Medicina

Acadêmicos da Unesc levam alegria à crianças hospitalizadas

Acadêmicos da Unesc levam alegria à crianças hospitalizadas
Mais imagens

Os pequenos pacientes que passam por tratamento no Hospital Materno Infantil Santa Catarina (HMISC) e Hospital da Unimed, ambos de Criciúma, tiveram um Dia das Crianças um pouco mais alegre. Isso foi possível por meio de ação realizada pelos integrantes da Liga Acadêmica de Cirurgia Pediátrica (Lacipe), que reúne acadêmicos de diversas fases do curso de Medicina da Unesc.

Na manhã desta quinta-feira (12/10), eles se vestiram de super-heróis, princesas, palhaços, entre outros personagens que fizeram a festa das crianças. Além disso, brinquedos, adquiridos por meio de doações dos médicos do corpo clínico do HMISC e da administração do Hospital da Unimed foram distribuídos para abrir ainda mais o sorriso dos meninos e meninas.

“É uma oportunidade para levar carinho para os pequenos que estão hospitalizados e praticar esta empatia com os acadêmicos por meio de um momento lúdico. E também, de uma certa forma, marcar o dia do Cirurgião Pediátrico, que também é comemorado nesta data”, conta o cirurgião pediátrico e professor do curso de medicina da Unesc, Christian de Escobar Prado.

Fazendo a diferença

A Lacipe possui função de Pesquisa e Extensão e, por consequência, faz a diferença na sociedade. “Esta ação é muito importante para que os acadêmicos possam presenciar o outro lado dos pacientes e tenham essa experiência de afeto, de cuidado”, cita Prado.

A presidente da Lacipe, Giulia Fraga Mezari, que está na 11ª fase de Medicina, revela que participa da ação no Dia das Crianças há três anos. “A cada vez percebemos mais a importância dela. Nesta data, os pequenos que estão no hospital recebem um pouco de carinho e podem se divertir. Sabemos que prefeririam estar em casa brincando, então tentamos amenizar isso. Como acadêmica de Medicina é sempre gratificante ver uma criança feliz, ainda mais nesse dia”, salienta.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de outubro de 2023 às 10:02
Compartilhar Comente

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional

Unesc entra em recesso nesta quinta-feira em virtude do feriado nacional
Apenas Iparque; Nuprevips; Farmácia Escola e Ambulatório de Estomaterapia; e o Ambulatório de Feridas funcionarão na sexta-feira Mais imagens

A partir desta quinta-feira (12/10), devido ao feriado nacional e recesso institucional, as atividades no campus da Unesc serão suspensas, com retorno para a próxima segunda-feira (16/10). As unidades de Araranguá e Balneário Rincão seguirão o mesmo calendário.

As aulas de graduação, de pós-graduação, dos cursos técnicos, bem como dos setores administrativos, secretarias dos cursos e a Biblioteca Professor Eurico Back retornarão ao seu horário de funcionamento habitual também na segunda-feira (16/10). 

O Colégio Unesc acompanhará o recesso da Universidade.

Nas Clínicas Integradas, os serviços prestados pela Unesc estarão em recesso, retornando também na segunda-feira (16/10).

Já o Núcleo de Prevenção às Violências e Promoção da Saúde (Nuprevips); a Farmácia Escola; e o Ambulatório de Estomaterapia e o Ambulatório de Feridas, funcionarão na sexta-feira (13/10).

O Parque Científico e Tecnológico (Iparque) estará fechado na quinta-feira, retomando suas atividades na sexta-feira (13/10), das 8h às 12h e das 13h às 17h.






 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

10 de outubro de 2023 às 15:28
Compartilhar Comente

Palestra sobre preservação de fertilidade é um dos temas do Congresso Materno Infantil Sul Catarinense

Palestra sobre preservação de fertilidade é um dos temas do Congresso Materno Infantil Sul Catarinense
A noite desta terça-feira (3/10) foi marcada por três palestras no Auditório Ruy Hulse Mais imagens

O 2º Congresso Materno Infantil Sul Catarinense e a 7ª Jornada Materno Infantil Sul Catarinense, organizados pelas Ligas Acadêmicas de Pediatria e Neonatologia (Lapen), Mastologia (Lamasto) e Ginecologia e Obstetrícia (Lago) da Unesc, trouxeram na noite desta terça-feira (3/10) três palestras, no Auditório Ruy Hulse. Os temas abordados foram: Preservação de Fertilidade com o médico Vilson Maciel; Antibióticos na Prática Pediátrica com a profissional Camila Belletini; e Gestão e Câncer de Mama com a oncologista Juliana Althoff.

A intenção com o evento, conforme os organizadores, é proporcionar uma oportunidade única para estudantes e profissionais da área médica aprofundarem seus conhecimentos em Pediatria, Mastologia e Ginecologia e Obstetrícia, além de explorarem tópicos de extrema relevância para a saúde materno-infantil.

Em sua apresentação, Maciel destacou que estudos demonstram que mulheres que optam pelo congelamento eletivo de óvulos geralmente têm entre 36 e 40 anos, possuem ensino superior, emprego e não têm parceiros. Ele enfatizou que a janela de oportunidade para a fertilidade é mais estreita nas mulheres e aconselhou que o congelamento de óvulos seja considerado antes dos 35 anos para maior sucesso, pois a qualidade e quantidade de óvulos diminuem após essa idade. Além disso, Maciel ressaltou que os óvulos congelados podem ser armazenados indefinidamente sem deterioração.

Segundo ele, a janela produtiva é mais estreita nas mulheres do que nos homens. “Após meados dos 30 anos, o potencial de fertilidade das mulheres diminui gradualmente, com menor fertilidade após os 35 anos”, reforçou.

A coordenadora adjunta do curso de Medicina, Leda Soares Brandão Garcia, enfatizou a importância do tema, pois conforme ela, cuidar da saúde materno-infantil significa cuidar do futuro de uma nação. “Uma mãe bem cuidada tende a cuidar melhor de seu filho, resultando em uma geração mais forte, saudável e autossuficiente”, destacou.

Mariana Magalhães, preceptora da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, elogiou o compromisso com o ensino e a ciência, destacando que o compartilhamento de conhecimento é fundamental para o futuro da medicina. Ela expressou sua gratidão por estar junto dos participantes e contribuir para o crescimento deles. “Ver vocês todos aqui enche o nosso coração. Isso é o futuro da medicina, é assim que se faz, compartilhando conhecimento”, disse.

Joelson Carmono Lemos, preceptor da Liga de Ginecologia e Obstetrícia, também agradeceu a oportunidade e o esforço dos acadêmicos, desejando sucesso a todos no evento e enfatizando que é uma oportunidade valiosa para aplicar os ensinamentos em um ambiente de congresso. “É uma oportunidade de aprimoramento e de colocar em prática os ensinamentos em um Congresso como esse”, enfatizou.

Além das palestras, o Congresso oferece a possibilidade de submissão de trabalhos científicos, com apresentação de resumos em forma de pôsteres, e a realização de oficinas que proporcionam valiosas experiências extracurriculares relacionadas aos temas abordados.

Mais informações sobre o evento acesse:

https://www.even3.com.br/ii-congresso-materno-infantil-sul-catarinense-vii-jornada-materno-infantil-373326/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

03 de outubro de 2023 às 21:07
Compartilhar Comente

Acadêmicos do curso de Medicina participarão de Teste de Progresso

Acadêmicos do curso de Medicina participarão de Teste de Progresso
Mais imagens

Estudantes de 1ª a 12ª fase do curso de Medicina da Unesc participarão, no dia 18 de outubro, de mais um Teste de Progresso. A prova será aplicada nesta mesma data, das 13h30 às 17h30, em todas as 13 instituições que integram o Núcleo de Apoio Pedagógico Interinstitucional Sul II.

Conforme a coordenadora do curso de Medicina da Unesc, Maria Inês da Rosa, este é um teste que ajuda a avaliar os níveis de ensino aprendizagem de todas as escolas de medicina participantes, além de oferecer ao acadêmico uma visão geral sobre seu aprendizado em cada uma das áreas.

“São 120 questões de múltipla escolha envolvendo as áreas de Bioética, Ciências básicas, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Saúde Coletiva. Após fazer a prova, os alunos recebem um relatório que mostra o desempenho nas disciplinas e aponta em quais dela é necessário investir mais energias, no estudo ou aquelas em que ele tem se destacado”, aponta a coordenadora do curso. Acrescenta, também, que os demonstram a média da turma e média geral das treze escolas que participarão.

Para a Universidade, de acordo com Maria Inês, é de extrema importância avaliar os resultados e obter os parâmetros sobre o curso. Uma vez que   possibilita de implementação de ações para a melhoria contínua do estudante e do curso, permite aos professores discussões sobre temas relevantes das disciplinas e como estas são aplicadas.

Do ponto de vista acadêmico, prima pela qualidade do aprendizado e pela autoavaliação do estudante durante a graduação, além de verificar a evolução do desempenho cognitivo nas diversas áreas do curso. Com isso, identificar os problemas potenciais e possibilitar a implementação de ações para melhoria contínua do estudante e do curso.

Segundo o professor  Marco Antonio Pereira, coordenador do Teste de Progresso, a participação no teste é obrigatória para todos que estão comprometidos com seu crescimento pessoal e profissional; além de pontuar horas complementares, serve também para pontuação em algumas provas de residência médica.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2023 às 17:29
Compartilhar Comente

Qualificação em profissões na área da saúde é oportunidade para carreira de sucesso

Qualificação em profissões na área da saúde é oportunidade para carreira de sucesso
Mais imagens

As carreiras na área da saúde apresentam amplas oportunidades de atuação em todo o território nacional e internacional, além de perspectivas promissoras para o crescimento profissional. Por essa razão, os cursos dessa área são altamente procurados, atraindo um grande número de concorrentes em busca das vagas disponíveis.

Na Unesc, a ampla variedade de cursos pode abrir portas para uma carreira bem-sucedida no mundo do trabalho. Segundo um levantamento feito em 2020 pela Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior (ABMES), seis dos 15 cursos mais procurados por estudantes são da área da saúde, representando 36,1% do total. 

Conforme o levantamento, o aumento da expectativa de vida da população é um fator que gera uma maior demanda por serviços na área da saúde, resultando em um aumento significativo no número de vagas de emprego disponíveis. À medida que as pessoas vivem mais, surge a necessidade de profissionais especializados e capacitados para garantir uma boa qualidade de vida, mesmo em idade avançada. Diante desse cenário, as possibilidades de atuação são amplas e variadas.

Segundo a pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni, os desdobramentos recentes da pandemia impulsionaram uma demanda urgente e crescente por assistência médica. Essa situação cria uma oportunidade promissora para aqueles que desejam entrar na área e seguir uma carreira sólida nesse campo em expansão. “A pandemia afetou praticamente todos os setores e trouxe novas tendências para o mercado de trabalho”, enfatiza.

Dentre os cursos da área da saúde ofertados pela Unesc estão: Biomedicina, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Todas em sintonia com as práticas mais modernas e eficientes da área. 

Empregabilidade

Graziela destaca que os profissionais da área da saúde encontram um mercado com alto índice de empregabilidade, oferecendo bons salários e diversas oportunidades. Em relação aos salários, as profissões mais bem pagas de acordo com a seção de salários da plataforma Indeed são: Medicina; Odontologia; Enfermagem e Farmácia.

“Os futuros profissionais da saúde, tanto atuando individualmente como em equipes multidisciplinares, desempenham um papel fundamental na prestação de serviços. Eles oferecem cuidados abrangentes em consultórios, unidades básicas de saúde, ambulatórios e hospitais, priorizando o bem-estar integral daqueles que necessitam de assistência”, comenta Graziela, lembrando os espaços oferecidos pela Instituição aos acadêmicos.

Laboratórios de ponta

A Unesc se destaca pelos seus laboratórios de última geração, que promovem a integração entre os acadêmicos e os tornam protagonistas do processo de ensino-aprendizagem. Dentro do ecossistema oferecido pela Instituição, destaca-se a metodologia chamada de Graduação Multi, modelo que proporciona espaços diferenciados para fomentar a criatividade e a colaboração entre os estudantes, desde as primeiras fases da graduação.

A oferta de mais de 150 mil atendimentos anuais nas Clínicas Integradas, por exemplo, colabora não só com os municípios de toda a região que têm pacientes atendidos na Unesc, mas beneficia famílias inteiras e colabora na prática dos estudantes da área. “Proporciona aos acadêmicos um contato prático desde as fases iniciais de sua formação. Essa abordagem dinâmica e conectada ao mercado resulta em uma visão abrangente e prepara-os para lidar com problemas complexos por meio de experiências significativas”, pontua Graziela.

“Contamos com uma infraestrutura completa que atende todas as necessidades dos estudantes da área da saúde. Nosso currículo é integrado entre todos os cursos, promovendo a multidisciplinaridade no cotidiano dos acadêmicos, preparando-os para se tornarem profissionais de saúde que enxergam o ser humano como um todo. Além disso, nossos professores têm experiência tanto no mercado de trabalho externo como internamente, o que garante que a realidade do dia a dia na área da saúde esteja presente no aprendizado dos nossos alunos”, enfatiza a pró-reitora.

Outro equipamento que integra a metodologia Graduação Multi é o Centro de Realidade Mista Antônio Carlos Althoff. O espaço tecnológico proporciona experiências diferenciadas no processo de ensino-aprendizagem, interligando saberes e compartilhando experiências.

O Centro usa parte do ambiente real e parte do espaço virtual, tornando, assim, uma experiência mais interativa e imersiva. Na prática, os futuros profissionais, podem realizar treinamento em simulações cirúrgicas, além de obterem capacitações para uso de equipamentos altamente complexos, por meio das aulas com óculos de realidade mista.

Portas abertas para a transformação

Em mais de cinco décadas de existência, a Unesc já formou em torno de 50 mil pessoas, possuindo, atualmente, 15,5 mil acadêmicos; 57 cursos de graduação e 51 cursos de Pós-Graduação, sendo 38 especializações; oito mestrados e cinco Doutorados, além do Colégio Unesc; da Unesc Tec e da Unesc Virtual, com ensino na modalidade EAD e nota máxima na avaliação do Ministério da Educação (MEC).

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Universidade em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo (48) 3431 4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende pelo Whatsapp (48) 99644 1887 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h de segunda a sexta-feira. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de julho de 2023 às 14:00
Compartilhar Comente