Notícias
Macroeconomia
Publicado em: 02/09/2021 - 14:00
Autor (a): imo@unesc.net
O Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação apresenta, no Informe 12/2021, dados divulgados pelo IBGE sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil, referentes ao segundo trimestre de 2021. O PIB, que corresponde à soma de todos os bens e serviços finais produzidos no país, apresentou uma variação negativa de 0,1% em comparação com o trimestre anterior.
Apesar do recuo no trimestre, quando comparado ao segundo trimestre de 2020, o PIB brasileiro registrou um crescimento expressivo de 12,4%, resultado reforçado pelo acumulado do ano, que aponta alta de 6,4% em relação aos dois primeiros trimestres de 2020. Nos últimos quatro trimestres, a economia acumula alta de 1,8%.
A queda do trimestre se deve principalmente à agropecuária (-2,8%), impactada pela safra de café em bienalidade negativa, e à indústria (-0,2%), especialmente nos segmentos de transformação (-2,2%) e eletricidade, gás, água e esgoto (-0,9%). Por outro lado, setores como Indústrias Extrativistas (5,3%) e Construção (2,7%) apresentaram crescimento positivo.
O setor de serviços, por sua vez, foi o destaque positivo do trimestre, avançando 0,7%, com quase todas as atividades apresentando desempenho favorável. Entre elas, informação e comunicação (5,6%), outras atividades de serviços (2,1%), comércio (0,5%), atividades imobiliárias (0,4%), financeiro, seguros e serviços relacionados (0,3%) e transporte, armazenagem e correio (0,1%).
Segundo Rebeca Palis, coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, “uma coisa acabou compensando a outra. A agropecuária ficou negativa devido à safra do café, que entrou no cálculo do trimestre, impactando o resultado de forma expressiva.”
O levantamento mostra que, embora o segundo trimestre tenha apresentado um leve recuo, a economia brasileira mantém sinais de recuperação, com crescimento impulsionado principalmente pelos serviços e pelo setor de construção, enquanto a agropecuária e segmentos industriais pontuais contribuem para a volatilidade trimestral.
Gráfico 1 do informe ilustra as variações percentuais do PIB por setor, detalhando os desempenhos de Indústria, Serviços e Agropecuária.
Voltar para informativosMacroeconomia
Macroeconomia
Macroeconomia
Macroeconomia
Macroeconomia
Macroeconomia
Macroeconomia
Macroeconomia
Macroeconomia