AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc recebe palestra sobre Cultura Popular de Santa Catarina

Unesc recebe palestra sobre Cultura Popular de Santa Catarina
Evento é gratuito e oferecido pelo Setor de Arte e Cultura (Foto: Arquivo) Mais imagens

A Universidade receberá na próxima quinta-feira (29/11) a palestra “Cultura Popular em Santa Catarina” ministrada pela aluna do curso de bacharelado em Arte Visuais da Unesc, Cátia Sirlene Gonçalves Hahn. A palestra abordará as relações culturais existentes no estado e o projeto Boi de Mamão na Comunidade, realizado pela Unesc. O evento será oferecido pelo setor do Setor de Arte e Cultura da Unesc e ocorrerá às 17h30 na sala 4 do Bloco Z.

De acordo com o produtor cultural da Unesc, Maxwell Sandeer Flor, o evento tem o objetivo de ampliar os diálogos entre os saberes e fazeres da cultura popular de Santa Catarina. “A palestra traz o conhecimento popular para a academia, e a academia traz o conhecimento científico, o que é muito significativo para a comunidade e para a cultura”, comenta.

Intercâmbio Cultural

Cátia também é presidente da Casa da Fraternidade, de Araranguá, que, como a Unesc, é um Ponto de Cultura. Pontos de Cultura são grupos, coletivos e entidades de natureza ou finalidade cultural, que desenvolvem e articulam atividades em suas comunidades e em redes, reconhecidos e certificados pelo Ministério da Cultura, por meio dos instrumentos da Política Nacional de Cultura Viva. “Isso faz um intercâmbio ‘Ponto a Ponto’, ou seja, um uma troca de experiências e relações entre os pontos de culturas, essa relação é muito importante”, acrescenta Flor.

Boi de Mamão na Comunidade

O projeto Boi de Mamão na Comunidade é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e tem por objetivo realizar a oficina de Boi de Mamão em duas escolas públicas de Criciúma. Atualmente a ação é desenvolvida nas Escolas Heriberto Hülse, no bairro Próspera, e Ludovico Coccolo, no bairro São Luiz, e busca fomentar a cultura açoriana, por meio de conceitos de personagens, cantorias e diálogos entre as linguagens musical, teatral, literária e visual.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de novembro de 2018 às 16:21
Compartilhar Comente

Universidades comunitárias se unem em prol do Artigo 170 em Audiência Pública na Alesc

Universidades comunitárias se unem em prol do Artigo 170 em Audiência Pública na Alesc
DCE da Unesc se juntou a outros nove grupos em Audiência Pública na noite de segunda-feira (26/11) na Alesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

A luta pela manutenção e ampliação dos investimentos do Governo do Estado para o Artigo 170, para as universidades comunitárias, teve mais um capítulo nesta segunda-feira (26/11). Isso porque membros de Diretórios Centrais de Acadêmicos de dez universidades estiveram na Alesc (Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina) para uma Audiência Pública para debate sobre a PEC 0005.3/2017, proposta em tramitação que pretende mudar o modelo de repasse até 2021, afim de dividir os recursos em 50% para acadêmicos das universidades comunitárias e 50% dos estudantes das faculdades privadas.

O DCE da Unesc esteve em grande número na Audiência e foi representado oficialmente pela vice-presidente, a estudante de Psicologia Suzel Ramos, que teve a oportunidade de usar a bancada para defender o ponto de vista da Universidade. O evento, realizado no Auditório Deputada Antonieta de Barros, contou com o posicionamento de cada um dos Diretórios presentes, sendo nove de universidades comunitárias e um de privada, além de uma explanação completa sobre a origem do Artigo 170.

Conforme Suzel, as falas se voltaram à defesa das universidades comunitárias, assim como à permanência estudantil. “Destacamos a necessidade de se manter, cumprir e ampliar esses recursos repassadas as comunitárias e a possibilidade de abertura de outra discussão para ampliação do investimento em educação de forma geral para que beneficiasse também as universidades privadas, mas salientando que a divisão dos recursos do Artigo 170 não é correta porque o recurso é público”, comentou.

Na votação realizada mediante a pergunta de quem concorda com PEC 0005.3/2017, de acordo com Suzel, a maioria se posicionou contra a proposta. “Consideramos esse resultado muito positivo. Acredito que o movimento estudantil esteja sendo muito responsável por essa defesa. A luta unificada foi muito válida para todos”, completou.

As atenções agora se voltam à mobilização para que a PEC não seja enviada para votação ainda em 2018, o que resultaria no arquivamento da proposta. “A ideia é que se encerre essa discussão. Mas a luta continua para alcançarmos a porcentagem total de repasse e para que no próximo ano o assunto não seja retomado”, salientou Suzel.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de novembro de 2018 às 15:33
Compartilhar Comente

Unesc oferece curso Superior Tecnólogo em Gastronomia em 2019

Unesc oferece curso Superior Tecnólogo em Gastronomia em 2019
Com duração de dois anos e meio, o curso prepara profissionais para o mundo gastronômico (Foto: Arquivo) Mais imagens

Se você é uma daquelas pessoas que são apaixonadas por comida e já se imaginou sendo um grande chefe de cozinha, não pode perder mais esta grande oportunidade que a Unesc estará oferecendo a partir de 2019. É o curso Superior Tecnólogo em Gastronomia. A aulas ocorrerão no período matutino, com duração de dois anos e meio.

Entre os conteúdos abordados no tecnólogo estão: técnicas culinárias e das cozinhas tradicionais e contemporâneas, segurança de alimentos, serviços de A & B (Alimentos e Bebidas) e empreendedorismo gastronômico.

Conforme o professor Marco Antônio da Silva, o público alvo da graduação será extenso. “O curso se destina a pessoas que querem se tornar empreendedores no setor de alimentos e bebidas, chefes de cozinha, assessores ou até consultores na área de A & B, e todos os que desejam desenvolver habilidades em executar e apresentar preparações culinárias com sofisticação”, comenta.

Entre os diferenciais apresentados pelo curso, de acordo com Silva, está a estrutura laboratorial de ponta, além dos professores com experiência na área gastronômica.

Para mais informações, os interessados deverão entrar em contato (48) 3431-2560 ou pelo e-mail nutricao@unesc.net.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de novembro de 2018 às 15:30
Compartilhar Comente (1)

Saúde do homem é abordada em palestra do Novembro Azul

Saúde do homem é abordada em palestra do Novembro Azul
Iniciativa do Sesmt reuniu funcionários da Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Cuidados com a saúde do homem foram tema de um encontro na manhã desta terça-feira (27/11) na Unesc. Funcionários da Instituição puderam ter mais informações e tirar dúvidas na palestra “Novembro Azul – Combate ao Câncer de Próstata”, ministrada pelo enfermeiro Fabio Minotto Dal Toé. O evento foi uma realização do Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) e contou ainda com o sorteio de brindes.

Segundo Dal Toé, por ano, estima-se que aproximadamente 69 mil casos de câncer de próstata sejam diagnosticados no Brasil. “Esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens. Só perde para o câncer de pele. Mas a possibilidade de cura é alta, se diagnosticado cedo. Em 90% dos casos em que a descoberta é no início, há cura. Por isso a importância de fazer exames e ter acompanhamento médico sempre”, afirma.

O enfermeiro explicou que o rastreio de prevenção pode ocorrer a partir dos 45 anos, caso o paciente faça parte de grupo de risco, e iniciar pela consulta com o urologista e um exame de PSA (Prostate-Specific Antigens, Antígenos Específicos da Próstata em Português), realizado por meio de um exame de sangue. “Caso o exame apresente alguma alteração, será necessário o exame de toque. Se não houver nenhuma alteração, basta o acompanhamento médico”.

Prevenir é a melhor atitude

Homens acima dos 50 anos – ou 45 se fizerem parte do grupo de risco – devem ir ao urologista anualmente;
Histórico familiar – se algum homem da família já teve câncer de próstata, a chance de outro membro dessa família desenvolver a doença é ainda maior;
Entre os homens da etnia negra há mais casos desse tipo de câncer;
Homens com sobrepeso, obesos, que fazem uso de álcool e/ou tabaco, têm mais chance de desenvolver câncer de próstata;

Novembro Azul

Novembro é o mês dedicado à prevenção de doenças e conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem. O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina.

Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2018 às 14:04
Compartilhar Comente

Unesc integra missão Sul catarinense do setor plástico em visita à Braskem

Unesc integra missão Sul catarinense do setor plástico em visita à Braskem
Professores da Universidade estiveram no polo petroquímico de Triunfo (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Professores e gestores da Universidade integraram a comitiva do Sinplasc (Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense), que em parceria com o comitê de implantação do Centro de Inovação realizou nesta segunda-feira (26/11), mais uma edição da missão Sul catarinense do setor plástico à Braskem, no polo petroquímico de Triunfo, no Rio Grande do Sul.

Participaram da missão os representantes do Sinplasc, Acic, Unesc, Satc, IFSC Criciúma, AJE, Câmara de Vereadores, Prefeitura de Criciúma, Senac, Guará Embalagens e Plurall. A programação iniciou com chegada ao polo e apresentações para P&O – Pessoas e Organização e Relações Institucionais, e seguiu com a visita à unidade de materiais e manutenção, ao CTI e à planta industrial.

Para o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação da Unesc, Oscar Montedo, a visita foi importante, especialmente por ser realizada em um momento em que as entidades presentes precisam alinhar ideias e unir forças em direção à inovação para o desenvolvimento regional.

"O objetivo da missão é gerar sinergia entre as empresas e as instituições de ensino, ciência e tecnologia da região, juntamente com as demais entidades da sociedade civil organizada, para o desenvolvimento do setor na região fomentando o crescimento regional", destaca o diretor executivo do Sinplasc, Elias Caetano. Segundo Caetano, a receptividade foi marcante durante a visita e a Braskem demonstrou muito interesse em se aproximar da nossa região, que consome grandes volumes de matéria-prima da empresa.

O presidente do comitê do Centro de Inovação da região de Criciúma, Mário Gaidzinski, também ressaltou a importância deste tipo de missão que busca a aproximação da empresa, líder nacional no segmento de polímeros, com as instituições de ensino da região Sul, assim como com as empresas e o setor público. “A visita se alicerçou em três pilares: troca de experiências e parcerias na área de P&D; aproximação de tecnologias e metodologias ligadas à inovação setorial e oferta de área para instalação de centro de distribuição ou parque fabril na região. Verificamos que o Sul de Santa Catarina possui muitas possibilidades de cooperação com a Braskem”.

A mesma ideia é compartilhada pelo vereador Aldinei Potelecki. "Esta foi uma visita importante para conhecer a planta industrial da Braskem como também os projetos desenvolvidos junto a outras instituições e assim buscar uma aproximação maior da nossa região que é muito forte no setor de polímeros com a empresa".

*Com colaboração de Jéssica Pereira, da Novo Texto Comunicação

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 27 de novembro de 2018 às 10:11
Compartilhar Comente