AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc recebe programas ao vivo da Rede Amorin e NSC TV durante o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência

Unesc recebe programas ao vivo da Rede Amorin e NSC TV durante o Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência
Evento oferece vagas de empregos nas mais diversas categorias (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

A Unesc recebeu, em uma especial manhã de quinta-feira (24/1), as equipes da Rede Amorin, de Sombrio, e da NSC TV, de Criciúma. Os programas Jornal Amorim e Jornal do Almoço acompanharam a movimentação do Feirão de Empregos para Pessoas com Deficiência. O evento ocorreu no Bloco XXI da Universidade, das 9 às 17 horas, e ofereceu vagas de empregos para pessoas com deficiências físicas e intelectuais, nas mais diversas categorias e cargos das empresas.

Cacai Amorim, apresentador do Jornal Amorim, avaliou a iniciativa como de grande importância frente a desvalorização das pessoas com deficiência. “Infelizmente ainda sofremos muito com o preconceito. Mas, a Unesc e as 17 empresas que aqui estão já saíram na frente e estão fazendo sua parte. É uma atitude louvável e de se parabenizar”, afirma.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, foi uma das entrevistadas do dia e destacou o papel da Unesc em iniciativas como esta. “Por sermos uma Universidade comunitária, temos um compromisso com a região e seu desenvolvimento. Embora sejamos reconhecidos em âmbito nacional e internacional, nosso compromisso está aqui, com as pessoas”, ressalta.

Entre as instituições participantes estão, Alinhar Consultoria, Angeloni Supermercados, Betha Sistemas, GDM Plásticos, Hospital São João Batista, Instituto Maria Schmitt, Portinari, TotalPlast, Ufo Way Denim Brasil, Unesc, La Moda e Vanelise Confecções.

O evento foi realizado em parceria com o Sine (Sistema Nacional de Emprego), órgão que dá suporte à população na hora de contratação, e da Prefeitura de Criciúma, por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação do município.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de janeiro de 2019 às 14:06
Compartilhar Comente

Unesc recebe empresários e gestores de RH para Café de Oportunidades

Unesc recebe empresários e gestores de RH para Café de Oportunidades
Evento reuniu representantes de empresas da região para aproximação com a Universidade e propostas de novas parcerias (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A tarde desta quarta-feira (23/01) foi de aproximação e criação de novas ideias e parcerias entre a Unesc e empresas da região por meio do Café de Oportunidades. O momento contou com a apresentação da atual estrutura da Universidade e de todo o universo envolvido em seu entorno para empresários e gestores de RH, junto de uma proposta de estreitamento dos laços entre os setores comercial e produtivo da realidade da Academia, o programa “Qualifica + Unesc”.

A ideia, conforme a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, que comandou o encontro, foi mostrar o que de fato a Universidade vem fazendo pela região e conversar sobre formas de firmar parcerias positivas para empresas, para a cidade e para a Unesc. “Queremos descobrir maneiras de estreitar cada vez mais esse contato que já existe com muitas empresas, criar novas relações, descobrir pontos de convergência e nos colocarmos a disposição para qualificar de todas as formas o trabalho dentro das instituições”, destacou. A ação, promovida pela primeira vez na Unesc, deve ser realizada semestralmente para alinhar cada vez mais as necessidades dos setores com a Universidade.

Durante o encontro, a pró-reitora apresentou aos presentes o programa “Qualifica + Unesc”, novidade criada em prol do relacionamento corporativo. “É uma via de mão dupla. Nós queremos ser a Universidade referência dos funcionários de vocês e colocamos nossa expertise à disposição das demandas que surgem no dia a dia dentro das suas empresas”, completou.

Após apresentar as modalidades oferecidas dentro do novo programa e ouvir algumas demandas já destacadas pelos convidados, Indianara reforçou a importância do contato próximo e colocou a Universidade à disposição para agendas individuais na intenção de pensar em soluções específicas para cada necessidade. “Esse foi um momento muito agradável. A aproximação com os setores está entre os focos da gestão e, por isso, já estamos iniciando o processo agora, em meados de janeiro. Foi muito válido recebê-los e poder ouvir seus questionamentos, com olho no olho. Nada melhor que isso para encontrarmos soluções para todos”, destacou a pró-reitora.

A gerente de Recursos Humanos e Marketing dos Supermercados Manentti, Débora Eufrasio Nunes, já conhecia o trabalho da Universidade por ter participado da Semana Acadêmica de Desafio Empresarial em 2018 em uma ação solidária. Apesar disso, conforme ela, foi muito importante ir mais a fundo nos conhecimentos sobre tudo o que envolve a Universidade e, principalmente, conhecer o “Qualifica + Unesc”. “Momentos como esse são muito importantes. Eu incentivo sempre esse contato e, dentro da empresa, já fazia o incentivo pela qualificação profissional. O programa vai muito ao encontro disso. O bom profissional precisa aliar teoria e prática e nada melhor do que aqui para ter essa visão”, comentou.

Sentindo na realidade da empresa a importância da qualificação, Débora avalia a oportunidade apresentada como valiosa e garante que levará para que os outros profissionais tenham conhecimento. “Eu costumo fazer uma comparação com uma pessoa míope. Antes de usar óculos não consegue enxergar, mas depois tem outra visão. Assim é a Universidade. Depois de uma graduação a pessoa passa a ver tudo com outro aspecto, com clareza e sabendo onde quer chegar”, completou.

Os interessados em conhecer melhor o novo programa, podem entrar em contato com o Setor de Relacionamento da Unesc pelos telefones (48) 3431-4500/ (48) 99861-0068 (Whatsapp) ou pelo e-mail relacionamento@unesc.net.

Mayara Cardoso - Assessoria de Impresa, Comunicação e Marketing 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 23 de janeiro de 2019 às 18:50
Compartilhar Comente

Banco de Dentes Humanos da Unesc auxilia nos estudos de acadêmicos de Odontologia

Banco de Dentes Humanos da Unesc auxilia nos estudos de acadêmicos de Odontologia
Órgão tem contribuído na produção de conhecimento de acadêmicos do curso (Foto: Arquivo Unesc) Mais imagens

Pode parecer estranho, mas Banco de Dentes Humanos existe sim. Como todo órgão humano, os dentes também têm um destino científico correto quando "descartados". O BDH (Banco de Dentes Humanos) da Unesc existe desde 2011 e a sua principal função é contribuir para o aprendizado e para o estudo de acadêmicos e acadêmicas do curso de Odontologia da Unesc, proporcionando o destino correto de descarte.

O BDH é um projeto de Extensão permanente e tem como propósito suprir as necessidades acadêmicas, fornecendo dentes humanos para pesquisas ou para treinamentos laboratoriais pré-clínicos dos estudantes.

Além disso, o Banco contribui no combate ao comércio ilegal e na infecção cruzada de dentes utilizados na graduação na Universidade. “Nossos alunos de graduação e pós-graduação utilizam dentes legalizados e preparados para manuseio, evitando a infecção cruzada” explica a coordenadora do BDH, Anarela Bernardi Vassen.

Os mais de 16 mil exemplares que fazem parte do acervo são cuidados por bolsistas do programa. De acordo com a bolsista voluntária Ana Carolina Albino, há um extenso procedimento para a utilização dos dentes captados pelo Banco. “Primeiro, nós colocamos os dentes no ácido peracético (substância utilizada para esterilização química) e então fazemos a limpeza do dente e, novamente, os dentes passam por um processo físico de esterilização, sempre pensando na segurança para os estudantes”, comenta.

Contribuição na graduação

Na profissão, o dentista tem contato direto com os pacientes e para isso, durante o curso, diversas disciplinas realizam o treinamento pré-clínico. A disciplina tem o objetivo de fazer com que os alunos utilizem os dentes para técnicas de tratamento clínico. “O treinamento pré-clínico é realizado em dentes naturais, nos laboratórios da Unesc, e esta é a melhor forma de reprodução da situação clínica, ao qual os alunos serão expostos nos próximos semestres”, comenta a coordenadora.

Os alunos vão ao banco de dentes e os utilizam para estudo. “O estudante tem comprometimento em devolver os dentes após a utilização, por isso temos um respaldo ético e legal com os dentes que também são órgãos” acrescenta Ana Carolina.

De acordo com a lei nº 9.434, de fevereiro de 1997, regulamentada pelo decreto nº 9.175, de outubro de 2017, que rege a implementação dos transplantes no Brasil, na qual os dentes foram reconhecidos como órgãos, o projeto do banco de dentes humanos passa a ser implementado nas universidades, tendo grande relevância no processo ético e de conscientização da sociedade.

Dentes provenientes de doações

As doações vêm dos mais diferentes lugares, como cirurgiões dentistas, acadêmicos e próprios dentistas da região. “Temos um convênio com as UBS (Unidade Básica de Saúde) da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), em que eles doam os dentes das Unidades para nós”, comenta a Ana Carolina.

Qualquer pessoa ou profissional de odontologia pode doar para o banco de dentes humanos. O dente pode ser decíduo (de leite) ou permanente, seja sadio, cariado, restaurado ou amarelado.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 21 de janeiro de 2019 às 15:59
Compartilhar Comente

Veranistas aproveitam manhã de atividades no Verão Mais Unesc

Veranistas aproveitam manhã de atividades no Verão Mais Unesc
Arena montada nas areias do Balneário Rincão recebeu a visita de dezenas de pessoas neste sábado (19/01) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

A jovem Ana Lucia Nuernberg Bristot foi a primeira a chegar para garantir seu lugar na aula de Zumba às 11h na arena do projeto Verão Mais Unesc, neste sábado (19/01), no Balneário Rincão. Ela foi uma das dezenas de pessoas que participaram das atividades oferecidas pela ação, realizada em parceria com a prefeitura do município e o Jornal A Tribuna nas areias do Balneário Rincão. Ana garante que mais uma vez valeu a pena se programar para chegar no horário e integrar a aula. “Gosto desse tipo de atividade e todos os anos procuro um local para participar. Neste verão não estou perdendo as aulas em nenhum final de semana e fico ainda mais satisfeita por estar em contato com os colegas da Unesc, onde já cursei duas faculdades. Acho que esse tipo de ação incentiva que as pessoas venham aproveitar e fazer exercícios”, destacou.

Famílias inteiras que passaram pelo espaço, montado em frente ao restaurante Verdão (apenas referência), curtiram ainda atividades como beach tennis, vôlei, treinamento funcional, pinturas, além de receberem atendimentos em saúde e ganharem brindes especiais.

Por conta do mau tempo e dos fortes ventos, as atividades da tarde deste sábado precisaram ser canceladas. A programação deste domingo (20/12) ficará sujeita a alterações pelo mesmo motivo.

O projeto Verão Mais Unesc segue até o final de semana dos dias 26 e 27 de janeiro com atividades gratuitas nas manhãs e tardes de sábado e domingo.

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 19 de janeiro de 2019 às 15:19
Compartilhar Comente

Atleta Leonardo Schilling é contratado pelo clube Benfica

Atleta Leonardo Schilling é contratado pelo clube Benfica
Acadêmico do curso de Direito reforça a partir desta semana a equipe de Portugal (Foto: SL Benfica) Mais imagens

O atleta e acadêmico do curso de Direito da Unesc, Leonardo Schilling, é o mais novo contratado da equipe de natação do clube Benfica, de Portugal. Ele é uma grande aposta do clube para as competições nacionais e internacionais e promete ajudar a equipe com a experiência de 17 anos de conquistas nas piscinas.

Para Leonardo, que está em Portugal para a assinatura do contrato e os contatos iniciais com a nova equipe, esse é um momento de grande realização. “Estou muito feliz. Sempre foi um sonho representar o Benfica. Essa mudança é um o salto necessário para a minha carreira”, avalia.

Conforme o atleta, a negociação já vinha sendo realizada há mais de um ano por meio do seu agente, Tharles Balen, do Grupo Ola, que concretizou as conversas nesta semana. “A proposta é ajudar a equipe e fazer as provas de velocidade”, completa.

O plano para 2019, de acordo com Leonardo, é seguir com os treinos no Brasil e os estudos na Unesc. “Por enquanto, permanecerei treinando no Brasil, seguindo o plano de treinos do clube, terminando os estudos e mais para frente penso em residir em Portugal”, destaca. Sobre o papel da Universidade em sua trajetória, Leonardo destaca sua gratidão. “Meu plano de vida sempre foi ser um atleta profissional e com isso agregar a graduação. Nesse sentido a Unesc me adotou e sou muito grato por isso. Sempre carregarei no coração a minha universidade”, garante.

A notícia da contratação de Leonardo foi recebida com alegria na Unesc. O sentimento, conforme a coordenadora do setor de Esportes da Universidade, Gisele Torri, é de admiração e muito orgulho. “Ele é uma joia rara e já tem uma carreira brilhante. Para nós é um grande orgulho saber que ele leva o nome da Unesc e que agora dá mais um passo na sua história como atleta. Isso é merecimento dele e de sua família que batalham muito”, comenta.

Para a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a satisfação com o resultado é imensurável. “A Unesc é um celeiro de oportunidades em todas as áreas, mas também de atletas. Leonardo é uma prova disso. Um aluno aplicado e que nos enche de orgulho a cada dia e a cada competição que participa. Sua determinação é um exemplo para todos nós. Não poderíamos estar mais felizes pelo reconhecimento obtido por ele através dessa contratação. Leonardo, além de um excelente desportista, é um ser humano incrível, que associa dedicação, empenho, competência, gentileza, educação e sensibilidade”, salienta.

O atleta tem o patrocínio de Unesc, Grupo Ola, Ávila & Cia da Saúde e HammerHead Sports. Ele é apoiado ainda por A Essência Farmacia, Iaff Academia, Kantamá Pilates, Colégio Marista, Itajaí FMEL, Diego Gerber, Carlos Fernandes, Angela Antunes, Brave New Life, Daniela Muniz, Café & Mistura, HT Fisioterapia, Ana Leila e Felipe Lisboa. 

Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de janeiro de 2019 às 19:04
Compartilhar Comente (1)