Novidades na Unesc vão servir aos alunos, colaboradores e comunidade
A Unesc marcou mais uma etapa do seu crescimento como instituição preocupada com ensino, pesquisa e atendimento a comunidade na manhã de hoje (11/3). A Universidade apresentou a ampliação das Clínicas Integradas (ambulatórios de Medicina e Odontologia) e novos laboratórios, Itec-In (Incubadora Tecnológica de Ideias e Negócios), Bloco de Ensino e Cantina no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc).
“Não só os cursos estão ganhando com essas inaugurações, mas toda a comunidade”, destacou o reitor Gildo Volpato, apontando os 10 mil atendimentos gratuitos que já são feitos mensalmente nas Clínicas e que devem passar para 12 mil com a ampliação.
O vice-governador Eduardo Moreira analisou a importância da Unesc como fundamental para o sul de Santa Catarina. “Nós não temos nada parecido, em nenhuma universidade, em equipamentos, professores e vontade de atender a comunidade e por isso o Governo é e será parceiro da Unesc”, afirmou.
“O Iparque é um projeto em que centenas de pessoas participaram e ainda estão participando. As pessoas estão acreditando nele”, comentou o vice-reitor Márcio Fiori, ressaltando a importância de ter alunos próximos aos profissionais e professores de suas áreas.
Todas as novas obras são climatizadas e utilizam lâmpadas LED, que propiciam melhor iluminação com menor custo. Os novos ambulatórios das Clínicas e o Bloco de Ensino também fazem a captação da água da chuva.
Clínicas Integradas
A Unesc inaugurou a ampliação das Clínicas Integradas, que contempla consultórios, recepção, laboratórios e áreas técnicas, em um espaço de dois pavimentos, com cerca de 3 mil m². “São vários serviços que prestamos a comunidade, como serviços de Psicologia, Medicina, Fisioterapia, Enfermagem, Farmácia e agora Odontologia”, explicou a coordenadora das Clínicas Integradas, Maria Inês da Rosa.
O novo prédio é dividido em duas partes. A primeira acolhe o Ambulatório de Odontologia, com 1.959,78 m², contemplando 46 consultórios, sete raios-X, três laboratórios e áreas técnicas. Já a outra recebe a ampliação do Ambulatório de Medicina, com 920,40 m², contemplando 22 consultórios e áreas técnicas.
O Governo do Estado participou da construção com parte do investimento, de R$ 3,7 milhões. As Clínicas Integradas da Unesc realizam mais de 130 mil atendimentos gratuitos por ano.
Curso de Medicina
Para o Curso, esta é uma importante realização, que vem de encontro com o nosso objetivo de entregar à comunidade melhores serviços e prover um aprimorado ambiente de aprendizagem para os nossos alunos. Nesse prédio, fruto de imenso esforço da coordenação anterior, em especial da Profa. Maria Inês da Rosa, está edificada a Zona 5, com 22 consultórios, exclusivamente destinados aos ambulatórios do Curso de Medicina, todos preparados com modernos equipamentos.
Homenagens
As inaugurações homenagearam professores e funcionários da Unesc. A escolha dos nomes foi feita pelo tempo de serviço prestado à Universidade.
“Esta homenagem vem reconhecer dias de comprometimento e dedicação à Unesc”, destacou a professora Anelise Arns, que foi homenageada nos ambulatórios de Medicina e Odontologia, juntamente com os professores Antônio Serafim Pereira e Maria Alcinéia Porto Sonego e as funcionárias Cleonice Vieira Aguiar Cavaler, Márcia Quirana Miguel Picollo e Rosane Amaral.
“Para nós, homenageados, é uma imensa satisfação sermos reconhecidos pela nossa Universidade”, afirmou o professor Pedro Arns, que foi homenageada no Iparque, juntamente com os professores Sérgio Antônio Coelho Mattana e Yasmine de Moura da Cunha e os funcionários João Otto Schimitz Júnior, Jair da Rosa e Vivian Josete Souza.
Participaram do ato
O reitor da Unesc Gildo Volpato; o vice-governador Eduardo Moreira; o vice-reitor Márcio Fiori; o pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Ricardo Pinho; o prefeito de Criciúma, Itamar da Silva; o secretário-adjunto da Saúde de SC, Acélio Casagrande; as diretoras da UNAs (Unidades Acadêmicas) CET (Ciências, Engenharias e Tecnologias), Ângela Piccinini, CSA (Ciências Sociais Aplicadas), Kátia Sorato, SAU (Ciências da Saúde), Luciane Ceretta, e HCE (Humanidades, Ciências e Educação), Samira Casagrande; o diretor do Iparque, Clovis Savi; a coordenadora das Clínicas Integradas, Maria Inês da Rosa; coordenadores de cursos; professores; funcionários; alunos; deputados federais e estaduais; vereadores, e representantes dos conselhos regionais de Medicina e Odontologia.
Adaptado de Secom (via Davi Carrer)
11 de março de 2013 às 15:12
Newsletter
RSS