AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Unesc recebe a visita do candidato a deputado federal Fábio Brezola

Unesc recebe a visita do candidato a deputado federal Fábio Brezola
Pautas da Universidade e do DCE foram entregues ao candidato (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

A Universidade recebeu, na tarde desta terça-feira (18/9), a visita do candidato a deputado federal, Fábio Brezola. A reitora, Luciane Ceretta, e o vice-reitor, Daniel Preve, receberam o candidato, assim como membros da reitoria, docentes, acadêmicos e colaboradores da Instituição.

De acordo com a reitora, a principal pauta da Unesc é a defesa das Universidades Comunitárias. “Nós lutamos pelas pautas que são importantes para a educação. A educação é a mola para o desenvolvimento e estamos aqui para garantir esse patrimônio que temos”, enfatiza. “A Unesc está sempre de portas abertas para os candidatos e estamos abertos para as possibilidades que eles possam fazer em parceria com a gente”, respalda o vice-reitor.

Durante o encontro, a reitora e o vice entregaram ao candidato uma cópia do Unesc em Números e um documento de solicitação ao seu apoio em pautas consideradas importantes para a Instituição. Pontos como: Apoio às Universidades Comunitárias, que não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; Artigo 170 – uma conquista pleiteada pelas Universidades Comunitárias, que estão correndo o risco de perde-lo, mediante a PEC/005.3/2017, na qual, reduz significativamente o repasse dos recursos para as Instituições de Ensino Superior Comunitárias, com vistas a distribuir os valores para as faculdades particulares; incentivo à tecnologia e inovação e acompanhamento das discussões do Ensino a Distância estão contemplados no documento.

O presidente do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Alexandre Bristot, entregou um documento com as reivindicações dos acadêmicos, que foi assinado pelo candidato. As pautas solicitadas são: atenção para a criação da moradia estudantil; criação da Creche Universitária; incentivo governamental para o Restaurante Universitário da Unesc; defesa do Artigo 170; respeito à diversidade; fortalecimento do Sistema Único de Saúde e compromisso e fortalecimento das Licenciaturas.

Para o candidato, a sua participação na vida política faz parte da sua trajetória de vida e fez com que hoje ele esteja preparado. “Estamos protagonizando a mudança, a mudança de valores, preceitos e costumes”, comenta.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, participaram do encontro.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto 18 de setembro de 2018 às 19:26
Compartilhar Comente

Universidade recebe visita de candidato a deputado estadual Cleiton Salvaro

Universidade recebe visita de candidato a deputado estadual Cleiton Salvaro
Encontro ocorreu na Reitoria com professores, alunos e gestores (Foto: Milena Nandi) Mais imagens

A Unesc recebeu na manhã desta terça-feira (18/9), a visita do candidato a deputado estadual Cleiton Salvaro, para dialogar, expor suas propostas e responder a questionamentos de gestores, professores, alunos e funcionários da Instituição. O encontro ocorreu na Reitoria e o candidato foi recebido pela reitora Luciane Ceretta, pelo vice, Daniel Preve, pela pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, pelo pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris e pela chefe de gabinete da Reitoria, Gisele Coelho Lopes. 

Ao longo do encontro, a reitora e o vice entregaram ao candidato uma cópia do Unesc em Números e um documento de solicitação ao seu apoio em pautas consideradas importantes para a Instituição. Pontos como: Apoio às Universidades Comunitárias, que não têm fins lucrativos e reinvestem todos os resultados nas suas atividades de ensino, pesquisa e extensão; Artigo 170 – uma conquista pleiteada pelas Universidades Comunitárias, que estão correndo o risco de perde-lo, mediante a PEC/005.3/2017, na qual, reduz significativamente o repasse dos recursos para as Instituições de Ensino Superior Comunitárias, com vistas a distribuir os valores para as faculdades particulares; incentivo à tecnologia e inovação e acompanhamento das discussões do Ensino a Distância estão contemplados no documento.

A representante do DCE (Diretório Central dos Estudantes), Suzel Ramos, entregou um documento com as reivindicações dos acadêmicos, que foi assinado pelo candidato. As pautas solicitadas são: atenção para a criação da moradia estudantil; criação da Creche Universitária; incentivo governamental para o Restaurante Universitário da Unesc; defesa do Artigo 170; respeito à diversidade; fortalecimento do Sistema Único de Saúde e compromisso e fortalecimento das Licenciaturas.

A reitora da Unesc, apresentou ao candidato dados sobre os atendimentos realizados à comunidade e reforçou a importância das Universidades Comunitárias para o desenvolvimento da região em que se encontram. “A educação está intimamente relacionada com questões como segurança, saúde, desenvolvimento. Santa Catarina tem hoje 16 instituições comunitárias que são transformadoras de vidas. Por isso a nossa defesa das comunitárias e o pedido de um olhar atencioso para a Unesc, criada na região e para a região”, comentou Luciane, salientando ainda o preparo da Instituição para colaborar com iniciativas vitais para o Sul do Estado, como a elaboração do Plano de Desenvolvimento Regional.

Salvaro se posicionou como parceiro da Universidade para dar continuidade ao apoio a projetos importantes para a região e para a Unesc. “O país precisa investir na educação em todos os níveis. Só assim teremos uma mudança. A Unesc é referência e tem crédito pelo trabalho que desenvolve há 50 anos. Ela é polo na formação de pessoas e profissionais para o Brasil todo”, afirmou o candidato. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2018 às 18:17
Compartilhar Comente

Entidades discutem novos passos para implantação do Centro de Inovação de Criciúma

Entidades discutem novos passos para implantação do Centro de Inovação de Criciúma
​Parque Científico e Tecnológico da Unesc recebeu o Comitê de Implantação nesta terça-feira (18/9) (Foto: Divulgação) Mais imagens

A instalação do Centro de Inovação de Criciúma teve mais um encontro de trabalho nesta terça-feira (18/9). As entidades que fazem parte do Conselho de Implantação se reuniram no I-parque (Parque Científico e Tecnológico da Universidade), onde será instalado o Centro, e foram recebidas pelo Gerente do Escritório de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit. 

Estiveram presentes no encontro o presidente do Comitê de Implantação, Mário Gaidzinski, o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação, Oscar Montedo, o vereador proponente Aldinei João Potelecki, empresários e representantes do poder público.

Durante a atividade, foram debatidos assuntos como a gestão do Centro, criação de uma identidade visual, captação de recursos para o desenvolvimento da iniciativa e a Lei de Inovação do município. Nicoleit, destaca o bom andamento das tratativas e a contribuição que o Centro trará para a região Sul de Santa Catarina. “É importante frisar que já avançamos bastante e estamos colocando em debate o modelo de gestão do local. A cada reunião avançamos mais um passo para que esta ideia se torne realidade e contribua para o fomento tecnológico e econômico do Sul do estado”, afirma gerente do Escritório de Inovação da Unesc, Evânio Nicoleit.

Ele também afirma, que a Universidade tem o objetivo de contribuir com o que for possível para que o projeto alcance o sucesso. “A Unesc participa ativamente neste processo, promovendo o empreendedorismo, a tecnologia e a inovação. O projeto está sendo pensado em conjunto, no modelo da tríplice hélice, que envolve governo, Instituições de Ensino e poder público”, conta.

Próximos passos

Com previsão de 18 meses para a conclusão do projeto, que terá cinco mil metros quadrados e quatro pavimentos, estão sendo promovidas reuniões em todos os atores de inovação envolvidos no projeto para agilizar o processo e o próximo objetivo é firmar o convênio de início da construção.

Também fazem parte do projeto a Satc, Senai, Sebrae, Insite, Acic, CMDE, Prefeitura de Criciúma, SDR, Esucri, IFSC, Senac e escolas da rede pública e privada.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 18 de setembro de 2018 às 17:49
Compartilhar Comente

Unesc realiza evento em alusão do Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Unesc realiza evento em alusão do Dia Mundial da Doença de Alzheimer
Setembro Roxo: Palestra aberta ao público vai abordar envelhecimento e saúde (Foto: Divulgação) Mais imagens

A cada três segundos uma pessoa desenvolve demência no mundo e estima-se que em 2018 sejam aproximadamente 10 milhões de novos casos. Os dados são divulgados pela Abraz (Associação Brasileira de Alzheimer) e chamam a atenção para o cuidado com a saúde e com o envelhecimento. Segundo a Abraz, demência é um nome coletivo para as síndromes cerebrais degenerativas progressivas que afetam a memória, pensamento, comportamento e emoção, sendo que a Doença de Alzheimer e a demência vascular são responsáveis por mais de 90% dos casos de demência. Em setembro, ações no mundo todo são realizadas sobre o assunto e a Unesc também vai abordar o tema. Nesta quinta-feira (20/9), a Instituição realiza a palestra “Envelhecimento e a Saúde da Pessoa com Doença de Alzheimer", às 8h20, no Auditório Edson Rodrigues, localizado no Bloco P.

O evento, gratuito e aberto ao público em geral, terá a fisioterapeuta Juliana Mondardo abordando o tema. Além disso, os presentes poderão conhecer melhor o grupo Bem Viver com Alzheimer da Unesc e dialogar com um profissional de Psicologia sobre o atendimento da pessoa com a doença e seus familiares.

Alusiva ao Dia Mundial da Doença de Alzheimer, lembrado em 21 de setembro a atividade está vinculada à campanha internacional do Setembro Roxo, Mês Mundial da Doença de Alzheimer, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre a demência e enfrentar o estigma ainda associado a essa condição.

Bem Viver

Além do encontro, a Unesc realiza ao longo do ano diversas iniciativas. O projeto Bem Viver com Alzheimer existe há mais de dez anos e tem como objetivo promover assistência à pessoa com Doença de Alzheimer e seus cuidadores, por meio de palestras informativas que ocorrem no último sábado de cada mês, às 9 horas, na sala 5 do Bloco XXI A – em setembro, a palestra ocorrerá no dia 29 e abordará a Auriculoterapia.

“O projeto atua apoiando a pessoa com a Doença de Alzheimer e seus cuidadores, informando seus familiares e cuidadores sobre a doença e como lidar com as mudanças cognitivas que ocorrerão na pessoa com Alzheimer”, afirma a coordenadora do Bem Viver, Évelin Vicente. O projeto é vinculado ao curso de Fisioterapia da Unesc.

Atividades físicas

Outra iniciativa da Universidade para melhorar a qualidade de vida de pacientes com a Doença de Alzheimer, é o projeto de exercícios físicos. De responsabilidade do GEPPS (Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde), vinculada ao Mestrado em Saúde Coletiva e ao curso de Educação Física Bacharelado da Universidade, a atividade gratuita será desenvolvida em uma turma de 20 participantes que tenham diagnóstico médico de Alzheimer.

As inscrições para o projeto estão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. Cuidadores ou pessoas portadoras de Alzheimer interessadas em participar poderão entrar em contato com o Grupo de Estudos pelos telefones (48) 3431-2572 ou 98806-1798 das 13h30 às 17h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de setembro de 2018 às 17:30
Compartilhar Comente

Unesc está com inscrições abertas para atividades com pacientes com Doença de Alzheimer

Unesc está com inscrições abertas para atividades com pacientes com Doença de Alzheimer
Projeto gratuito terá início já na próxima semana (Foto: Divulgação) Mais imagens

Melhorar a qualidade de vida de pacientes com a Doença de Alzheimer é o objetivo do novo projeto que está sendo implantando na Unesc. De responsabilidade do GEPPS (Grupo de Estudos e Pesquisa em Promoção da Saúde), vinculada ao Mestrado em Saúde Coletiva e ao curso de Educação Física Bacharelado da Universidade, a atividade gratuita será desenvolvida em uma turma de 20 participantes que tenham diagnóstico médico de Alzheimer e, por meio de exercícios físicos, promete trazer benefícios variados à saúde.

As inscrições para o projeto estão abertas até que todas as vagas sejam preenchidas. Cuidadores ou pessoas portadoras de Alzheimer interessadas em participar poderão entrar em contato com o Grupo de Estudos pelos telefones (48) 3431-2572 ou 98806-1798 das 13h30 às 17h.

Entre os focos específicos da atividade, conforme o professor Joni Márcio de Farias, coordenador do projeto, está em melhorar o desempenho cognitivo e atividade motora, além da autonomia funcional dos participantes. O grupo se reunirá duas vezes por semana, nas tardes de terças-feiras e quintas-feiras, no Complexo Esportivo na Unesc.

Focos diferenciados

De acordo com o coordenador, o projeto do GEPPS terá o cuidado de realizar atividades diferenciadas e específicas para cuidadores e pacientes de forma distinta, se que, para os cuidadores, serão realizadas simulações de como desenvolver as atividades com os portadores em suas casas com material alternativo, por exemplo. “Já para os pacientes em si serão realizados exercícios físicos de habilidade e capacidades motoras e atividades cognitivas durante todos os encontros”, explicou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de setembro de 2018 às 13:12
Compartilhar Comente