Medicina

Grand Round: aulas do Módulo Integrado estão abertas a todos os alunos do Curso

Grand Round: aulas do Módulo Integrado estão abertas a todos os alunos do Curso
Divulgação Mais imagens

A partir desta segunda-feira, dia 18, as tradicionais a aulas do Módulo Integrado e Saúde Coletiva realizadas com os alunos do Internato Médico, passarão a ser abertas a todos os alunos do Curso de Medicina. Esta iniciativa vem estabelecer a prática do Grand Round em nosso Curso.


O Grand Round é uma ferramenta importante para o ensino da educação médica e cuidados hospitalares, que consiste em apresentar problemas médicos ou de tratamento de um paciente em particular, para uma plateia formada por médicos, residentes e estudantes de Medicina. Primeiramente, os Grand Rounds tinham a presença do paciente e o mesmo respondia a perguntas. Contudo, este formato evoluiu, com a maioria das sessões raramente tendo um paciente presente, passando a ser mais como palestras. Neste último modelo é que nos baseamos.


O Grand Round do Curso de Medicina é dividido em duas sessões: a primeira das 17h às 18h, com temas da Saúde Coletiva, e a segunda das 18h às 19h, com temas distribuídos entre a Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria, Clínica Médica e Cirurgia. Eles acontecem todas as segundas-feiras, no Auditório Engº Ruy Hülse nestes horários (salvo exceções; consulte o cronograma abaixo).


Cronograma do Grand Round 2013-1


E ainda mais: cada aula equivalerá a 1 (uma) hora de atividade complementar, incluída no item 18 das Atividades Complementares. Para tal, é um imprescindível que o acadêmico assine a lista de presença de cada um dos períodos, com todos os campos requeridos pelo instrumento. Ao fim do Grand Round, estas horas serão contabilizadas automaticamente pela Secretaria do Curso.


Para os alunos do Internato Médico (9ª-12ª), nada muda: as sessões de Saúde Coletiva e do Módulo Integrado continuam a fazer parte da avaliação, sendo componentes na nota da avaliação Cognitiva destas fases.


Mais Sobre


Grand Rounds ajudam os médicos e outros profissionais de saúde a manterem-se atualizados em importantes áreas que podem estar fora de sua prática e também é um complemento importante para a escola médica e médicos residente. Também pode ser diferenciado do "round diário", que é a visita pelo médico assistente e equipe (estudantes e residentes), em que seu foco principal é o atendimento imediato para os pacientes da enfermaria. Um Grand Round tende a apresentar um quadro maior, incluindo experiência com pacientes durante muitos anos e a mais recentes pesquisas e tratamentos em uma área.

Por: Jeison Cleiton Pandini 14 de março de 2013 às 14:36
Compartilhar Comente

Professores do Curso participam da preparação da prova do Teste de Progresso

Professores do Curso participam da preparação da prova do Teste de Progresso
Divulgação Mais imagens

Estiveram reunidos no último dia 09/03 (Sábado), na Universidade Federal de Santa Catarina, os professores do Curso de Medicina das 8 instituições de ensino que compõem o NAPSUL II (Núcleo de Apoio Pedagógico Interinstitucional do Sul II), que participaram da preparação da prova do Teste durante todo dia.


O Teste de Progresso tem por finalidade de avaliar o desempenho cognitivo dos estudantes durante o curso, e bem como próprio curso, possibilitando implementar ações para a melhoria contínua de ambos. Neste teste, todos os alunos de cada curso participam, do primeiro ao último ano. A edição de 2013 já tem data marcada: 02 de Outubro, das 13h 30min às 17h 30min, que ocorre simultaneamente nas instituições.


Representando a UNESC, participaram os professores Alexandre Carlos Silvestre, Ana Lúcia Camargo Fagundes, Cassiana Mazon Fraga, Felipe Dal Pizzol, Joelson Carmono Lemos, Maria Inês da Rosa e o Coordenador Adjunto, Glauco Danielle Fagundes. Em nome da Coordenação e do Curso de Medicina, agradecemos o engajamento e dedicação de todos.

Por: Jeison Cleiton Pandini 12 de março de 2013 às 17:04
Compartilhar Comente

Novidades na Unesc vão servir aos alunos, colaboradores e comunidade

Novidades na Unesc vão servir aos alunos, colaboradores e comunidade
Arquivo Medicina Mais imagens

A Unesc marcou mais uma etapa do seu crescimento como instituição preocupada com ensino, pesquisa e atendimento a comunidade na manhã de hoje (11/3). A Universidade apresentou a ampliação das Clínicas Integradas (ambulatórios de Medicina e Odontologia) e novos laboratórios, Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios), Bloco de Ensino e Cantina no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).

“Não só os cursos estão ganhando com essas inaugurações, mas toda a comunidade”, destacou o reitor Gildo Volpato, apontando os 10 mil atendimentos gratuitos que já são feitos mensalmente nas Clínicas e que devem passar para 12 mil com a ampliação.

O vice-governador Eduardo Moreira analisou a importância da Unesc como fundamental para o sul de Santa Catarina. “Nós não temos nada parecido, em nenhuma universidade, em equipamentos, professores e vontade de atender a comunidade e por isso o Governo é e será parceiro da Unesc”, afirmou.

“O Iparque é um projeto em que centenas de pessoas participaram e ainda estão participando. As pessoas estão acreditando nele”, comentou o vice-reitor Márcio Fiori, ressaltando a importância de ter alunos próximos aos profissionais e professores de suas áreas.

Todas as novas obras são climatizadas e utilizam lâmpadas LED, que propiciam melhor iluminação com menor custo. Os novos ambulatórios das Clínicas e o Bloco de Ensino também fazem a captação da água da chuva.

 

Clínicas Integradas

A Unesc inaugurou a ampliação das Clínicas Integradas, que contempla consultórios, recepção, laboratórios e áreas técnicas, em um espaço de dois pavimentos, com cerca de 3 mil m². “São vários serviços que prestamos a comunidade, como serviços de Psicologia, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e agora Odontologia”, explicou a coordenadora das Clínicas Integradas, Maria Inês da Rosa.

O novo prédio é dividido em duas partes. A primeira acolhe o Ambulatório de Odontologia, com 1.959,78 m², contemplando 46 consultórios, sete raios-X, três laboratórios e áreas técnicas. Já a outra recebe a ampliação do Ambulatório de Medicina, com 920,40 m², contemplando 22 consultórios e áreas técnicas.

O Governo do Estado participou da construção com parte do investimento, de R$ 3,7 milhões. As Clínicas Integradas da Unesc realizam mais de 130 mil atendimentos gratuitos por ano.

 

Curso de Medicina

Para o Curso, esta é uma importante realização, que vem de encontro com o nosso objetivo de entregar à comunidade melhores serviços e prover um aprimorado ambiente de aprendizagem para os nossos alunos. Nesse prédio, fruto de imenso esforço da coordenação anterior, em especial da Profa. Maria Inês da Rosa, está edificada a Zona 5, com 22 consultórios, exclusivamente destinados aos ambulatórios do Curso de Medicina, todos preparados com modernos equipamentos.

 

Homenagens

As inaugurações homenagearam professores e funcionários da Unesc. A escolha dos nomes foi feita pelo tempo de serviço prestado à Universidade.

“Esta homenagem vem reconhecer dias de comprometimento e dedicação à Unesc”, destacou a professora Anelise Arns, que foi homenageada nos ambulatórios de Medicina e Odontologia, juntamente com os professores Antônio Serafim Pereira e Maria Alcinéia Porto Sonego e as funcionárias Cleonice Vieira Aguiar Cavaler, Márcia Quirana Miguel Picollo e Rosane Amaral.

“Para nós, homenageados, é uma imensa satisfação sermos reconhecidos pela nossa Universidade”, afirmou o professor Pedro Arns, que foi homenageada no Iparque, juntamente com os professores Sérgio Antônio Coelho Mattana e Yasmine de Moura da Cunha e os funcionários João Otto Schimitz Júnior, Jair da Rosa e Vivian Josete Souza.

 

Participaram do ato

O reitor da Unesc Gildo Volpato; o vice-governador Eduardo Moreira; o vice-reitor Márcio Fiori; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho; o prefeito de Criciúma, Itamar da Silva; o secretário-adjunto da Saúde de SC, Acélio Casagrande; as diretoras da UNAs (Unidades Acadêmicas) CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Kátia Sorato, SAU (Ciências da Saúde), Luciane Ceretta, e HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Samira Casagrande; o diretor do Iparque, Clovis Savi; a coordenadora das Clínicas Integradas, Maria Inês da Rosa; coordenadores de cursos; professores; funcionários; alunos; deputados federais e estaduais; vereadores, e representantes dos conselhos regionais de Medicina e Odontologia.

 

Adaptado de Secom (via Davi Carrer)

Por: Jeison Cleiton Pandini 11 de março de 2013 às 15:12
Compartilhar Comente

Professor da Unesc entre os melhores médicos do Brasil

Professor da Unesc entre os melhores médicos do Brasil
Mais imagens

O professor doutor da Unesc João Quevedo foi apontado pela Revista Análise Saúde entre os melhores médicos do Brasil. Quevedo aparece entre os 27 melhores médicos psiquiatras do Brasil. Ele é professor e coordenador do curso de Medicina da Unesc, além de ser docente do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde).

 

A conquista

Quevedo analisa esta conquista de duas maneiras, como médico e como professor e pesquisador. “Como médico preciso registrar que a psiquiatria brasileira é uma das melhores do mundo e que os psiquiatras de Santa Catarina, de uma forma geral, e de Criciúma, em especial, são muito qualificados. Como professor e pesquisador, essa avaliação se faz sim importante, porque reconhece todo o trabalho que tenho feito em prol da psiquiatria nacional, seja como pesquisador em neurociências, seja como autor de livros na área ou como editor associado da Revista Brasileira de Psiquiatria. Fico muito contente, pois indica que estamos no caminho certo”, destaca.

 

A carreira

 O professor da Unesc ressalta o seu orientador, professor Ivan Izquierdo, um dos mais importantes neurocientistas do mundo, como uma oportunidade única e sólida na sua formação científica. Ele também lembra sua formação clínica, que foi supervisionada pelo professor Ellis Busnello, referência na psiquiatria nacional. “Além disso, pude conviver com o professor Flávio Kapczinski, logo após a volta dele para o Brasil. Sendo ele um misto do Izquierdo e do Busnello, bom cientista e bom clínico, é meu referencial. Em resumo, bons modelos e muito trabalho”, comenta.

 

A Unesc

Quevedo ainda destaca a Unesc como sendo um ambiente rico em oportunidades de crescimento pessoal e profissional. “A vocação comunitária, voltada à ciência e tecnologia de ponta, é a mola propulsora de um ambiente desafiador. Como coordenador do curso de Medicina assumi o desafio de fazê-lo o melhor curso de estado de Santa Catarina”, afirma.

 

A Revista

A Revista traz o perfil de 100 hospitais e 2 mil médicos que atuam em 50 especialidades e em mais de 80 cidades brasileiras, entre cerca de 400 mil médicos, segundo o periódico. A lista foi construída com base na indicação dos próprios médicos, sendo que cerca de mil profissionais foram entrevistados pela equipe da Análise Editorial, sem nenhuma lista prévia de nomes.

 

Fonte: Secom (via Davi Carrer)

Por: Jeison Cleiton Pandini 08 de março de 2013 às 09:26
Compartilhar Comente

Formação continuada no Método ABP engaja os professores do Curso

Formação continuada no Método ABP engaja os professores do Curso
Arquivo Medicina Mais imagens

Sempre objetivando a qualidade do ensino, o Curso de Medicina promoveu na semana passada (01 e 02/03) o curso de formação continuada “Como Elaborar Bons Problemas na Metodologia ABP”, ministrado pela professora mestre da Universidade Estadual de Londrina, Evelin Muraguchi. A realização do curso foi promovida pelo NAP (Núcleo de Apoio Pedagógico do Curso de Medicina) e com o apoio da Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde (UNASAU).


Durante os dois dias, os professores do Curso (entre eles Coordenadores de Fase e Tutores), além de coordenadores de cursos da UNASAU, receberam informações, discutiram e debateram os mais diversos assuntos em relação ao processo de ensino-aprendizagem. Com a condução da professora Evelin, os participantes foram convidados a compartilhas as suas experiências marcantes de sala de aula.


Após este momento, os professores foram divididos em grupos para uma oficina, onde trabalharam na construção de novos Problemas de Aprendizagem (coração do Método ABP), que foram apresentados e discutidos para todo o grupo. Na manhã de sábado, os trabalhos continuaram com a avaliação dos problemas desenvolvidos e seguindo da realização de ajustes e aprimoramentos aos mesmos.


Como esta, outra ação do Curso merece destaque: no último dia 21 de Fevereiro, os novos Tutores receberam uma capacitação inicial sobre a metodologia, cuja sessão foi guiada pelo Coordenador Adjunto e também Coordenador da 4ª fase, Glauco Danielle Fagundes. Neste encontro, Glauco introduziu as características do Método e bem com como da Sessão Tutorial, a qual foi realizada uma simulação entre os próprios professores.

Por: Jeison Cleiton Pandini 06 de março de 2013 às 10:52
Compartilhar Comente