Alunos de Design representam América Latina em concurso internacional
Estudantes do curso de Design – ênfase em Projeto de Produtos da Unesc foram os únicos alunos de uma Universidade da América Latina a participar do concurso internacional promovido pela Procter & Gamble, multinacional que detém mais de 380 marcas de produtos como alimentos, produtos de higiene e limpeza, eletrodomésticos e artigos esportivos. O concurso reuniu estudantes das principais escolas de Design da Europa, da Ásia e dos Estados Unidos. O curso de Design da Unesc foi convidado pelo escritório da P&G na Bélgica e teve o projeto entre os classificados.
O coordenador do curso de Design da Unesc, João Luis Rieth, explica que o concurso foi dividido em duas etapas e que a proposta foi entregue em dezembro de 2014, mas somente após 12 meses os resultados foram divulgados – a empresa solicitou este período de avaliação dos resultados. “O projeto dos nossos alunos focou fortemente no “experience design”, ou seja, a experiência do consumidor e seus hábitos relacionados à usabilidade, envolvendo também a ergonomia, processos produtivos, comunicação e seu sistema de exposição”, explica Rieth.
Segundo Aline Savi, aluna da Unesc, os participantes poderiam escolher entre quatro temas, e os alunos da Unesc optaram pela criação de uma nova embalagem de sabão líquido desenvolvendo um modelo que levasse em consideração aspectos como durabilidade, facilidade para empilhar e carregar os produtos e sustentabilidade. “A participação no concurso foi uma experiência incrível e que agregou um conhecimento muito grande a nossa formação. Foi muito gratificante”, afirma.
Os professores Haron Fabre e Igor Drudi e a coordenação do curso acompanharam o grupo formado pelos estudantes Cássia Possmai, Henrique Wessler, Flávia Marcineiro, Gessica Silva, Bruna Dagostin e Aline Savi, que no início do concurso estavam na sexta fase – os estudantes fazem parte da primeira turma a se formar no curso de Design da Unesc. Todo o projeto foi desenvolvido na Unesc e os acadêmicos também utilizaram o Iparque (Parque Científico e Tecnológico).
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 17 de dezembro de 2015 às 16:00A equipe por trás da 6ª Semana de Ciência e Tecnologia
A 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc encerrou nesta sexta-feira (23/10). O evento de cinco dias foi planejado por uma comissão organizadora, direcionada pela pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão (Propex), Luciane Ceretta. “A organização da Semana desse ano foi totalmente realizada pelos mestrandos, doutorandos, residentes e alunos de iniciação científica da Unesc. Os mesmos demostraram dedicação, empenho, ética e responsabilidade”, afirmou a pró-reitora.
Para a aluna do PPGCS (Programa de Pós-Graduação de Ciências da Saúde), Daniela Dimer Leffa, participar da comissão organizadora foi uma oportunidade única. “Aqui pudemos conhecer mais sobre a Unesc e potencializamos a nossa capacidade de organizar eventos”, comenta Daniela. “O interessante disso tudo é poder conhecer mais as pessoas. Foi uma experiência que valeu muito a pena”, conta Milena Carvalho Silva, que ficou responsável pelo site do evento.
Integrante da comissão de Logística, Roger Bittencourt Voula teve uma tarefa que exigiu planejamento. “Recrutar monitores instruí-los, convidar palestrantes, arrumar salas, entre outras atividades fizeram parte do nosso dia a dia. Com certeza, se houver outra oportunidade eu participarei”, afirma o jovem.
O assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da Propex, Adriano Bernardin, afirma que o evento só ocorreu porque a comissão organizadora fez acontecer. “Por ser uma semana de ciência, tecnologia, ensino, pesquisa e extensão, o evento ficou nas mãos destes profissionais que cuidaram de tudo com maestria”, parabeniza.
Conforme a assessora Acadêmica da Propex, Gisele Coelho Lopes, os estudantes mostraram o que o campus tem de melhor. “A comissão fez um trabalho de excelência junto com os monitores e outros profissionais que se colocaram à disposição do maior evento institucional da Unesc”, acrescenta.
As professoras e coordenadoras gerais, Samira Valvassori e Kelly Gianezini, ficaram responsáveis pela equipe que formou a comissão. Kelly agradeceu as quatro UNAs (Unidades Acadêmicas), com seus PPGs, junto com a colaboração intensa dos mestrandos e doutorandos. “Gerenciar uma equipe com mais de 50 pessoas foi um desafio grande, mas enriquecedor”.
“A Propex reconhece o excelente trabalho realizado e parabeniza cada um. Esta experiência certamente também foi importante para a equipe, conferindo aos mesmos a possibilidade de aprendizado e organização”, pontua Luciane.
*Com colaboração da Ápice Comunicação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 23 de outubro de 2015 às 20:13Semana de Ciência e Tecnologia encerra com saldo positivo
A 6ª Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc trouxe as novidades da área e muito conhecimento para estudantes e a comunidade. O evento encerra nesta sexta-feira (23/10) com um resultado positivo: mais de 2,3 mil pessoas se inscreveram para participar das diversas atividades que ocorreram no campus durante cinco dias.
Se acordo com a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Luciane Ceretta, a Semana de Ciência e Tecnologia é o maior evento institucional da Unesc, e este ano as atividades alcançaram áreas relacionadas à pesquisa, extensão e ensino. “A diversidade dos eventos possibilitou importantes trocas entre acadêmicos, professores e comunidade externa”, afirma.
Para uma das coordenadoras gerais do evento, Kelly Gianezini, a Semana foi extremamente positiva. “Tivemos milhares de inscritos para os 65 minicursos, 25 palestras, 23 oficinas, três painéis e mais de 600 apresentações”, comenta Kelly, lembrando que participaram das atividades acadêmicos de pós-graduação e graduação, professores, comunidade, alunos do Ensino Médio e Fundamental.
Conforme o assessor de Pesquisa e Pós-Graduação da Propex, Adriano Michael Bernardin, o objetivo da Semana foi cumprido. “Queríamos que os participantes se sentissem à vontade e mais que isso, que houvesse uma troca de experiências. Além disso, os acadêmicos puderam conhecer outras áreas de pós-graduação, entre outros serviços oferecidos pela Universidade”, diz.
Novidades movimentaram essa edição
Entre as atividades oferecidas pela Unesc, a Feira de Ciências e as palestras em parceria com o Sebrae foram novidade. “Com um leque amplo de minicursos, apresentações e outros nichos, os acadêmicos puderam escolher o que os beneficiava. A Feira de Ciências foi um trabalho muito interessante com a comunidade. Tivemos escolas apresentando trabalhos fantásticos. E esse é o nosso objetivo, incentivar a Ciência e valorizar os alunos da nossa região”, conta a assessora Acadêmica da Propex, Gisele Coelho Lopes.
O estudante de Ciências Biológicas da Unesc, João Paulo Gava Just, aprovou a Semana de Ciência e Tecnologia. “É importante ter este tipo de evento. Ele ajuda a qualificar o ensino e também complementa o que aprendemos em sala”, considera.
O evento contou com palestras, minicursos, workshops, Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Salão de Pós-Graduação, Talento Musical, Feira do Livro, Feira da Inovação, Feira de Ciências e Feira da Economia Solidária. A Semana teve como tema “Luz, Ciência e Vida” e foi baseado na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrar a luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.
*Com colaboração da Ápice Comunicação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 23 de outubro de 2015 às 15:52Pesquisa, ensino e extensão ganham destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Todas as atenções estão voltadas para a troca de conhecimento em ensino, pesquisa e extensão nos próximos dias, na Unesc. Isso porque a Instituição abre as portas para a 6ª Semana de Ciência e Tecnologia, que ocorre até esta sexta-feira (23/10) e reúne propostas e ideias diferenciadas, que têm como objetivo colaborar com a formação profissional do aluno e, principalmente, fomentar a pesquisa em prol da comunidade.
Com o tema “Luz, Ciência em Vida”, embasada na decisão da ONU, que proclamou 2015 como o “Ano da Luz”, a Semana foi aberta oficialmente nesta segunda-feira (19/10), com a palestra do professor e doutor da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) Olavo Bohrer do Amaral, “Luz, Ciência e Vida”.
Pesquisador na área de Neurociências com grande experiência em bioquímica, ele falou sobre literatura científica e acadêmica, além de evidenciar alguns números que mostram o quando é vasta a literatura na Universidade. “Temos milhões de volumes à disposição para aqueles que tiverem interesse em buscar o caminho da pesquisa”, comenta. Bohrer também falou sobre experimentos em medicina e bioquímica e sobre a busca pelo resultado positivo nos trabalhos acadêmicos.
A estudante de Enfermagem Maiara Zampronio Della Vedova participou da palestra de abertura e garante que fará parte ativamente das demais atividades. “Me inscrevi em minicursos e workshops de diferentes áreas. Todo conhecimento é válido quando se está na Universidade”, afirma.
Engajamento de estudantes e professores
A pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Luciane Ceretta, destacou que, num país como o Brasil, que precisa reconstruir histórias e fazer ciência diariamente, a Unesc cumpre seu papel. “É a ciência que move o mundo, e nós estamos neste caminho. Contamos com uma programação vasta, neste que é o principal evento institucional da Universidade”, fala, agradecendo a participação e engajamento de 30 mestrandos, doutorandos e acadêmicos envolvidos diretamente na organização, e aos mais de 50 monitores.
Uma das coordenadoras gerais do evento, Kelly Gianezini, contou que o maior desejo da organização é de revelar potenciais nas três áreas do conhecimento, despontando novos cientistas no Sul catarinense. “Foram quatro meses de preparação e muito empenho por parte dos organizadores. Desejo que os alunos aproveitem este evento o máximo que puderem”, ressalta.
A abertura do evento teve ainda a participação da pró-reitora de Ensino de Graduação da Unesc, Robinalva Ferreira; da assessora da Propex Gisele Coelho Lopes; do diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Daniel Preve; da diretora da UNA SAU (Unidade Acadêmica de Ciências da Saúde), Indianara Becker; da coordenadora de Extensão da UNA CET (Unidade Acadêmica de Ciências, Engenharias e Tecnologias), Miquele Lazarin Padula; da coordenadora de Pesquisa da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Ciências, Humanidades e Educação), Viviane Kraieski Assunção, e do presidente do DCE Unesc, Andriw Loch.
Semana segue com vasta programação
A Semana de Ciência e Tecnologia segue com uma vasta programação. Entre as atividades, destacam-se as Feiras da Inovação, do Livro, da Economia Solidária e de Ciências, o Seminário de Iniciação Científica, o Salão de Extensão, o Salão de Ensino, workshops e palestras, todas abertas e gratuitas à comunidade.
Programação
*Com colaboração da Ápice Comunicação
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 19 de outubro de 2015 às 21:45Alunos de Engenharia Ambiental realizam estudo no Farol de Santa Marta
Os tipos de ocupação do território e as suas consequências ambientais no Farol de Santa Marta, em Laguna, foram tema do estudo de campo dos alunos da oitava fase do curso de Engenharia Ambiental da Unesc, nesta segunda-feira (28/9). A atividade, dentro da disciplina de Planejamento Ambiental, teve como objetivo o levantamento de dados, que servirão para indicar possibilidades de intervenção com o objetivo de promover a sustentabilidade do local.
Os estudantes observaram aspectos como a ocupação de moradias em área de preservação permanente, a falta de tratamento do esgoto doméstico e a presença de vegetação exótica, que contribui para a degradação do ambiente local. Durante o estudo, eles também mantiveram contato com pescadores artesanais, tendo acesso a elementos da cultura tradicional do lugar, modificada pela especulação imobiliária, turismo e pesca predatória.
A turma foi orientada pelos professores José Carlos Virtuoso e Gustavo Zambrano, que ministram a disciplina, com a colaboração do biólogo Marcelo Dutra, mestrando do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), que realiza estudos sobre ambientes costeiros.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Milena Spilere Nandi 28 de setembro de 2015 às 21:49
Newsletter
RSS