AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Projeto de extensão monitora a diversidade biológica em Criciúma

Projeto de extensão monitora a diversidade biológica em Criciúma
Ações são desenvolvidas por acadêmicos e professores da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Auxiliar no monitoramento da biodiversidade local, contribuir para o conhecimento da diversidade e promover a educação ambiental são alguns dos objetivos do projeto de extensãoSOS Biodiversidade: uma ação comunitária no monitoramento da diversidade local”, desenvolvido por professores e alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Ciência da Computação da Unesc. As atividades são realizadas em Criciúma desde o início de 2016, e por dois anos, vão chamar a atenção para a necessidade do cuidado com o meio ambiente e a biodiversidade.

Segundo a coordenadora do SOS Biodiversidade, a professora Mainara Figueiredo Cascaes, o projeto pode colaborar na qualidade dos envolvidos, apresentando a importância da conservação da biodiversidade, fundamental para um desenvolvimento adequado e sustentável. “As formações vegetais como as florestas, os campos naturais e as matas de galeria desempenham um papel essencial na manutenção do equilíbrio ecológico e climático do planeta. São alguns dos benefícios da intensa atividade biológica que ocorre nesses locais”, afirma Mainara.

Além disso, a coordenadora do SOS Biodiversidade chama a atenção para a troca de experiências e conhecimentos entre professores, alunos e população que o projeto permite. “A iniciativa possibilita o desenvolvimento de processos de ensino-aprendizagem a partir de práticas cotidianas, levando os alunos a praticar atividades extracurriculares, assim podendo integrar conhecimento de áreas distintas fortalecendo assim a interdisciplinaridade”, comenta.

Sensibilização de estudantes

Dentre as atividades do projeto de extensão, são desenvolvidas as de educação ambiental com alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc, com o objetivo de sensibilizar os estudantes em relação as ameaças de extinção que as espécies brasileiras estão submetidas.

Entre agosto e setembro, bolsistas e professores do SOS Biodiversidade desenvolveram pesquisa e produção de um documentário que demonstra a importância da preservação e do conhecimento sobre cada animal para a manutenção da biodiversidade e do equilíbrio ambiental. “Para isso, os alunos utilizaram diversos espaços da Universidade, como Museu de Zoologia, o Horto Florestal e as salas de aula”, comenta Mainara.

Vinculado a UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), o SOS Biodiversidade também tem a participação dos professores Evânio Nicoleit e Gustavo Bisognin, além dos acadêmicos bolsistas Bruno Gonçalves Bortolatto (Ciência da Computação) e Carina Girelli (Engenharia Ambiental e Sanitária).

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 28 de outubro de 2016 às 15:15
Compartilhar Comente

Alunos da Unesc vão representar Santa Catarina no JUBs

Alunos da Unesc vão representar Santa Catarina no JUBs
Competição ocorre de 2 a 13 de novembro em Cuiabá, no Mato Grosso Mais imagens

A Unesc teve três alunos selecionados entre os melhores do estado para representar o estado de Santa Catarina na 64ª edição do JUBs (Jogos Universitários Brasileiros). Os acadêmicos, que vão entrar na piscina durante as provas de natação, Leonardo André Schilling e Raoni dos Santos, do curso de Direito, e a estudante Fátima Beatriz Laurindo, de Educação Física, vão viajar para Cuiabá, no Mato Grosso. O JUBs será realizado de 2 a 13 de novembro.

O retrospecto dos acadêmicos é de boas campanhas. Na última edição, Schilling conquistou duas medalhas de ouro, nos 50m livre e 50m borboleta. Já Raoni foi finalista na prova de 50m borboleta. A Unesc também será representada pelo professor da Universidade e presidente da FCDU (Federação Catarinense do Desporto Universitário), Edson Luiz da Silva, que está participando como dirigente do evento.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de outubro de 2016 às 11:35
Compartilhar Comente

Integrantes do Coral Unesc encantam visitantes no Quintas Culturais

Integrantes do Coral Unesc encantam visitantes no Quintas Culturais
Artistas apresentaram um eclético repertório musical Mais imagens

Com repertório de Toquinho a Jota Quest, os integrantes do Coral Unesc encantaram professores, alunos e colaboradores na última edição do projeto do Quintas Culturais. Quem passou pelo hall dos Blocos XXI pode se encantar com a pequena Gabriela Magnus, de 7 anos, e com os colaboradores da Universidade, Mayra Antonio de Lima e José Roberto.

O projeto é uma oportunidade para divulgar a arte e os talentos da Universidade. "Essa ação é uma chance de mostrar o potencial da voz dos integrantes do Coral Unesc, além de servir como um desafio para os coralistas cantarem em diversas formações", destacou o maestro do coral Joel de Oliveira. 

Os artistas trouxeram em seus repertórios musicas como “Na sua estante”, da cantora Pitty; “Deixo”, da Ivete Sangalo, e “Back to back”, da Amy Winehouse.

O Projeto Quintas Culturais é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura da Unesc vinculado à Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Ele traz toda quinta-feira apresentações artístico-culturais no campus da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de outubro de 2016 às 11:27
Compartilhar Comente

Crianças do projeto tigrinhos vão se divertir antes da partida do Criciúma

Crianças do projeto tigrinhos vão se divertir antes da partida do Criciúma
Preliminares vai envolver crianças de Criciúma e Balneário Gaivota Mais imagens

A garotada do projeto Tigrinhos, apoiado pela Unesc, vão rolar a bola e se divertir durante as preliminares do jogo entre Criciúma e Londrina, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Os jogos, envolvendo as crianças de Criciúma e Balneário Gaivota, vão ocorrer a partir das 16 horas no Estádio Heriberto Hülse.

Tigrinhos

O Projeto Tigrinhos: Aqui Começa um Sonho, é uma parceria com o Criciúma Esporte Clube e as prefeituras municipais de cidades da região. A intenção é estruturar e organizar escolinhas de futebol na região, buscando formar e promover educação, fomento a descoberta de novos talentos.

Cultura no estádio

Em uma parceria entre o Criciúma e a Unesc, ocorre nesta sexta uma ação de doação de livros durante a partida. A arrecadação será destinada para a Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro, do Bairro Próspera, para auxiliar as crianças na aprendizagem. 

Os livros podem ser entregues na secretaria do clube e na Loja Tigre Maníacos, anexo ao Estádio. O horário de atendimento é das 9 às 18 horas de segunda a sexta-feira. Em dia de jogos os setores funcionam até o intervalo. A partida ocorre a partir das 19h15. 

A ação integra o Projeto Solidariedade, que, por meio de alunos realiza atividades solidárias em entidas e escolas da região, coordenado pela professora Janete Triches.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de outubro de 2016 às 11:23
Compartilhar Comente

Projeto de extensão leva conhecimentos a escola de Treviso

Projeto de extensão leva conhecimentos a escola de Treviso
As crinças da Escola Professora Maria Brogni aprenderam sobre ecologia Mais imagens

As crianças da Escola Professora Maria Brogni, de Treviso, tiveram um dia de aprendizado sobre a ecologia das árvores. O projeto de extensão “Educação Ambiental com Enfoque na Preservação da Reserva Biologica Estadual do Aguaí” levou conhecimentos aos alunos do 1º e 4º da escola. A ação ocorreu na última quarta-feira (26/10).

O projeto faz parte das atividades da UNA CET (Unidade Academica de Ciencias, Engenharias e Tecnologias) em parceria com a UNA HCE (Unidade Academica de Humanidaes, Ciencias e Educação). A ações são coordenadas pelas professoras Paula Tramontim Pavei, Marta de Souza Hoffmann e Miriam da Conceição Martins. O projeto conta ainda com as bolsistas Karen de Farias Meller, Nicolli Domingues Naspolini e a voluntária Zenaide Pais Topanotti.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de outubro de 2016 às 11:21
Compartilhar Comente