AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Grupo de pacientes do CER participa de atividades terapêuticas

Grupo de pacientes do CER participa de atividades terapêuticas
Mais imagens

O Acidente Vascular Encefálico (AVE), conhecido popularmente como derrame, é uma condição clínica que demanda uma jornada desafiadora para os pacientes que enfrentam essa adversidade. Entretanto, boas notícias trazem esperança: cuidados relativamente simples podem ajudar a reduzir o risco de AVE. Além disso, para aqueles que já foram acometidos pela doença, existe um tratamento acessível e gratuito oferecido pelo Centro Especializado em Reabilitação (CER II) da Unesc.

Segundo o coordenador do CER, Aires Mondardo Junior, o intuito das atividades propostas não é apenas auxiliar na recuperação, mas também promover a saúde mental e emocional dos pacientes. 

“As atividades em grupo fazem parte do plano de tratamento proposto para determinada população inserida no serviço. Os encontros ocorrem semanalmente, com atividades e temáticas diferentes, contando com uma abordagem terapêutica voltada para reabilitação dos pacientes, tendo como destaque, momentos de educação em saúde, atividades físicas adaptadas, estimulação cognitiva, socialização e atividades externas”, explica Junior. 

Ao chegar no CER, o paciente realiza uma avaliação com dois ou mais profissionais da equipe multiprofissional do CER e sua inserção acontece de acordo com os critérios de inclusão. A equipe é composta por enfermeira, fisioterapeutas, terapeuta ocupacional, psicóloga, assistente social, nutricionista, médico neurologista, fonoaudióloga e médico ortopedista. 

“Depois de avaliarmos o paciente como um todo, vemos qual a necessidade dele e como ele está: se ficou sem fala, perdeu movimentos em alguma parte do corpo ou ficou com alguma mobilidade. A partir disso estabelecemos como será o tratamento para a reabilitação”, conta o coordenador. 

Atividade externa  

Na última semana, os pacientes do grupo terapêutico tiveram a oportunidade de vivenciar uma experiência única no Horto Florestal da Universidade. A visita foi planejada para permitir que todos os participantes pudessem desfrutar da natureza de forma segura e acessível, respeitando suas necessidades individuais.

Guiados por especialistas do Horto, os pacientes exploraram trilhas adaptadas, por meio das quais puderam apreciar a biodiversidade local. A atividade de jardinagem terapêutica também foi incluída no programa, proporcionando momentos de conexão com a terra e a oportunidade de exercitar a motricidade fina.

“As atividades servem como um espaço acolhedor por meio das quais os participantes podem se sentir compreendidos e incentivados, além de ser uma oportunidade de descobrir novas habilidades e interesses", disse a fisioterapeuta Bruna Behling, que acompanha os cerca de 10 pacientes.

O objetivo do trabalho multiprofissional desenvolvido é fazer com que o paciente alcance o maior grau de autonomia dentro de suas possibilidades. 

Principais dicas que ajudam a reduzir o risco de AVE:
 

Controle a hipertensão arterial: metade de todos os AVEs está ligado à pressão alta;

Exercite-se de maneira moderada de três a  cinco vezes por semana: mais de um terço de todos os AVEs acontecem com pessoas que não se exercitam;

Tenha uma dieta equilibrada e saudável: quase um quarto de todos os AVEs está relacionado a má alimentação;

Reduza seu colesterol: um em quatro AVEs estão associados a altos níveis de colesterol LDL, o chamado colesterol ruim;

Mantenha um peso saudável: quase um em cada cinco AVEs estão relacionados ao excesso de peso ou obesidade;

Pare de fumar e evite ambientes onde fumam: quase um em cada dez AVEs estão relacionados ao fumo;

Reduza sua ingestão de álcool: mais de 1 milhão de AVEs cada ano estão relacionados ao consumo excessivo de álcool;

Identifique e trate a fibrilação atrial: pessoas com fibrilação atrial têm cinco vezes mais chances de sofrer um AVE;

Trate o diabetes: se você é diabético, corre o risco maior de AVE;

Trate o estresse e a depressão: quase um em cada seis AVEs estão relacionados ao bem-estar mental.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2023 às 16:29
Compartilhar Comente

Startups incubadas na Unesc são selecionadas para Programa 1K+, do Sebrae

Startups incubadas na Unesc são selecionadas para Programa 1K+, do Sebrae
Mais imagens

As startups Dottcoin e PsiU, incubadas no hub de inovação da Unesc, estão entre as empresas selecionadas para o Programa 1K+,  do Sebrae. Iniciativa nacional, o evento oferece visibilidade, networking e oportunidades de captação de investimentos e desenvolvimento de negócios de sucesso. O encontro corre de 23 a 25 de agosto, no Centrosul, em Florianópolis.

Ao serem selecionadas, as startups terão a oportunidade de ter um estande e uma credencial para participar do evento que reúne mais de 10 mil participantes, investidores, corporações e os maiores veículos de mídias do país. 

A programação do Startup Summit 2023, uma das principais conferências do ecossistema brasileiro de startups e o maior evento do Sistema Sebrae no país, conta ainda com mais de 200 palestrantes e 21 trilhas de conteúdo.

Ao participarem do evento, segundo a pró-reitora de Pós-graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, as startups incubadas na Universidade estarão diante de um cenário repleto de potenciais colaborações e parcerias, conectando-se com investidores e corporações de todo o país.

“Essa conquista é resultado do esforço, dedicação e comprometimento de nossas equipes e do apoio que temos oferecido para impulsionar o desenvolvimento dessas startups. Por meio do nosso hub de inovação, temos buscado fomentar o empreendedorismo e incentivar ideias promissoras a prosperarem”, diz Gisele.

Ela ainda parabenizou as startups Dottcoin e PsiU, por essa importante conquista. “Estamos confiantes de que essas oportunidades abrirão novos horizontes para o crescimento e o êxito de nossas startups”, enfatiza.

A Assessora de Comunidades e Inovação da Incubadora de Negócios da Unesc, Patricia Darolt, menciona que essa conquista é reflexo do compromisso da Unesc em promover uma cultura empreendedora e impulsionar o desenvolvimento de negócios inovadores. 

“Nossa Universidade contribui com o estímulo ao surgimento de projetos que não apenas impactam a região, mas também impulsionam seu progresso e transformação”, fala.

Conexão

O CEO da startup Dottcoin, Diego Fermiano, comentou que a equipe está ansiosa para compartilhar a proposta inovadora e demonstrar o valor que a Dottcoin pode agregar ao mercado. “O sentimento é de muita satisfação, afinal é o maior evento de startups do país e foi um ano inteiro de muito trabalho para conseguirmos nos destacar entre tantas outras. Mas ficamos muito felizes por termos conquistado esse espaço para estarmos presentes no evento. Nossa expectativa é potencializar nosso networking e aumentar a visibilidade da nossa empresa para clientes e investidores”, ressalta.

A Dottcoin é uma corretora de Cripomoedas que, além de fornecer os serviços tradicionais de compra e venda de criptoativos, também capitaliza empresas utilizando essa tecnologia.

O CEO da Startup psiU, Cassiano Farias, compartilha com imensa felicidade a notícia da participação no programa. “Levar a Psiu para esse evento é muito mais do que apenas estabelecer conexões valiosas e criar oportunidades de negócio. É uma chance de mergulharmos em outros ecossistemas mais desenvolvidos e obtermos insights e inspirações valiosas, que poderão ser aplicados em nossa região de origem”, sublinha.

A plataforma foi idealizada para utilizar inteligência artificial e a gamificação na identificação de métricas que envolvem saúde física, mental, social e ambiental para mensurar a qualidade de vida dos trabalhadores de organizações.

“Essa conquista é uma oportunidade única para representarmos e destacarmos nosso ecossistema de inovação. Estamos ansiosos para o evento, que é considerado um dos maiores no cenário de inovação e tecnologia no Brasil”, completa Farias.

Sobre o programa 

O Programa 1K+ é uma iniciativa do Startup Summit, um dos maiores eventos do Ecossistema de Inovação e Empreendedorismo da América Latina. Ele seleciona até mil startups de todo o Brasil para participar, de forma gratuita, proporcionando uma oportunidade única de exposição e conexão com investidores, corporações e os maiores veículos de mídia do país. 

O Startup Summit 2023 oferece oportunidades de interação e agendamento de reuniões 1:1 com os principais atores do ecossistema, investidores e corporates, por meio do app de networking. Além disso, os participantes poderão conferir o Investor & Corp Book, material contendo a informação de todas as empresas e Venture Capitals presentes na edição deste ano.

Além da versão presencial, o público poderá conferir as palestras da plenária que serão transmitidas on-line. Entre os nomes confirmados estão Amure Pinho, fundador e CEO da Investidores.VC; David Ledson, VP da Sólides; Fernanda Ribeiro, cofundadora da Conta Black; Mari Dias, cofundadora e CEO da Gupy; Piero Contezini, executive chairman da Asaas; Rodrigo Cunha, cofundador e CPO da Neurotech; Vinicius Roveda, fundador e CEO da Conta Azul, entre outros. 

O evento é realizado pelo Sebrae Startups e pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2023 às 15:45
Compartilhar Comente

Unesc conquista o terceiro lugar no JUCs

A Unesc celebra uma conquista de destaque ao alcançar o terceiro lugar na 66ª edição dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que encerrou nesse domingo (23/07) na Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), em Joaçaba.

Em uma competição acirrada que contou com a participação de 24 universidades de todo o estado, os JUCs reuniram verdadeiros talentos esportivos em diferentes modalidades. A Unesc brilhou ao alcançar um total de 12 medalhas de prata e bronze, evidenciando a excelência de seus estudantes-atletas.

Segundo a reitora Luciane Bisognin Ceretta, desde a sua fundação, a Universidade tem abraçado o esporte como uma das suas principais bandeiras. “O terceiro lugar conquistado enche a todos nós de orgulho. Nossos estudantes-atletas são exemplos de dedicação e habilidade, e demonstram o espírito de excelência que permeia nossa universidade”, enfatizou a reitora, parabenizando também a Unoesc que ficou em primeiro lugar na competição e, a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que conquistou o segundo lugar na classificação geral, ambas instituições de ensino superior Comunitárias, integrantes do Sistema Acafe.  

“Para a comunidade acadêmica, essa conquista representa mais do que uma simples vitória esportiva; é o reconhecimento do trabalho árduo e do compromisso que a Universidade tem com o desenvolvimento e o incentivo ao esporte”, completa a reitora.

Durante os Jogos, que ocorreram ao longo de uma semana intensa, os atletas da Universidade demonstraram habilidades e talento em modalidades diversas, como tênis de mesa; futebol; basquetebol; voleibol, entre outras.

“Cada conquista de medalha de prata e bronze refletiu o esforço e a dedicação dos estudantes-atletas, que também contaram com o apoio incansável de suas equipes técnicas e da comunidade universitária. É importante registrar o apoio da reitoria, oportunizando a realização de sonhos de muitos estudantes. O agradecimento aos professores que tiraram um tempo precioso do recesso para estar com as equipes, e aos estudantes que se dedicaram na realização do treinos e os frutos foram colhidos nos jogos”, enfatizou o coordenador do curso de Educação Física, Joni Márcio de Farias.

“Esperamos que esta semente plantada, possa, no futuro, render mais frutos com o esporte e a representação de nossa Universidade, quem sabe teremos algumas equipes representando o Estado nos JUBs”, ressaltou o coordenador.

Representação

A Unesc esteve representada por 126 atletas. Os acadêmicos defenderam a Universidade nas modalidades de Basquetebol feminino; Basquetebol 3x3 feminino; Futsal feminino; Handebol masculino e feminino; Tênis de Mesa masculino e feminino; Voleibol masculino e feminino; vôlei de areia feminino; Xadrez feminino; e Judô masculino; e o Tênis de mesa Paradesportivo.

Neste ano, houve a participação de 24 Instituições de Ensino Superior (IES) e o envolvimento de aproximadamente 1,4 mil pessoas, entre atletas, técnicos, dirigentes, arbitragem e organizadores.

O evento esportivo é uma realização da Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), com o apoio da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, Governo do Estado de Santa Catarina e Prefeitura de Joaçaba.

Além de fomentar a participação em atividades esportivas nas IES do estado, a competição visa identificar talentos e desenvolver o intercâmbio sociocultural e desportivo entre os estudantes universitários.

Conquistas da Unesc:

Prata:

Futebol feminino 

Tênis de mesa paradesporto masculino 

Tênis de mesa feminino

Basquete feminino 

Handebol masculino 

Voleibol masculino 

Bronze:

Futebol masculino 

Basquete 3x3 feminino 

Judô masculino geral (medalhas de bronze)

Futsal feminino

Handebol feminino

Voleibol feminino

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2023 às 14:27
Compartilhar Comente

Unesc em clima de Copa do Mundo Feminina

Unesc em clima de Copa do Mundo Feminina
Mais imagens

O clima da Copa do Mundo Feminina 2023, sediada na Austrália e Nova Zelândia, tomou conta da Unesc nesta segunda-feira (24/07). Professores, acadêmicos e colaboradores da Universidade se reuniram para assistir à estreia da seleção feminina do Brasil contra o Panamá, em dois telões estrategicamente distribuídos pelo campus. 

A atmosfera de empolgação também se fez presente no Bloco Administrativo, que foi decorado com um tapete verde simulando um gramado e almofadas nas cores verde, amarela, azul e branca.

O Técnico Administrativo do Setor de Relacionamento da Unesc e acadêmico Davi Brigido, expressou sua satisfação com a iniciativa da Universidade em proporcionar um ambiente acolhedor e servir um café delicioso para assistir ao jogo feminino da seleção brasileira. 

“Além de valorizar as mulheres que se dedicam a representar nossa nação, isso nos reuniu e nos permitiu vibrar juntos, mostrando a verdadeira força do Brasil e a determinação das mulheres brasileiras. E ter essa troca de carinho e sorrisos com meus colegas de setor em plena segunda-feira é maravilhoso”, disse o acadêmico do curso de Pedagogia.

A funcionária da pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Andréia Borges Bartolomeu Moreira, também aproveitou o momento, enfatizando o quanto o espaço proporcionado pela Universidade demonstrou carinho pelos colaboradores e ofereceu um ambiente de vibração positiva para torcer pela equipe feminina do Brasil.

Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, a Copa do Mundo é uma excelente oportunidade para promover integração e união entre a comunidade acadêmica que, assim como se uniu na torcida da seleção masculina, agora vibra com as atletas da seleção feminina. 

“A defesa pelo esporte e pelo investimento nas equipes femininas está em nosso DNA, tanto que localmente nós apoiamos as Meninas Carvoeiras, do nosso Tigre, além de dezenas de outros projetos ligados ao tema. Estamos na torcida para que o Brasil conquiste o título para que isso abra ainda mais portas para o esporte”, opina.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

24 de julho de 2023 às 14:17
Compartilhar Comente

Colaboradores da Unesc participam de capacitação sobre primeiros-socorros

Colaboradores da Unesc participam de capacitação sobre primeiros-socorros
Mais imagens

Colaboradores; técnicos; estagiários; e residentes da Unesc participaram nessa quarta-feira (19/07) de capacitação com o tema “Fluxo de atendimentos nas situações de urgências”. Os organizadores foram os professores Zoraide Rocha, também  coordenadora do SOS Unesc, e Luiz Carlos Custódio Fontana, coordenador do Serviço Especializado em Reabilitação Cardiopulmonar (SERC). 

A iniciativa visou aprimorar as habilidades e conhecimentos dos participantes, proporcionando um ambiente de aprendizado para todos os envolvidos. 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

20 de julho de 2023 às 14:42
Compartilhar Comente