com a Universidade e propor parcerias futuras”, comentou Luci. 

Os assessores da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Mário Guadagnin e Sheila Martignago Saleh, e a assessora do gabinete da reitoria, Tatiane Macarini, participaram da reunião. Além disso, também participaram do encontro o diretor do Ente Friuli nel Mondo, a jornalista da Telefriuli (rede de televisão da região), dois representantes do Circolo Friulano de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e as irmãs Marielle e Michelle Bonetti, que foram as intérpretes.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 21 de novembro de 2018 às 17:41
Compartilhar Comente