Colégio Unesc

Semana da Criança do Colégio Unesc mostra que aprender pode ser muito divertido

Semana da Criança do Colégio Unesc mostra que aprender pode ser muito divertido
Foram mais de 30 atividades em três dias de comemorações (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Com suporte da tecnologia e da inovação, em meio ao desafio da não presencialidade, o Dia das Crianças não passou em branco no Colégio Unesc. Encerrada nesta sexta-feira (16/10), a Semana da Criança proporcionou momentos especiais para comemorar a data. Desde a quarta-feira (14/10) mais de 30 ações foram postas em prática, integrando conhecimento e entretenimento em cada momento. 

A programação foi pensada para os estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Entre o dia do cabelo maluco, o boliche matemático, as contações de histórias, o desfile de talentos e muito mais, aprender tornou a proposta ainda mais completa. “Todo dia é Dia da Criança. Todo dia é de brincar. Reforçar isso, nesta semana, é entender que este é um mundo lúdico, da imaginação e da fantasia. É por meio deste imaginário encantador que as crianças elaboram seus sentimentos”, evidenciou a coordenadora pedagógica do ensino fundamental, Wânia Inácio da Silva Ramos. 

Neste momento de pandemia, o estímulo ao brincar se tornou mais importante do que nunca. Imaginação, criatividade e novas possibilidades, mesmo de casa, nortearam a Semana da Criança. O objetivo foi criar uma imersão, muito bem exemplificada pela Contação de Histórias realizada pelas contadoras da nossa  Biblioteca Professor Eurico Back.

Assim como as apresentadoras Maristela Constante e Andreia Vicente, as crianças estavam fantasiadas. Com olhos extremamente atentos, eles mal piscavam. A cada nova direção da história elas entravam ainda mais na imaginação. Ao fim da atividade, que trouxe um mundo criado pelos próprios pequenos, as contadoras propuseram a imaginação sobre como cada um construiria seu planeta. 

Ideias como estas marcaram toda a programação. No primeiro dia, o animador Lucas Mello também contribuiu para o evento, com música, mágica e diferentes brincadeiras. Para Wânia, cada uma das atividades se fez fundamental para incentivar a imaginação e a criatividade. “Esse foi nosso maior objetivo: fazer com que as crianças criassem novas brincadeiras neste momento. Outro ponto que também trabalhamos foi a interação entre as turmas. Quando há o recreio no Colégio, eles têm horários que podem se integrar. Nesta semana, mesmo que virtualmente, eles puderam rever seus colegas e reencontrar os amigos”, destacou.



Matrículas abertas para 2021

As matrículas do Colégio Unesc para 2021 já estão abertas. A Escola possui turmas do 1º ao 9º Ano do Ensino Fundamental e da 1ª a 3ª série do Ensino Médio.

A instituição, que fica junto da Unesc, partilha de toda a estrutura da universidade, como laboratórios, ateliês, biblioteca, brinquedoteca, ginásios e quadras, piscina, horta e horto florestal e o Museu de Zoologia. 

Mais informações podem ser obtidas pelo WhatsApp (48) 99974.0741 ou pelo telefone (48) 3431.2530.

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de outubro de 2020 às 17:17
Compartilhar Comente

Pequenos repórteres do Colégio Unesc apresentam a primeira edição do Jornal Virtual

Pequenos repórteres do Colégio Unesc apresentam a primeira edição do Jornal Virtual
Noticiário vai se repetir em uma nova oportunidade, devido ao grande número de criações (Imagens: Reprodução Google Meet) Mais imagens

Luz, câmera e ação. O Jornal Virtual do Colégio Unesc entrou no ar nesta terça-feira (6/10), apresentado pelos pequenos estudantes do segundo ano do ensino fundamental. Esta foi a primeira edição do noticiário, que vai se repetir novamente ao longo do mês com reportagens já gravadas pela turma.

A dinâmica, proposta pela professora Ana Karen Rosado Teixeira, foi usar da diversão e do desafio de montar um telejornal para estimular habilidades. Com microfones em mãos, os repórteres compartilharam reportagens sobre temas que se identificam, selecionados nas reuniões de pauta. “As criações foram tão produtivas que vamos realizar uma nova edição. Temos matérias muito legais, e as crianças estão empolgadas para mostrar o que fizeram”, destacou. 

Entre as reportagens os mais diversos temas ganharam destaque: a casa onde moram, histórias da família, animais de estimação e até um novo mundo tecnológico. Eduardo Correia dos Reis, de oito anos, recriou personagens do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. Dentro do jogo Minecraft, os mascotes “Vitorino, a Tartaruga Vitoriosa”, “Pintado, o Mascote do Museu” e a “Baleia de Bryde” ganharam vida. “Escolhi este tema porque são divertidos e também para matar a saudade do Colégio  e da Unesc”, contou.

O projeto foi desenvolvido entre os meses de agosto e setembro, durante as aulas mediadas por tecnologia. Atividades como teatro e releitura de histórias também foram desenvolvidas pela professora, que costuma trabalhar estas e outras dinâmicas, mas o telejornal logo ganhou popularidade entre os pequenos. “Tivemos do repórter ao produtor do jornal. Eles trabalharam em equipe, construindo juntos e buscaram o protagonismo”, comemorou a professora.

A atividade está alinhada aos conteúdos propostos no planejamento curricular do Colégio Unesc que possibilitam a ampliação do olhar para a realidade. Além das habilidades específicas, competências como o desenvolvimento da leitura e autoconfiança também foram estimuladas. “Mesmo em aulas mediadas por tecnologias, o Colégio Unesc vem desenvolvendo várias atividades e práticas pedagógicas para proporcionar aos nossos estudantes uma experiência educativa que permita conexões entre suas vivências e os conteúdos propostos, nos diferentes componentes curriculares” ressaltou Giselle dos Passos Vieira, diretora do Colégio.


 

Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

07 de outubro de 2020 às 15:54
Compartilhar Comente

Colégio Unesc realiza mais uma entrega de materiais via sistema drive thru

Colégio Unesc realiza mais uma entrega de materiais via sistema drive thru
Momento está reunindo, de modo seguro, professores, alunos, pais e direção (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

O campus da Universidade foi tomado pela alegria do reencontro nesta segunda-feira (28/9). Quem passou pelo Colégio Unesc, ou proximidades, viu os sorrisos, os abraços a distância e a festa preparada pelo Colégio Unesc para a entrega de materiais pedagógicos. Com o objetivo de dar continuidade ao ensino remoto, a ação se repete pela última vez no ano, envolvendo pais, estudantes e professores.

Com todas as medidas de biossegurança, a entrega foi feita em um sistema drive thru, em frente ao Ginásio José Antônio Carrilho, anexo ao Colégio. Mesmo pela janela do carro, ou em uma rápida descida para carregar os itens, o momento foi especial. “É maravilhoso. Podemos ver o carinho da escola e dos professores com as crianças. O que eles fazem realmente faz a diferença. Vivemos um momento difícil, que vem sendo superado com o esforço em casa e por parte do Colégio”, evidenciou Tatiane Vieira, mãe aluna Yasmin, do primeiro ano, que não perdeu tempo e logo foi matar a saudade da escola. “Estou muito feliz por estar aqui. Aprendi bastante nesse semestre, mas também senti falta das professores e da escola”, contou. 

As entregas foram organizadas por período, por série e por número de alunos, para evitar aglomeração de pessoas. Os anos iniciais, do 1º ao 5º recebem na segunda-feira, das 13h30 às 17h30, com a presença especial do personagem ​Pintado, do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. Para o sexto, sétimo e oitavos anos, a entrega ocorre na terça-feira (29/9), das 8 às 12 horas. Já o 9º e todo o Ensino Médio na quinta-feira (1º/9), também das 8 às 12 horas.


Materiais são essenciais para a continuidade dos estudos 


No início da pandemia, com o isolamento social e a recomendação de as pessoas não saírem de casa, o Colégio optou por entregar os materiais nas residências dos estudantes. Meses depois, com as pessoas voltando a rotina gradualmente e a escola sem aulas, já foi possível iniciar as entregas no sistema drive thru. 

Conforme Wânia Inácio da Silva Ramos, coordenadora pedagógica, este é um momento significativo, que também busca incentivar o olhar para o futuro, quando o cenário possibilitar uma melhor qualidade de vida e contato entre aluno e espaço escolar. “O momento é de pandemia, mas o dia em que estaremos próximos está cada vez mais perto. Somado a isso, os nossos projetos de ensino para o ano têm seguido. Eles continuam nas aulas mediadas por tecnologia. Os materiais, para que os alunos possam estudar em casa, tem apostilas, folhas, tintas, telas e outros itens especiais. Tudo conta com um cuidadoso planejamento por parte do grupo docente, que são atividades significativas e que fazem da criança a protagonista no momento de ensino e aprendizagem”, destacou.

Além da estrutura e da expertise já presentes no Colégio Unesc, as aulas têm recebido a colaboração de setores de Universidade, como o Laboratório de Arqueologia, o Museu de Zoologia e o curso de Psicologia.

Mais do que os materiais para as aulas, o alunos receberam itens especiais. A professor Patricia Stanger Cardoso leciona para o primeiro ano e propôs o projeto “Eu cuido, você cuida e nós sobrevivemos”, que teve como objetivo proporcionar ações de cuidado e consciência ambiental. Preservação da água e das plantas, reciclagem, tratamento de resíduos e outras ações de conscientização foram propostas. “A gente começa a tratar destes assuntos desde cedo, para termos uma geração que cuide do planeta. Chegamos até aqui com eles muito empolgados, e como encerramento vamos reciclar rolinhos de papel higiênico para transformá-los em um organizador de lápis. Após isso, cada um vai plantar uma árvore. Eles estão recebendo uma muda hoje, cedida pelo nosso Horto, para cuidar e deixar como um presente para a próxima geração”, explicou.

Outro projeto presente na ação foi o “Lendo, escrevendo e aprendendo com o Pequeno Príncipe”. Por meio do livro, escolhido no início do ano, a professora Paula Just Vassoler e a turma do quarto ano desenvolveram atividades de escrita, leitura e produções textuais. “Mais do que isso, também buscamos trabalhar ações significativas, para estimular a empatia, a solidariedade, o valor da amizade e outros laços afetivos além de  valores. Em uma das atividades escrevemos cartinhas para entregar às crianças da Casa Guido. Além do recado, também estamos arrecadando lenços umedecidos que serão doados para a instituição”, contou. 

Ainda nesta semana o Colégio vai comunicar aos pais sobre o processo de rematrícula para o ano de 2021. Também em um novo formato, o procedimento será virtual.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

28 de setembro de 2020 às 17:31
Compartilhar Comente

Em sistema drive thru, estudantes do Colégio Unesc recebem apostilas e materiais para dar continuidade aos estudos

Em sistema drive thru, estudantes do Colégio Unesc recebem apostilas e materiais para dar continuidade aos estudos
Esta é a última entrega do ano, e também um momento aluno e professor se reencontrarem (Fotos: ArquivoUnesc) Mais imagens

A entrega dos materiais para estudo em casa tem se tornado mais do que uma rotina no Colégio Unesc e se concretiza como um momento de alegria e emoção. É mais uma oportunidade para estudante e professor, que durante os últimos  meses puderam se ver apenas pelo computador, matarem a saudade. A entrega também garante a continuidade no processo de ensino e aprendizagem em meio à pandemia. Em sistema drive thru, em frente ao Ginásio José Antônio Carrilho, que fica anexo ao Colégio, a ação será realizada mais uma vez, , na segunda, terça e quinta-feira (28 e 29/9 e 1º/10). 

As entregas foram organizadas por período, por série e por número de alunos, para evitar aglomeração de pessoas. Os anos iniciais, do 1º ao 5º recebem na segunda-feira, das 13h30 às 17h30, com a presença especial do personagem Pintado, do Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski. Para o sexto, sétimo e oitavos anos, a entrega ocorre na terça-feira, das 8 às 12 horas. Já o 9º e todo o Ensino Médio na quinta, também das 8 às 12 horas.

A diretora do Colégio Unesc, Giselle dos Passos Vieira, explica que no início da pandemia, com o isolamento social e a recomendação de as pessoas não saírem de casa, o Colégio optou por entregar os materiais nas residências dos estudantes. Meses depois, com as pessoas voltando a rotina gradualmente e a escola sem aulas, já foi possível iniciar as entregas no sistema drive thru. “Também é um momento de matar a saudade, mesmo que seja pela janela do veículo. Tem alegria e emoção, com entrega de cartas e muita transmissão de carinho. Tivemos um ano desafiador, e os docentes e estudantes foram muito fortes, comprometidos para superar este desafio. Cada um deu seu melhor, uma lição de resiliência e adaptação e mente aberta ao novo, sem falar nas famílias que foram uma importante base para que tudo funcionasse”, destacou.

Conforme o planejamento dos professores, foram organizados os materiais para que os alunos possam estudar em casa: além das apostilas, receberão folhas, tintas, telas e demais itens que necessário para a prática das atividades. “Entendemos que em um período habitual eles estariam aqui, usufruindo de toda a estrutura da Universidade. A ação vai além de uma entrega, proporciona uma experiência formativa de excelência assim como acontecia nas aulas no Colégio”, concluiu Giselle.

Ainda nesta semana o Colégio vai comunicar aos pais sobre o processo de rematrícula para o ano de 2021. Também em um novo formato, o procedimento será virtual.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de setembro de 2020 às 15:01
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc aprendem sobre esporte e acessibilidade

Alunos do Colégio Unesc aprendem sobre esporte e acessibilidade
Aula contou com convidados especiais, com vivências pessoais sobre os assuntos (Foto: Divulgação) Mais imagens

O Colégio Unesc, por meio das aulas mediadas pelas tecnologias, tem estimulado conhecimentos para além dos componentes curriculares. Estas iniciativas, que buscam o desenvolvimento humano e científico dos estudantes, ficam evidente em propostas como a do professor Luís Alberto González, da disciplina de Língua Espanhola. Nesta terça-feira (22/09) ele e seus alunos e alunas encerraram um projeto de ensino com foco no esporte e na inclusão, em um encontro especial proposto à turma do sétimo ano. 

A ideia foi desenvolvida com estudos sobre a origem e trajetória dos esportes adaptados, com ênfase aos seus benefícios. “Assim como reflexões sobre a inclusão de pessoas com deficiência, houve a participação de dois convidados, que partilharam as suas experiências com a turma. Estiveram presentes a psicóloga do SAMA (Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem), Elisabete Gonçalves Barbosa, pessoa com deficiência visual, e o acadêmico de Educação Física da Universidade, Jeferson Francisco, que é cadeirante”, contou González.

Durante a socialização, os alunos tiveram a oportunidade de levantar questionamentos, possibilitando uma aproximação maior da realidade.  “A conversa foi produtiva, pois os convidados possibilitaram aos alunos um olhar a partir de um ângulo diferente sobre as realidades das pessoas com deficiência, relatando alguns obstáculos com os quais se deparam no dia a dia, seja por falta de estruturas e acessibilidades ou por causa de as pessoas não entenderem a realidade delas”, completou o professor

Elisabete e Francisco também partilharam as suas vivências diárias no trabalho, nos estudos e treinamentos, por parte do estudante de Educação Física que é atleta.


Leonardo Ferreira - Agência de Comunicação da Unesc

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

23 de setembro de 2020 às 13:22
Compartilhar Comente