Medicina

Professores da Unesc participam da 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília

Professores da Unesc participam da 17ª Conferência Nacional de Saúde em Brasília
Mais imagens

Seis professores da Unesc participaram da 17ª Conferência Nacional de Saúde nesta semana. O evento, realizado no Centro Internacional de Convenções do Brasil, na capital federal, contou com a presença de milhares de pessoas engajadas, incluindo representantes de entidades, do poder público e delegações de todas as regiões do país. 

A coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc, Lisiane Tuon, e o professor Jacks Soratto, marcaram presença no evento. Lisiane ressaltou a importância do encontro e enfatizou que as propostas discutidas refletem as necessidades e demandas da população. 

Intitulado "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia", a conferência teve como propósito principal promover a salvaguarda dos princípios essenciais do Sistema Único de Saúde (SUS). O encontro foi composto por uma programação abrangente, que incluiu palestras, grupos de debates e apresentação de propostas, com o propósito de assegurar uma saúde plena e de qualidade para toda a população.

Além deles, os docentes da Universidade Rafael Amaral; Aires Mondardo Junior; Luis Carlos Custódio Fontana; e Giovana Mondardo, também estiveram presentes na conferência. 

“Participamos ativamente, tanto na relatoria quanto na coordenação de grupos, durante a Conferência. O evento proporcionou um ambiente propício para o compartilhamento de conhecimentos e experiências, com o objetivo final de promover a melhoria contínua dos serviços de saúde para todos os cidadãos”, comentou o professor Rafael Amaral.

Visita

Rafael, Aires e Luiz aproveitaram para visitar a estrutura das unidades de reabilitação do Hospital Sarah Kubitscheck. “Foi uma experiência muito gratificante, pois pudemos ver de perto os avanços e as boas práticas em reabilitação. Essas visitas fortaleceram ainda mais nosso compromisso em buscar soluções efetivas para a promoção da saúde e bem-estar da população”, comentou Aires, que é o coordenador do Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Universidade.

Sobre a conferência - A Conferência Nacional de Saúde ocorre a cada quatro anos para definição e construção conjunta de políticas públicas do SUS. A etapa nacional foi precedida de encontros municipais e estaduais, realizados pelos Conselhos de Saúde, junto às respectivas Secretarias de Saúde, além das conferências livres sobre temáticas específicas. 

Das etapas municipais e estaduais, são eleitos os delegados, que levam as propostas para a etapa nacional. O encontro é um passo essencial para elaboração e aprovação de propostas para o Plano Nacional de Saúde e o Plano Plurianual 2024-2027. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

06 de julho de 2023 às 16:38
Compartilhar Comente

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia

Unesc abre 5ª Jornada Integrada da Saúde com foco na interação entre inovação e tecnologia
Evento segue até quarta-feira com programação especial para acadêmicos da área Mais imagens

A noite gelada desta segunda-feira (12/06) no campus da Unesc foi o cenário para a abertura da 5ª Jornada Integrada da Saúde da Instituição. O evento, que reúne professores e acadêmicos de todos os cursos da área da saúde, neste ano tem a temática “Saúde 4.0: inovação e tecnologia a favor dos professionais e suas consequências”. A programação segue com atrações especiais até quarta-feira (14/06).

Para abrir o evento já em grande estilo a palestra da noite foi conduzida pelo professor doutor Jacks Soratto, abordando a temática central escolhida para a Jornada. De forma descontraída, Jacks demonstrou aos acadêmicos presentes as formas como a tecnologia e novas ferramentas podem colaborar para um atendimento mais dinâmico, porém não conseguem substituir a presença de um profissional de saúde com olhar atento.

Olhar atento e apurado ao novo

Para a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, é uma felicidade e uma satisfação acompanhar o interesse pelo estudo do atendimento com olhar “multi”. “Todos nós somos formados por uma série de pecinhas que precisam ser analisadas como um todo. É muito bonito ver como o olhar ampliado ao conceito de saúde proporciona um atendimento mais amplo, mais humano e preparado para ver esse paciente como um ser humano por completo. Perceber todas essas dimensões, suas complexidades e a forma como a inovação e a tecnologia podem acrescentar nesse processo, é fundamental”, comentou.

A coordenadora da comissão organizadora do evento, a acadêmica Lívia Giordani Gonçalves aproveitou a oportunidade para agradecer a todos os presentes, a gestão universitária e aos apoiadores da Jornada. “Nos dedicamos para oferecer aos estudantes mais um momento de muito aprendizado conectado com as demandas atuais. Esperamos que todos aproveitem esta oportunidade e desfrutem do evento”, apontou.

Ainda na oportunidade, a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Gabriela Minhos, parabenizou os colegas pelo empenho na organização da Jornada, entregou uma homenagem à comissão responsável pelo evento e fez questão de, acompanhando a pró-reitora, chamar a atenção para a importância dos debates realizados em torno da temática do projeto estadual de Universidade gratuita.

“Enquanto Comunitária, nossa Unesc precisa defender esses recursos destinados a instituições sem fins lucrativos. Defender isso é defender a manutenção das bolsas de muitos de nós e, mais do que isso, defender o reflexo da força da Universidade diretamente na comunidade, com Extensão, com Pesquisa, com atendimento em saúde e tudo mais que enxergamos diariamente ao estar aqui”, pontuou Gabriela.

Representando o prefeito Clésio Slavaro, o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, prestigiou a abertura oficial do encontro e enalteceu a importância do contato acadêmico com assuntos que já são realidade no cenário local e mundial. “Na pandemia, por exemplo, precisamos lidar com algo que até então não fazia parte da nossa rotina, a telemedicina. A partir disso, no entanto, conseguimos implantar, em parceria com a Unesc, um serviço que foi fundamental para os criciumenses e segue sendo um diferencial para a cidade”, relembrou, parabenizando a Universidade e as lideranças estudantis pela iniciativa.

Programação intensa

Nesta terça-feira (13/06) a agenda da 5ª Jornada Integrada da Saúde contará com a palestra “Impactos das Cirurgias Bariátricas nos tempos atuais”, às 19h30, com o presidente da Unimed Criciúma e cirurgião Leandro Avany Nunes. Na sequência, ainda na noite de terça-feira, às 20h30, a palestra “Distúrbios do sono e consequências” terá como convidado o fundados do Núcleo de Odontologia do Sono, Luiz Gustavo Martins.

Na noite de quarta-feira (14/06) quem comanda o palco são as convidadas Rosimeri Vieira e Ritele Silva, abordando a “Importância do empreendimento profissional” e a “Depressão e bournout e seus impactos na vida acadêmica, respectivamente, às 19h30 e 20h30. Todas as palestras serão realizadas no Auditório Ruy Hülse.

Nas tardes dos dois dias haverá ainda oficinas divididas sobre uso e descarte correto de medicamento, sobre o Sistema Único de Saúde (SUS), prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e distribuição de preservativos, além de abordagem acerca da humanização da saúde.

Confira mais fotos em:

noticias.unesc.net/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

12 de junho de 2023 às 22:05
Compartilhar Comente

Professores do curso de Medicina da Unesc são agraciados com diplomas de Mérito Médico

Professores do curso de Medicina da Unesc são agraciados com diplomas de Mérito Médico
O evento, promovido pelo CRM, ocorreu na sexta-feira (26/05) na sede da entidade, em Florianópolis Mais imagens

Os professores do curso de Medicina da Unesc foram agraciados com o Diploma do Mérito Médico concedido pelo Conselho Regional de Medicina de Santa Catarina (CRM-SC). O evento, realizado na sexta-feira (26/05) na sede da entidade em Florianópolis, teve como objetivo reconhecer os profissionais que completaram 40 anos de atividade ininterrupta, sem qualquer sanção por conduta contrária à ética, e que desempenharam um papel relevante na promoção da Medicina.

A coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, parabenizou os professores, destacando que eles são verdadeiros modelos a serem seguidos na profissão médica. Ela expressou o desejo de que continuem sendo pilares e fontes de inspiração para os acadêmicos, permitindo que, para além do conhecimento técnico, exerçam a "arte" da Medicina em seu verdadeiro significado.

Os homenageados foram os professores Leda Soares Brandão Garcia; Silvana Maria de Miranda; José Carlos Ghedin; Sergio Augusto Daminelli; Dario Henrique Garcia; e Carlos Roberto Barros.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

29 de maio de 2023 às 17:19
Compartilhar Comente

Trabalho remoto na pandemia aumenta dores nas costas de trabalhadores, aponta estudo

Trabalho remoto na pandemia aumenta dores nas costas de trabalhadores, aponta estudo
Produção científica teve participação dos professores da Unesc em parceria com a Furg e foi publicada na revista Ciência & Saúde Coletiva Mais imagens

A publicação mais recente do estudo “Mental Covid - Impacto da Covid-19 sobre a Saúde Mental da População” constatou que um em cada quatro trabalhadores remotos relataram sentir dores nas costas durante o período da pandemia. O artigo foi publicado na revista Ciência & Saúde Coletiva e faz parte de um trabalho coletivo coordenado por professores doutores em Epidemiologia da Unesc, Antônio Augusto Schäfer e Fernanda de Oliveira Meller, em parceria com o professor doutor em Epidemiologia Samuel Dumith, da Universidade Federal do Rio Grande (Furg).

O estudo, que investigou a relação entre o trabalho remoto e as dores nas costas durante a pandemia da Covid-19 constatou ainda que homens sentiram mais dores na região cervical, enquanto mulheres sentiram mais dores na região lombar. Indivíduos com sobrepeso ou obesos apresentaram dores mais intensas, enquanto aqueles com Índice de Massa Corporal (IMC) normal tiveram dor aguda na região torácica.

Trabalho de campo

A investigação foi realizada de outubro de 2020 a janeiro de 2021 com 2.170 pessoas em mais de 1.000 domicílios com idades entre 18 e 93 anos nos municípios de Criciúma e Rio Grande e avaliou os impactos da pandemia de Covid-19 na saúde mental e física da população adulta e idosa.

“O estudo de base populacional foi realizado com uma amostra aleatória (as residências foram escolhidas por sorteio) de adultos e idosos. Em Criciúma, visitamos mais de 600 domicílios e entrevistamos 863 pessoas. Entre os pontos abordados estiveram alimentação, realização de atividades físicas, qualidade de vida, duração do sono e diversos aspectos da saúde mental”, conta Fernanda.

A professora doutora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera do Rio Grande,  Elizabet Saes da Silva, foi a autora principal do artigo e reforçou a importância de intervalos a cada meia hora de trabalho remoto. “É essencial o trabalhador fazer essa pausa, fazer alongamento, levantar, caminhar um pouco e, depois, seguir seu trabalho”, afirmou.

Conforme Elisabet, a exposição a ambientes ergonomicamente inadequados e com carga horária excessiva pode ter impactado negativamente nas dores nas costas durante a pandemia. 

Tomada de decisão

Conforme Antônio, as informações resultantes da pesquisa serão entregues para a gestão dos municípios participantes do estudo, para colaborar na tomada de decisões na área da saúde coletiva. 

Além disso, ele lembra que a pesquisa está contribuindo com a formação de recursos humanos por meio de orientações de mestrado e doutorado das duas Universidades. 

Parceria

O estudo foi desenvolvido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc e pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPGCS) da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e foi contemplado em um edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

Acesse o link do artigo: DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232023283.14362022

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

05 de maio de 2023 às 08:52
Compartilhar Comente

Professor da Unesc participa de missão humanitária no Líbano

Professor da Unesc participa de missão humanitária no Líbano
Mais imagens

O professor do curso de Medicina da Unesc, Luiz Carlos Custódio Fontana, está em mais uma missão especial de assistência humanitária, desta vez no Líbano. Composto por profissionais de diferentes áreas, o grupo de voluntários do qual Fontana faz parte embarcou na última semana ao Oriente Médio para prestar todo auxílio necessário aos refugiados da Síria, sendo a maioria crianças.

A missão, conforme o professor, vai durar pelo período de 12 dias com intenso trabalho da equipe composta por ele, cinco dentistas e mais sete pessoas que fazem parte do grupo.

“Ajudamos de todas as maneiras que podemos com atuação desde atendimento médico, odontológico, social, de educação a prática de esportes”, conta o médico. De acordo com o professor, o intuito é dar atendimento aos refugiados que perderam pais na guerra, famílias que estão aos redores da Síria, entre outras situações. 

“Os principais problemas dos refugiados sírios são as carências nutricionais e problemas dentários”, completa o profissional, que em fevereiro esteve em uma missão na Jordânia, também para atendimento a refugiados sírios e, em julho, se prepara para ir para o Quênia.

Além das consultas, o grupo, que está na cidade de Madjal Anjar, oferece cursos para os refugiados e aulas de futebol, inglês e computação para as crianças sírias, além de aulas de corte e costura para as mães. 

Emoção

Fontana conta ainda que no dia a dia muitos são os casos encontrados, o que os motiva para atuar ainda mais em prol dos refugiados. “A líder do campo perdeu 100 parentes no último terremoto na Síria. Em outro dia, por exemplo, atendemos também um treinador de goleiros de uma escolinha que foi espancado durante quatro meses porque não quis entrar para o ‘exército’. Ele teve o pé e a mão quebrados e ficou amarrado por várias horas, mas conseguiu fugir”, conta o médico.

“Todos são muito atenciosos e amorosos. Nós nos emocionamos muito e nos apegamos também. Muitos me dizem que sou luz para eles”, comenta Fontana. “O dia mais triste é quando vamos embora”, complementa.

Assistência

O trabalho é uma parceria com o Instituto UNA Brasil e com o projeto Winners, que iniciou há três anos na cidade de Anjar, que faz fronteira com o Leste da Síria. O Instituto oferece suporte na área médica e odontológica, enquanto que o outro tem o objetivo de dar amparo social aos refugiados sírios. A equipe é formada por voluntários e as ações são custeadas por meio de doações.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de maio de 2023 às 09:11
Compartilhar Comente