Colégio Unesc

Candidatos a governador recebem demandas das universidades comunitárias

Candidatos a governador recebem demandas das universidades comunitárias
Mais imagens

Os candidatos a governador de Santa Catarina que participaram do debate realizado na Unesc na manhã desta terça-feira (30/08), deixaram o Auditório Ruy Hülse com um documento contando as demandas das universidades comunitárias.

Elaborado pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), ele foi entregue pela reitora Luciane Bisognin Ceretta, pelo reitora da Unibave, Guilherme Valente de Souza e pelo presidente do Conselho dos DCE’s da Acafe e presidente do DCE da Universidade, Vittor Teixeira. “Peço que os candidatos olhem sempre para as Universidades Comunitárias catarinenses como esta mola propulsora do desenvolvimento como a melhor parceira que podem ter, não só para promover a educação de excelência, mas para ajudar no desenvolvimento do estado. As nossas 14 instituições comunitárias estão à disposição agora e depois, onde quer que os senhores candidatos estejam, para apoiar o acesso e a permanência dos nossos estudantes, a exemplo do que vem sendo feito ao longo de tantos anos”, destaca Luciane. 

Presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Vittor Teixeira acompanhou de perto o embate entre os postulantes à Casa D'Agronômica e destacou a representatividade do evento ocorrido no campus da Universidade. “Como comunitária, a nossa Universidade representa o crescimento e o desenvolvimento social e econômico de nossa região. Estar aqui significa muito e nós como estudantes acompanhamos para ver quem citou investimentos em bolsas, em educação e o que cada um pensa sobre a importância das universidades comunitárias”, salienta.

Missão da Universidade

Conforme a reitora, Luciane Bisognin Ceretta, também é missão da Unesc, como Universidade Comunitária, apoiar iniciativas que possibilitem a apresentação de ideias à comunidade da região. “Somos um centro de produção de conhecimento e é uma ação de defesa da Democracia oportunizar um debate em que os candidatos têm a oportunidade de apresentar as suas ideias, as suas proposições, o que pretendem e para o nosso estado, para a nossa região. Hoje é mais uma das ações que nos coloca no caminho de nossa missão, enquanto Universidade Comunitária, envolvida com as questões da nossa região e com a formação acadêmica associada à realidade e focada no apoio ao desenvolvimento social e  melhoria da qualidade de vida das pessoas e em defesa da democracia”, pontua.

Debate produtivo

O “Debate do Sul”, promovido pela Rádio Eldorado, Canal 20, Portal Engeplus e Rádio Araranguá, com o apoio da Universidade, levou este nome justamente por buscar levantar as pautas da região. Além dos veículos parceiros, a apresentação das ideias também foi transmitida pela Unesc TV, no Youtube. “Foi um debate produtivo, polêmico. Dos que acompanhamos, foi o mais caloroso e diferente, pois um candidato perguntava, outro respondia e um terceiro comentava. Observamos um debate propositivo, que colocou à disposição dos moradores do Sul as propostas do futuro governador. Na minha avaliação a união destes veículos de comunicação e da Unesc foi perfeita para levar a região as informações necessárias para a decisão do voto”, enfatiza o jornalista Sandro De Mattia. 

O debate contou com a mediação dos radialistas, João Paulo Messer e Saulo Machado. “Esta é uma parceria interessante. A estrutura e credibilidade que a Unesc dá é muito grande, pois este ambiente é democrático, multifacetário, sendo o melhor lugar para a realização do debate”, fala Messer.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 15:02
Compartilhar Comente

Aluno do Colégio Unesc é campeão no XIII Circuito de Xadrez Rápido de Sombrio

Aluno do Colégio Unesc é campeão no XIII Circuito de Xadrez Rápido de Sombrio
Mais imagens

O aluno do 2º ano do Ensino Médio do Colégio Unesc Lucas Emanuel Alves Cardoso, de 17 anos, conquistou duas medalhas na 1ª etapa do XIII Circuito de Xadrez Rápido de Sombrio, que ocorreu sábado (27/08) na cidade de Sombrio. Além do vice-campeonato geral na modalidade Superior, para todas as idades, o jovem venceu a competição na categoria Sub-18 Misto, na qual competiam homens e mulheres.

A conquista é mais uma na lista de feitos do jovem, que mesmo com a pouca idade, já possui um extenso currículo de conquistas no xadrez. Ele foi campeão das Olimpíadas Estudantis Catarinenses nas modalidades Xadrez Blitz e Xadrez Pensado e vice-campeão no Xadrez Rápido em 2019, terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de Xadrez Escolar Online no ano de 2020, e terceiro lugar no Xadrez Rápido no Campeonato Panamericano de Xadrez 2021 sub-16, sediado em Florianópolis. Em 2022, além da última conquista, já foi vice-campeão nos Jogos Escolares de Santa Catarina (JESC) na categoria entre 15 e 17 anos.

O jovem não escondeu a alegria com o resultado. “Fiquei satisfeito com o resultado, visto que ali estavam os melhores jogadores da região sul do nosso estado. Ficar em primeiro lugar no sub-18 e segundo lugar no geral me deixou bem contente”, afirmou Lucas, que treina seis horas por semana e pratica o esporte desde 2018.

O xadrez rápido é uma modalidade do xadrez em que existe um limite de tempo tanto para jogadas quanto para a partida completa. Existem algumas variações de regras, mas as regras utilizadas pela Federação Internacional de Xadrez em seus campeonatos dão 15 minutos totais para os enxadristas fazerem suas jogadas, e a cada jogada, são adicionados 10 segundos ao tempo total. 

“O Colégio Unesc vem cada vez mais incentivando o esporte na sua totalidade, fazendo parte da formação integral dos nossos alunos”, afirmou a diretora da instituição, Mainara Figueiredo Cascaes, ressaltando ainda a importância de conciliar esporte e educação. “O esporte desenvolve habilidades e competências nos alunos ligadas ao comprometimento, à organização, ao estudo, às regras, portanto, o Colégio Unesc é um grande incentivador das práticas esportivas.”

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 13:37
Compartilhar Comente

Extensão: Alunos do Colégio Unesc participam de atividade especial

Extensão: Alunos do Colégio Unesc participam de atividade especial
Ação faz parte do projeto de extensão Sala de Aula / Sala de Exposição: Arte Contemporânea como Espaço de Formação da Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os alunos do 1º ano do ensino Médio do Colégio Unesc participaram de uma aula diferente: a queima de cerâmica em fogo aberto. A atividade ocorreu no Horto Florestal na última semana e faz parte da segunda etapa da oficina de cerâmica ministrada pela artista plástica e egressa da Universidade, Simone Milak. 

A atividade é uma ação do projeto de extensão Sala de Aula / Sala de Exposição: arte contemporânea como espaço de formação, em parceria com o Colégio Unesc e tem o objetivo de oportunizar experiências com a linguagem da cerâmica artística, o contato com técnicas dos povos originários e conexões com história da arte.

A proposta do projeto teve ainda visitas a exposições, encontro com artistas e curadores, oficinas de criação e a realização de uma exposição coletiva.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

30 de agosto de 2022 às 08:32
Compartilhar Comente

Equipe de Volei feminino adulto do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc faz um grande jogo no ginásio de esporte da Universidade

Equipe de Volei feminino adulto do Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc faz um grande jogo no ginásio de esporte da Universidade
Atletas acadêmicas da Universidade e estudantes do Colégio Unesc disputaram com muita raça cada bola Mais imagens

O Ginásio de Esporte José Antônio Carrilho foi palco de uma vibrante partida de voleibol entre as meninas da Sociedade Recreativa Mampituba/Radar/Forquilhinha/Unesc contra a atletas da equipe do Bluvolei/FURB/FME. A partida válida pelo campeonato estadual de Voleibol Feminino adulto, terminou com a vitória das blumenauenses por 3 a 2, sendo o jogo decidido no tie break. Depois de duas horas e quinze minutos de disputas, ponto a ponto e um confronto muito equilibrado, as parciais foram:  1º set - 25 x 21 Bluvolei ; 2° set - 25 x 19 Mampituba ; 3° set 25 x 10 - Bluvolei ;  4° set 25 x 23 Mampituba e no 5º set: 15 x 10 - Bluvolei.

A capitã da equipe, Vitória, falou sobre o jogo bem equilibrado que fizeram. “Um jogo disputado ponto a ponto. A gente sabia que a equipe delas viria muito forte contra nós, elas estão invictas na competição. Eu acho que foi um jogão, demos o nosso máximo e foi no quase. Agora a gente vai esperar o jogo de volta lá. Sabemos que é um campeonato adulto, nossa base é de meninas mais novas, mas estamos treinando cada vez mais forte para conseguir uma vaguinha aí, na semifinal e tentar pegar um pódio e quem sabe o título”, almejou.

Para o técnico Luciano Carvalho foi uma partida muito boa. “Um jogo disputado palmo a palmo. Jogo bom, conseguimos ter um enfrentamento muito legal com o Blumenau, que é o líder da competição. Eu acho que foi importante, principalmente para nos ganharmos confiança de novo na competição. Depois de uma derrota de virada lá no Oeste, nosso último jogo, então é bom para ganhar confiança, fazer um jogo melhor contra Itajaí, no sábado, e buscar uns pontinhos aí para conseguir a classificação futuramente. Nesta sexta-feira tem treino visando o Itajaí, segunda colocada, e quem sabe quem sabe conquistar uma vitória lá no ginásio do Mampituba”, avaliou.

Ginásio cheio

O técnico ainda comentou sobre jogar no Ginásio de Esporte da Unesc. Jogar aqui na Universidade foi excelente. A atmosfera foi essencial para nossa equipe fazer um bom jogo.  O ginásio estava lotado, a torcida apoiou muito e eu tenho certeza que todos que vieram saíram satisfeitos, e viram um grande jogo de voleibol”, concluiu.

Terceirão do Colégio Unesc na torcida

Os colegas de classe do Terceirão do Colégio Unesc prestigiaram a partida e torceram até o fim apoiando as atletas que atuavam durante o jogo. Para a professora de Educação Física, Sinara Sombrio, foi uma experiência muito bacana para os seus alunos. “Foi demais esse momento aqui no ginásio de esportes. Contamos com a presença de muitos alunos e, dentro da quadra, as nossas aguerridas meninas que se despedem do Colégio, mas deixa um grande legado com essas experiências, com essa vivência que elas têm trazido para a gente com as competições”, comentou.

Sala de aula

Professor Joni Márcio encontrou um amigo de longa dataO Ginásio de Esporte da Universidade se transformou em uma verdadeira sala de aula, com a partida de voleibol feminino. Alunos do curso de Educação Física, de todas as fases, aproveitaram o evento esportivo para aprenderem sobre tática, técnica e treinamento. Segundo o coordenador do curso, Joni Marcio de Farias, o jogo serviu de laboratório para os acadêmicos. “É muito importante, por exemplo, ter a equipe da Unesc jogando aqui, ela representa a nossa universidade. E sediar, trazer essa festa para o nosso quintal, dentro do nosso espaço, é extremamente importante. Principalmente para os alunos que puderam vivenciar e assistir ao jogo, para depois o professor ou os professores analisarem em conjunto. Como foi o sistema tático usados, como é que joga, quais as qualidades. Então foi um grande laboratório. Atividades assim, estão dentro da Graduação Multi que estamos vivenciando. É um prato cheio. Esse aqui é um prato cheio para o nosso curso, um verdadeiro laboratório para todos olhar, analisar, discutir, estudar, para achar resposta para algumas coisas que aconteceram durante o confronto. Acredito que temos que fazer isso mais vezes, em todas as modalidades”, pontuou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

26 de agosto de 2022 às 18:50
Compartilhar Comente

Parceria do colégio Unesc com o curso de Engenharia de Materiais vai propor diversas oficinas aos alunos

Parceria do colégio Unesc com o curso de Engenharia de Materiais vai propor diversas oficinas aos alunos
Reunião para definição das matrizes foi realizada na tarde desta terça-feira (23/08). (Fotos: Daniela Savi/Agecom/Unesc) Mais imagens

Os alunos do Ensino Médio do Colégio Unesc vão participar de uma experiência incrível nos próximos meses. Em parceria com o curso de Engenharia de Materiais da Universidade, eles vão poder usufruir de laboratórios e participar de oficinas que proporcionarão conhecimento, aprendizado e grandes experiências.

A reunião entre professores responsáveis pelo itinerário formativo do Ensino Médio do colégio com professores da graduação da Unesc ocorreu na tarde desta terça-feira (23/08).

A intenção, conforme a coordenadora do curso de Engenharia de Materiais, Ângela Arnt, é formar uma parceria com atividades nos laboratórios do curso. Oficinas com matrizes de sabão e de reciclagem de polímeros farão parte da atividade.

“Essa é uma oportunidade desses alunos utilizarem o que a Universidade tem a oferecer. Tenho certeza que será uma grande experiência aos participantes”, comentou. A programação para esta ação, que ocorrerá no Parque Científico e Tecnológico da Universidade (Iparque), também está sendo elaborada pelos professores Felipe Zanette da Silveira, coordenador adjunto do curso, e Mateus Milanez, coordenador do Instituto de Engenharia e Tecnologia (IDT) da Unesc.

Também participaram da reunião a diretora do colégio, Mainara Figueiredo Cascaes, de forma on line, além de Michele Dutra e Savana Alfredo.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

25 de agosto de 2022 às 13:27
Compartilhar Comente