Colégio Unesc

Estudantes do Colégio Unesc têm contato com assuntos de relevância social

Estudantes do Colégio Unesc têm contato com assuntos de relevância social
Objetivo é formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres (Foto: Divulgação) Mais imagens

Muito além do ensino, o Colégio Unesc tem como propósito formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres. Para fomentar o pensamento crítico dos estudantes, recorrentemente propostas para além da sala de aula são colocadas em prática. Em exemplo, nesta quinta-feira (17/9) foi a vez de falar sobre violência. A aula especial foi proposta na disciplina de Sociologia, com o professor Vanderlei da Silva Mendes. 

Dentro da proposta, os alunos do segundo ano foram levados a pensar sobre as causas e tipos de violência, e sua relação com a criminalidade. Conforme a coordenadora Pedagógica do Ensino Médio do Colégio Unesc, Mainara Figueiredo Cascaes, este  é um  assunto  bastante  comum no cotidiano  e  está  presente  na  vida  de  qualquer  cidadão  que  resida  em  grandes  ou  pequenas  cidades,  em  áreas  urbanas  ou  rurais.  “O ensino proposto no Colégio tem o objetivo de dar significado a aquele conteúdo estudado. O tema violência tem sido um aspecto presente em sociedade, e por isso sua discussão se coloca como importante para o desenvolvimento dos alunos, permitindo a compreensão da estrutura da sociedade e reflexões sociais”, explica.

Para tornar a aula ainda mais interessante, o momento teve a participação do responsável pela Coordenação de Educação no Sistema prisional  Regional Sul, Max de Mello. “Foi extremamente proveitoso receber uma pessoa que está inserido em um ambiente que muitos viram as costas. Os estudantes tiveram o privilégio de poder estabelecer conexões com com quem tem esta rotina em seu dia a dia”, completa Mainara. 

Os estudantes puderam entrevistar o convidado,  que abordou os motivos que levam as pessoas a praticarem certos crimes, como é a educação dos presos na região, o dia a dia de estudos e de trabalhos nas penitenciárias do Sul de Santa Catarina e outros assuntos ligados ao tema. 


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

18 de setembro de 2020 às 16:11
Compartilhar Comente

Dia do estudante no Colégio Unesc preserva animação da tradicional comemoração e propõe uma nova experiência com uso da tecnologia

Dia do estudante no Colégio Unesc preserva animação da tradicional comemoração e propõe uma nova experiência com uso da tecnologia
Aceitação dos estudantes foi massiva, com engajamento em oficinas, apresentações culturais e outras atividades (Imagens: Colégio Unesc) Mais imagens

O dia do estudante no Colégio Unesc é tradicionalmente uma data comemorada com brincadeiras, competições esportivas, lanches diferenciados e aprendizados. E assim foi, mesmo em meio ao distanciamento social. Nesta terça-feira (11/8), via Google Meet, a comunidade escolar viveu um dia especial, pensado pelos professores, coordenação e direção, que engajou os alunos do Ensino Fundamental e Médio em um desafio, oficinas, representações de arte no show de talentos e atividades esportivas via ferramentas digitais. 

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, conta que manter a comemoração na data foi uma unanimidade entre os alunos, direção e professores, prezando sempre pelo bem-estar e a integração dos participantes. “A mesma espera pelas comemorações presenciais foram percebidas para este dia virtual. Os professores estavam engajados para proporcionar uma grande experiência,  e os alunos esperaram com grande expectativa. Certamente foi algo que ficará marcado positivamente e a participação dos alunos é o que nos motiva a continuar”, destacou. 

Conforme a diretora, foram diversos momentos, com um cuidado essencial para a acessibilidade de cada um, e com pensamento nas possibilidades que o mundo virtual oferece. Além das atividades específicas para cada turma, ao longo do dia foram realizadas oficinas de criação de personagens, lettering e mandalas, e um desafio coletivo de atividades físicas. 

O estudante Marco Antônio Heleodoro, do Ensino Médio, aproveitou as oficinas da manhã, e destacou a oportunidade para aprender coisas novas e aperfeiçoar habilidades que já tinha. “Os professores estão de parabéns. Foram ideias incríveis, com ótimas propostas, tanto para quem já conhece sobre os assuntos, tanto para quem quer aprender”, afirmou.

A escola é transportada para dentro de casa

Uma conexão que envolve os alunos e a família. Foi assim que Richarles Souza de Carvalho descreveu o dia especial. Ele é o pai da Clara Fernandes de Carvalho, aluna do terceiro ano do Ensino Fundamental, e acompanhou a dinâmica da data  de perto. “Foi diferente, como tudo que vem acontecendo. Ainda assim, muito do que faz a data especial se manteve, ela se fantasiou e se energizou como se estivesse indo comemorar com seus colegas”, contou. 

A fantasiada Clarinha aproveitou todos os momentos da comemoração, participando de tudo que podia. “Foi muito legal. A aula foi diferente, com mais brincadeiras. Até os professores estavam fantasiados”, comemorou. 

O Dia do Estudante é comemorado, no Brasil, no dia 11 de agosto. A data foi sugerida em 1927, em homenagem aos cem anos de fundação dos dois primeiros cursos de ciências jurídicas do país.



Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2020 às 17:43
Compartilhar Comente

Dia de aprender sobre o planeta Terra no Colégio Unesc

Dia de aprender sobre o planeta Terra no Colégio Unesc
Momento foi conduzido pela professora do curso de Geografia da Universidade, Yasmine de Moura da Cunha Mais imagens

A terça-feira (4/8) foi um dia de descobertas em uma aula especial para as crianças do 3º ano do Colégio Unesc. Os alunos aprenderam sobre o planeta Terra no evento intitulado “A Terra é Redonda?”, conduzido pela professora do curso de Geografia da Universidade, Yasmine de Moura da Cunha, integrante do LabGeoRH (Laboratório de Geociências e Gestão de Recursos Hídricos).

Yasmine foi convidada pela  professora Elaine Ugioni Urbano como uma surpresa. A iniciativa se deu pela curiosidade da turma sobre o planeta Terra, demonstrada na aula de Ciências.

Em sua apresentação, a geóloga preparou um conteúdo para esclarecer desde o predomínio da água no mundo até a atmosfera terrestre e seu formato. “Esse assunto tem sido muito discutido por um grupo de pessoas que acredita que ela é achatada. Porém, sabemos que este aspecto tem uma impossibilidade grande e comprovações do contrário de tantas maneiras”, explica a professora, que também trouxe para aula materiais visuais sobre o formato do planeta, como mapas, globos e imagens de satélites. 

Em sua apresentação, Yasmine também demonstrou que a Terra não é totalmente esférica e conta com imperfeições em seu formato. Segundo ela, a aparência arredondada se deve ao nível médio dos mares. “Se retirássemos o oceano, poderíamos perceber que sua forma é um geóide, aproximadamente arredondado, porém com imperfeições”, afirma Yasmine.

A dinâmica realizada nesta terça-feira se faz presente no dia a dia dos estudantes do Colégio Unesc, que têm a possibilidade de usufruir da expertise dos profissionais de uma grande Universidade.




Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

04 de agosto de 2020 às 16:23
Compartilhar Comente

Vereador Mirim do Colégio Unesc toma posse e é eleito primeiro secretário da mesa diretora

Vereador Mirim do Colégio Unesc toma posse e é eleito primeiro secretário da mesa diretora
Cerimônia deu início aos mandatos dos 17 vereadores eleitos para atuar em 2019 (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Vereador Mirim, Eliel Borges Santana, representante do Colégio Unesc, tomou posse na última semana e foi eleito primeiro secretário da mesa diretora. A cerimônia, realizada no salão Ouro Negro da Prefeitura de Criciúma, deu início aos mandatos dos 17 vereadores eleitos para atuar em 2019 no Legislativo. O ato contou com a presença de pais, professores, alunos e autoridades.

O objetivo do projeto é promover a integração entre a Câmara de Vereadores e escolas de Criciúma, estimulando o espírito de liderança e cidadania e incentivando a participação dos jovens na política.

Durante a posse, a mesa diretora foi formada para comandar as sessões do Legislativo Mirim. Além de Santana, a mesa foi composta por Iuri Botini da Silva, representante da Satc, como presidente; Heloísa Beloli Martinello, também representante da Satc, como vice-presidente e Aléxia de Macêdo Souza, da Escola Estadual Irmã Edwiges, como segunda secretária. 

Em cinco anos de projeto, os Mirins já apresentaram 86 iniciativas na Câmara de Vereadores. Também estiveram presentes na cerimônia representando o Colégio, a coordenadora geral, Marlene Pires; a coordenadora pedagógica, Carina Fernandes de Andrade de Freitas; o coordenador do Projeto no colégio, Márcio Justi Evaldo e a professora, Louise Miron Roloff.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 25 de fevereiro de 2019 às 13:54
Compartilhar Comente

Vereador Mirim do Colégio Unesc participa de capacitação na Câmara de Vereadores de Criciúma

Vereador Mirim do Colégio Unesc participa de capacitação na Câmara de Vereadores de Criciúma
Atividade ocorreu na tarde desta quinta-feira (14/02) (Foto: Divulgação) Mais imagens

O vereador mirim eleito para representar o Colégio Unesc, Eliel Borges Santana, participou de uma capacitação na sede da Câmara de Vereadores de Criciúma. O estudante e seus 16 colegas de mandato aprenderam sobre os processos de trabalho, conheceram o espaço, seus direitos e seus deveres no papel de parlamentares. A atividade ocorreu na tarde desta quinta-feira (14/02) e o acadêmico de Direito da Universidade, Marcos Meller, foi um dos ministrantes.

Eliel tomará posse em Sessão Solene no dia 21 de fevereiro, às 19 horas, no Salão Ouro Negro do Paço Municipal. Os vereadores mirins participarão da primeira Sessão Ordinária no dia 7 de março e poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações.

Eleições

Mais de quatro mil estudantes de escolas municipais, estaduais e particulares participaram das eleições. Os estudantes foram às urnas nos dias 7, 8 e 9 de novembro do último ano e depositaram seus votos entre os 54 candidatos inscritos no projeto. Os vencedores foram conhecidos no último dia das votações em apuração auditada pelo IPC (Instituto de Pesquisa Catarinense).

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Colaboração Talita Grassi – Assessoria da Câmara de Criciúma

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 14 de fevereiro de 2019 às 19:10
Compartilhar Comente