AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Licenciatura em Física: conheça as oportunidades que a graduação na Unesc oferece

Licenciatura em Física: conheça as oportunidades que a graduação na Unesc oferece
Curso forma profissionais para ocupar papéis fundamentais na sala de aula (Foto: Mayara Cardoso/ Divulgação) Mais imagens

No dicionário o conceito da palavra “Física” é descrito como “Ciência que estuda as propriedades gerais da matéria e suas leis no nível mais elementar”. Na prática a Física está presente em todos os lugares e ocasiões e é na escola que a maioria das pessoas tem o primeiro contato com suas explicações e conceitos. Neste sentido o papel do professor é primordial para que cada indivíduo entenda e se interesse pelo assunto.

Ao reconhecer a importância da disciplina e cumprir com seu compromisso social na formação de professores a Unesc oferece o curso de Licenciatura em Física. Voltado especialmente à formação de profissionais capazes de usar o conhecimento para a solução de questões da sociedade e no compartilhamento de ensinamentos em sala de aula, a graduação tem duração de quatro anos e conta com diferentes possibilidades de bolsas de estudos parciais e até integrais.

Criado a partir da demanda crescente na região, o curso conta com a estrutura física e humana da maior Universidade Comunitária da região. Conforme diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, a Licenciatura em Física é uma excelente oportunidade para acesso ao ensino superior a partir de uma política pública que fomenta a formação de professores. “Trata-se de um curso com corpo docente qualificado, disciplinas que se integram a formação básica e específica do professor de Física”, destaca.

As aulas, conforme o coordenador do curso, Márcio Just, são preparados a propiciar o ensino da docente de Física como um processo dinâmico, carregado de incertezas e conflitos, um espaço de criação e reflexão, onde novos conhecimentos são gerados e modificados continuamente. “A formação é voltada para que o profissional esteja capacitado por completo não só no que diz respeito às questões teóricas, mas também às propostas de ensino-aprendizagem, projetos, análise e produção de materiais didáticas, entre tantas outras vertentes importantíssimas na prática docente”, acrescenta.

Ao entrar no mercado de trabalho, de acordo com o coordenador, esse novo professor terá olhar diferenciado na busca por estratégias de ensino que favoreçam a criatividade, a autonomia e a flexibilidade do pensamento físico dos educandos. “Terão o domínio de todo o conhecimento e, a partir disso, irão buscar trabalhar com mais ênfase nos conceitos do que nas técnicas, fórmulas e algoritmos. Poderão desempenhar papel transformador na vida dos alunos que passarem em suas salas de aula”, pontua ainda Márcio.

Como ingressar

O curso de Licenciatura em Física da Unesc está com matrículas abertas para ingresso neste primeiro semestre de 2021. Os interessados em conhecer de perto a proposta da graduação, a estrutura da Universidade ou mais detalhes sobre o curso podem entrar em contato por meio do site unesc.net, no telefone (48) 3431-4500 ou no Whatsapp (48) 99915-0433.


Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de janeiro de 2021 às 14:49
Compartilhar Comente

Coordenador do curso de Biomedicina assume função na nova gestão do Conselho Regional

Coordenador do curso de Biomedicina assume função na nova gestão do Conselho Regional
Emanuel de Souza passa a ocupar a função de conselheiro titular (Foto: Divulgação) Mais imagens

A nova gestão do Conselho Regional de Biomedicina da 5ª região Rio Grande do Sul e Santa Catarina tomou posse nesta semana. Em cerimônia virtual foram empossados em seus cargos dez conselheiros titulares e dez suplentes para a gestão 2021-2025. Entre os membros titulares do Conselho está o coordenador do curso de graduação em Biomedicina, Emanuel de Souza.

A participação ativa em na organização, para Emanuel, é importante para a aproximação cada vez maior da categoria profissional com a academia. “A atividade dos Conselhos Profissionais está intrinsecamente ligada à proteção da coletividade contra os leigos inabilitados como também dos habilitados sem ética, o que é feito pela fiscalização técnica, em conformidade com os regulamentos determinados por lei.  Além disso, o conselho trabalha muito para ampliação das oportunidades para o profissional biomédico, lutando pelo seu reconhecimento e valorização”, acrescenta.

De acordo com o coordenador, na atual gestão do Conselho, representando Santa Catarina, o objetivo é seguir o trabalho sério realizado e trabalhar para a inclusão do Biomédico em todos os planos de cargos e salários dos municípios e do estado. “Isso para que todos os biomédicos tenham a possibilidade de concorrer àquelas vagas que estiverem aptos para o exercício profissional”, pontua.

Como coordenador do curso de Biomedicina, conforme Emanuel, seu papel junto ao conselho leva ainda mais sua responsabilidade. “Temos uma parceria desde a primeira fase do curso e seguimos lado a lado ao longo da atividade profissional, agora como conselheiro titular do CRBM5 e trabalhando ainda mais em prol desta área”, completou.

Confira abaixo a listagem dos profissionais empossados:

CONSELHEIROS TITULARES
Dr. Renato Minozzo – Presidente
Dr. Tiago Santos Carvalho – Vice-presidente
Dr. Eloir Dutra Lourenço – Tesoureiro
Dr. Rodrigo Staggemeier – 2º Tesoureiro
Dra. Flávia Roberta Brust – Secretária
Dra. Marina Venzon Antunes – 2ª Secretária
Dr. Emanuel de Souza
Dra. Helena Schirmer
Dr. Tiago Denicol Schiavo
Dr. Vlademir Vicente Cantarelli

CONSELHEIROS SUPLENTES
Dr. Antônio R. R. Abatepaulo
Dra. Carine Ghem
Dr. César Gilmar Trojahn Filho
Dra. Fabiana de Souza Vieira
Dra. Emiliana Claro Avila
Dra. Lisiane da Luz Rocha Bolzan
Dr. Maurício Sprenger Bassuino
Dr. Sérgio Luiz Montego Ferreira Júnior
Dra. Simone Rosseto
Dr. Vinicius Vieira

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de janeiro de 2021 às 17:35
Compartilhar Comente

IParque recebe visitantes para aproximação com o setor produtivo da região

IParque recebe visitantes para aproximação com o setor produtivo da região
Visita foi viabilizada pela Sala dos Municípios para apresentação de serviços e instalações do Parque (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A estrutura do Parque Científico e Tecnológico (Iparque) da Unesc foi conhecida de perto, nesta segunda-feira (18/1) pelo empresário Alexandro Willemann da Silva e pelo administrador Matheus Colombo. Proprietário e diretor da empresa Delupo Ferragens, respectivamente, os visitantes foram convidados, por meio da Sala dos Municípios, a visitar o espaço e conhecer os produtos e serviços oferecidos pela equipe da Universidade.

O que encontrou no Parque, para Alexandro, foi uma bela surpresa. “Não imaginava que encontraria tamanha estrutura e tão bem cuidada”, relatou. Entre as questões que chamaram a atenção e despertaram o interesse para possibilidade de parcerias futuras, conforme o empresário, estiveram principalmente o trabalho técnico voltado à metalurgia, siderurgia e análises.

A visita, conforme o coordenador da Sala dos Municípios, Dorvanil Vieira, faz parte da série de ações do setor com foco na aproximação com o setor produtivo da região. “Fizemos esse convite para que eles pudessem estar dentro do Parque, conhecer os laboratórios e as equipes e encontrar aqui soluções que se adequam ao seu negócio”, destacou.

Essa interlocução com empresários e lideranças regionais, de acordo com Dorvanil, tem sido feita desde meados de 2020 e se fortalece em 2021, sem deixar de lado a preocupação com a segurança no que diz respeito à pandemia. “Queremos trazer mais visitantes para que possam ver o potencial existente nessa estrutura. Estamos dando encaminhamento aos projetos, mas garantindo os cuidados de higiene e distanciamento, ainda tão necessários para o combate à Covid e, inclusive, elogiados pelos nossos convidados”, acrescenta.

Participaram ainda da visita a coordenadora dos laboratórios do Instituto de Pesquisas Ambientais Tecnológicas (Ipat) e Instituto de Alimentos, Josiane Ferreira Nagel; o gestor do Iparque, Fernando Marco Bertan; o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica, Evanio Ramos Nicoleit; o diretor de Pesquisa e Pós-graduação da Unesc, Oscar Montedo e o coordenador do Instituto de Engenharia e Tecnologia (IDT), Mateus Milanez.

Mayara Cardoso - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2021 às 17:34
Compartilhar Comente

Para um mundo diferente, um profissional de Administração com novas características

Para um mundo diferente, um profissional de Administração com novas características
Flexibilidade, resiliência e “cabeça de hiperlink” devem fazer parte das características dos profissionais (Foto: Divulgação) Mais imagens

A pandemia de Covid-19 acelerou vários processos e forjou mudanças no mercado, nas pessoas e nas carreiras. Este novo mundo que vem sendo desenhado exige reflexão, análise e reinvenção tanto dos profissionais já atuantes quanto daqueles em formação. Isso inclui, por exemplo, a área de Administração. Adaptabilidade, flexibilidade, formação continuada, resiliência e capacidade de formar redes são algumas das caraterísticas que o mercado passa buscar nos profissionais.

Acompanhando o processo de mudança do mercado e antevendo necessidades, o curso de Administração da Unesc segue se reinventando para trazer aos estudantes conhecimentos que vão fazer a diferença no mercado – que, aliás, está de olho nos alunos com a marca Unesc. A prova disso é que empresas de Santa Catarina e até de outros estados procuram o curso para selecionar estudantes e pedir indicação de egressos para atuar em cargos diversos.

Mas como deve ser o administrador deste futuro que já é realidade? Segundo o coordenador adjunto do curso de Administração da Unesc, Thiago Francisco, os “profissionais com cabeça de hiperlink”, que nem sempre sabem as respostas, mas conhecem os caminhos onde buscá-las, com capacidade de congregar pontos de vista diversos e aptos a compreender, analisar, sintetizar e avaliar uma situação serão neste futuro que já começou, os mais procurados pelo mercado.

Além da “cabeça de hiperlink”, o profissional de Administração deve observar algumas características importantes para atuar neste "novo mundo"? Thiago cita algumas:

Adaptabilidade. “O profissional de Administração vai ter que ser adaptável e apto a atuar em múltiplos contextos. Profissional empreendedor, mas com competências para atuar em assessorias e consultorias, antenado em tendências de formação tecnológica e que entende as principais demandas que o mundo tem para a sua recuperação”.

Flexibilidade. “O administrador tem que ser flexível para atuar com diversos perfis geracionais dentro de um mesmo contexto de trabalho”.

Formação continuada. “Além de entender as principais características da recuperação econômica na nossa sociedade, o administrador deve se preocupar em como a sua formação enquanto gestor deve caminhar e compreender quais competências precisa desenvolver e de que forma essas competências vão fazer sentido na sociedade”.

Effectuation. “Uma das principais competências atuais é o effectuation, ou abordagem efetiva. É um processo dinâmico e criativo no qual o empreendedor utiliza os recursos que para desenvolver novas ideias, sem necessariamente ter um plano de negócios para tirar esta ideia do papel”.

Resiliência. “Estamos em um país que nesse tempo de excepcionalidade ajudou pouco os empreendedores e empregados, se compararmos com outros países. Então, o empreendedor vai ter que ser resiliente, assim como o profissional de Administração que atua em uma empresa, para entender os movimentos que as corporações estão fazendo”.

Networking. “É muito importante ao administrador ter a capacidade de formar uma rede e relações entre indivíduos ou grupos”.

Qualidade é a chave para o sucesso  


O curso de Administração da Unesc entende que a qualidade é o item número um para formar profissionais diferenciados.  Segundo o coordenador do curso, Édson Firmino, ao longo da graduação, os estudantes participarão de iniciativas nas áreas de práticas gerenciais e consultoria empresarial. Poderão contar com professores, em sua maioria, mestres e doutores, atuantes em áreas como inovação, gestão corporativa, gestão do conhecimento, liderança e modelagem de negócio. Além disso, os professores têm forte ligação com o setor produtivo, atuando como assessores ou consultores de empresas, o que abre espaço nas corporações e traz benefícios para o processo de ensino e aprendizagem.

Possibilidade de ingresso no curso

As matrículas para o curso de Administração, com início das atividades no primeiro semestre de 2021, estão abertas. Os interessados em conhecer detalhes do curso de graduação, suas disciplinas, possibilidades de desconto e ingresso facilitado podem entrar em contato com a Unesc por meio dos telefones (48) 3431-4500 ou (48) 99915-0433 (Whatsapp).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de janeiro de 2021 às 11:20
Compartilhar Comente

Unesc integra grupo de Instituições de Ensino Superior que participam do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19

Unesc integra grupo de Instituições de Ensino Superior que participam do Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19
Universidade vai colocar à disposição do Ministério da Saúde estrutura física, equipamentos e, se necessário, recursos humanos (Foto: Arquivo) Mais imagens

Instituições de Ensino Superior (IES) de todo o país se uniram ao Ministério da Saúde na campanha de vacinação contra a Covid-19 e irão disponibilizar estrutura física, equipamentos e, se necessário, recursos humanos, para o Programa Nacional de Imunização (PNI). A Unesc integra o grupo formado por até o momento, 152 universidades, centros universitários e faculdades que colocaram as estruturas dos campi à disposição do Governo Federal para ampliar a atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) na vacinação. O objetivo das IES é colaborar para aumentar as possibilidades de imunização de mais pessoas em menor tempo. A campanha de vacinação contra a Covid-19 deve começar ainda este mês.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, este será um marco histórico para o Brasil e a Unesc não poderia deixar de se colocar à disposição para colaborar com o PNI. Desde o início da pandemia, em 2020, a Universidade esteve presente e atuante em ações de combate ao coronavírus, seja por meio de pesquisas com a participação de professores e estudantes, através de orientações e iniciativas envolvendo a comunidade interna ou externa, apoio ao poder público e diversas atividades promovidas pelo Comitê de Biossegurança.

Esta iniciativa é uma articulação do Fórum de Presidentes do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub), que é formado por diversas associações, como a Associação Brasileira das Instituições Comunitárias de Educação Superior (Abruc), Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), e Fórum Nacional de Faculdades Comunitárias (Forcom).

Milena Nandi – Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

15 de janeiro de 2021 às 22:39
Compartilhar Comente