AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Seminário enaltece pesquisas na área de Filosofia, Sociedade e Educação na Unesc

Seminário enaltece pesquisas na área de Filosofia, Sociedade e Educação na Unesc
Encontro ocorre até quarta-feira na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Mais de 50 trabalhos foram apresentados por pesquisadores da região, e fora do Estado, no primeiro dia de atividades do Seminário de Filosofia da Unesc. O encontro envolveu desde alunos de graduação até pesquisadores em programas de pós-doutorado. Durante esta terça-feira (21/11), as comunicações ocorreram em cinco salas, divididas em eixos de trabalho, com o intuito de proporcionar um diálogo mais focado entre seus pariticpantes.

A pesquisadora Greyce Kelly, bolsista de iniciação à pesquisa do PIBIC, do curso de Pedagogia, fez parte do grupo, e enalteceu a importância da experiência na formação. “"O evento trouxe questões que nos ajudarão a continuar nossas pesquisas, bem como ampliar para outras questões até então não conhecidas por mim", ressaltou a aluna.

O encontro também contou com uma palestra sobre “Estética, Literatura e Sociedade, com o professor doutor Ricardo Tim de Souza, da PUC do Rio Grande do Sul. Além do encontro de encerramento, que contou com a palestra do professor Leonardo Jussner da Unisinos.

Após a realização do Seminário, que ocorre até esta quarta-feira (22/11), os trabalhos serão publicados em Anais, que estarão disponíveis na página oficial do evento (clique aqui).

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 22 de novembro de 2017 às 21:47
Compartilhar Comente

Projeto de extensão da Unesc ensina crianças de Siderópolis sobre reciclagem

Projeto de extensão da Unesc ensina crianças de Siderópolis sobre reciclagem
Aula atípica foi promovida na Escola Extensão Miguel Lazzarin (Foto: divulgação) Mais imagens

Reciclar é criar um novo ciclo, e abrir portas para novas oportunidades. Pensando nisso, o projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”, visitou as crianças da Escola Extensão Miguel Lazzarin, de Siderópolis, e proporcionou, na última segunda-feira (20/11), uma aula diferente do comum, sobre reciclagem de lixo orgânico.

 A atividade buscou explicar aos alunos uma maneira simples de reaproveitar os restos de alimentos, que seriam descartados pelo refeitório da escola. Ao colocar os conhecimentos na prática, foi realizada a construção de uma composteira, que vai transformar os restos em adubo.

 O Projeto tem a coordenação das professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria Guimarães de Souza Hoffman e Miriam da Conceição Martins. As ações em escolas da região são promovidas pelas bolsistas Karen de Farias Meller e Tainá Chefer Cardoso, pelos acadêmicos voluntários, Jonata Furtado Teixeira, Antuní Tomé Gomes Crescêncio e pela professora voluntária Zenaide Pais Topanotti.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de novembro de 2017 às 18:38
Compartilhar Comente

Coletiva de Artistas do Sul recebe mediações culturais

Coletiva de Artistas do Sul recebe mediações culturais
Seis grupos internos e externos da Unesc já participaram das visitas (Foto: Divulgação) Mais imagens

Desde que foi aberta, a 3ª Coletiva de Coletiva de Artistas do Sul vem despertando o interesse e a curiosidade de diversas pessoas que passam pelo Espaço Cultural “Toque de Arte”, localizado no Hal do Bloco Administrativo da Unesc. A exposição foi aberta na sexta-feira (10/11), e desde então recebe mediações culturais para os visitantes que passam pelo espaço.

O objetivo das mediações é apresentar as obras à população. “No primeiro momento nós fazemos uma recepção e apresentamos o espaço. Depois deixamos cada um observar o tempo que quiser os projetos, e por último sentamos em uma roda, conversamos sobre as produções e tiramos dúvidas”, explica uma das mediadoras Bruna Ribeiro.

Despertar a curiosidade das obras é o principal objetivo das mediações. Ao todo, seis grupos já participaram dos encontros. As visitas são organizadas pelo Setor de Arte e Cultura da Unesc e também por acadêmicos do curso de Artes Visuais.

Para realizar as mediações basta acessar o site da 3ª Coletiva de Artistas do Sul e em seguida clicar na aba "agendamento".  “Elas podem ser realizadas em grupos ou individualmente. Além disso, realizamos também uma ação educativa com os participantes”, ressalta Bruna.

Conheça a exposição

A mostra conta com produções de 20 artistas de oito municípios da região. A exposição pode ser apreciada até março de 2018 e traz obras em pintura, instalação, objeto, fotografia, escultura, computação gráfica, serigrafia, xilogravura e desenho.

Para mais informações, entre em contato pelo e-mail cultura@unesc.net, pelo telefone 3431-2622, ou diretamente no Setor Arte e Cultura, que está localizado no Bloco P, sala 11.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de novembro de 2017 às 17:53
Compartilhar Comente

Iniciativas apresentadas na 4ª Feira de Inovação são premiadas pela Unesc

Iniciativas apresentadas na 4ª Feira de Inovação são premiadas pela Unesc
Nove projetos e 31 autores foram destacados durante a cerimônia (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Feira da Inovação da Unesc recebeu e ajudou a compartilhar conhecimentos e novas ideias, que podem contribuir com a comunidade. Na tarde desta quarta-feira (22/11) as iniciativas apresentadas no evento foram recompensadas. Em três categorias, a Universidade premiou alunos de escolas da região, acadêmicos da Instituição e pesquisadores da comunidade que participaram da 4ª Feira de Inovação que teve como tema “O gênio que existe em você pode ganhar o mundo” e ocorreu em outubro deste ano durante a 8ª Semana da Ciência e Tecnologia.

Porta de entrada

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, parabenizou o trabalho dos participantes e destacou que a Feira é a porta de entrada para um futuro de sucesso. “É um momento de grande alegria poder valorizar boas ideias. Aqui, pode ser um ponto de partida a quem quer continuar neste caminho, e a Universidade está disposta a ajudar. Parabéns a todos e muito obrigada por participar”, afirmou Luciane.

Inovação

Ao todo, nove ideias de 31 autores foram premiadas. Uma delas foi a Mochila Térmica para Estudantes, que começou a ser desenvolvida dentro da Unesc. “A partir de uma necessidade buscamos a solução. Muitos estudantes passam o dia todo na Unesc e precisam de algo para acomodar suas coisas em determinada temperatura, como comida e líquidos. Assim, desenvolvemos essa mochila com um preço acessível e pretendemos dar praticidade a quem se interessar pelo produto. Atletas, por exemplo, vão poder cuidar do corpo e da mente”, destacou Everson Teixeira de Oliveira, um dos criadores do produto.

Durante a Feira de Inovação foram apresentadas 23 ideias. “Inovar é muito importante e estimulamos isso. É uma recompensa ver os jovens contribuindo para o desenvolvimento da comunidade”, afirmou o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo.

Além da Feira, outras trocas de conhecimentos foram promovidas no campus durante a Semana de Ciência e Tecnologia, como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais.

Confira os premiados:

 

Categoria Universidade

OneLike – Mouse Antropomórfico

Mochila Térmica para Estudantes

Inovação Tecnológica e Cidadania em Defesa da Biodiversidade

Categoria Escola

Mousse de Maracujá

Limpeza Autônoma Utilizando Arduíno

Hambúrguer Doce.

 

Categoria Comunidade

Projeto Retalho

E-licencie

Singular Assessoria para a Pessoa com Deficiência.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

22 de novembro de 2017 às 16:54
Compartilhar Comente (2)

Visita cantada leva o espírito natalino a diversos setores da Unesc

Visita cantada leva o espírito natalino a diversos setores da Unesc
A ação faz parte do calendário de eventos da Instituição (Fotos: Vitor Netto e Leonardo Ferreira) Mais imagens

Os funcionários da Unesc foram pegos de surpresa nesta quarta-feira (22/11). Seguindo o calendário das comemorações natalinas da Universidade, a tarde foi um momento de propagar o espírito natalino dentro do campus. Um grupo de funcionários visitou os setores da Instituição cantando músicas com mensagens de alegria, união e amor.

“O objetivo da ação foi propagar a alegria do Natal para os nossos colegas de trabalho. Passar um pouco de afeto nesta data tão importante para as pessoas”, explica o gerente do DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) da Unesc, André Topanotti.

Ao todo, 22 funcionários passaram pelos setores cantando um repertório de 20 músicas natalinas. A funcionária Adicirlene Paganini Cardoso participou da ação. De acordo com ela, a ideia foi realizar uma surpresa para os demais funcionários. “Nós reunimos um grupo de voluntários para participar e decidimos que seria uma surpresa para os outros”.

As visitas foram acompanhadas por dois Papais Noéis que entregaram balas aos funcionários.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Assessoria de imprensa 22 de novembro de 2017 às 16:25
Compartilhar Comente