Concurso fotográfico sobre os Vales da Uva Goethe com inscrições abertas
Para os amantes da fotografia a Unesc tem uma proposta diferente. Que tal conhecer as belezas da região, divulgar suas imagens e ainda concorrer a uma diária com acompanhante na Pousada Pedras Rollantes, de Alfredo Wagner? A oportunidade está aberta, é a segunda edição do concurso fotográfico sobre os Vales da Uva Goethe, que tem o objetivo de reconhecer o patrimônio cultural (material e imaterial), natural, histórico, arquitetônico, religioso e artístico local. As inscrições ocorrem até o dia 30 de março de 2017.
As fotografias devem ser feitas na área delimitada pela IPVUG (Indicação de Procedência dos Vales da Uva Goethe), que compõe os municípios de Urussanga, Pedras Grandes, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Orleans, Nova Veneza, Içara e Treze de Maio.
O concurso será desenvolvido em duas categorias: Amador, com fotografias tiradas de celular e/ou câmeras compactas, e Profissional, com fotos tiradas de câmeras semi-profissionais e/ou profissionais. As fotos deverão contemplar elementos ligados ao tema, como paisagens, parreiras, processo produtivo da uva e vinho Goethe, ou patrimônio histórico.
Premiação
Além da diária na Pousada Pedras Rollantes, os primeiros lugares também receberão uma caixa de espumantes com 6 unidades e um Certificado de Participação por categoria (amador/profissional). Já os 2° e 3° lugares receberão uma espumante e Certificado de Participação.
Saiba mais
O concurso é desenvolvido por meio do grupo de pesquisa do PIDI (Propriedade Intelectual, Desenvolvimento e Inovação) com o apoio do Fotoclube de Urussanga, ProGoethe, Vinícola Del Nonno, Vinícola Mazon, Vinícola Trevisol, Vinícola Quarezemin, Vinícola De Nonni e Pousada Pedras Rollantes.
Confira o regulamento
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 10 de novembro de 2016 às 16:24Pesquisadores socializam conhecimentos em periódicos
A Universidade publicou os volumes de 2015 e 2016 de seu “Periódico Eletrônico Revista de Iniciação Cientifica da Unesc”. A divulgação das edições ocorreu na última sexta-feira (4/11) e disponibilizou a revista para a leitura e aprendizado dos alunos, professores da Universidade.
Os artigos trazidos pelos periódicos são os resultados de pesquisas, revisões teóricas, TTCs (Trabalhos de Conclusão de Curso) e relatos de experiências. A revista tem sua publicação em formato digital podendo ser acessada online.
Os volumes tiveram como editores e apresentadores a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professora doutora Luciane Ceretta, e os professores doutores André Cechinel e Juliano Bitencort Campos. A revista foi publicada pela Editora Unesc.
Periódicos
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
10 de novembro de 2016 às 11:31Colaboradores elegem novos representantes da CIPA
Os professores e funcionários da Unesc elegeram os novos representantes da CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) nesta quarta-feira (9/11) . Foram três dias de votação e 857 votos para escolher quem vai representar os colaboradores no próximo ano. Os novos titulares e suplentes tomam posse em dezembro.
Eleitos
Adicirlene Paganini Cardoso (Titular)
Márcia Quirana Miguel Picollo (Titular)
Carla Roberta Duarte Cardoso (Titular)
Juliano Rodrigues (Titular)
Carlos Roberto França dos Santos (Suplente)
Heron Sangaletti Pereira (Suplente)
Amarildo José da Silva (Suplente)
Os novos integrantes vão participar de uma capacitações na última semana de novembro. Nos encontros serão trabalhados a teoria e a prática sobre as noções de acidentes, doenças no trabalho, análise de acidentes, mapa de riscos e combate a incêndios.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
10 de novembro de 2016 às 11:10Mostra Arte Animal: Catarina amou conhecer os bichinhos do fundo do mar
Os olhos da pequena Catarina brilhavam durante a Mostra Arte Animal do Museu de Zoologia da Unesc. Isso porque ela é apaixonada pelos animais. Conhecer golfinhos, pinguins, baleias e tartarugas-marinhas foi uma grande diversão para a pequena. Ela fez parte do grupo dos pequenos do Centro de Educação Infantil Arca de Noé de Criciúma, que participaram de atividades diversas na Universidade durante este ano.
A Mostra, que este ano traz como tema “Um Mergulho no Fundo do Mar”, faz parte de um programa educativo do Museu de Zoologia que o objetivo de promover a consciência ambiental por meio da integração entre arte e ciência, com a realização de exposições artísticas e culturais, fortalecendo o vínculo educativo entre as instituições de ensino de Criciúma e região.
A pequena Catarina Braga Rodrigues ainda afirmou que, além de amar os bichinhos do fundo mar, também é apaixonada pelos pássaros. “Eu queria aprender a voar quando era pequena, por isso gosto tanto deles. Mas agora que já sou maior, e eu sei que não podemos voar”, contou a menina, que teve contato com os pássaros que compõem o ambiente marinho.
Crianças se encantam pelo ambiente universitário
Segundo a diretora da escola, Sabrina Américo, os pequenos adoram o campus. “É uma grande alegria quando eles chegam na Universidade. E isso não só para eles, mas também para nós, que podemos por meio desta parceria enriquecer o desenvolvimento dos eixos da educação infantil de uma forma mais lúdica, por meio da estrutura da Unesc”, comentou.
A coordenadora do Museu de Zoologia, Morgana Cirimbelli Gaidzinski, ressaltou a importância do programa. “Os animais que compõem o acervo do Museu ganham um significado ainda maior. Eles passam a ser, além de importantes instrumentos de educação e sensibilização ambiental, instrumentos capazes de despertar a curiosidade, a imaginação e a sensibilização artística de nossas crianças”, comentou.
Conhecimento vira arte
Depois de conhecerem os animais e entenderem como funciona o ambiente marinho, as crianças transformaram o conhecimento em arte. Eles pintaram telas cheias de cores que estão em exposição no Núcleo Expositivo Bloco Administrativo do Museu de Zoologia, até o dia 18 de novembro.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de novembro de 2016 às 21:41Unesc e Museu de Arqueologia e Etnologia da USP firmam parcerias
Uma nova parceria entre a Unesc e a USP nasceu na tarde desta quarta-feira (9/11). O Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz), do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), firmou um convênio com o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, o intuito é realizar projetos de arqueologia, gestão de patrimônio e do território.
“Os convênios permitem a colaboração científica pesquisa e ensino entre as instituições, com o acolhimento de alunos e professores nos seus laboratórios, na USP ou na Unesc”, comentou o coordenador do Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz, Juliano Campos.
Para a assinatura do acordo o vice-diretor do Museu, Paulo Antônio Dantas DeBlasis, foi recebido pelo reitor Gildo Volpato.
Também participaram do encontro a coordenadora do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), Patrícia de Aguiar Amaral e o arqueólogo do Lapis, Marcos Cesar Santos.
Fonte: Setor de Comunicação Integrada
Por: Mayra Antonio De Lima 09 de novembro de 2016 às 21:05
Newsletter
RSS