Colégio Unesc

Unesc será palco de partida do Campeonato Catarinense de Voleibol Feminino Adulto

Unesc será palco de partida do Campeonato Catarinense de Voleibol Feminino Adulto
Equipe da SR Mampituba/Forquilhinha/Radar/Unesc em busca da vitória no campus da Universidade Mais imagens

O Ginásio de Esporte José Antônio Carrilho da Unesc, será o palco do confronto da equipe adulta do Voleibol feminino do Mampituba/Forquilhinha/Radar/Unesc contra as meninas do Bluvolei de Blumenau. A partida, que promete atrair a comunidade acadêmica para a torcida, está marcada para às 20h desta quinta-feira (25/08), válida pela primeira fase da competição. 

A equipe de Criciúma tem na sua base alunas do Colégio Unesc e acadêmicas da Universidade. Atualmente ocupa a quinta posição, sendo que as adversárias lideram o campeonato.

"Blumenau é a equipe mais forte da competição, formatada para subir para série A. Nosso time é bem mais novo, um sub-21, mas vamos tentar fazer um bom jogo em busca da vitória que seria importante para melhorar nossa posição dentro da classificação geral. Gostaríamos de contar com o apoio da torcida, já que a entrada é franca, com o intuito de incentivar o nosso time”, convidou o técnico Luciano Iribarrem Carvalho.

Assista o último treino preparativo para o confronto.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de agosto de 2022 às 21:38
Compartilhar Comente

Alunos do Colégio Unesc visitam Mesquita Palestina em Criciúma

Alunos do Colégio Unesc visitam Mesquita Palestina em Criciúma
A atividade faz parte da aula de História que está abordando a origem, característica e as tradições do Islamismo Mais imagens

Com o objetivo de desenvolver nos estudantes a tolerância, o conhecimento e o contato com tradições de outros povos, alunos das primeiras séries do Ensino Médio do Colégio Unesc visitaram na quarta-feira (17/08) e na sexta-feira (19/08) a Mesquita Islâmica Palestina, situada no bairro São Luiz, em Criciúma. Nas duas oportunidades, os alunos foram recepcionados pelo dirigente xeique Adil Ali Pechliye.

As visitas de estudos são uma extensão das atividades realizadas em sala de aula, onde está sendo abordado a origem, as características e as heranças culturais e religiosas do Islamismo. “Consideramos importantíssimo o contato dos nossos estudantes com outras culturas e crenças. Essas diferentes visões de mundo, nos colocam sob uma perspectiva horizontal da realidade. O trabalho desenvolvido pelos nossos professores, sempre apontam este olhar humano, para compreender e respeitar a diversidade”, comentou o coordenador do Ensino Médio, Gian Marangoni.

A Mesquita Palestina além de receber seus fiéis seguidores do Alcorão, também tem como proposta a preservação cultural e religiosa do Islamismo em Criciúma, possibilitando aos visitantes, gratuitamente, a oportunidade de aprimorar os conhecimentos sobre o Islam. No templo, pode-se conhecer um pouco mais sobre esses ensinamentos e outros conceitos da religião.

Fotos: Divulgação / Texto: Décio Batista

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

19 de agosto de 2022 às 18:28
Compartilhar Comente

Equipe representante do Colégio Unesc é campeã no futsal do JESC

Equipe representante do Colégio Unesc é campeã no futsal do JESC
Equipe representante do Colégio Unesc é campeã no futsal do JESC Mais imagens

A equipe de Futsal Feminino que representou o Colégio Unesc nos Jogos Escolares Catarinense (JESC) foi a grande vencedora da competição, que encerrou nesse final de semana, em Timbó. O título, conquistado de forma invicta, foi comemorado no sábado (13/08), com muito orgulho pelas atletas e por toda a delegação. A final foi contra o time da escola padre Antônio Oliveira, da cidade de Anita Garibaldi e as criciumenses venceram por 7 a 1.

A técnica Renata Rosalino Machado ressaltou que o resultado é o reconhecimento de um trabalho intenso e do esforço de cada atleta. “Sabíamos da dificuldade da competição. As meninas estavam com objetivo de vencer um jogo de cada vez. Estamos felizes com a conquista”, comentou Renata, destacando ainda que os trabalhos não param e agora os olhares já estão focamos na etapa do brasileiro escolar.

Para a diretora do Colégio Unesc, Mainara Figueredo Cascaes, receber o projeto das meninas carvoeiras significa um grande movimento em prol dos esportes que vem crescendo cada vez mais na instituição. “Assim como temos as meninas do futsal, temos as meninas do vôlei, do tênis de mesa, xadrez, e diversos outros esportes”, citou.

Segundo ela, o incentivo à prática esportiva, é extremamente importante, pois gera comprometimento, responsabilidade, companheirismo, cooperação, e isso contribui para a formação de indivíduos mais proativos na sociedade, bem como de alunos empenhados nos seus processos escolares.

JESC

Os jogos ocorreram em 15 modalidades na categoria de 12 a 14 anos com envolvimento de cerca de três mil atletas e treinadores.

Entre as modalidades estavam Atletismo, Badminton, Ciclismo, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Xadrez, Basquetebol, Voleibol, Handebol e Futsal. A competição é uma organização da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte) em parceria com os municípios.

Confira o resultado das partidas:

Colégio Unesc 5x1 Colégio Marista São Luiz - Jaraguá do Sul

Gols

Beatriz (2)

Padilha (2)

Marisol (1)

Colégio Unesc 5x1 contra Rudolfo Luzina - Nova Erechim

Gols

Pietra (3)

Emille (2)

Colégio Unesc 2x0 Profª Delia Regis - Coronel Freitas

Gols

Pietra (1)

Emille (1)

Colégio Unesc 9x1 Dr. Hermann Blumenau - Trombudo Central

Gols

Pietra (1)

Beatriz (1)

Marisol (4)

Santana (2)

Padilha (1)

Colégio Unesc 1x0 Lourdes Lago - Chapecó

Gols

Marisol (1)

Colégio Unesc 7x1 Padre Antônio Oliveira - Anita Garibaldi

Gols

Beatriz (1)

Pietra (1)

Emille (3)

Padilha (1)

Marisol (1)

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

16 de agosto de 2022 às 08:23
Compartilhar Comente

Colégio Unesc realiza o evento “Agosto: Mês de quem cuida de mim”

Colégio Unesc realiza o evento “Agosto: Mês de quem cuida de mim”
Famílias se emocionaram com as apresentações artísticas dos seus filhos e filhas Mais imagens

O auditório Ruy Hulse se transformou, na noite chuvosa e fria desta terça-feira (09/08), em um aconchegante lar, com muito calor, carinho e admiração. O palco que normalmente recebe palestrantes, shows ou até peças de teatro, foi ocupado por filhos que se apresentaram para homenagear seus pais e agradecer pela sua família. O evento do Colégio Unesc foi uma homenagem intitulada: “Agosto: Mês de quem cuida de mim”.

A equipe de professores e coordenadores preparou os estudantes para momentos emocionantes. O encontro contou com apresentação musical, recitais, jogral e ginástica artística. Em cada apresentação os pais se deliciavam e aplaudiam a performance de seus filhos.

Para o

 pai do Lorenzo Correia da Silva, do primeiro ano, Amarildo Souza da Silva, este encontro foi maravilhoso.  “Assistimos várias apresentações dos alunos, todas lindas e maravilhosas. Também gostei muito da explanação sobre o aprendizado e o método utilizado na educação do meu filho. Tudo que vejo ele fazendo e aprendendo agora consigo entender melhor. A palestra dos representantes do Sistema Positivo, esclareceu a diferença das nossas gerações”, comentou.

O paizão Roberto César Salgado Filho, do Miguel (2º ano) e do Arthur Kieslark Salgado (4º ano), também concordou com a beleza do espetáculo e a emoção de ver seu filho Arthur em cena, prestando homenagens à família. “O Arthur se apresentou hoje, declamando um poema. O evento é muito legal, muito importante para a união não só dos pais, dia dos pais, mas de toda família, dos filhos, com todo mundo aqui conversando e podendo confraternizar e podendo aproveitar esta noite aqui na Unesc”, destacou.

A equipe do Sistema Positivo de Ensino, parceiro do Colégio Unesc na educação dos alunos, realizou uma abordagem sobre as diferenças das gerações, como cada uma aprende e quais os métodos que estão sendo disponibilizados no Colégio para uma educação de destaque.

Para a coordenadora pedagógica para a Região Sul do Brasil, Ceres Renata Saldanha da Costa Rosa, a presença da família nas escolas é de extrema importância. “Atualmente atendemos cerca de 300 escolas aqui no Sul e mais de duas mil escolas em todo o Brasil. Hoje nós tivemos um momento incrível aqui, com as famílias do Colégio Unesc. Falamos sobre a relação de afetividade com a escola, onde as crianças podem vivenciar memórias afetivas, construir seus conceitos, trabalhar com interatividade, com o outro, com respeito às diferenças. Para nós é uma enorme satisfação participar desse momento”, agradeceu.

Para a diretora Mainara Figueiredo Cascaes, este foi mais um evento especial realizado com sucesso. “Comemoramos, nesse dia 11 de agosto, o ‘Mês de quem cuida da gente’. Foi uma homenagem para a família do Colégio. O diálogo hoje vem falar sobre essa parceria entre a escola e a família, a importância desses dois pares estarem conjugados, em prol do desenvolvimento dos nossos estudantes. Contamos com a participação do Sistema Positivo e trouxemos várias apresentações culturais que enriqueceram a nossa noite e assim encerramos com chave de ouro mais um evento do Colégio”, avaliou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2022 às 16:22
Compartilhar Comente

Unesc lança Programa de Equidade Racial

Unesc lança Programa de Equidade Racial
Mais imagens

A Unesc é uma Universidade plural. Isso não há como negar. Agora, esta pluralidade ganha ainda mais força com o lançamento do Programa de Igualdade Racial, edital publicado nesta quarta-feira (10/08) cujo propósito é ampliar o acesso a bolsas de estudos a estudantes negros - pretos e pardos, e indígenas. O programa, que será permanente na Universidade, oferece nesta primeira edição  255 bolsas de estudos de 50% e 100%. Além disso, pessoas com renda de até 1,5 salário mínimo terão direito a bolsa de 100%. Já quem recebe até três salários mínimos, pode obter 50% de bolsa.

Conforme a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, o diálogo em torno da construção do programa iniciou há cerca de cinco anos, culminando com o lançamento nesta semana. “As nossas universidades são brancas, mas nossa população negra, parda e indígena é muito representativa. Nos perguntamos: onde estão essas pessoas? Porque não estão acessando uma Universidade que é comunitária e tem em seus propósitos a inclusão, a diversidade, o respeito a todas as pessoas independente de raça, credo religioso, ideologia e orientação sexual. Não podemos deixar de citar todo o empenho, luta e dedicação do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas, o Neabi, em nome da coordenadora Normélia Ondina Lalau de Farias, que há anos desempenha um trabalho exemplar na busca pela equidade e que foi muito importante na construção deste programa”, enfatiza.

Luciane reforça que a Unesc possui grupos de estudos, projetos de extensão, secretarias de diversidade, ligas acadêmicas e uma clara proposta anti racista já instituída. “No entanto, nos faltavam projetos que efetivamente conduzissem a instituição a cumprir o seu papel de ampliar o acesso e também a permanência das pessoas negras, pardas e indígenas na nossa Universidade. Nos debruçamos sobre cada um dos aspectos que compõem uma gestão e construímos, muito silenciosamente, esse projeto para que tantas expectativas não fossem frustradas. Assim, hoje nos sentimos cumprindo uma pequena parte de nosso papel, que eu diria é histórico, em oferecer bolsas de 50% e 100% para promover a equidade racial. O acesso à educação melhora a vida das pessoas, promove a autonomia e a dignidade das pessoas e das famílias e esse é nosso intuito, cita.

O edital completo do programa de Equidade Racial da Unesc pode ser acessado no link: https://www.unesc.net/portal/capa/index/233/.

Uma causa de todos

O Programa de Igualdade Racial assegura ainda 30 bolsas de estágio para estes estudantes, sendo que eles também podem participar de outras formas de estágio oferecidas pela instituição. “Os acadêmicos negros, pardos e indígenas podem estar onde eles quiserem, mas, se tiverem acesso a uma educação superior de qualidade, com certeza terão também melhor acesso ao mundo do trabalho, ascenderão a cargos de representação e liderança na sociedade e nas organizações em maior escala do que temos hoje”, ressalta a reitora, acrescentando que a receptividade do programa pelas pessoas tem sido muito positiva. “O programa por si só já é um abraço à causa antiracista que é de todos nós, negros e não negros. Desejo ver nos próximos semestres todas as salas de aula com brancos, pardos, negros e, quiçá, indígenas, construindo juntos, soluções por meio da educação para um mundo melhor”, pontua.

Marco para a Universidade e para a sociedade

“Um marco”. É assim que a coordenadora do Neabi, Normélia Ondina Lalau de Farias define o Programa de Equidade Racial da Unesc.

Ela afirma ainda que este é um início na busca por índices favoráveis do número de pessoas negras, pardas e indígenas dentro do espaço da Universidade. “Estou muito feliz e agradeço, meio que sonhando acordada. É a realização de um sonho, o resultado da busca, da luta, da resistência neste espaço que é branco, onde uma pessoa com a sua clareza, a sua visão, o seu conhecimento, a sua observação e, acima de tudo, com a sua sensibilidade, entendeu que já era tempo disso acontecer. Nós, enquanto Neabi, nos rendemos com gratidão a todos e, principalmente a reitora Luciane Ceretta, pela coragem de abraçar esse processo tão necessário para uma reparação histórica, principalmente na nossa Região do Sul do estado”, fala.

Ainda para Normélia, a ação provocará uma mudança profunda em todos que estiverem envolvidos no processo, desde trabalhadores, docentes, discentes e a comunidade do entorno da Universidade. “Pensamos que esta não é uma luta isolada. É uma luta que une negros e não negros, indígenas e não indígenas para compor um ambiente favorável, de harmonia. Um ambiente onde todos possam viver melhor. Esta luta é de todos nós. Não somente de uma pessoa ou um grupo, é de todos, mas precisávamos de alguém que tivesse coragem de acionar este estopim, que para mim é o estopim da alegria”, pontua.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

11 de agosto de 2022 às 09:21
Compartilhar Comente (1)