AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Mulheres na Ciência: pesquisas são apresentadas

Mulheres na Ciência: pesquisas são apresentadas
Mais imagens

As professoras e estudantes da Unesc que se inscreveram no 1º Prêmio Mulheres na Ciência, ação voltada ao reconhecimento da produção científica feminina na Universidade e que faz parte da programação da 14ª Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), apresentaram as pesquisas na tarde desta quarta-feira (25/10), de forma virtual.

A reitora Luciane Bisognin Ceretta ressalta que o reconhecimento do trabalho feminino é um desafio constante nos diversos espaços que as mulheres ocupam, incluindo o cenário científico. “Dar visibilidade ao que tantas mulheres produzem em pesquisa e na produção da ciência é um passo fundamental para que outras mulheres se identifiquem como parte desse meio e valorizem o importante papel que desempenham”, diz.

A cerimônia de entrega do Prêmio Mulheres na Ciência Unesc está marcada para sexta-feira (27/10), às 16h, no Auditório Ruy Hulse, durante o encerramento da programação da Semana de Ciência e Tecnologia. 

O prêmio destaca e celebra a excelência das mulheres em diferentes categorias, como humanidades, ciências e educação.

Premiações:

1º lugar: Participação em um Congresso Nacional (Brasil) na área de pesquisa da candidata.

2º lugar: Participação em um Congresso na Região Sul do Brasil (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul) na área de pesquisa da candidata.

3º lugar: Participação em Congresso Estadual (em Santa Catarina) na área de pesquisa da candidata.

1º a 10º lugar: Certificado de Menção Honrosa.

1º a 10º lugar: Os trabalhos farão parte de um E-book específico de Mulheres na Ciência Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2023 às 14:49
Compartilhar Comente

Comunidade de Aprendizagem realiza quinto encontro

Comunidade de Aprendizagem realiza quinto encontro
Mais imagens

Professores da Unesc participaram do quinto encontro da Comunidade de Aprendizagem, projeto integrado à Formação Permanente de Professores e promovido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen), por meio da Assessoria Pedagógica. O evento ocorreu na tarde dessa quinta-feira (19/10), no Bloco XXI B.

O ponto central da reunião foi uma palestra ministrada pela psicóloga Cristina Adriana Rodrigues Keri, que liderou uma discussão sobre um elemento considerado de extrema importância para a eficácia do ensino: “o investimento nas relações interpessoais na construção de vínculos”.

Ela enfatizou a importância de criar um ambiente em que os acadêmicos se sintam confiantes. “Que estejam próximos o suficiente para serem autênticos, a ponto de fazer perguntas quando não compreendem, compartilhar suas curiosidades e promover reflexões”, apontou.

Durante essa reflexão conjunta, foram explorados vários fatores, incluindo o papel do professor, do estudante e a dinâmica dos vínculos estabelecidos. Também se discutiu a influência da intensidade das relações nesse processo, bem como estratégias para entender e mediar essas interações de forma eficaz.

Conforme a assessora pedagógica Ioná Vieira Bez Birolo, a tarde serviu também para discutir sobre as variadas abordagens da aprendizagem e, nesse contexto, a importância de considerar não apenas as distintas maneiras de aprender, mas também as diversas formas de ser e de aprender. 

“O ato de aprender está intrinsecamente ligado à nossa identidade e à qualidade de nossas interações e vínculos interpessoais. O aprendizado está diretamente relacionado com quem somos e como nos conectamos com as pessoas ao nosso redor”, disse.

“Dedicamos uma parte significativa da discussão à relevância dos vínculos estabelecidos na sala de aula, reconhecendo a influência fundamental que esses vínculos exercem no processo de ensino e aprendizagem, tanto para o professor quanto para o estudante”, complementou Ioná.

A experiência de participar foi extremamente enriquecedora para a professora Violeta Sutili, que ministra aulas nos cursos de Artes Visuais e Design. “Essa vivência contribuiu significativamente para o nosso desenvolvimento como docente, tanto no âmbito das interações com seus colegas como no relacionamento com os alunos, incluindo o trabalho na construção de vínculos individuais com cada um deles”, concluiu.

Os próximos encontros da Comunidade de Aprendizagem ocorrem em 9 e 23 de novembro; e dia 14 de dezembro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2023 às 09:32
Compartilhar Comente

Araranguá recebe três ações de Extensão da Unesc

Araranguá recebe três ações de Extensão da Unesc
Mais imagens

A cidade de Araranguá foi cenário de três ações de Extensão de grande relevância, no sábado (21/10). No Calçadão da cidade, ocorreram oficinas que abordaram temas como plantas medicinais, compostagem, aproveitamento integral dos alimentos e educação em Direitos do Consumidor. 

Simultaneamente, na Unidade Básica de Saúde do Bairro Coloninha, foram conduzidas oficinas destinadas às crianças, focadas em higiene e saúde bucal, auriculoterapia e contação de histórias, bem como sessões informativas sobre a saúde da mulher e do homem. Na Praça Cesário Cibien, os acadêmicos realizaram um trabalho de revitalização.

Toda essa iniciativa foi coordenada pela professora Geiziane Laurindo de Morais, que integra a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Unesc, e contou com a colaboração dos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), e do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes).

“Realizamos dez oficinas de diferentes temáticas, que não apenas forneceram conhecimento prático, mas também promoveram a prevenção de doenças, bem como ensinaram alternativas naturais de tratamento e fomentar a sustentabilidade ambiental”, disse Geizi.

Ela ainda ressaltou que essas oficinas também transmitiram técnicas valiosas para economizar recursos, preparando assim as futuras gerações para uma vida saudável. “Além de capacitar as pessoas para cuidar de sua saúde, essas ações reforçam os laços comunitários. Estamos, de fato, transformando conhecimento em ação prática para promover o bem-estar coletivo”, complementou Geizi.

A iniciativa de revitalização da praça foi liderada pela professora de Engenharia Civil e extensionista, Evelise Zancan. “Essa iniciativa vai além da melhoria do ambiente físico, tendo impactos positivos na qualidade de vida dos moradores. A revitalização cria espaços públicos mais agradáveis e seguros, proporciona oportunidades para atividades recreativas e promove o bem-estar físico e emocional das pessoas”, finalizou Evelise.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de outubro de 2023 às 08:33
Compartilhar Comente

Unesc promove encontro de conscientização sobre câncer e saúde mental

Unesc promove encontro de conscientização sobre câncer e saúde mental
Bate-papo com a psicóloga Fernanda Fernandes ocorreu na manhã desta terça-feira (24/10) na Universidade Mais imagens

Na manhã desta terça-feira (24/10), a Unesc realizou um evento significativo e que faz parte da programação da campanha “Outubro Rosa – Novembro Azul: Cores diferentes, uma única missão. A Unesc apoia as iniciativas por uma vida mais saudável”. O encontro teve como foco a reflexão acerca da saúde mental de pacientes diagnosticados com câncer, trazendo uma abordagem especializada pela psicóloga Fernanda Fernandes.

Na sala 01 do Bloco O da Universidade, estudantes e profissionais se reuniram para explorar a temática da saúde emocional e psicológica no contexto do câncer. O coordenador do programa Acolher, Zolnei Vargas de Córdova, enfatizou a importância deste evento como uma valiosa oportunidade para ampliar a compreensão sobre o diagnóstico precoce. 

“É um momento de reflexão sobre nossas vidas, o propósito de nossa existência e a consciência da importância de cuidar da nossa saúde”, observou. Uma das ênfases da discussão foi a importância de reconhecer o câncer de mama como um diagnóstico que afeta não apenas as mulheres, mas também os homens, com um homem em cada 100 casos. 

“Este ponto de vista ressalta a necessidade de sensibilização e autocuidado em ambos os gêneros, com ênfase em realizar o autoexame, procurar aconselhamento médico e integrar a avaliação das mamas nos exames de rotina”, complementou Córdova.

A psicóloga Fernanda Fernandes destacou a relevância do diagnóstico precoce do câncer e enfatizou a necessidade de todos estarem atentos a quaisquer mudanças em seus corpos, especialmente nas mamas. Ela encorajou a busca por orientação médica e a inclusão da avaliação das mamas nos exames de rotina, dada a crescente incidência do câncer a cada ano. 

“É crucial que todos estejamos conscientes de que essa doença pode afetar a nós mesmos ou a pessoas próximas a nós. Quanto mais recursos tivermos à nossa disposição para a detecção precoce, melhor será o tratamento, aumentando as chances de cura e fortalecendo nossa capacidade de enfrentar os desafios que possam surgir”, disse Fernanda.

A acadêmica do curso de Psicologia, Eloísa Paganini, também participou do encontro e ressaltou a importância do momento como uma oportunidade de aprendizado. “Esse debate precisa permanecer em destaque e ser uma constante discussão”, comentou.

A acadêmica também do curso de Psicologia, Lívia Rodrigues, compartilhou o ponto de vista sobre a relevância da roda de conversa, destacando que Fernanda abordou questões fundamentais relacionadas ao acesso, tratamento, prevenção e enfrentamento do câncer. “Esses encontros são fundamentais para maior compreensão da doença”, enfatizou. No encerramento do evento, a psicóloga presenteou o grupo com algumas canções que ela mesma interpretou, acompanhada do violão.

Programação

Ainda nesta terça-feira, psicólogos, acadêmicos e voluntários estão, ao longo de todo o dia, estrategicamente posicionados no Hall do Bloco Administrativo, nos espaços XXI A e B e no Bloco R, para oferecer acolhimento, diálogo e orientações a todos que desejarem, reforçando o compromisso da Universidade com a saúde. 

A programação da campanha na Unesc é organizada por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; do programa Acolher; do Departamento de Desenvolvimento Humano (DDH); do Programa de Residência Multiprofissional, da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA); das Clínicas Integradas; do curso de Psicologia; do Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação; do curso de Farmácia; do Centro Multiprofissional em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cempics); e da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2023 às 15:48
Compartilhar Comente

Cuidado nutricional e psicológico dos transtornos alimentares é tema de minicurso

Cuidado nutricional e psicológico dos transtornos alimentares é tema de minicurso
Atividade faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia que ocorre até sexta-feira (27/10) na Unesc (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Os transtornos alimentares, como a anorexia nervosa, bulimia nervosa e o transtorno da compulsão alimentar, representam desafios complexos que afetam inúmeras vidas em todo o mundo. No entanto, há uma luz no fim do túnel graças a uma abordagem que integra o cuidado psicológico e nutricional. 

A temática foi objeto de discussão na manhã desta terça-feira (24/10), na Unesc, pela professora e nutricionista Louyse Damázio e pelo psicólogo Maurício Lopes. Os dois foram os palestrantes convidados que proporcionaram um olhar aprofundado sobre o "Cuidado Nutricional e Psicológico nos Transtornos Alimentares". 

Durante o minicurso, que faz parte da programação da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc, os participantes tiveram a oportunidade de ampliar sua compreensão sobre os transtornos alimentares. Estes são distúrbios psicossomáticos graves caracterizados por comportamentos excessivos relacionados ao controle de peso e a padrões alimentares anormais, que podem variar de restritivos a compulsivos.

Conforme Louyse, fatores genéticos, psicológicos e socioculturais desempenham um papel significativo na origem e desenvolvimento dos transtornos. “Esles podem levar à hiperatividade, bradicardia, vômitos, amenorreia e ansiedade, depressão, fobias, compulsões e atitudes excêntricas em relação à alimentação”, observa. 

Muitas vezes, segundo ela, a batalha travada por aqueles que enfrentam esses transtornos é invisível, mas seus impactos são profundamente devastadores, manifestando-se em sérias complicações físicas e consequências significativas para a saúde mental.

A Importância da Abordagem Integral 

O psicólogo especializado em saúde mental explicou que uma abordagem integral é fundamental para a recuperação bem-sucedida dos transtornos alimentares. Ele destacou que, além dos sintomas físicos, é crucial explorar as raízes emocionais dessas condições. “Para isso, a terapia cognitivo-comportamental (TCC), a terapia familiar e a psicanálise desempenham um papel fundamental na identificação e gestão desses transtornos”, diz. A importância da nutrição na jornada de recuperação também foi abordada durante o encontro. 

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc é patrocinada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (Crea/SC) e recebe apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc), além do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação e da Biozenthi. 

O evento é gratuito e aberto à comunidade. Mais informações sobre a programação podem ser encontradas no https://www.unesc.net/sct2023.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de outubro de 2023 às 13:54
Compartilhar Comente