Psicologia

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros

Reitoria recepciona novos estudantes estrangeiros
Alunas de graduação e pós falaram sobre expectativas no Brasil (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Quando Barbora Soukupova fala, é difícil decifrar de onde ela veio. Com um português com um pouco de sotaque, a designer em cerâmica da República Tcheca se mistura entre os alunos de 12 países diferentes que escolhem Unesc para estudar. Estudante do curso de pós-graduação em Teoria e História da Arte, Barbora é um dos oito novos alunos estrangeiros que iniciaram as atividades na Universidade no primeiro semestre de 2016. Nesta quarta-feira (23/3), ela e os colegas vindos da Rússia, Angola e Benin - país da região ocidental da África, receberam as boas vindas do reitor da Unesc, Gildo Volpato.

Em 2014, Barbora, que na época fazia curso de graduação na República Tcheca, veio pela primeira vez ao Brasil, após ter conseguido uma bolsa para fazer intercâmbio. “Procurei um país em que o alfabeto fosse semelhante ao nosso. Optei pelo Brasil e procurei uma instituição onde houvesse um curso de graduação em Artes que também trabalhasse com cerâmica, minha área. Então encontrei a Unesc e gostei do que vi sobre ela e sobre o curso de Artes Visuais e decidi vir para Criciúma”, conta. Nos seis meses que ficou no Brasil, a estudante tcheca desenvolveu um projeto de artes com crianças de Timbé do Sul.

De volta à capital da República Tcheca, Praga, Barbora concluiu a graduação e no fim do curso, recebeu outra bolsa, agora para pós-graduação. “Não tive dúvidas em voltar para a Unesc. No começo foi difícil por causa do idioma, mas agora estou bem adaptada e quero dar continuidade ao projeto com as crianças em Timbé do Sul e fazer uma exposição dos trabalhos”, planeja. Ela fica até dezembro em Criciúma, e depois retorna para concluir o curso de pós no seu país.

Recepção


Durante as boas vindas aos estudantes estrangeiros, o reitor da Unesc agradeceu pela escolha da Universidade e desejou sucesso nesta nova etapa da vida dos alunos. “A Unesc é hoje uma Universidade internacional. E a presença de vocês aqui traz muitos benefícios para todos. A troca de conhecimento gera novas oportunidades e essa troca cultural enriquece tanto vocês, que vieram de outros países quanto nós, brasileiros”, comentou.

Além de Barbora, a Unesc recebeu este semestre os alunos: Polina Zapivalova, da Rússia, para o Mestrado em Educação; Liliane Raulique Koundo, de Benin, para o curso de graduação em Biomedicina; e os angolanos Suemy Patricia Neto Barreto, de Angola, para o curso de Ciências Contábeis; Ruslana Jandira de Carvalho da Conceição Gumbe, da Angola, para o curso de Gestão em Recursos Humanos; Aderito Garcia Simão Dias, para Administração; Ana Jerusa Nogueira Mónica, para Psicologia e James Donaldson Luzincourt, para estudar Biomedicina. Os alunos foram acompanhados pelo coordenador da Coordenadoria de Relações Internacionais da Unesc, Alexandre Possamai.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 23 de março de 2016 às 21:36
Compartilhar Comente

Pamsi realiza ações com enfoque na saúde da mulher e do homem

Pamsi realiza ações com enfoque na saúde da mulher e do homem
Ações foram realizadas na Unesc (Foto: Divulgação) Mais imagens

A saúde da mulher e do homem foi destaque nas atividades do Pamsi (Programa de Atenção Multidisciplinar a Saúde do Idoso) da Unesc no mês de outubro. Cento e vinte idosos de Criciúma e região participaram de ações realizadas nesta quarta-feira (28/10) e dia 21 de outubro.

Na primeira data, houve uma atividade de promoção e prevenção do câncer de próstata, qualidade de vida e manutenção da saúde e roda com dinâmica no grupo, valorizando a autoestima. O evento foi alusivo ao “Novembro Azul”, mês dedicado a saúde do homem.

Já no dia 21 de outubro, os cursos de Enfermagem e Psicologia realizaram o evento “Saúde da Mulher”, com orientações para a prevenção do câncer de mama e de colo uterino, além de atividades com dança circular e de valorização do “ser idoso”, com a  participação de alunas do curso de Educação Física. A ação foi alusiva ao "Outubro Rosa".

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 29 de outubro de 2015 às 20:29
Compartilhar Comente

Editora lança primeiro livro de angolano que estudou na Universidade

Editora lança primeiro livro de angolano que estudou na Universidade
Tomás Mambo Seda apresentou sua obra nesta quinta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

“Um Pintor de Letras” é o primeiro livro de um angolano que passou pela Universidade lançado pela Editora Unesc. Formado em Psicologia, Tomás Mambo Seda apresentou sua primeira obra de poesias na tarde desta quinta-feira (24/9), durante evento do 4ª Selep (Seminário de Leitura e Produção Textual), realizado esta semana na Universidade.

Segundo Mambo Seda, as poesias foram escritas levando em consideração sentimentos próprios, histórias angolanas e observações do cotidiano. “Eu não me sinto escritor, mas resolvi me aventurar movido por este sentimento de escrever coisas subjetivas, do meu povo. Espero que as pessoas gostem e se identifiquem”, comentou.

Ainda durante o evento, as professoras Iris Guimarães e Cristiane Dias, ambas egressas do curso de Letras da Unesc, lançaram suas obras. Iris, o livro de contos “Desvios”, e Cristiane, o e-book com crônicas do cotidiano “Vergonha Alheia”.

O evento teve a participação da coordenadora de Extensão da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Ana Lúcia Cardoso; do presidente do Conselho Editorial da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevão, e do presidente do DCE Unesc, Andriw Loch.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Por: Milena Spilere Nandi 24 de setembro de 2015 às 19:34
Compartilhar Comente

Oficina une artes visuais e dança durante Semana de Ciência e Tecnologia

Oficina une artes visuais e dança durante Semana de Ciência e Tecnologia
Exercícios integram as artes ao ambiente escolar (Fotos: Ápice Comunicação) Mais imagens

O movimento, a dança e a arte cênica envolveram acadêmicos e professores da Unesc (Universidade do Extremo Sul Catarinense), em Criciúma, durante a oficina “Vivência com o corpo: relação entre as artes visuais, os jogos teatrais e a dança”. A capacitação reuniu cerca de 50 participantes, unindo as artes em torno de atividades de relaxamento e movimentação. O encontro fez parte das ações da Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorre até esta sexta-feira (24/10) na Universidade.

Ministrada pelas artistas visuais Juliana Guimarães e Mariana Dal Molin e pelo acadêmico do curso de Artes Visuais, William Machado, orientados pelo professor Marcelo Feldhaus, a oficina instigou a criatividade, o improviso e o movimento dos participantes. Segundo Juliana, o intuito da capacitação é criar um diálogo entre as artes visuais, os jogos teatrais e a dança, levando essa linguagem para o ambiente escolar. “O teatro e as artes já estão inseridas nas salas de aula, mas aqui estamos apresentando uma ligação entre os dois por meio de várias formas e atividades”, destaca.

Entre as propostas de exercícios desenvolvidos, o uso de imagens, de expressões corporais, da imaginação e da dança foram as bases do aprendizado, envolvendo cursos de graduação como a Psicologia e Artes Visuais. “Queremos despertar e mostrar as possibilidades de linguagem dessas artes. Esse é um estudo permanente, nunca para”, explica Juliana.

A acadêmica da sexta fase de Artes Visuais, Lilian Camilo, pretende colocar em prática as vivências da oficina. Para ela, esses são exercícios que podem relaxar, acalmar e ao mesmo tempo desinibir as crianças. “São atividades ótimas para o relacionamento, para aceitar as diferenças, além de trabalhar o corpo, o movimento e a respiração”, comenta a acadêmica.

*Com colaboração da Ápice Comunicação

Fonte: Secom

Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 23 de outubro de 2014 às 22:02
Compartilhar Comente

Unesc participa da simulação de desastre aéreo da Infraero

Unesc participa da simulação de desastre aéreo da Infraero
Reitor Gildo Volpato era um dos participantes da encenação (Fotos: Shayane Magaldi) Mais imagens

A Unesc participou na manhã de hoje (4/10) de uma simulação de desastre aéreo no Aeroporto Regional Diomício Freitas, em Forquilhinha. O treinamento, que é uma obrigação do Aeroporto, contou com a participação do reitor da Unesc, Gildo Volpato, do prefeito de Forquilhinha, Vanderlei Alexandre, e de voluntários de diversos cursos da Universidade e setores de Segurança Pública e Saúde.

“O objetivo dessa simulação é avaliar o plano de segurança dos aeroportos, prevendo casos em que o avião caia e pegue fogo no local. Ele é feito de dois em dois anos para aeroportos que tem movimentação menor”, explicou o coordenador de navegação aérea Bruno Sodré.

A simulação contou com 250 pessoas envolvidas, que participaram de exercícios de imobilização, estancamento de hemorragia, retomada cardíaca e afogamento. Ao longo da semana 140 pessoas participaram da capacitação CVE (Curso de Formação de Voluntários de Emergência) na Unesc.

Estavam envolvidos no treinamento Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Federal, Guarda Municipal, Samu, Infraero, Exército e alunos e profissionais dos cursos de Enfermagem, Psicologia, Medicina e Artes Visuais da Unesc. Os estudantes de Artes Visuais foram os responsáveis pela maquiagem e encenação da simulação.

Fonte: Secom

04 de outubro de 2013 às 16:59
Compartilhar Comente (1)