AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

No Dia Internacional da Educação, Unesc comemora a graduação de mais de 50 mil alunos

No Dia Internacional da Educação, Unesc comemora a graduação de mais de 50 mil alunos
Universidade já prepara mais 350 novos profissionais ao mercado de trabalho e que tiveram suas vidas transformadas, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão (Fotos/Colaboração: Paula Darós Darolt Mais imagens

O impacto positivo de uma formação acadêmica de excelência de profissionais em uma organização pública ou privada é imensurável. Ao estar pronto para iniciar uma carreira com a bagagem de conhecimento do que há de mais atual no mercado e os conceitos teóricos “na ponta da língua”, este profissional fará a diferença nos resultados do espaço em que atua. Imagine então o impacto de 350 novos profissionais oficialmente entregues, nesses três primeiros meses, ao cenário regional, nacional e internacional com o selo de excelência de uma universidade comunitária conceituada. 

Já dizia o educador e filósofo Paulo Freire: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”. E é pensando nessa transformação, que no Dia Internacional da Educação, celebrado nesta segunda-feira (24/01), a Unesc comemora a graduação de seus mais de 50 mil profissionais nesses 54 anos de história e que, ao longo da sua trajetória, levam consigo, enquanto agentes de transformação social, o grande compromisso de melhorar as condições de vida das pessoas e a vida em sociedade.

“A educação garante melhores oportunidades, o desenvolvimento da capacidade crítica, e é entendida como uma forma de transformar a nossa sociedade. Ao longo de sua história, a Unesc vem se consolidando como uma instituição que prima por uma sociedade que seja sustentável, do ponto de vista dos recursos naturais, justa do ponto de vista social e econômico, e humana do ponto de vista dos valores e dos princípios. A Unesc é patrimônio público, não tem dono, nem visa lucro e reinveste o seu resultado econômico-financeiro, no desenvolvimento das três dimensões acadêmicas que a caracterizam uma Universidade: o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”, destacou a reitora, Luciane Bisognin Ceretta.

Para marcar ainda mais esse cenário transformador, este ano, a Unesc já está preparada para mais um intenso processo de reinvenção, a Graduação Multi, um novo modelo que promoverá ainda mais contato do acadêmico com a prática desde as primeiras fases.

“A Unesc trouxe novos olhares em um ecossistema que conecta ensino, pesquisa, extensão, pós-graduação, comunidade, setor público, setor produtivo e tantos outros segmentos que preparam o aluno com um olhar ainda mais dinâmico, interligado ao mercado e, por meio das experiências, preparado para solucionar problemas complexos”, ressaltou a reitora.

Todo esse resultado se dá por meio dos diversos cursos propostos pela Universidade e que são altamente qualificados, além de se destacarem nos cenários de suas áreas profissionais como referência na formação acadêmica, altamente conceituados pelo Ministério da Educação.

Noite de 53 estrelas

A celebração realizada na noite de sábado (22/1), no AM Master Hall, marca não só a conquista de egressos, familiares, amigos, professores e colegas, mas, também, o início de uma série de eventos que demonstra de forma evidente a colaboração da Unesc no desenvolvimento regional. A noite de sábado foi das mais sonhadas por 53 formandos nos últimos meses e anos. Além de imaginarem os trajes de gala, o juramento e o momento de vestir a beca e levantar o canudo ao longo de toda a graduação, os egressos precisaram esperar o arrefecimento da pandemia para que a noite de festa fosse possível. Até o mês de março serão mais 350 profissionais ao mercado de trabalho.

Para coroar a noite tiveram a própria reitora Luciane Bisognin Ceretta como paraninfa e foram prestigiados por professores e coordenadores dos cursos reunidos: Administração, Comércio Exterior, Ciências Contábeis, Design, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura e Catográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

Para a reitoria que também foi responsável pela missão de outorgar o grau dos formandos, a cerimônia é um ato no qual, além do papel universitário de colar grau de novos profissionais é também uma prestação de contas à sociedade, afinal estamos falando de uma Universidade Comunitária. A Unesc, instituição que completa seus 54 anos em 2022, é inovadora, premiada e com conceito máximo na avaliação do Ministério da Educação (MEC) e também a Universidade não estatal mais empreendedora de Santa Catarina.

Consagração

Quem estuda na Unesc está inserido, além de um amplo espaço de transformação, com premiação por ser a marca de instituições de ensino superior mais lembrada, por meio do prêmio Top of Mind, promovido pela NSC Comunicação e Instituto Mapa, com destaque ao prêmio de responsabilidade social, concedido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por sua forte capacidade de agir por meio de projetos que buscam melhorar a vida das pessoas, em especial àqueles desenvolvidos no período da forte crise sanitária, e entre as cinco universidades não estatais em âmbito nacional mais empreendedoras do Brasil.

A Unesc conta com mais de 13 mil alunos, em seus 57 cursos de graduação e 50 cursos de pós-graduação, sendo 38 Especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além do Colégio Unesc e Unesc Tec, a Escola Técnica da Universidade.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de janeiro de 2022 às 10:35
Compartilhar Comente

Equipe do Iparque apresenta Estudo Técnico Socioambiental para Balneário Gaivota

Equipe do Iparque apresenta Estudo Técnico Socioambiental para Balneário Gaivota
Documento vai auxiliar na atuação de políticas públicas para a cidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Técnicos do Iparque da Unesc apresentaram oficialmente o Estudo Técnico Socioambiental elaborado para o município de Balneário Gaivota. O encontro, organizado pelo Município, ocorreu nesta semana, na Câmara de Vereadores com a presença de parlamentares, equipe da Prefeitura Municipal e empresários.

Com este diagnóstico, a cidade localizada na região da Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense), dará continuidade na elaboração e aprovação do Plano Diretor. “É um documento norteador e que vai auxiliar na atuação de políticas públicas, garantindo um desenvolvimento sustentável e, auxiliando, ainda, no procedimento de regularização ambiental e na manutenção da preservação de áreas prioritárias”, comentou o professor Sérgio Luciano Galatto, coordenador do Centro de Pesquisa e Estudos Ambientais (Cpea).

Conforme ele, a partir de agora, todas as ações futuras do município serão segmentadas com garantia ambiental e territorial. Além disso, o estudo também vai auxiliar no aporte de recursos financeiros aplicados devidamente por órgãos estaduais e federais. “Agora, os vereadores vão também fazer uma análise do material entregue preliminarmente. Também haverá outras discussões com entidades e classe empresarial para, posteriormente, fazermos a entrega oficial ao Município de Balneário Gaivota”, contou Galatto. O material possui fotos, informações e gráficos e foi apresentado de forma digital. Participaram ainda do encontro, o biólogo Renato Pereira, o geólogo Gustavo Simão, e o engenheiro ambiental Eder Costa.

Levantamento

Os responsáveis por toda essa ferramenta de gestão territorial são os técnicos do Cpea e do Centro de Engenharia e Geoprocessamento (Cegeo), setores que integram o Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc, coordenados pela bióloga do município Adelsa Fernandes.

O levantamento, realizado desde 2020 pela equipe do Iparque da Unesc é amplo e contempla a caracterização físico-ambiental, social, cultural e econômica da área.

“Realizamos todo o levantamento da fauna, da flora, do meio físico, como água, solo e clima e de todas as propriedades do município. Identificamos os recursos hídricos, as faixas de dunas passíveis de preservação permanente e as áreas onde possibilitem o desenvolvimento de novos empreendimentos para que o município continue crescendo”, apontou o coordenador do Cegeo, Jóri Ramos Pereira.

“Estudamos todo o comportamento ambiental para que esse documento dê uma segurança para o desenvolvimento da gestão territorial, de uma forma sustentável, respeitando as reservas ambientais necessárias para o bom crescimento do município”, explicou Pereira. Um questionário socioeconômico também foi aplicado aos moradores daquela cidade.

Para o prefeito de Balneário Gaivota, Everaldo dos Santos, esse estudo vai ser muito importante para a definição de algumas ações para a cidade. “Esse estudo foi muito bem preparado e tenho certeza que esse material vai nos auxiliar na regularização de algumas áreas e, em consequência, trazer mais investidores para a cidade”, comentou o prefeito que, ainda no ano passado, esteve reunido com a equipe do Iparque e conferiu os detalhes do que vinha sendo planejado pelos técnicos da Unesc.

Atividades

A equipe do Iparque está à frente de diversas outras ações que fornecem subsídios técnicos importantes para fomentar o desenvolvimento da região. Entre elas, a extensão da Via Rápida até o Balneário Rincão e a elaboração do projeto geométrico executivo visando a abertura de uma nova estrada entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, em Jacinto Machado.

Outra pauta que está na ordem do dia dos técnicos do Iparque é a elaboração do projeto de gestão territorial de Maracajá. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de janeiro de 2022 às 10:57
Compartilhar Comente

Formação pela experiência: Graduação Multi chega para revolucionar o ensino de graduação da Unesc

Formação pela experiência: Graduação Multi chega para revolucionar o ensino de graduação da Unesc
No Dia da Universidade Instituição destaca o movimento ampliação de conexões da comunidade acadêmica ao ecossistema institucional de inovação (Foto: Divulgação) Mais imagens

O ano da virada de chave no processo de aprender e ensinar está iniciado. A Unesc já trabalha em ritmo acelerado para receber os estudantes que voltarem aos corredores e os que iniciam a partir de agora a jornada acadêmica. Nesta terça-feira, 18 de fevereiro, a instituição celebra o Dia da Universidade, data na qual rememora a importância dos 53 anos de trabalho junto à comunidade com construções que transcendem o universo da educação.

Assim como o conhecimento, que se modifica o tempo todo, as formas de aprender e ensinar também se transformam à medida que o tempo passa. Dentro do universo acadêmico muitas são as vertentes de transformação nesse processo contínuo e irreversível. Pensando nisso, a Universidade cumpre seu papel enquanto multiplicadora e difusora de conhecimento e desenvolvimento e reúne no projeto Inova Unesc um conjunto de ações conectadas que convergem em uma formação ainda mais inovadora e tecnológica.

Entre as peças que formam o projeto inédito que marca um novo momento da Instituição está a contínua utilização de espaços diferenciados preparados para o processo criativo colaborativo, os chamados Hubs de Inovação, como o Talent Lab, o crescimento do protagonismo estudantil por meio de projetos como o Movimento Empresa Júnior (MEJ), a criação do Pin!, o projeto de valorização de histórias inspiradoras com personagens de diferentes espaços da Universidade ou ainda a incubação de novos negócios na Incubadora Tecnológica da Universidade.

Além desses, soma-se ao projeto a parceria com o setor produtivo no Unesc Labs, projeto que promove interligação entre comunidade acadêmica e empresas com investimento em bolsas e horas docentes, tendo contrapartida a participação da expertise acadêmica na busca de soluções para as situações-problema. Completando o conjunto de ações está uma das principais ações institucionais: a implementação de um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade, a Graduação Multi 2022.

Mais tecnologia, mais presença

Com olhares voltados ao futuro da educação superior, a Unesc inicia já neste primeiro semestre a Graduação Multi 2022, um projeto inovador que propõe ainda maior envolvimento dos estudantes, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais. Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolverá os estudantes em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações à busca de soluções inovadoras.

A proposta implementada foi estudada e analisada a fundo por toda a equipe de gestão, assessoria pedagógica e cursos de graduação de forma a qualificar os processos e proporcionar uma virada de chave com transição progressiva dentro da realidade de cada curso. Todo o processo, conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige.

As disciplinas dos 35 cursos presenciais, de acordo com o diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, foram repensadas de forma a potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. “Para isso os professores foram convocados a adotar uma nova postura diante do ensino. Por si só o professor já é um profissional em constante transformação e agora, mais do que nunca, está preparado para a disrupção”, detalha Feldhaus.

Protagonismo e autonomia

A nova proposta pedagógica adotada, para a pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, preza ainda mais pelo protagonismo e pela autonomia do estudante, sendo ele o corresponsável na construção do seu conhecimento. “Ao propormos esse novo desenho curricular nos baseamos no princípio mundial que afirma que as pessoas aprendem fazendo e aprendem respondendo a coisas que são instigantes e que fazem com que a experiência de aprendizagem seja significativa e sólida”, pontua.

O papel dos professores da Unesc neste processo, conforme a pró-reitora, é fundamental e será um dos destaques na proposta. “Temos um corpo docente extremamente qualificado, com experiência acadêmica e vivência de mercado, além de uma imensurável resiliência, que já ficou mais do que comprovada com as situações superadas em tempos de pandemia. Agora estamos reavivando esse papel dos nossos professores como curadores, interlocutores no processo. Com formação continuada permanente, temos uma equipe que, sem dúvida, está pronta para fazer parte da mudança e da transformação da jornada formativa de nossos estudantes de maneira sólida e efetiva”, acrescenta.

A proposta, conforme Indianara, visa valorizar o que tem os melhores resultados e deixar para trás o que fica ultrapassado no que diz respeito às formas de ensinar. Dentro daquilo que dá certo e se mostra cheio de significado na jornada formativa dos acadêmicos está a possibilidade de adaptação dos currículos com o que faz sentido para a vida do estudante, acrescentando conhecimento especificamente em sua área profissional ou em maior dimensão, enquanto ser humano.

Ao perceber o estudante como indivíduo completo e multifacetado o novo projeto oferece ainda outro diferencial: a possibilidade de escolha do estudante das disciplinas que irão compor sua carga horária. Dentre as possibilidades estarão aulas sobre Vida e Felicidade, Raciocínio Lógico, Leitura e Escrita Acadêmica, Metodologias Ágeis e Gestão de Projetos, Inteligência Emocional, entre outras disciplinas ministradas em conteúdo virtual com objetos de aprendizagem interativos e com a mediação do professor. A proposta, dentro dos cursos presenciais, dá tom flexível que se encaixa na rotina do estudante.

Diferentes experiências

A proposta adotada para integrar os cursos de graduação da Unesc a partir de 2022 defende o conceito de potencialização do que há de melhor também no espaço físico disponibilizado pela Instituição e nas metodologias que serão desenvolvidas pelos docentes. “Os professores serão instigados a preparar aulas que sejam verdadeiros eventos, aproveitando ao máximo toda a estrutura tecnológica disponível. Precisamos valorizar e aproveitar cada vez mais a presencialidade de forma a promover, por meio dela, um aprendizado de fato diferenciado. Para isso, distintas metodologias de ensino e, logo, espaços de aprendizagem, serão fundamentais no processo de evolução do ensino”, aponta Marcelo.

O cenário para essa mudança é o melhor possível. Isso porque, de acordo com o diretor, a Unesc já conta com mais de 850 campos de estágio e cenários de prática, mais de 325 projetos de extensão com forte impacto comunitário e mais de 430 projetos de pesquisa que oportunizam a formação diferenciada.

Na área das Engenharias e Tecnologias a professora Louise Roloff há alguns semestres já utiliza conceitos que serão ampliados no novo modelo adotado. Conforme a docente, turmas de Engenharia de Produção e Ciência da Computação apresentaram recentemente trabalhos realizados em uma mesma disciplina, porém com olhares voltados cada um a seu curso. “Neste exemplo de disciplina na qual trabalho com funções reais, logarítmicas e exponenciais, dividi a turma para a realização de um trabalho que envolve a gamificação. Na Engenharia os grupos produziram jogos físicos, enquanto na Ciência da Computação utilizaram a linguagem de programação para criar um jogo virtual. Tivemos resultados incríveis que mostram, na prática, a diferença proporcionada pela metodologia diferenciada”, explica Louise.

Olhares complementares

Atividades como as desenvolvidas na disciplina de Interação Comunitária, que envolve sete cursos, serão ainda mais comuns com a Graduação Multi. Responsável pelas aulas, o professor Jacks Soratto, já tem na bagagem as excelentes experiências proporcionadas pela iniciativa que promove atenção especial, sob diferentes olhares, para a integralidade do cuidado possibilitada com a união de olhares de estudantes de múltiplas áreas.

Conforme Jacks, essa é uma das disciplinas que representa maior significância na trajetória acadêmica dos estudantes e, portanto, pode representar aquilo que a Graduação Multi terá a oferecer como diferenciais ampliando os olhares para ações desse novo momento da formação na Unesc. “A disciplina tem sido um case de sucesso quando o assunto é processo formativo em uma perspectiva multiprofissional. Ela agrega oito cursos e mais de 450 alunos, que têm uma carga teórica de conteúdo ministrada pelo professor responsável que cada curso possui. A fusão dos cursos acontece no momento de análise de vida do território, na qual os alunos realizam a aproximação dos futuros locais de atuação profissional”, detalha.

Desta forma o processo formativo, de acordo com o professor, é permeado por práticas multiprofissionais e colaborativas. “Isso faz toda a diferença, uma vez que o objeto de trabalho das competências profissionais em saúde, assim como nas demais áreas e suas especificidades, exige uma multiplicidade de olhares para que consigamos prestar uma assistência à necessidade dos indivíduos e coletividades de forma mais assertiva”, pondera Jacks.

O mesmo olhar complementar é possibilitado, nas Licenciaturas, na disciplina de Teorias de Aprendizagem. Envolvendo diferentes cursos, a professora Fernanda Regina Luvison Paim já vem realizando trabalho de integração e diferenciação no processo de ensino. Conforme Fernanda, os acadêmicos que cursam a disciplina neste semestre, por exemplo, aplicaram roteiro com professores que estão em atuação nas escolas da região como forma de aproveitamento de suas experiências para a formação profissional.

Entre as estratégias encontradas na disciplina esteve a realização de entrevistas e aplicação de questionários com os professores para a obtenção de respostas sobre o que é ser professor em sala de aula, características das turmas e desafios no campo de atuação. “Entrelaçando as respostas com as leituras teóricas da disciplina os próprios alunos encontram conceitos sobre as práticas pedagógicas das escolas. Além de promover a reflexão e o aprimoramento, o contato multidisciplinar vai possibilitar que eles façam a diferença e realizem trabalhos multidisciplinares em seus campos de atuação logo ali no mercado de trabalho”, explica Fernanda.

A proposta diferenciada para os cursos de graduação da Unesc será implementada de forma simultânea em todas as áreas do conhecimento já a partir deste primeiro semestre de 2022.

Portas abertas

Os interessados em conhecer melhor os mais de 50 cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), no projeto Unesc Virtual, ou ainda mais de 40 oportunidades em especialização podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos em plantão pelo contato também no Whatsapp (48) 99644-1887 ou no 3431-2545, das 9 às 19h. A equipe está à postos também para atendimentos referentes à renegociação para que todos os acadêmicos possam regularizar as situações financeiras e efetivarem as matrículas para o próximo semestre.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

17 de janeiro de 2022 às 09:24
Compartilhar Comente

Luau vai ser uma das atrações do Play no Verão neste sábado, no Rincão

Luau vai ser uma das atrações do Play no Verão neste sábado, no Rincão
Veranistas e moradores podem contar com diversos atrativos na programação que tem a parceria da Unesc (Fotos: AGeCom) Mais imagens

O Play no Verão que tem a parceria da Unesc está cheio de atrativos. Além da programação normal durante este sábado e domingo (15 e 16/01), das 9 às 12h e das 15h às 18h, a população que passar pela orla do Balneário Rincão, vai conferir mais uma novidade: o Luau, a partir das 18h.

A programação do Verão Mais Unesc que está inserida no projeto Play no Verão envolve dança (10h e 16h), caminhada, circuito funcional (8h, 9h, 16h e 17h), futebol, voleibol e bocha das 8h às 12h e das 15h às 18h, além de Beach Tennis, brincadeiras para as crianças, meditação guiada, testes de qualidade de vida, ansiedade, estresse e depressão, orientações sobre o uso racional de medicamentos, divulgação do projeto Farmácia Escola, medidas e cuidados sobre a exposição à radiação solar, terapia manual, auriculoterapia, entre outras ações realizadas por residentes da área da saúde da Unesc.

“Quando vimos essa movimentação já paramos para participar. Adoramos”, disseram as irmãs Rosana e Suzana Gonsales, moradoras de Siderópolis que passaram pelo local, no último final de semana, na arena montada em frente ao antigo Restaurante Verdão.

Conforme o coordenador do projeto, professor Ramiro Doyenart, essa é uma forma de a Unesc, como Universidade Comunitária, estar mais perto da população e mostrar um pouco das suas ações realizadas à comunidade e que envolvem os grupos de extensão. Dê um play no verão e se divirta nas atividades que vão até 6 de fevereiro, no Rincão, em frente ao antigo Restaurante Verdão. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Balneário Rincão.

Balneário Arroio do Silva

O Verão Mais Unesc ocorre também em Balneário Arroio do Silva, neste sábado e domingo (15 e 16/01). Lá, as atividades serão realizadas na Orla Central da praia. Aqueles que passarem pelas areias, ao lado do posto do guarda-vidas central, poderão participar de orientações de saúde, aulas de dança, momentos de lazer e outras atividades que ocorrerão das 9h às 16 horas.

O evento é um projeto Unesc em parceria com a prefeitura de Arroio do Silva e contará com a presença de professores e acadêmicos da Universidade que está presente de verão a verão na região e que tem como objetivo contribuir para o bem-estar, saúde, diversão, descontração e qualidade de vida dos veranistas.

Pessoas de todas as idades podem participar das atividades. Para tanto, basta comparecer no local do evento e escolher as atividades, como jogos, brinquedos e brincadeiras, aula de dança e ações em saúde. 

As coordenadoras do evento, as professoras Geiziane Laurindo de Morais e Izabel Regina de Souza, diretora da Unesc Campus Araranguá estarão também no local para dar todas as orientações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de janeiro de 2022 às 17:18
Compartilhar Comente

Ações em saúde e momentos de lazer serão as atrações do Verão Mais em Balneário Arroio do Silva neste final de semana

Ações em saúde e momentos de lazer serão as atrações do Verão Mais em Balneário Arroio do Silva neste final de semana
Ações em saúde e momentos de lazer serão as atrações do Verão Mais em Balneário Arroio do Silva neste final de semana Mais imagens

O Verão Mais Unesc está agitando as areias do Balneário Rincão e também vai movimentar a Orla Central da praia do Balneário Arroio do Silva, neste final de semana. Aqueles que passarem pelas areias, ao lado do posto do guarda-vidas central, poderão participar de orientações de saúde, aulas de dança, momentos de lazer e outras atividades que ocorrerão neste sábado e domingo (15 e 16/11), das 9h às 16 horas, no Vale do Araranguá.

O evento é um projeto da Unesc em parceria com a prefeitura de Arroio do Silva e contará com a presença de professores e acadêmicos da Universidade, que está presente de verão a verão na região e que tem como objetivo contribuir para o bem-estar, saúde, diversão, descontração e qualidade de vida dos veranistas.

Pessoas de todas as idades podem participar das atividades. Para tanto, basta comparecer no local do evento e escolher as atividades que ocorrerão durante o dia, como jogos, brinquedos e brincadeiras, aula de dança e ações em saúde. 

As coordenadoras do evento, as professoras Geiziane Laurindo de Morais e Izabel Regina de Souza, diretora da Unesc Campus Araranguá, também estarão presentes para dar todas as orientações para os moradores e veranistas.

No Balneário Rincão, as atividades serão das 9 às 12h e das 15h às 18h, em frente ao antigo Restaurante Verdão.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

13 de janeiro de 2022 às 17:18
Compartilhar Comente