AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Almoço encerra atividades alusivas ao Dia do Professor na Unesc

Almoço encerra atividades alusivas ao Dia do Professor na Unesc
Docentes e colaboradores se reuniram em confraternização neste domingo (27) (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Abraços, sorrisos e gratidão definiram o encontro de confraternização de Dia dos Professores da Unesc. Neste domingo (27), gestores, professores e colaboradores se reuniram na sede da Sociedade Recreativa Mampituba para encerrar a série de atividades que ocorreram durante todo o mês de outubro, em alusão ao Dia do Professor, comemorado no último dia 15.

Para a Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o evento serviu para unir ainda mais os presentes. “É lindo e motivador ver todos os nossos colaboradores, independente da função que ocupam na universidade, juntos para celebrar”, comentou a gestora.

Ela também acredita que a integração dos professores e colaboradores fortalece a universidade como entidade. “A universidade é um lugar de pensamento divergente, e isso precisa ser respeitado. Mas precisamos encontrar pontos de convergência para guiarmos nossas ações, e um deles é estarmos em uma universidade comunitária, fortalecida e importante para a nossa região, trazendo para cada um de nós a satisfação pessoal e a certeza de que estamos construindo nossos projetos de felicidade e estamos ajudando outros a construírem os seus sonhos de felicidade”, apontou Luciane.

A confraternização celebrou mais do que o trabalho dos professores no campus. De acordo com o diretor de Ensino e Extensão da Unesc, Marcelo Feldhaus, a ação afirma o respeito que a Unesc tem pelos seus professores e colaboradores. “Entendemos que sem os funcionários e seus serviços, o trabalho do professor é impactado, então estamos aqui confraternizando com quem faz a Unesc funcionar”, afirmou Feldhaus.

 “Todos são muito importantes para o bom desempenho da Unesc, e quanto mais confraternizarmos, mais trabalhamos juntos para o bem da universidade, então o momento é de integração, de confraternização”, completou a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud.

Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 27 de outubro de 2019 às 19:45
Compartilhar Comente

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança

Escola de Migrantes Unesc promove dia da criança
Mais imagens

Os projetos de extensão Escola de Migrantes e PLA - Português como Língua de Acolhimento, realizaram na manhã de sábado, 26/10 um grande encontro para marcar o mês da criança. O encontro foi realizado ao ar livre, na praça do estudante da Unesc, reunindo famílias de migrantes de diversos países e professores, acadêmicos e voluntários, que também trouxeram seus filhos para a atividade. Além dos momentos de confraternização, o encontro proporcionou uma oportunidade única para muitas crianças, na manhã do ensolarada, onde puderam conhecer e usar brinquedos que muitos jamais tiveram contato, como jogar pião, andador com latas recicladas, cinco marias e construir a sua própria pipa.

Entre os visitantes famílias haitianas, ganesas e do Togo. Mouhamed Tchagnou e Badiyaton Ouro Yerina, são naturais do Togo, e levaram o filho de dois anos, Murad. Mouhamed está no Brasil  há cinco anos. Chegou primeiro e, mais tarde, trouxe a esposa, que vivia também no país do oeste da Áfrifa, situado entre o Benin e Gana. O haitiano Winchel Plaisimond também aproveitou a atividade para interagir com outros imigrantes e equipe da Unesc, ensinando as crianças a construir pipas. Há três anos no Brasil ele já trouxe a esposa e hoje sonha em cursar Engenharia Civil.

A  atividade envolveu vários programas da Unesc, como o Boi de Mamão, o Museu de Zoologia, Museu da Infância e projetos de extensão como de contação de histórias. O envolvimento tanto de imigrantes quanto das equipes da Unesc que participaram do evento é prova do sucesso da atividade. “É uma forma de integrar adultos e crianças. A ideia é trazer a família do migrante para participar de todas essas atividades que envolvem o brincar, desta forma integrando e socializando e mostrando o contexto sociocultural tanto nosso quanto dos migrantes que aqui vivem”, salienta o coordenador do curso de História, Tiago da Silva Coelho.

A Universidade mantém dois projetos com os migrantes. Além da Escola de Migrantes, os estrangeiros também participam do Português como Língua de Acolhimento. Em ambos são realizadas aulas semanais gratuitas, sempre aos sábados, das 9 às 12 horas, intercalando os conteúdos e ao mesmo tempo fortalecendo os laços com os migrantes.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc - AICOM

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 27 de outubro de 2019 às 14:38
Compartilhar Comente

Último final de semana de aulão Prepara Enem Unesc

O sábado foi de preparação para os estudantes que vão fazer o ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio. Cerca de 200 alunos participaram do último aulão Prepara Enem Unesc, realizado no auditório Ruy Hulse, durante os turnos da manhã e tarde. O objetivo de todos é atualizar conhecimento e tirar dúvidas paras as provas que acontecem nos próximos dias 3 e 10 de novembro em todo o país. Em Santa Catarina a abertura dos portões será às 12h, fechamento dos portões, 13h, início das provas,13h30, término das provas, 19horas.

No último dia de aulões, realizados em parceria com o Colégio Unesc, os participantes tiveram conteúdos de Ciências Humanas e suas tecnologias, no período da manhã, e Linguagens, códigos e suas tecnologias, e redação, na parte da tarde. Um dos participantes foi o morador de Araranguá, Pedro Silvino de Souza Filho. Aos 56 anos ele deixou a mulher e os cinco filhos em casa e partiu para tentar realizar o sonho de cursar a faculdade de Medicina Veterinária. Pedro concluiu o ensino médio através do curso do programa de Educação para Jovens e Adultos, pois já tinha decidido que iria voltar aos estudos e tentar uma faculdade. Mas o custo de um cursinho pré-vestibular era impraticável para o pai de família, que é funcionário de um supermercado. Através de uma sobrinha ficou sabendo que a Unesc realizava de graça o curso preparatório para o Enem. Pedro fez a inscrição e desde o dia 17 tem frequentado as aulas na Unesc, vindo de moto acompanhar os encontros. Agora a expectativa é conseguir uma boa colocação e conseguir a tão sonhada vaga para o curso superior.

Ao todo foram três aulões, dias 17, 19  e 26 de outubro.

Preparação anual

Os aulões programados para o mês de outubro fazem o fechamento de um trabalho anual, realizado pela equipe da Unesc com foco na preparação dos alunos do ensino médio para enfrentarem o Enem. A coordenadora do Prepara Enem na Unesc, Eloisa da Rosa Oliveira, explica que durante o ano a Unesc realiza a parceria com o curso pré-vestibular Navegar, que oferece aulas gratuitas a alunos de escolas públicas e baixa renda. E, além disso, também são realizados os laboratórios de revisão, sempre aos sábados, com encerramento no dia 5 de outubro, organizado pelos estudantes voluntários dos cursos de Licenciatura.

Todas as informações sobre o Enem 2019 podes ser obtidos no site do INEP https://enem.inep.gov.br/.

Ana Sofia Schuster - Assessoria de Imprensa Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Ana Sofia Schuster 27 de outubro de 2019 às 11:59
Compartilhar Comente

Nanotecnologia e odontologia encerram 17ª Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais da Unesc

Nanotecnologia e odontologia encerram 17ª Semana Acadêmica de Engenharia de Materiais da Unesc
Eventos também fizeram parte da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc (Fotos: Fagner Santos) Mais imagens

Entender as propriedades da Nanotecnologia e onde ela pode ser aplicada no mercado foi o tema da palestra “Nanotecnologia: princípios, aplicações e perspectiva”, ministrada pelo engenheiro de materiais do LACER (Laboratório de Materiais Cerâmicos) da UFGRS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Dr. Thiago Wermuth.

Durante a palestra, Wermuth percorreu as origens histórias da nanotecnologia. “É muito importante saber como a nanotecnologia surgiu, quais as motivações por trás das pesquisas iniciais e o nível de progresso que percorremos até aqui”, explicou o palestrante.

Ele também abordou diferentes aplicações para a nanotecnologia nas áreas ambiental, médica e de geração de energia. “As propriedades da nanotecnologia são extremamente úteis para materiais magnéticos, que podem ser utilizados para descontaminação de ambientes hídricos, ou ainda melhorar o desempenho do ramo de energia solar, enfim, a nanotecnologia possui uma vasta gama de aplicações, basta que o engenheiro de materiais esteja pronto para inovar e aplica-la em projetos”, afirmou Wermuth.

O evento fez parte da programação da 10ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, bem como da 17ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Materiais. Para Wermuth, a troca de experiência entre as universidades é importante para a construção de um diálogo firme entre as duas instituições. “É uma honra estar aqui na Unesc compartilhando conhecimento e aprendendo coisas novas também”, comentou.

Odontologia também é tema de palestra

Na última sexta-feira (25), a 17ª Semana Acadêmica do curso de Engenharia de Materiais contou com a presença do engenheiro de materiais e proprietário da Bravo, Rodrigo Brandão. A empresa atua na fabricação de produtos odontológicos.

Na palestra, os acadêmicos puderam conhecer a trajetória profissional de Brandão. “Ele demonstrou a importância do curso de Engenharia de Materiais, bem como a atuação do engenheiro de materiais no ramo da odontologia”, comentou a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, professora Dra. Angela Beatriz Coelho Arnt.
Fagner Santos - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Fagner Santos 26 de outubro de 2019 às 13:00
Compartilhar Comente

Feira da Inovação marca última noite da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Feira da Inovação marca última noite da 10ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc
Apresentação de ideias inovadoras e compartilhamento de conhecimento fecharam semana de intensa programação (Fotos: Mayara Cardoso/ Gregori Flauzino) Mais imagens

Fechando em grande estilo a 10ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc foi realizada na noite desta sexta-feira (25/10) a Feira da Inovação com a apresentação de 12 ideias focadas nas mais variadas atividades. Por meio dos chamados “pitches”, apresentações das propostas focadas na inovação resumidas em três minutos de fala por parte de seus criadores, foram avaliadas propostas que vão desde o desenvolvimento de jogos e torneios, até aplicativos que auxiliem caminhoneiros e plataformas que facilitem o agendamento de consultas médicas ou atendimentos em restaurantes. A ação foi comandada pelo facilitador Igor Drudi e avaliada por convidados com experiência no ramo de inovação.

A Feira da Inovação está em sua sexta edição e tem o objetivo de valorizar e promover o desenvolvimento de soluções inovadoras, desenvolvidas tanto por representantes da Universidade como da comunidade externa. Os vencedores da atividade, Fábio Henrique Pereira, Natalie dos Santos Lima e André Kaufmann da Luz, propositores da ideia Gerenciamento inteligente de rotas, receberão apoio da Unesc para pôr em prática a sua ideia, além de bolsas e premiações.

Ao prestigiar o evento e acompanhar a apresentação das ideias, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, se mostrou feliz pelo novo formato adotado pela Feira e pelo prestígio do evento. “Fico muito feliz que os nossos sonhados projetos vêm acontecendo de fato com as provocações que viemos trazendo. A Universidade vem em um movimento muito bacana nesse sentido e logo estará lançando um edital de fomento à inovação, o que poderá abraçar ideias lindas como essas apresentadas neste dia”, pontuou.

As demais ideias selecionadas e apresentadas nesta edição foram “Choice - a escolha inteligente”, “Empresa de desenvolvimento de jogos massivos hiper casuais: ColdSkin”, “Gerenciador de Torneios”, “Imobes - Descobrimos o lugar ideal para você morar”, “Jogo do Licenciamento Ambiental”, “Maitre - Plataforma Online para otimizar o tempo em restaurantes”, “Plataforma Agendamento Consultas Online CloseToMe”, “Robot”, “Soul Med”, “Utilização da casca e semente do mamão para o desenvolvimento de uma farinha para ser adicionada em pães” e “Webgeo.io plataforma de geoprocessamento para coleta e publicação de dados espaciais na Internet”.

Semana de Ciência e Tecnologia é encerrada com agradecimentos na Unesc

O último dia da 10ª STC da Unesc contou ainda com um momento de homenagens aos envolvidos. No final da tarde desta sexta-feira a coordenação do evento reuniu professores, alunos e colaboradores no hall do Bloco Administrativo da Universidade para agradecimentos especiais a todos que colaboraram para mais uma edição de sucesso do maior evento acadêmico da Instituição.

Das mãos da coordenadora geral do evento, Merisandra Côrtes de Mattos, do diretor de Pesquisa e Pós-graduação, Oscar Montedo, e da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, os envolvidos na Semana receberam uma rosa amarela, simbolizando a amizade e a união da equipe, e um certificado de participação.

A avaliação dos trabalhos realizados ao longo dos cinco dias de programação, para o diretor, mais uma vez a alegra a Universidade. “Recebi feedbacks muito positivos de acadêmicos, funcionários, técnicos administrativos e avaliadores de outras instituições. Todo esse resultado, que vem crescendo a cada ano, só foi possível graças ao trabalho de cada um de vocês. Deixo nosso muito obrigada a cada um dos participantes”, pontuou Oscar.

O sentimento de dever cumprido, conforme a pró-reitora, toma conta da equipe que finaliza mais uma SCT de bons resultados. “Registro nossa gratidão e nosso orgulho pelo trabalho acadêmico desenvolvido com muita seriedade ao longo desses dias. Como diz a nossa reitora Luciane Bisognin Ceretta, eventos como esse promovem significado para o nosso fazer diário. Que venha 2020 com mais uma SCT maravilhosa como foi essa”, destacou Indianara.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 25 de outubro de 2019 às 22:01
Compartilhar Comente