Exposição traz rotina de catadores para inspirar e conscientizar
Para onde vão os resíduos do que consumimos? Com o objetivo de buscar a valorização do papel social do catador e fomentar conversas à gestão do lixo, o projeto Coleta Seletiva Solidária da Unesc promove a exposição “Catadores (as), a matéria viva no lixo: retratos da invisibilidade”. A abertura da mostra ocorreu nesta terça-feira (7/5), no Supermercado Giassi da Santa Barbara. A montagem ficará no espaço até segunda-feira (13/5).
“No espaço cedido pelo supermercado, o trabalho foi levado a um local de consumo. Assim, poderá impactar no ambiente, conscientizar sobre o consumo excessivo e estimular o pensamento sobre descarte errôneo de resíduos. O objetivo é também dar visibilidade ao trabalho dos catadores e catadoras de Criciúma, chamando a atenção para sua importância social, econômica e ambiental”, conta o professor, pesquisador e extensionista da Unesc, Mario Ricardo Guadagnin.
A exposição foi montada com fotografias dos personagens em seus ambientes de trabalho. Segundo Guadagnin, os retratos mostram as precárias condições de atuação, que afetam diretamente a qualidade de vida de quem tem no lixo urbano uma forma de sustento e, ao mesmo tempo, de invisibilidade social.
O projeto teve como inspiração o cotidiano de membros da Acrica (Associação Criciumense de Catadores) e da CTMAR (Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis), organizações de empreendimentos solidários com ênfase social, econômica e ambiental.
O trabalho teve como apoio o projeto de extensão “Articulação em rede para geração de renda e inclusão social produtiva em Associações e Cooperativas de Catadores no gerenciamento integrado de resíduos” e a organização do professor Guadagnin e das docentes Amanda Castro, Débora Ferrazzo e Viviane Kraieski de Assunção.
As estudantes Gabriela Selau Benetti, de Psicologia; Mércia Teixeira Tiscoski, de Administração; Sabrina Baesso Cadorin e Thaise Sutil, mestranda e doutoranda do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), respectivamente, e os estudantes Arthur Bernado Messias, de Direito; Danrlei de Conto, Engenharia de Agrimensura, e Jóse Gustavo Silva, mestrando do PPGCA, também fazem parte da organização do projeto.
Coleta Seletiva Solidária
Desenvolvido desde 2001 na Universidade, o projeto integra ensino, pesquisa e extensão para estudar e compreender atividade de catação de materiais recicláveis no Sul catarinense e propor atividades de conscientização à comunidade.
Saiba mais sobre a iniciativa
Leonardo Ferreira – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Leonardo Ferreira Barbosa 07 de maio de 2019 às 19:46CER Unesc reúne gestores e profissionais de saúde em evento
A Unesc recebe, nesta terça-feira (7/5), gestores e profissionais de saúde que atuam nos municípios das regiões de Criciúma e Araranguá, para um encontro dentro da Escola de Gestores. O objetivo é de orientar os serviços da RAS (Rede de Atenção à Saúde) para suporte, apoio e continuidade das terapêuticas na reabilitação da pessoa com deficiência física e intelectual.
A Escola de Gestores do CER está sendo realizada pela primeira vez e tem como objetivo principal alinhar junto com os municípios, hospitais, Apaes (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), AMA (Associação de Amigos do Autista), secretarias de Educação e de Saúde o fluxo de acessibilidade ao CER.
Serão cinco encontros durante o ano: dia 11 de junho, sobre protocolo clínico das deficiências físicas; 6 de agosto, sobre protocolo clínico da deficiência intelectual e autismo; em 3 de setembro, o assunto será estomaterapia; e finalizando a programação de 2019, no dia 8 de outubro, com Pedia Suit, aplicação de toxina botulínica e demais temáticas.
A coordenadora do CER Unesc, Mágada Tessmann, comenta que a definição da Escola de Gestores ocorreu a partir da identificação de uma necessidade no planejamento estratégico realizado em dezembro de 2018. “Um levantamento verificou que 80% dos usuários do CER são de Criciúma, mas temos mais 26 municípios e por algum motivo, que pode ser desconhecimento do trabalho do CER, os pacientes de outros lugares não estão usufruindo como poderiam dos serviços oferecidos”.
Para iniciar essa interação com os municípios, a Escola de Gestores trouxe, no primeiro momento, uma dinâmica para que os participantes se conhecessem e, depois, a apresentação dos fluxos do Centro Especializado em Reabilitação. “O CER é um dos pontos da Rede de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. Ele faz a reabilitação. Quando o paciente tem alta hospitalar, precisa procurar o CER em até dois meses, já que após seis meses o problema já se torna crônico e reduz muito as possibilidades de reabilitação. O objetivo do CER é devolver a autonomia da pessoa, dentro dos limites de cada paciente”, afirma.
Implantado na Unesc em 2014, por meio de uma parceria com a Amrec, a Amesc e com a Secretaria de Saúde de Criciúma, o CER realizou, de 2014 a 2018, 64.946 atendimentos para pacientes com AVE (Acidente Vascular Encefálico Isquêmico e Hemorrágico), trauma raquimedular, amputações, traumatismo cranioencefálico e autismo.
Além de atendimento clínico, a equipe multiprofissional do CER realiza visitas domiciliares e escolares, fecha diagnósticos de autismo e oportuniza aos pacientes participarem do Grupo de Voz, Grupo de Mobilidade, Física Reduzida e Grupo de Estomizados. Além disso, oferece capacitação para que as pessoas possam dar continuidade ao tratamento que já foi realizado pelo CER, assim que o paciente encerra o período de até seis meses de atendimentos, e retorna para ser atendido no município.
A abertura do primeiro encontro da Escola de Gestores contou com a apresentação do Grupo de Voz do CER – Professor João Monteiro; com a presença da representante da Secretaria de Saúde de Criciúma, Letícia de Oliveira Rodrigues; da secretária de Saúde de Siderópolis, representando o Colegiado de Saúde da Amrec, Gláucia César Périco; a secretária de Saúde de Meleiro, representando o Colegiado de Saúde da Amesc, Elixsandra da Silva Mota; e da coordenadora da Rede de Deficiência da Secretaria Estadual de Saúde, Jaqueline Regiatto.
Milena Nandi - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 07 de maio de 2019 às 16:43Unesc recebe visita de consultor técnico do Grupo Randon
O trabalho em pesquisa desenvolvido no Iparque (Parque Científico e Tecnológico da Unesc), por professores e acadêmicos da Instituição, foi reconhecido mais uma vez pelo mercado. Recentemente, o local recebeu a visita do consultor da empresa Fras-le, do Grupo Randon, de Caxias do Sul, Ademir Picinini, que esteve no Lafen (Laboratório de Fenômenos de Superfície) e em demais laboratórios utilizados pelos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais e dialogou sobre a interação técnica e científica, em curso, entre o laboratório e a empresa.
No Lafen, foram apresentados os fundamentos da pesquisa que está em desenvolvimento e que está relacionado à parceria entre a Universidade e a Fras-le. Os estudos envolvem avaliações do par de atrito de novos freios a disco e, segundo o pesquisador do Lafen e professor da Unesc, Adilson Oliveira, a avaliação dos mecanismos de desgaste é fundamental para o aperfeiçoamento dos atuais sistemas tribológicos. “Os resultados poderão indicar uma tendência para o desenvolvimento de novos produtos para o setor automotivo. Para a instituição, este tipo de parceria permite a colaboração e a troca de conhecimentos entre engenheiros, estudantes e pesquisadores. Outra grande contribuição desta interação é a aproximação dos acadêmicos e bolsistas dos desafios do mercado”, afirma.
Para a chefe do Lafen e professora da Unesc, Angela Arnt, a interação com a empresa é um dos pontos fortes deste desenvolvimento e a existência de um canal de comunicação com a empresa e a colaboração do engenheiro da Fras-le, Diego Masotti, na parceria, indica que a empresa e a universidade estão exercitando a verdadeira Open Innovation.
Na visita ao Lafen, o consultor da Fras-le também foi acompanhado pela bolsista do curso de Engenharia de Materiais, Marina Kauling.
A Fras-le fabrica autopeças e figura entre as maiores fornecedoras de materiais de fricção do mundo. A empresa atua com foco na segurança e no controle de movimentos nas estradas, trilhos e pistas de pouso e comercializa seus produtos em mais de 120 países. Possui nove unidades fabris em diferentes países e centros de distribuição na Alemanha, Argentina, Colômbia e Holanda, e operações comerciais na África do Sul, Chile, Emirados Árabes Unidos, Estados Unidos e México.
Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 07 de maio de 2019 às 13:53Coordenadora do Museu de Zoologia recebe homenagem da Polícia Militar Ambiental
A professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski, coordenadora do Museu de Zoologia da Unesc, foi homenageada nesta segunda-feira (6/5) na sede do Batalhão de Polícia Militar Ambiental, em Florianópolis. Ela recebeu a Medalha de Mérito Raulino Reitz em reconhecimento ao seu trabalho em prol do meio ambiente por meio do Museu da Universidade. O evento comemorou os 184 anos da Polícia Militar de Santa Catarina e o aniversário do Batalhão de Policiamento Militar Ambiental.
Além de Morgana, apenas outros dois representantes da sociedade civil receberam a deferência. “Sinto-me muito feliz e honrada em receber a Medalha de Mérito Raulino Reitz, a mais importante condecoração da Polícia Militar Ambiental. É motivo de muito orgulho receber a medalha que leva o nome do patrono dos ecologistas catarinenses, um renomado cientista que dedicou 52 anos de sua vida ao estudo da natureza. Este reconhecimento vindo da Polícia Militar Ambiental, fundamental e indispensável parceira do Museu de Zoologia da Unesc, desde a sua criação, vem estreitar e fortalecer os laços e as ações voltadas ao meio ambiente nestas importantes instituições que acreditam na educação como um instrumento de transformação”, afirma.
A Medalha de Mérito Raulino Reitz foi criada com o objetivo de homenagear militares estaduais e federais, civis e instituições que tenham prestado relevantes serviços à causa do meio ambiente ou às unidades da Polícia Militar Ambiental.
Mayara Cardoso e Milena Nandi – Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Milena Spilere Nandi 07 de maio de 2019 às 09:24Unesc recebe Natalino Uggioni para debater o “Desenvolvimento da Educação em Santa Catarina”
Representantes das secretarias de educação da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Amesc (Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense) e Amurel (Associação dos Municípios da Região de Laguna), e acadêmicos e professores dos cursos da área da educação, estarão reunidos na Unesc na noite desta quarta-feira (8/5) para aprender sobre o Desenvolvimento da Educação em Santa Catarina com o Secretário de Estado da Educação, Natalino Uggioni. O evento será realizado no Auditório Ruy Hülse, a partir das 19h.
A ação está sendo promovida na Universidade por meio da Sala dos Municípios. Conforme a coordenadora do setor, Isabel Regina de Souza, a expectativa é de que seja uma noite de auditório lotado para que a região absorva o máximo de conhecimento possível. “Isso está entre os objetivos da Sala dos Municípios, ou seja, aproximar as cidades da nossa região por meio do conhecimento, proporcionar encontros como esse, que fazem a diferença no desenvolvimento”, comenta.
De acordo com Isabel, é de extrema importância a participação dos municípios, dos alunos e dos professores. “Vamos ter aqui na nossa Universidade uma conversa qualificada sobre as perspectivas da educação no que tange inovação, os caminhos a serem seguidos, sobre o que Santa Catarina está pensando para esse assunto”, destaca.
Interessados em participar podem entrar em contato com a Sala dos Municípios por meio do telefone (48) 3431-2633
Mayara Cardoso - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing
Por: Kenia Maria Hahn 06 de maio de 2019 às 18:33
Newsletter
RSS