AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Sala dos Municípios recebe Colegiado de Esportes da Amrec

Sala dos Municípios recebe Colegiado de Esportes da Amrec
Encontro ocorreu na tarde desta segunda-feira (27/5) (Fotos: Divulgação) Mais imagens

A Sala dos Municípios da Unesc e a Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias receberam, na tarde desta segunda-feira (27/5), o presidente do Colegiado de Esportes da Amrec (Associação dos Municípios da Região Carbonífera), Hériton Sandrini, secretários e representantes de esportes de municípios da Amrec na Universidade.

Entre as pautas debatidas esteve a parceria da Universidade com a Associação. “Recebemos os secretários e representantes para conhecer as demandas trazidas por eles, no sentido de buscar uma parceria com a Instituição para a Olirec (Olimpíadas da Região Carbonífera)”, afirmou a coordenadora da Sala dos Municípios, Izabel de Souza.

A diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, e o secretário executivo da Amrec, Acélio Casagrande, também acompanharam o encontro.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de maio de 2019 às 18:47
Compartilhar Comente

Unesc firma contrato de prestação de serviço com o Município de Lauro Müller

Unesc firma contrato de prestação de serviço com o Município de Lauro Müller
Prefeito da cidade esteve em reunião na reitoria para assinatura do contrato nesta segunda-feira (27/5) (Fotos: Mayara Cardoso) Mais imagens

Já está em vigor o contrato entre a prefeitura de Lauro Müller e a Unesc no qual está previsto um trabalho de até 19 meses que promete mudar o panorama na cidade. Conforme documento assinado nesta segunda-feira (27/5) pela reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, e pelo prefeito de Lauro Muller, Valdir Fontanella, a Instituição realizará um extenso trabalho de implantação de um Sistema Integrado de Gestão Territorial para modernização, manutenção e atualização do Cadastro Técnico Imobiliário, Planejamento Urbano e Meio Ambiente, além de atualização do Código de Obras, do Plano Diretor Participativo, do Código de Posturas e do Código Tributário, finalizando com a elaboração de Diagnóstico Socioambiental em área de interesse do município.

O valor total do investimento do Município é de R$ 1.100 milhão, equivalente ao trabalho de sete frentes de serviço que já devem iniciar suas atividades na próxima semana. Conforme o responsável pelo setor de captação de projetos do Iparque, Tales Garcia Antunes, a equipe da Universidade estudará em detalhes cada uma das situações apontadas e definirá, por meio da sua gama de conhecimentos, a melhor forma de atualizar o Município com o menor impacto possível aos seus habitantes. “Já trabalhamos internamente e temos um grupo formado por engenheiros civis, químicos, agrimensores e ambientais, junto de biólogos e outros profissionais especialistas prontos para dar o melhor resultado para Lauro Müller”, salientou.

Para Fontanella, esse é um grande passo que o munícipio avança rumo ao crescimento. “Estamos fazendo hoje, ao assinar esse contrato, aquilo que um verdadeiro gestor deve fazer. Temos certeza de que não teria melhor instituição para realizar esse trabalho e que ele será muito bem idealizado e executado pela Equipe da Unesc”, garantiu.

O valor de tal confiança na Universidade, conforme Luciane, é de extrema valia, especialmente por saber que o trabalho que se inicia contribuirá com toda a reestruturação da cidade. “Temos muita satisfação em saber que nossos municípios nos reconhecem como referência e, de fato, trabalhamos arduamente para apresentar sempre os melhores resultados e podermos contribuir com as comunidades. Estaremos em Lauro Müller para fazer a diferença por lá também e, quem sabe, ampliar nossa parceria”, completou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 27 de maio de 2019 às 17:47
Compartilhar Comente

Unesc realiza 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos

Unesc realiza 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos
Programação contará com atividades com debates com comunidades indígenas (Foto: Arquivo) Mais imagens

Povos, comunidades tradicionais e a sua importância para a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade socioambiental serão debatidos na 14ª Semana de Meio Ambiente e Valores Humanos. O evento, aberto à comunidade e gratuito, ocorrerá entre os dias 3 e 8 de junho. A abertura ocorrerá no dia 3 às 19h30 no Auditório Ruy Hülse.

A principal temática que o evento busca trazer para a Universidade é a discussão dos povos e comunidades tradicionais, que são grupos culturalmente diferenciados, mas que possuem formas próprias de organização social.

As comunidades tradicionais como quilombolas, pescadores artesanais, indígenas e representantes da agricultura familiar, desenvolvem ações pensando no seu sustento e manutenção de qualidade de vida e ainda promovem a conservação da biodiversidade, que não pode ser separada da utilização dos recursos naturais.

De acordo com o membro da comissão organizadora da Semana, Jonata Teixeira, o objetivo do evento é trazer a pluralidade cultural. “Buscamos aproximar a nossa cultura com a deles e observar as diferenças e proporcionar a troca de experiências. Trazendo essas vivências poderemos debater, discutir e ampliar os estudos neste tema”, afirma.

A programação conta com 22 palestras, rodas de conversas, atividades e oficinas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site.

O evento é organizado pelo Comavh (Comissão Permanente de Meio Ambiente e Valores Humanos) e tem a parceria da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais). 

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de maio de 2019 às 15:47
Compartilhar Comente

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”

Ânima realiza minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”
Evento foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai, Nuno Nunes (Fotos: Divulgação) Mais imagens

O Ânima realizou, no último sábado (25/5), o minicurso “Indigenismo: mediação de conflitos e cultura de paz”. O evento, que foi ministrado pelo ex-coordenador da Funai (Fundação Nacional do Índio), Nuno Nunes, contou com a participação da comunidade interna e externa da Universidade.

O curso teve o objetivo de esclarecer dúvidas e aproximar a Unesc dos povos indígenas. Além disso, promoveu a troca de informações com temáticas voltadas às técnicas culturais dos povos indígenas, com o objetivo de diminuir conflitos e construir uma cultura de paz.

O evento teve participação de professores, mestrandos e doutorandos do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), acadêmicos dos cursos de Geografia, Enfermagem, Ciências Biológicas, História, Artes Visuais e Psicologia da Unesc, além do público externo.

O evento foi realizado pelo Lapis (Laboratório de Arqueologia Pedro Ignácio Schmitz); Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas); Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias; Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas; PPGCA; Comavh (Comissão de Meio Ambiente e Valores Humanos); e Museu de Zoologia Professora Morgana Cirimbelli Gaidzinski.

Vitor Netto - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Vitor Netto Henrique 27 de maio de 2019 às 15:42
Compartilhar Comente

Dia Nacional da Adoção: momentos para aprender e se emocionar na Unesc

Dia Nacional da Adoção: momentos para aprender e se emocionar na Unesc
Evento foi promovido pela Associação Beneficente Nossa Casa (Fotos: Leonardo Ferreira) Mais imagens

Brincando no balanço, Leticia sorriu. Assim foi o primeiro contato entre o casal, Regina Teixeira e Nilzo Felisberto, e sua filha adotiva. Aos cinco anos, na Associação Beneficente Nossa Casa, a menina buscava um lar. Seus pais adotivos buscavam uma nova história e o destino os uniu. A adoção, motivo de lágrimas e alegrias, foi assunto na Unesc na noite desta sexta-feira (24/5).

O tema foi abordado pelas alunas do Mestrado em Direito da Universidade, Glaucia Borges e Johana Cabral, que trouxeram contextos e histórias relacionadas ao assunto. “Falar de adoção é falar de vidas. Encontramos momentos tristes e passagens alegres. Assim, abordamos o assunto em todos os seus lados, para informar, conscientizar e buscar qualificar a vida de quem tem no ato a esperança de um futuro”, explica Glaucia.

Com a o tema “Amor Sem Medidas”, o evento foi promovido pela Associação Beneficente Nossa Casa, em parceria com a Unesc, Poder Judiciário e Ministério Público, em alusão ao Dia Nacional da Adoção, comemorado em 25 de maio.

O juiz da Vara da Infância e da Juventude e Anexos da Comarca de Criciúma, Giancarlo Bremer Nones, fez parte da mesa de abertura do encontro e reforçou a proposta das mestrandas da Universidade. “Em anos na área, já presenciei os dois lados desta história. É um assunto delicado e que merece cuidados. É preciso esclarecer e reforçar a realidade, muitas vezes triste, sobre o que é a adoção. É um ato sério, e a discussão é fundamental para evoluirmos no assunto”, destaca. O promotor de Justiça, Otávio Augusto Bennech Aranha Alves, também fez parte da mesa de abertura.

A pró-reitora Acadêmica da Universidade, Indianara Reynaud Toreti, avaliou o momento vivido na Universidade como uma oportunidade. Para ela, o assunto é complexo e merece atenção. “Adoção é amor, um sentimento de muitos caminhos. Para a Unesc, é uma grande alegria receber este encontro, pois assim podemos contribuir para uma vida melhor”, afirma.

União pelo amor ao próximo

Fundada em 1999, a Associação Beneficente Nossa Casa é resultado de uma união com o objetivo de compartilhar amor e carinho. O trabalho é desenvolvido na Instituição com um time de colaboradores e voluntários, que se unem para dar um lar, proteger e cuidar dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Atualmente, segundo a vice-presidente da Associação, Isabel Cristina de Fraga Feijó, a Nossa Casa abriga 19 crianças em situação de vulnerabilidade. Ela destaca que as atividades só são possíveis com o trabalho em conjunto de entidades da região. “Hoje, conseguimos proporcionar uma rotina de lar, com escola e atividades sociais. Esta conquista é possível graças aos nossos parceiros. Um trabalho feito por muitas mãos e com amor vindo do coração”, afirma.

Representaram o projeto “Cuidado compartilhado à criança e ao adolescente residente em uma casa de acolhimento de Criciúma” os professores, Marco Antônio da Silva e Graziela Amboni. Em nome da Prefeitura de Criciúma, esteve presente a assistente social Gleice da Cunha. Também participou do evento a assessora da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Sheila Martinhago.

Leonardo Ferreira - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Leonardo Ferreira Barbosa 24 de maio de 2019 às 21:58
Compartilhar Comente