AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Estudantes de Nova Veneza aprendem sobre a ecologia da árvore

Estudantes de Nova Veneza aprendem sobre a ecologia da árvore
Ação ocorreu pelo projeto de extensão em Educação Ambiental (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os pequenos da Escola Augusto Mondardo aprenderam sobre a ecologia da árvore na tarde desta segunda feira (28/11). A atividade foi desenvolvida por meio do projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí”.

Nesta segunda feira (28/11) o projeto de extensão Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biologica Estadual do Aguaí esteve na escola Augusto Mondardo, no município de Nova Veneza, trabalhando sobre a ecologia da árvore com os alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental.

O projeto é coordenado pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffmann e Miriam da Conceição Martins. E conta com a participação das bolsistas Karen de Farias Meller e Nicolli Domingues Naspolini, juntamentecom a voluntária Zenaide Pais Topanotti. Participaram da atividade, estudantes do primeiro e do segundo ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de novembro de 2016 às 21:00
Compartilhar Comente

Projeto implanta captação de água da chuva em escola

Projeto implanta captação de água da chuva em escola
Ação marcou o encerramento das atividades de 2016 (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Escola Padre Carlos Weck, de Criciúma, pode contar agora com a água da chuva para realização de atividades como regar as plantas e lavar espaços. O Pibic (Projeto Institucional de Bolsa de Iniciação Científica) “Identificação de Ações para a Gestão Ambiental na Escola Municipal Padre Carlos Weck, em Criciúma, SC” encerrou as atividades de 2016 sábado (27/11), com a finalização do sistema de captação de água da chuva.

A ação foi resultado do processo desenvolvido durante 201, quando a comunidade escolar se envolveu e elegeu dentre as prioridades o aproveitamento da água da chuva.

O projeto esteve vinculado ao Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências e Educação Ambiental, coordenado pela professora Maristela Gonçalves Giassi. O projeto contou com a participação da bolsista Alice Daminelli. “Na pesquisa foram identificadas algumas prioridades da escola que, com muita determinação de sua equipe gestora, conseguiu realizar a obra de captação de água da chuva”, afirma Maristela.

O projeto de pesquisa esteve também vinculado com o de extensão, no qual foram realizadas ações de educação ambiental e sensibilização com os estudantes.

A ação de sábado contou com o apoio de professores dos projetos bolsistas e dos voluntários Thaise Sutil e Marlon Cury, mestrandos em Ciências Ambientais.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2016 às 20:42
Compartilhar Comente

Funcionário da Unesc ministra palestra sobre Cidadania e Cultura Hip Hop

Funcionário da Unesc ministra palestra sobre Cidadania e Cultura Hip Hop
Encontro ocorreu durante a Mostra de Hip Hop Linus Rech (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos da Escola Municipal Linus João Rech tiveram uma atividade diferente nesta segunda-feira (28/11). Eles participaram da palestra “Cidadania e Cultura Hip Hop”, ministrada pelo produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Maxwell Sandeer.

Para Sandeer, a cultura Hip Hop, onde se integram o grafite, o rap e o breaking, se encaixam no direito à cultura que todo cidadão tem. “Apenas a cultura nos faz seres especificamente humanos, racionais, críticos e eticamente comprometidos”, ressaltou.

O evento ocorreu durante a 5° Mostra de Hip Hop Linus Rech, organizado pelo egresso do curso de Educação Física da Unesc, Marlon Flor, e contou com a participação de vários artistas da cultura Hip Hop de Criciúma.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de novembro de 2016 às 20:29
Compartilhar Comente

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais comemora 15 anos

Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais comemora 15 anos
Área foi a primeira a ter cursos de Mestrado e Doutorado na Instituição (Foto: Arquivo) Mais imagens

Em dezembro, a Unesc comemora os 15 anos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), o seu primeiro programa strictu sensu (com cursos em nível de Mestrado ou Doutorado). Para marcar a data, nesta quinta-feira (1º/12), o professor doutor Carlos Alberto Cioce Sampaio, coordenador da área de Ciências Ambientais da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), estará na Unesc para falar sobre “Interdisciplinaridade em Ciências Ambientais”. O evento ocorre às 15 horas, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P.

O PPGCA avalia a interação do homem com o ambiente, considerando-o parte integrante da natureza. São abordados aspectos básicos das ciências ambientais, os quais avaliam de forma teórica e prática a interação humana x natureza, a biologia da conservação e ecologia da paisagem, estratégias de manejo de populações e comunidades naturais, a ocupação do ambiente, os modelos de desenvolvimento, o planejamento do espaço urbano, a análise socioambiental, a construção dos saberes e a educação para a sustentabilidade de forma dinâmica e integradora.

Em seus 15 anos de vida, o Programa titulou 169 mestres. O Doutorado em Ciências Ambientais iniciou em 2013. Em 2016, ele conta com 32 mestrandos e 17 doutorandos em formação e oito grupos de pesquisa que procuram encontrar soluções para a problemática socioambiental da região, e trabalham com temáticas como meio ambiente e espaço urbano, ecologia de florestas, materiais cerâmicos, ecossistemas degradados, plantas medicinais, planejamento e gestão territorial, interação animal-planta e gestão de recursos hídricos.

Os alunos e egressos do PPGCA ainda podem interagir com a Universidade de Rennes 1, na França; com a Faculdade Real de Cirurgiões da Irlanda; com o Instituto Tomar, de Portugal e com a Universidade do Chile.

Palestrante:

Administrador, mestre e doutor nas temáticas Planejamento e Gestão Organizacional para o Desenvolvimento Sustentável e pós-doutor em Ecossocioeconomia, Cooperativismo Corporativo e Ciências Ambientais, Sampaio é pesquisador de produtividade do CNPq, coordenador da Área de Ciências Ambientais da Capes e professor dos PPGs (Programas de Pós-Graduação) em Desenvolvimento da Furb, colabora nos PPGs em Gestão Urbana/PUC-PR e Turismo/UFPR. É visitante do PPG em Desenvolvimento à Escala Humana e Ecologia Ecológica/UACh. Realizou estágio com dois ecossocioeconomistas eméritos, Manfred Max-Neef (Ganhador do Prêmio Nobel Alternativo) e Ignacy Sachs (um dos idealizadores do Ecodesenvolvimento), além do estágio no Complexo Cooperativo de Mondragón, País Basco, exemplo mundial paradigmático sobre cooperativismo. É ainda pesquisador visitante do Interpersonal Process Lab/Washington State University. Alumni da Fulbright Foundation (USA).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de novembro de 2016 às 18:37
Compartilhar Comente

Professores da Unesc participam de coletânea sobre Historiografia

Professores da Unesc participam de coletânea sobre Historiografia
Obra é lançada pela Editora Prisma (Foto: Divulgação) Mais imagens

“Coleção Teoria da História e Historiografia” é o tema da obra da Editora Prisma, que conta com a participação de três professores da Unesc: João Henrique Zanelatto, Ismael Gonçalves Alves e Fabrício Antônio Antunes Soares, que também faz parte da direção científica do livro.

O objetivo da coletânea é de contribuir com o debate no campo da teoria e história da historiografia, além de divulgar e interagir com as pesquisas produzidas no espaço acadêmico. Os livros trazem abordagens diferenciadas, principalmente por receber diferentes olhares de professores da área.

Confira mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Mayra Antonio De Lima 29 de novembro de 2016 às 17:44
Compartilhar Comente