AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc marca presença em mais uma edição da Expomais

Unesc marca presença em mais uma edição da Expomais
Universidade é uma das cocriadoras do evento que apresenta palestras e painéis que mostram a transformação das organizações Mais imagens

Mantendo a característica de abordar temas atuais e relevantes nas diferentes modalidades, a partir dos eixos de marketing, administração, inovação e sinergia, a quinta edição da Expomais, começou nesta terça-feira (26/10) e está trazendo, novamente, grande protagonismo no espaço da reflexão e da transformação do cenário atual, reforçando sua importância para profissionais, organizações e comunidade em geral. A Expomais é novamente acompanhada pela Unesc, como uma das cocriadoras, e o evento ocorre no Auditório Jayme Zanatta, na ACIC, e se estende até esta quinta-feira (28/10).

A reitora da Unesc participou da abertura. Luciane Bisognin Ceretta observou que a Expomais representa muito bem o movimento que as organizações estão precisando fazer nesse momento, o que é acompanhado pela Universidade. “Toda a programação está preciosa e muito bem elaborada. A Expomais por si só já é um evento de sucesso porque ela consegue reunir instituições de ensino, que junto com entidades empresariais, promovem essa cocriação e essa organização colaborativa. E o cenário presente e futuro sinaliza justamente isso, a capacidade de as pessoas superarem as suas diferenças e encontrarem pontos de convergência a partir de relações mais solidárias, colaborativas e cooperativas”, salientou.

Luciane ainda lembrou que esse movimento demarca uma retomada dos encontros, das discussões, do olho no olho, que é fundamental para a ampliação do processo de reflexão do ser humano. Além disso, as organizações foram convocadas a seguir a transformação que o cenário da pandemia trouxe aceleradamente, e toda essa ressignificação na instituição de ensino, que não deixa de manter a tradição do pioneirismo, mas que tem saído na frente no desenvolvimento, ofertando alternativas diante do cenário desafiador.

E essas alternativas, conforme a reitora, estão conectadas dentro dos aspectos pedagógicos e acadêmicos, que acompanham todo esse processo, apresentando novos formatos curriculares, novos projetos, novas parcerias com os setores produtivo e público, e na relação com a sociedade, “com o intuito de ampliar essa capacidade de qualificação profissional de excelência que a Universidade traz, mas ao mesmo tempo colocando essa qualificação à serviço da transformação da sociedade. E a Universidade Comunitária tem essa missão. E fazer em um cenário de transformação é, de fato, um grande desafio, que é do nosso tempo”, observou.

Palestra de abertura

A Expomais trouxe como primeira atividade a palestra “Liderança na Era da Hipercompetitividade”, proferida pela doutora em Administração e PhD pela Florida Christian University, professora Paulette Melo.

“Qual será o futuro da sociedade? O que estamos fazendo por esse futuro? Estamos sendo fator de soma na vida das pessoas? Quais foram suas maiores realizações no ano passado?”, foram algumas das grandes reflexões trazidas na palestra. “Um tema absolutamente necessário no cenário atual que apresenta esse líder transformacional, justamente no cenário onde as organizações estão em transformação”, avaliou a reitora Luciane Ceretta, que acompanhou todo o conteúdo.

“Ela trouxe pontos de reflexão muito importantes para todos os que assumem diferentes posições dentro das organizações, sobretudo aqueles que o fazem nos lugares de lideranças. Hoje foi um dia de reflexões muito importantes”, disse Luciane.

Após a apresentação, a professora Paulette Melo atuou como moderadora do painel “Transformação nas organizações”, composto pela designer estratégica Joana Mao, pelo cirurgião Leandro Avany Nunes, presidente da Unimed Criciúma, e pelo designer de negócios e redes Marcos David.

Sinergia

Conforme o presidente da ACIC, Moacir Dagostin, essa sinergia, um dos eixos da Expomais, é muito importante. “Na Expomais, empresas e academia, num projeto de cocriação, trabalham sinergicamente, buscando conhecimentos estratégicos que possam ser aplicados pelas empresas, instituições de ensino e sociedade. Trata-se de um ambiente transformador, com espaço para as reflexões sobre o momento presente e com um olhar para o futuro”, disse.

Aloísio Westrup, presidente do Sicredi Sul Santa Catarina, reforçou a felicidade de fazer parte desse grande evento e com a retomada dos eventos presenciais.

O diretor executivo do Sindicato das Indústrias de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), Márcio Cabral, destacou que é necessário acompanhar o progresso e a transformação constante, além de discutir o papel da liderança e estar preparado para os grandes desafios.

Agenda

A Expomais terá sequência nesta quarta-feira, 27, a partir das 19 horas, com a palestra “O Mundo mudou… Bem na minha vez!”, ministrada pelo doutor em Comunicação Dado Schneider, também moderador do painel “As mudanças do ambiente de trabalho”, que fechará a programação do segundo dia.

Na quinta-feira ocorrerá a palestra “A mudança favorece a mente preparada para o futuro” e o painel “Liderança em ambientes de gestão de crise”, ambos conduzidos pelo executivo de negócios Romeo Busarello.

Além da Unesc e da ACIC, a cocriação da Expomais envolve a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Esucri, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Satc, Sebrae, Senac e Sesi/Senai. O evento tem como apresentadores Carvão Mineral e Sicredi.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2021 às 10:59
Compartilhar Comente

Colégio Unesc promove ação 'Vamos fazer uma criança feliz'

Colégio Unesc promove ação 'Vamos fazer uma criança feliz'
Alunos do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio Unesc arrecadam brinquedos e entregam na Casa da Infância (Foto: Daniela Savi) Mais imagens

Na Unesc, as ações comunitárias fazem parte de nosso DNA. Nos tempos atuais, exemplos de amor ao próximo e solidariedade se revestem de mais valor. Uma mão se une a outra e com gestos transformam vidas. E foi trabalhando as datas comemorativas, durante as aulas de História, que os alunos do primeiro ano do ensino fundamental do Colégio Unesc tiveram a ideia de uma grande ação e criaram a campanha “Vamos fazer uma criança feliz”.

A professora Patrícia Stanger Cardoso conta que as datas são muito importantes, pois conectam os estudantes à essência e a história por trás de uma celebração. “Como na semana da criança, dentro do colégio, fizemos jogos e brincadeiras, surgiu a ideia de fazer a arrecadação de brinquedos para as crianças carentes. Eles que tiveram a iniciativa, após uma reflexão de que muitas têm dificuldades e não podem ter um brinquedo em casa”, contou.

Para divulgar a campanha, eles foram nas demais turmas do Colégio Unesc e fizeram até cartazes. Os brinquedos arrecadados, entre livros, quebra-cabeças, bonecas, carrinhos, ursos de pelúcia, e jogos da memória, estavam dentro de duas caixas embrulhadas nas cores vermelho e outra azul, e foram entregues na tarde de terça-feira (26/10) para crianças atendidas na Casa da Infância, no Bairro Fábio Silva. Lá, eles conheceram o espaço e ainda puderam participar de umas das oficinais, cantando com o professor de música. E a canção "O Sol", de Vitor Kley foi a escolhida para abrilhantar a tarde dos pequenos alunos do colégio, que cantarolavam enquanto as crianças da Casa da Infância acompanhavam ao violão. Após a cantoria, a equipe da Casa da Infância preparou um delicioso lanche para os pequenos visitantes.

A diretora Giselle dos Passos Vieira que também acompanhou a entrega, ressaltou a importância desse trabalho dentro da instituição, desde as primeiras séries, já que é uma forma de estarem conectados com o universo de possibilidades que a Unesc oferta. “Temos outras iniciativas dentro da Universidade que faz com que estejamos conectados. Quando surgiu esse projeto, pensamos nesse espaço como forma de contribuir, unindo a solidariedade, o cuidado com o outro, o consumo consciente, contribuindo e compartilhando, sempre que possível, aquilo que temos”, comentou, lembrando, ainda, que essa foi uma sementinha plantada e que vai ser levada para a vida toda.

Casa da Infância

A entidade beneficiada com a ação foi fundada em 2018 e atende crianças, adolescentes e seus familiares, em vulnerabilidade social. É uma organização beneficente e filantrópica. Dentre as oficinas atendidas estão artes, circo, convivência, piano, esporte e lazer, educação inclusiva digital, música, entre outras.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

27 de outubro de 2021 às 10:22
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para os Programas de Residência Multiprofissional da Unesc

Inscrições abertas para os Programas de Residência Multiprofissional da Unesc
A oportunidade são para os profissionais das áreas de Enfermagem, Farmácia, Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Educação Física Bacharelado(Fotos: Décio Batista/Arquivo) Mais imagens

A Unesc está oferecendo uma grande. Estão abertas até o dia 22 de novembro as inscrições para os editais do Programa de Residência Multiprofissional. “Nós temos três editais abertos”, confirma a professora Lisiane Tuon, coordenadora dos programas. “Essas residências contemplam as áreas de saúde mental, saúde coletiva e atenção básica”, detalha.

Graduandos que tenham, até a data da matrícula, o registro do conselho profissional da sua área ou o número provisório do registro também poderão participar do processo seletivo. O interessado tem a chance de se inscrever em mais de um edital, já que as provas ocorrem em horários diferentes. A inscrição estará aberta até 22 de novembro e será confirmada depois de efetivado o pagamento do boleto, no valor de R$ 175. Para buscar mais informações e se inscrever, clique aqui.

A escolha dos candidatos para os programas acontecerá em três etapas: prova escrita, marcada para 27 de novembro, valendo 40 pontos; análise de títulos, 25 pontos; e entrevista, 35 pontos. Os resultados serão publicados na página do processo seletivo, no dia 14 de dezembro. “Ao término do contrato, os participantes receberão a titulação de especialista”, lembra a professora Lisiane.

O profissional aprovado vai receber uma bolsa financiada pelo Ministério da Saúde no valor de R$ 3.330,00 por mês, no período de dois anos, com dedicação exclusiva na prestação de serviços na rede municipal de Saúde de Criciúma e na rede dos serviços vinculados à Unesc junto à prefeitura.

Número de vagas

Para o Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva estão disponíveis duas vagas para cada especialização. Na Atenção Básica e Saúde da Família a oferta de vagas é da seguinte forma, por área de atuação: duas para Odontologia e uma para os demais profissionais. Já no Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial a distribuição por qualificação é da seguinte forma: duas vagas para  Educação Física Bacharelado, Farmácia e Nutrição, quatro vagas para Enfermagem e cinco para Psicologia.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2021 às 21:08
Compartilhar Comente

Unesc oferta Mestrado Interinstitucional no interior do Ceará

Unesc oferta Mestrado Interinstitucional no interior do Ceará
PPGE e PPGDS oferecem aulas que iniciaram neste mês com duração de dois anos (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Unesc, além de qualificar seus estudantes, também desenvolve programas para a qualificação de professores universitários. Através do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu, oferece formação para docentes de outras Instituições de Ensino Superior, pelo Mestrado Interinstitucional (Minter). Atualmente, os Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) estão capacitando professores e profissionais vinculados ao Grupo AIAMIS, com destaque para a Faculdade do Instituto de Estudos e Desenvolvimento Humano (Ieducare), da cidade de Tianguá, no Ceará, em conteúdos que se estenderão por dois anos.

Devido à avaliação com conceito mínimo 4 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação (MEC), o PPGE e o PPGDS estão habilitados a oferecer essas turmas de mestrado fora da sede. O objetivo é justamente levar a Pós-Graduação Stricto Sensu para regiões que ainda não são atendidas por cursos regulares de mestrado, propiciando a formação para docência e pesquisa de alto nível.

Minter PPGE

Na última quinta-feira (21/10) teve início o Minter do PPGE para 29 professores da Faculdade Ieducare. As aulas estão sendo realizadas via Google Meet enquanto persistir as regras de restrição em função da pandemia do Covid-19, com atividades discentes complementares. No Minter são abordadas três linhas de pesquisas: Educação e produção do conhecimento no processo pedagógicos; Educação, Linguagem e Memória e Formação e Gestão em Processos Educativos.

Para a professora e coordenadora do Minter Interinstitucional do PPGE, Angela Back, a busca pela Unesc por instituições de ensino superior coloca em evidência a importância de uma Universidade comunitária. “Há 53 anos a Unesc contribui para o desenvolvimento regional, cujo coroamento acaba por ter seu reconhecimento em território nacional, uma vez que essa instituição que nos buscou está situada no Ceará”, explicou a coordenadora.

Minter PPGDS

Os encontros síncronos remotos, mediados por Tecnologias da Informação e Comunicação, também iniciaram no mês de outubro com cerca de 25 acadêmicos, sendo a primeira turma de mestrado do PPGDS fora de Criciúma. Devido à característica interdisciplinar do PPGDS, os participantes têm formação em diversas áreas do conhecimento, sendo egressos da região e professores de faculdades no Ceará.

De acordo com o coordenador e professor do Minter do PPGDS, Miguelangelo Gianezini, o objetivo é justamente levar a Pós-Graduação Stricto Sensu para regiões que ainda não são atendidas por cursos regulares de mestrado. “Propiciamos, assim, a formação para docência e pesquisa de alto nível no campo do desenvolvimento Socioeconômico", completou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2021 às 20:27
Compartilhar Comente

Colégio Unesc oferece aulas de karatê com campeão mundial

Colégio Unesc oferece aulas de karatê com campeão mundial
Professor Everaldo passou as primeiras técnicas aos seus novos atletas(Fotos Décio Batista) Mais imagens

O karatê é a mais nova modalidade esportiva oferecida aos alunos das séries iniciais do Colégio Unesc. Na tarde desta segunda-feira (25/10), cerca de 30 crianças começaram seus treinamentos com a orientação do professor e campeão mundial de karatê por equipes Everaldo Pereira, da Associação Team Everaldo/Unesc.

Neste primeiro encontro, o professor buscou despertar o interesse e a concentração dos seus novos atletas. “O projeto é muito bacana, ensinar a arte milenar que é o karatê e é muito legal. Todo esporte vindo da arte marcial e do Japão foca na concentração, no trabalho e no respeito. As primeiras aulas são as mais difíceis, pois  eles precisam entender que o objetivo não é só dar chute e soco, mas sim aprender que a disciplina e o caráter são mais importantes. Para mim, o karatê é uma arte primorosa e vai ajudar bastante esses alunos, foi impressionante o comprometimento dos pais e da criançada. Além dos que estão aqui hoje, já tem mais 18 na fila de espera", contou Everaldo. O professor traz a experiência de pai, mestre e grande incentivador das caratecas Sabrina e Carolaini Pereira, campeãs que representam a Unesc e a região. "Esse projeto no Colégio Unesc era um projeto que já estava sendo esperado há muito tempo. Agora, esperamos tirar futuros campeões, não só para conquistar medalhas, mas para serem futuros campeões na vida”, destacou.

As aulas de karatê são a contrapartida da Associação Team Everaldo ao apoio da Unesc. Para o coordenador do curso de Educação Física da Universidade, professor Joni Marcio de Farias, a modalidade colabora para diversificar a oferta de esportes para os estudantes do Colégio Unesc, representando mais um de tantos diferenciais do colégio que tem ao dispor a estrutura de uma Universidade. “Hoje já temos handebol, futsal e na semana que vem, provavelmente, iniciaremos o futebol de campo. Nossa proposta é oferecer aos nosso acadêmicos de Educação Física a vivência na prática, sobre aquilo que eles aprende na teoria. A parceria com o mestre Everaldo é uma troca onde a Unesc disponibiliza o nosso conhecimento por meio das bolsas e ele transmite sua expertise técnica para a criançada”, comentou o coordenador. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de outubro de 2021 às 16:03
Compartilhar Comente