Unesc presente no 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes
Os resultados de pesquisa desenvolvida na Unesc foram compartilhados durante o 11º Congresso da Sociedade Brasileira de Diabetes, em São Paulo. A enfermeira e mestranda do PPGSCol (Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva) Liliana Dimer, socializou seus conhecimentos sobre a temática durante a última quinta e sexta-feira (16/11 e 17/11).
No evento, que reuniu mais de 4 mil pessoas, Liliana apresentou sua pesquisa desenvolvida no Serviço de Enfermagem das Clinicas Integradas da Universidade, intitulada “Avaliação e prevenção de lesões e amputações em pessoas diabéticas na Clínica Escola de Enfermagem – Unesc”.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
21 de novembro de 2017 às 17:34Professora da Unesc faz parte da nova diretoria da Associação Brasileira de Estomaterapia
Uma professora da Unesc vai comandar as subseções da Associação Brasileira de Estomaterapia a partir de 2018. A eleição da enfermeira Karina Zimmermann ocorreu na última semana durante o 7º Congresso Brasileiro de Estomaterapia, que reuniu profissionais e pesquisadores da área em Belo Horizonte, Minas Gerais. Karina vai assumir como diretora seccional Sul.
Compartilhando conhecimentos
Além de participar das eleições, Karina também socializou resultados de pesquisas realizadas na Universidade, juntamente com o enfermeiro das Clinicas Integradas, Ronaldo Perfoll.
No Congresso, foram colocados em pauta assuntos como os cuidados às pessoas com feridas, estomias, incontinências, tubos e drenos. A professora e o colaborador da Universidade colocaram seus trabalhos a disposição de especialistas convidados, para debates, contribuições e trocas de conhecimentos entre os participantes.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
21 de novembro de 2017 às 17:29Mais conhecimento: Professores e Acadêmicos aprendem com programa de formação
Os acadêmicos e professores da Unesc podem buscar o conhecimento além das salas de aula da Universidade. A Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão realizou mais uma edição do programa de formação para professores e acadêmicos Diálogos com a Extensão Universitária, na última quinta-feira (16/11).
Durante o encontro, a psicóloga Di Paula Minotto da Silva compartilhou informações sobre a temática "Processos grupais, sujeitos e território: Mobilização e organização de encontros nas comunidades”.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
21 de novembro de 2017 às 17:23Unesc recebe exposição “OBA-OBA”
Com o objetivo de aproximar os acadêmicos da arte e da cultura dentro da Universidade, a Unesc realiza a exposição “OBA-OBA”. A mostra traz as obras de autoria de Gilberto Pegoraro e Jussara Guimarães e estão expostas na Sala Edi Balod, localizada no Bloco Administrativo.
A exposição vem com o intuito de resgatar parte da história dos artistas, que foram nomes importantes para os ateliês de Gravura e Serigrafia e de Escultura e Cerâmica do curso de Artes Visuais. Ela é gratuita e organizada pelos acadêmicos da quarta fase de Artes Visuais da Unesc.
“A mostra é um projeto desenvolvido durante a disciplina de Museologia em Arte e Expografia e o objetivo dessa atividade é por em prática os conceitos e processos discutidos durante as aulas”, explica a professora da disciplina e coordenadora da exposição, Daniele Zacarão.
De acordo com a professora, os alunos se empenharam integralmente para a realização da atividade. “Eles se apaixonaram pelo trabalho dos artistas. Realizaram entrevistas, pesquisaram em arquivos e visitaram coleções. Também estão organizando um pequeno documentário a partir de todas as referências coletadas”.
A acadêmica Helen Macedo faz parte do grupo que organizou a exposição. "Nós dividimos as funções entre turma e desenvolvemos o processo. Foi muito interessante, pois tivemos que ir atrás de tudo e descobrir realmente como se organiza e monta uma mostra de arte".
A escolha de Pegoraro e Jussara partiu dos próprios acadêmicos. Os artistas foram professores do curso, que nomeiam dois ateliês dentro da Unesc. "Tivemos um pouco de trabalho na coleta das informações e das obras. Realizamos pesquisas com as pessoas que foram mais próximas dos artistas para conseguir isso. Muitos moradores da cidade não conhecem eles, sendo que a Jussara por exemplo, teve suas obras expostas até no exterior”, ressalta Helen.
A abertura da exposição ocorreu na última semana e contou com a participação de artistas do Sul do Estado, que utilizaram do momento para fazer declarações sobre a importante atuação de Pegoraro e Jussara para o desenvolvimento da arte local.
O nome “OBA-OBA” remete ao apelido usado nas décadas de 70 e 80, para referir-se ao Bloco de Artes da Fucri (atual Bloco Z).
As obras podem ser vistas na Unesc até o dia 23 de fevereiro de 2018.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa 21 de novembro de 2017 às 17:05Seminário de Relatos de Experiências de Recuperação Ambiental ocorre em Siderópolis
As ações as ações realizadas pelos municípios em 2017 em prol do Rio Mãe Luzia, serão apresentadas nesta quarta-feira (22/11) durante o 2º Seminário de Relatos de Experiências de Recuperação Ambiental, que ocorre no Centro Social Urbano de Siderópolis, das 13h30 até 17 horas. As ações foram resultantes da assinatura do Tratado pela Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia em junho deste ano, quando ocorreu o 1º Giro Ciclistico Rota Rio Mãe Luzia.
Além da participação dos municípios na divulgação de ações efetivas de 2017, o evento terá uma palestra sobre os “Desafios do Direito Ambiental no Século 21” com o procurador público federal Anderson Lodetti de Oliveira.
O Seminário é uma realização do Fórum Permanente de Restauração e Revitalização do Rio Mãe Luzia, juntamente com a Unesc, as Câmaras de Vereadores dos municípios de Treviso, Siderópolis, Nova Veneza, Criciúma, Forquilhinha, Maracajá, Araranguá e Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Araranguá.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 21 de novembro de 2017 às 15:33
Newsletter
RSS