Colaboradores da Unesc elegem nova diretoria da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
Os professores e funcionários da Unesc foram às urnas e elegeram seus representantes para a gestão 2018 e 2019 da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Foram três dias de votação e 661 votos computados entre segunda e quarta-feira (19 e 21/11).
Os novos titulares e suplentes passarão por uma capacitação antes da posse, marcada para o dia 21 de dezembro, às 14 horas na Reitoria. Confira os eleitos:
Titulares
1º: Neuza Aparecida Bis Tavares - 108 votos
2º: Gissele Tavares - 102 votos
3º: Janaina Damásio Vitório - 80 votos
4º: Elisangela Pirola Moretto - 70 votos
Suplentes
5º: Carlos Roberto França dos Santos - 70 votos
6º: Gabriela Mensor Rocha - 54 votos
7º: Luiz Carlos Costa – 48 votos
Com 70 votos para Elisangela Pirola Moretto e Carlos Roberto França dos Santos, o critério de desempate, previsto em edital, foi por tempo de vínculo com a Universidade.
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de novembro de 2018 às 15:51Predestinado Tricolor: Confira os sorteados para a partida entre Criciúma e Sampaio Corrêa
O Tigre entra em campo para a última partida do ano neste sábado (24/11) e a promoção Predestinado Tricolor levará cinco colaboradores da Unesc para as arquibancadas do duelo. O Criciúma joga diante do Sampaio Corrêa, pela Série B do Campeonato Brasileiro, às 17 horas, no Estádio Heriberto Hülse.
O sorteio foi realizado na tarde desta quinta-feira (22/11) e os cinco ganhadores terão seus nomes na lista, com entrada no portão 3 do Majestoso. A promoção ocorre quando o Tigre joga em casa.
Confira os sorteados:
Jackson Ferreira Machado Joaquim
Ana Paula Tiscoski Coelho
Wagner Paulino Teodoro
Tiago Erdmann Bittencourt
Eduardo Ortolan Rossa
Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 22 de novembro de 2018 às 13:56Comunidade acadêmica discute sobre o Artigo 170 em audiência pública promovida pela Alesc
A Unesc recebeu, na noite desta quarta-feira (21/11), a terceira audiência pública promovida por iniciativa da professora e deputada estadual Luciane Carminatti para tratar sobre o Artigo 170. O evento foi realizado pela Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) e teve o objetivo de esclarecer informações referentes a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 5/2017 que tramita na Casa e pretende mudar este modelo de repasse. A proposta é de que até 2021 os recursos contemplem 50% de acadêmicos das universidades comunitárias e 50% dos estudantes das faculdades privadas, sendo este número atualmente de 90% para as comunitárias e 10% para as instituições privadas.
O esforço da deputada para promover a discussão sobre o assunto em todo o estado se dá pela preocupação de que o projeto seja levado adiante, o que resultaria em uma situação de grande prejuízo para as universidades comunitárias, que já não recebem o valor total previsto. “A Unesc, por exemplo, passaria de 600 alunos bolsistas para apenas 300. Sou totalmente contra e penso que dinheiro público tem que ir para instituição pública, comunitária, que devolve esses investimentos na comunidade. Precisamos informar os estudantes do conteúdo dessa PEC e mobilizá-los para que todos entendam a gravidade disso e fiquem atentos, se mobilizem também em prol dessas bolsas”, salientou Luciane.
Conforme Luciane, atualmente a PEC passa pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) da Alesc e, caso seja levada adiante, pode passar ainda pelas comissões de Finanças e Educação. “Nosso objetivo é de que já na próxima semana, após a audiência em Florianópolis, possamos nos reunir com cada parlamentar para levar os resultados desses encontros pelo Estado e pedir que seus pareceres sejam pelo arquivamento dessa proposta”, explicou.
Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, as instituições de caráter comunitário vem contribuindo significativamente com o desenvolvimento do estado, merecem esse olhar diferenciado dos deputados na luta pelos seus direitos e precisam do empenho de todos em prol de um desfecho positivo. “Essa é uma luta nossa, de todas as universidades comunitárias, mas de vocês, estudantes, mais do que qualquer um. Reitero que nosso esforço não é para tirar direitos de ninguém e sim, para que o Governo do Estado cumpra o percentual destinado ao Artigo 170 e o mantenha nesta divisão”, declarou a reitora.
Ao final das falas e da participação dos acadêmicos presentes foi realizada uma votação na qual o resultado foi de uma abstenção de voto, nenhum voto favorável à PEC e todos os outros contra a proposta. Na oportunidade, os estudantes foram convidados ainda a participarem da audiência pública estadual na noite de segunda-feira (26/11), na Alesc, em Florianópolis.
Participaram também da audiência, que lotou o Auditório Huy Hülse, o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, a deputada estadual Ada De Luca, o deputado estadual Rodrigo Minotto, o reitor da Unibave (Centro Universitário Barriga Verde), Elcio Willemann, o coordenador pedagógico da Secretaria de Educação de Criciúma, representando a secretária Roseli de Lucca Pizzolo, Fabrício Rodrigues, o vereador José Paulo Ferrarezi, o secretário executivo da Acafe, Paulo Ivo Koehntopp, o presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes) da Unesc, Alexandre Bristot, o presidente da UCE (União Nacional dos Estudantes), Lucene Magnus, entre outras autoridades.
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Mayara Cardoso 21 de novembro de 2018 às 23:02Museu de Zoologia da Unesc promove décima Mostra Arte Animal
O Museu de Zoologia da Unesc Morgana Cirimbeli Gaidzinski promove, de 22 a 29 de novembro, a décima edição da Mostra Arte Animal. O tema proposto para a Mostra deste ano é “Aves Aquáticas”, e terá abertura nesta quinta-feira, nos espaços expositivos do Museu de Zoologia, no Bloco S da Unesc.
A Mostra Animal é o resultado de um Programa Educativo do Museu de Zoologia intitulado “Arte Animal”, oferecido às escolas das redes de ensino pública e privada do município de Criciúma e região. “O Programa desenvolve exposições artísticas e culturais produzidas pelo público escolar, incentivando a criatividade e a sensibilização ambiental. Se caracteriza por atividades realizadas na escola e no museu ao longo do ano letivo, as quais culminam com a “Mostra Arte Animal”, explica a coordenadora do Museu, professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.
Na escola, os estudantes participam de estudos sobre as cores, texturas, expressão artística e produção de obras. Também aprofundam o conhecimento sobre os animais relativos à temática escolhida, bem como sobre a consciência planetária. No museu, fazem visitas direcionadas ao tema escolhido para o ano letivo e participam de aulas teórico-práticas e oficinas de sensibilização e produção artística. Após produzirem suas obras, os estudantes participam com elas da exposição artística e cultural “Mostra Arte Animal”.
“Este programa está sendo desenvolvido ao longo de 10 anos consecutivos com os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental do Colégio Marista, de Criciúma, e já foi premiado nacionalmente com o Prêmio Darci Ribeiro de Educação em 2011”, conta a professora.
A visitação é aberta ao público e acontece no campus da Unesc, em Criciúma. Nesta quarta-feira o evento terá abertura no Auditório Ruy Hülse. Os trabalhos serão expostos no primeiro e segundo andar do Bloco S, da Unesc.
Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Ana Sofia Schuster 21 de novembro de 2018 às 19:27Universidade recebe visita de comitiva do Ente Friuli nel Mondo
A Unesc recebeu a visita do atual presidente do Ente Friuli nel Mondo, Adriano Luci. A visita ocorreu na tarde desta quarta-feira (21/11) na reitoria. Acompanhado de sua comitiva, Luci pôde conhecer um pouco sobre a história da Universidade, seu atual organograma, a situação em que está inserida na educação e, além disso, prospectar parcerias futuras com a Universidade e com o estado.
O Ente Friuli nel Mondo é um órgão que tem como propósito promover ligações com friulianos residentes na Itália e em todo mundo. O objetivo é manter contato e avivar a cultura da região. Atualmente, 165 associações que tem interlocuções com o Ente estão espalhadas pelo mundo.
Na sua passagem pelo estado, Luci visitou a prefeitura de Urussanga, Epagri, Unesc, Acic e outras entidades, seguindo para o Rio Grande do Sul. “Nosso objetivo é de aproximar a entidade com a Universidade e propor parcerias futuras”, comentou Luci.
Os assessores da diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Mário Guadagnin e Sheila Martignago Saleh, e a assessora do gabinete da reitoria, Tatiane Macarini, participaram da reunião. Além disso, também participaram do encontro o diretor do Ente Friuli nel Mondo, a jornalista da Telefriuli (rede de televisão da região), dois representantes do Circolo Friulano de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, e as irmãs Marielle e Michelle Bonetti, que foram as intérpretes.
Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Vitor Netto Henrique 21 de novembro de 2018 às 17:41
Newsletter
RSS