AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Profissionais do Colégio Unesc recebem treinamento de primeiros socorros

Profissionais do Colégio Unesc recebem treinamento de primeiros socorros
Colaboradores foram orientados a como agir em eventuais emergências Mais imagens

Os profissionais e colaboradores do Colégio Unesc, orientados pela enfermeira Denise Machado Farias, do SOS Unesc, aprenderam como agir corretamente em casos de crises convulsivas, desmaios, hemorragias, queimaduras, acidentes com animais peçonhentos, além de serem apresentados às técnicas de PCR (reanimação cardíaca) e manobra de Heimlich, durante o treinamento prático de primeiros socorros que ocorreu na manhã desta terça-feira (18/10), na Universidade.

Para a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, essa atividade é de extrema importância, já que oferta cada vez mais segurança aos alunos. “Estar em um colégio com a experiência e com o know-how da nossa Universidade permite com que dentro deste espaço formativo tenhamos todo o apoio necessário para a realização desses procedimentos. Os nossos professores, estagiários, equipe administrativa, estão se preparando para dar todo o suporte sempre que houver necessidade”, comentou. 

A técnica de enfermagem Jaqueline Mezari de Farias, responsável pela enfermaria do Colégio Unesc, destacou os cuidados já tomados pela Instituição para assegurar o bem estar físico dos estudantes e colaboradores, reforçados com a ação de capacitação. “Temos hoje no Colégio uma enfermaria, da qual sou a responsável pelo atendimento dos alunos, e sempre temos o apoio do SOS Unesc caso seja necessário”, explicou Jaqueline. 

Esta foi a segunda etapa do treinamento, que anteriormente contou com uma aula teórica realizada de forma virtual.

O treinamento é referente à Lei 13722/18, sancionada no dia 04/10/2018, conhecida como Lei Lucas, e que tornou obrigatório as escolas públicas e privadas e espaços de recreação infantil de todo o país a prepararem-se para atendimentos de primeiros socorros.


 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de outubro de 2022 às 20:39
Compartilhar Comente

Unesc conquista três medalhas de ouro na natação das Paralimpíadas Universitárias

Unesc conquista três medalhas de ouro na natação das Paralimpíadas Universitárias
Atleta João Paulo Santiago Gregorine, da sétima fase do curso de Direito, colocou a Universidade entre as 20 melhores do Brasil Mais imagens

O Vade Mecum ficou na prateleira e a touca de natação ocupou a cabeça do acadêmico da sétima fase de Direito, da Unesc, João Paulo Santiago Gregorine, nas disputas da primeira edição da Conexão Paralímpica, realizada em João Pessoa, na Paraíba. Com muita garra e determinação, ele conquistou três medalhas de ouro na natação, nos naipes: 100 metros livre; 100 metros costas e 100 metros peito.

O futuro bacharel em Direito, com os 36 pontos atingidos, colocou a Unesc em 6º lugar no quadro final da modalidade, e entre as 20 melhores universidades na competição. A organização foi do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB), através da Diretoria de Desenvolvimento Esportivo do CPB e o evento abrangeu três competições: Paralimpíadas Universitárias, Paralimpíadas Militares e Intercentros.   

Segundo Gregorine, os esforços valeram a pena. “Representar a Unesc nas Paralimpíadas Universitárias em João Pessoa, uma competição nacional, me deixou muito orgulhoso. Conquistei três medalhas de ouro e estou muito feliz com os resultados, foi muito gratificante estar no alto do pódio e ver todo o esforço sendo recompensado. Gostaria de agradecer a Unesc pelo suporte que precisei. Esse apoio com certeza foi essencial para o meu grande desempenho na Paraíba”, agradeceu.

Os bons resultados conquistados em todos os esportes, destaca uma das principais bandeiras da Universidade Comunitária, na visão da reitora Luciane Bisognin Ceretta. “Estamos felizes com os resultados, selando uma das importantes missões da Unesc, que é a defesa do esporte como uma das grandes estratégias para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. A nossa Universidade, no decorrer de sua história sempre apoiou o esporte. Mas, daqui para frente eu diria que ainda mais intensamente, estamos demarcando algumas bandeiras, e o esporte é a primeira delas”, declarou.

Fotos: Divulgaão/CBP - Texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de outubro de 2022 às 19:21
Compartilhar Comente

Unesc realiza Formação Continuada com professores da Rede Municipal de Criciúma

Unesc realiza Formação Continuada com professores da Rede Municipal de Criciúma
Mais de 30 docentes de escolas municipais da cidade participaram de palestra sobre educação infantil (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores do ensino infantil e fundamental da Rede Municipal de Educação de Criciúma participaram nesta segunda-feira (17/10) de ações de Formação Continuada na Unesc. Nos períodos da manhã e da tarde, os docentes compareceram a uma palestra ministrada pela professora doutora. Fernanda Regina Luvison Paim sobre a importância da brincadeira no desenvolvimento das crianças.

Intitulada “A criança e a brincadeira: só brincar? O papel do brincar na Educação Infantil”, a palestra contou com mais de 30 participantes de diferentes escolas municipais de Criciúma, que tiveram a oportunidade de trocar dicas e experiências relacionadas às diferentes formas de brincar, quais tipos de brincadeiras devem ser estimuladas e como integrar a hora dos estudos com a hora da brincadeira.

“Esta é uma discussão fundamental para se pensar a docência na educação infantil”, conta Fernanda Paim, ressaltando a importância da atividade e do projeto de Formação Continuada para toda a sociedade. “Já tivemos outros eventos neste ano e esta é mais uma etapa desta parceria com a Prefeitura Municipal de Criciúma e, em especial, com a Secretaria Municipal de Educação”, completa.

Formação Continuada

As atividades de formação continuada propostas pela Unesc atenderem, no ano de 2021, um total de 20 municípios, divididos em 37 reuniões, com 4.271 professores participantes. Entre os municípios atendidos em 2021 estiveram Araranguá, Balneário Arroio do Silva, Balneário Gaivota, Balneário Rincão, Capão da Canoa, Criciúma, Dom Pedro de Alcântara, Forquilhinha, Içara, Jacinto Machado, Lauro Muller, Mampituba, Maracajá, Osório, Passo de Torres, Rio Fortuna, Sangão, São João do Sul, São Ludgero, Três Cachoeiras e Urussanga.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de outubro de 2022 às 13:33
Compartilhar Comente

Unesc promoverá diálogos durante a Feira CasaPronta

Unesc promoverá diálogos durante a Feira CasaPronta
Além do estande, a Universidade terá palestras com temas importantes para a região. Recentemente, a Instituição participou da Agroponte (Fotos: Arquivo/Agecom/Unesc) Mais imagens

A Unesc estará presente com um estande na 19ª Feira CasaPronta e participará de importantes debates ao longo da programação que inicia nesta quarta-feira (19/14), no Pavilhão de Exposições José Ijair Conti, em Criciúma. O evento, tradicional na cidade, tem o objetivo de apresentar tendências dos setores de construção, decoração, mobiliário do mercado na região Sul de Santa Catarina, com exposição de diversos segmentos.

“A Feira é um evento importante que traz grandes diálogos, conhecimento e mostra o potencial da nossa região. Não poderíamos ficar de fora desse grande movimento que demarca o que a Universidade tem de melhor no ensino, na pesquisa e na extensão. Participamos ativamente de grandes movimentos da cidade e região. Com certeza é um local para ampliação da capacidade de qualificação profissional de excelência e uma porta entre a Universidade e a comunidade, mostrando essa qualificação à serviço da transformação da sociedade”, comenta a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Ela lembra que professores farão parte da programação levando muito conhecimento a todos que por ali transitarem por meio de palestras que serão proferidas no estande da Universidade. Entre os diálogos destacados pela reitora estão temas como: “Modelos 3D com utilização de drones” com o professor Jóri Ramos Pereira, na quarta-feira, às 19h; “Auxílio de projeto e execução”, a partir das 19h de quinta-feira (20/10) com o professor Carlos Alberto Silvia; e “Evolução do vendedor na era da transformação digital” na sexta-feira (21/10), às 18h, e no sábado, às 15h, com o professor Lucas Gue. 

Ainda na sexta-feira, às 19h, o professor Anderson Paes falará sobre “Design da experiência do usuário (UX)”. No sábado (22/10) os professores Patrícia Darolt de Costa e Luiz Henrique Rosa da Silva falarão sobre “Software para gestão ambiental”, às 17h. Para finalizar, no domingo (23/10), o professor Gustavo Bisognin abordará o tema Smart Cities, às 16h.

Percepção

A diretora da NossaCasa Feiras & Eventos, organizadora da Feira CasaPronta, Jaqueline Backes, percebe dois momentos de evolução da ação. “Percebo a evolução do visitante, que foi entendendo o que é uma feira e o que pode fazer no evento. Muitas pessoas achavam que era só exposição e agora eles entendem que tudo está sendo vendido e a CasaPronta traz muito resultado”, observa. “A segunda percepção é a dos expositores que lidam melhor com a apresentação do produto, da sua marca e do atendimento. Existe muita preocupação e preparação para expor no evento. Além disso, muitos expuseram pela primeira vez na CasaPronta e depois foram expor em feiras nacionais e internacionais”, acrescenta. O evento ocorre até domingo (23/10).

Ingressos

Os ingressos poderão ser adquiridos no local da feira pelo valor de R$ 5. Crianças menores de 12 anos de idade devem estar acompanhadas dos responsáveis e não pagam ingresso.

Horário da Feira Casa Pronta:

Quarta-feira, dia 19: 16h às 22 horas

Quinta-feira, dia 20: 16h às 22 horas

Sexta-feira, dia 21: 16h às 22 horas

Sábado, dia 22: das 14h às 22 horas

Domingo, dia 23: das 14 às 19 horas

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de outubro de 2022 às 13:22
Compartilhar Comente

Useall Software é a mais nova parceira do Unesc Labs

Useall Software é a mais nova parceira do Unesc Labs
Unesc consolida projeto Graduação Multi, oferecendo o quarto laboratório aos alunos do curso de Ciência da Computação para a vivência do dia a dia profissional Mais imagens

A Unesc e a Useall Software firmaram mais uma conexão para consolidar ainda mais a Graduação Multi da Universidade. Por meio de um projeto pioneiro e conectado entre setor público e Universidade Comunitária, foi inaugurado na tarde desta segunda-feira (17/10), mais um Unesc Lab, instalado na sala 102 do primeiro andar do Bloco XXI - A. O espaço será uma extensão da empresa criciumense de software e envolverá cinco bolsistas do curso de graduação em Ciência da Computação da Unesc.

O evento de inauguração do espaço contou com a participação da diretoria e lideranças das verticais da empresa e dos professores, acadêmicos e representantes da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia. Inovação e Tecnologia (Aditt). Este é o quarto laboratório do projeto Unesc Labs, que busca a aproximação entre a academia e as empresas do setor.

Segundo a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, a empresa se associa a esta proposta de ensino e customiza todo o laboratório, trazendo a realidade do mercado. “A Useall traz suas necessidades e o seu no know how para a Universidade e aqui um grupo de alunos bolsistas selecionados, com a supervisão de um professor, vão pensar nas soluções dessas demandas, desses problemas. Então, é uma forma de conectar a nossa Instituição cada vez mais às necessidades do mercado de trabalho, da comunidade, porque temos a certeza que o aluno vai sair daqui com uma experiência diferenciada. Com isso, a Unesc está afinada e sintonizada com as necessidades dos diversos setores empresariais”, avaliou.

Na visão do diretor comercial da Useall, Hudson Uggioni, a parceria com a Unesc vai possibilitar a participação e contribuição social da empresa na comunidade criciumense. “Para nós é um momento importante de retribuição à nossa cidade. Buscamos neste projeto, uma sintonia, uma sincronização com a Universidade, para nos fornecer uma mão de obra especializada de que o mercado precisa. Acreditamos que essa nova forma de interagir com a Unesc vai trazer resultados bastante positivos. Os profissionais que sairão daqui, chegarão ao mercado de trabalho com a bagagem daquilo que precisamos no nosso dia a dia. Os acadêmicos aqui envolvidos, com certeza vão ganhar muito, porque irão para o setor, com uma linguagem totalmente própria daquilo que a precisamos. Com isso ganha a Universidade, os estudantes e nós também, do mercado de trabalho”, comentou.

O coordenador do curso de Ciência da Computação, Luciano Antunes, destacou a importância de mais uma empresa se inserir na Universidade. “É fundamental essa parceria entre a Unesc e a Useall. Trazer para os alunos e professores o que o mercado realmente necessita na área de Ciência e Computação. Isto é um dos nossos diferenciais. Aqui o nosso acadêmico vai aprender de acordo com as necessidades do mercado produtivo. Estamos concretizando o quarto Unesc Lab, agora com uma importante empresa de desenvolvimento de software”, pontuou.

Quatro Unesc Labs

Antunes destacou ainda a quantidade de universitários que estão sendo beneficiados diretamente com as instalações dos laboratórios. “Atualmente nós temos 20 acadêmicos sendo atendidos por este projeto, fora os que não compõem de forma oficial as equipes. Aqui no Unesc Lab Useall, neste projeto de extensão, os alunos vão experimentar as vivências que um profissional da área de tecnologia, de desenvolvimento da empresa parceira, enfrenta em sua rotina”, concluiu

O professor e coordenador do Unesc Lab Useall, Geovane Martins, vai capitanear os seis bolsistas selecionados para atuarem no novo laboratório. “Estarei na supervisão dos trabalhos nessa trajetória de desenvolvimento, atualização de tecnologia e melhoria de produtos já existentes por parte da Useall. É uma grande oportunidade para todos, não só aos alunos da graduação, mas também será um desafio para acadêmicos dos programas de pós-graduação, mestrado e doutorado no que diz respeito à Inovação, algo constantemente cobrado pela indústria e tantos outros segmentos de serviço. É a Unesc derrubando seus muros, fazendo o seu papel como Universidade Comunitária, se inserindo e mostrando sua missão na comunidade. Preparando seus alunos ao mercado de trabalho e consequentemente abrindo os portões do campus para as empresas adentrarem ao mundo acadêmico”, comemorou.

Recém ingresso na Universidade, o acadêmico da primeira fase do curso de Ciência da Computação, Douglas Martinhago Rosso, avalia como fundamental o projeto para a sua futura profissão. “Essa extensão acadêmica vai nos ajudar muito, principalmente por não termos nenhuma experiência. Esse projeto nos proporcionará um conhecimento na área, uma visão de como atua o profissional da Ciência da Computação no dia a dia. Futuramente, quem sabe, poderemos ser contratados pela empresa. A Computação tem um campo vasto hoje em dia e este laboratório é uma grande oportunidade para conhecer realmente a minha futura profissão, vivenciando a realidade profissional dentro da Universidade”, relatou.

Equipe do Unesc Labs Useall

Ainda fazem parte da equipe os acadêmicos: Amanda Vanderlinde Soares -  4ª Fase; Wesley Anhaia da Silva - 2ª Fase; Davi Alves Pedroso - 2ª Fase e Julian Sebastiana da Silva - 1ª Fase

Verticais

A Useall Software trabalha com várias verticais:

E2 Software

Software desenvolvido para as redes de geração, transmissão e distribuição de energia, com recursos alinhados às normas da ANEEL

ERP Useall

Sistema desenvolvido para empresas de médio porte, com recursos que vão do primeiro contato ao pós-vendas.

iZY 

Software de gestão online, voltado ao controle administrativo, financeiro e produtivo do negócio.

Doo

Sistema voltado para a Gestão que dispõe de ferramentas que atendem às normas ISO

Fotos e texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de outubro de 2022 às 20:53
Compartilhar Comente