Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Colaboradores da Unesc participam de capacitações

Colaboradores da Unesc participam de capacitações
Gestão de conflito e investigação de áreas contaminadas foram os temas (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Durante esta semana, colaboradores de diversos setores da Unesc estão participando de capacitações. Os encontros, desenvolvidos pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) tem o intuito de reciclar o conhecimento dos funcionários e trazer novas vivências que possam contribuir com o dia a dia de trabalho.

Gestão de Conflitos

Ministrada pela professora Gisele Coelho Lopes, a capacitação em Gestão de Conflitos iniciou nesta segunda-feira (27/3). Serão cinco encontros, totalizando 15 horas de aprendizado. A capacitação desenvolve habilidades para tratar de situações conflituosas e melhorias na relação interpessoal.

Novo sistema

Iniciou nesta terça-feira (28/5) uma capacitação ambiental referente a ABNT NBR 15515, com a ministrante EriKa Von Zuben da empresa Hera Consultoria e Treinamento. Por meio destes encontros, os técnicos do IPAT (Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas) da Unesc vão aprender sobre a aplicação do novo sistema de investigação de áreas contaminadas. As atividades ocorrem em três passos: Investigação preliminar, confirmatória e detalhada.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 28 de março de 2017 às 20:40
Compartilhar Comente

Se encontre em meio aos versos da obra “Surpreender-se”

Se encontre em meio aos versos da obra “Surpreender-se”
Professor da Unesc lança livro de poesias inspirado nas pessoas (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Foram as pessoas e as vivências carregadas de saberes que desencadearam a poesia em Sansone Pereira. Essas experiências e visões de mundo, fomentadas por seus “Inspiradores cotidianos”, como ele costuma dizer, se transformaram em uma obra. E nesta sexta-feira (31/3), o professor e pesquisador da Unesc irá lançar o seu primeiro livro de poesias. O encontro ocorre às 19h30, no Auditório Ruy Hülse. Será um momento de celebrar a arte, já que o evento também vai contar com apresentações de teatro, música e exposições.

A obra, intitulada “Surpreender-se”, se divide pelas seções temáticas: Viver, Tempo, Amores, Mulheres, Imaginação e Autoria. Mas por mais que elas estejam organizadas desta forma, Pereira afirma que elas não seguem uma lógica. “A poesia deve ser livre e guiada pela emoção. Eu quero que cada leitor tenha a sua própria percepção ao se deparar com a obra. Poesias devem ser espaços para se imaginar, inspirar, recriar e inventar”, comentou o autor.

Sobre o título da obra, Pereira conta que faz uma alusão à surpresa de se tornar um poeta. “Na verdade, eu deveria ter dito que assumi a condição de aprendiz de poeta, que hoje convive com a minha condição de aprendiz de professor, que assumi há muito mais tempo, há bastante tempo. Evidentemente que, ser aprendiz de professor é uma tarefa que exerço como profissão, já aprendiz de poeta é distração, ou como prefere Manuel Bandeira, é libertação”, afirmou.

Como tudo começou

Pereira lembra que sua primeira contribuição como poeta foi com a revista Prospectiva. O periódico era desenvolvido pela Associação de Orientadores Educacionais do Rio Grande do Sul. Quando Pereira se tornou presidente, em 1991, ele foi convidado a contribuir com a revista. Assim, nasceu o poeta. “As poesias nada mais são que mensagens e momentos especiais que passei em minha vida. Eu as escrevo e elas começam a adquirir ritmos e musicalidade, se transformando em poesia”, contou o professor.

A obra contém 65 poesias, que foram desenvolvidas ao longo de 26 anos de escrita, desde o primeiro contato com a revista.

A poesia e o cotidiano

O crescimento da tecnologia e do direcionamento racional do pensamento faz Pereira refletir sobre a importância da emoção, e do quanto o ser humano precisa desenvolver seu interior. “A rapidez do mundo acaba por colocar as pessoas em um estado objetivo, afastado das emoções. Hoje, pensamos por imagens, ao invés de fortalecer a nossa relação com as pessoas. Mas é preciso lembrar, que são elas quem dão o suporte para sabermos se somos felizes ou não”, ressaltou Peireira.

Para ele, a poesia transita nesse espaço, entre objetividade e emoção, e ao traze-la para o cotidiano, ela acaba se tornando mais palpável. “O livro traz uma linguagem simples e alcançável. Esse contato direto é uma forma de contribuir para o resgate da subjetividade, do pensar poeticamente, de ser lírico”, conta o professor.

O lançamento

Pereira diz que a poesia está em tudo, e se ela está em tudo, convive com outras linguagens. Por isso, o evento não foi pensado apenas como lançamento do livro, mas também como uma oportunidade de um encontro da poesia com o teatro, a dança, a música e o desenho. Um encontro de intercomunicação da poesia com os professores, acadêmicos, amigos, parentes, entre outros.

Programação

O encontro vai contar com o “Teatrando”, projeto do curso de Pedagogia da Unesc, coordenado pela Profª Gislene Camargo. A intervenção cênica será desenvolvida junto aos alunos Denis Moraes, Jaine Rezin, Aline Locatelli, Isadora lemos e Fernanda da Silva.

A Cia de Dança Unesc também apresentará a coreografia “Entre los dos un Tango”, interpretada pelos bailarinos e professores Anderson Cristiano e Viviane Candiotto.

Haverá uma exposição de desenhos dos alunos do Colégio Unesc, orientados pelo professor Luan Grassi Aléssio.

Os estudantes da terceira e da quinta fase do curso de Artes Visuais da Unesc, sob a direção da professora Katiúscia Angélica Micaela de Oliveira, irão desenvolver um recital, com poemas da obra de Pereira.

O cantor Fernando Pereira escolheu e musicou três poesias de Sansone Pereira, seu tio avô. Além dele, o canto também vai ficar por conta do Musical Unesc, com as cantoras Cíntia Magnos e Vanessa Nardi, acompanhadas pelo maestro Joel de Oliveira.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 28 de março de 2017 às 21:26
Compartilhar Comente

Últimos dias para alunos da Unesc se inscreverem no Proesde

Últimos dias para alunos da Unesc se inscreverem no Proesde
Programa oferece bolsa de estudo vinculada a curso de extensão (Foto: Arquivo) Mais imagens

Restam poucos dias para os alunos da Unesc se inscreverem no Proesde (Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional), que oferece bolsa de estudo de 70% para a graduação vinculada a curso de extensão gratuito em Desenvolvimento Regional D. Os acadêmicos interessados devem procurar a Centac (Central de Atendimento ao Acadêmico) até esta sexta-feira (31/3). São 23 vagas para alunos de 22 cursos da Instituição.

O Proesde é uma iniciativa do Governo do Estado que, através do curso de extensão em Desenvolvimento Regional, busca ajudar na formação dos alunos com atividades e pesquisas relacionadas à melhoria das cidades. A capacitação tem 200 horas, distribuídas em dois semestres e ocorre aos sábados, das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

Podem participar do Proesde os alunos que concluíram o Ensino Médio em escola pública e já tenham cursado mais de dois semestres nos cursos de graduação da Unesc, que estejam morando há pelo menos dois anos nas regiões de Criciúma ou Araranguá, ainda não tenham participado do Proesde e que estejam cadastrados no Uniedu (Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina).

Podem se candidatar as vagas alunos dos cursos de Enfermagem, Farmácia, Nutrição, Psicologia, Ciência da Computação, Design, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Agrimensura, Tecnologia em Alimentos, Tecnologia em Jogos Digitais, Comércio Exterior, Administração, Ciências Contábeis, Direito, Ciências Econômicas, Secretariado Executivo, Tecnologia em Gestão Comercial a distância, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Recursos Humanos, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Processos Gerenciais.

As vagas serão sorteadas entre os inscritos das regionais de Criciúma e Araranguá. A quantidade de moradores da região também é analisada para a proporção de vagas disponibilizadas para cada cidade.

Proesde Licenciatura


Alunos dos cursos de Licenciatura em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Educação Física, História, Geografia, Letras, Matemática e Pedagogia da Unesc também podem participar do programa. O Proesde Licenciatura oferece bolsa de estudo de 100% para o curso de graduação para alunos que fizerem o curso de extensão Organização Curricular na Educação Básica Catarinense.

São 43 vagas distribuídas entre todos os cursos de Licenciatura da Unesc. As inscrições estão abertas até esta sexta-feira (31/3) na Centac. O preenchimento das vagas se dará por sorteio entre os inscritos.

O Proesde Licenciatura é um conjunto de atividades de ensino, pesquisa e extensão para a formação de profissionais da Educação que contribuam para a melhoria da qualidade da Educação Básica. O curso de extensão oferecido tem duração de dois semestres, totalizando 200 horas de aulas presenciais e à distância e projetos de intervenção em escolas. Os encontros ocorrem aos sábados.

Proesde

Proesde Licenciatura

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 28 de março de 2017 às 18:09
Compartilhar Comente

Professores de Inglês da região trocam conhecimentos na Unesc neste sábado

Professores de Inglês da região trocam conhecimentos na Unesc neste sábado
Evento é promovido pela maior associação brasileira de professores de inglês (Foto: Divulgação) Mais imagens

A Unesc vai abrir as portas para um encontro regional da Braz-TESOL, considerada a maior associação brasileira de professores de inglês. O evento ocorre neste sábado (1/4), e será marcado pela troca de experiências e oficinas práticas, relacionadas a diferentes tópicos que podem ser trabalhados em sala de aula.

O coordenador adjunto do curso de Letras da Unesc, Richarles Carvalho, comentou que essa é uma grande oportunidade para os professores de inglês. “Para ser professor é necessário estar em constante formação, não são apenas os quatro anos de graduação que constroem um educador, é necessário participar de capacitações como essa para melhorar cada vez mais nossas práticas pedagógicas”, comentou o professor.

A Braz-TESOL tem mais de 2 mil professores associados e é afiliada da TESOL International (EUA), IATEFL (Reino Unido) e membro do TESOL do Cone Sul (Argentina, Chile, Uruguai e Paraguai). Segundo Carvalho, quando professores se reconhecem como grupo as vantagens são visíveis. “Sozinho você consegue fazer pouco, mas quando nos unimos e trocamos experiências em busca de um mesmo objetivo o resultado é muito maior”, ressaltou.

Informações e inscrições

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 28 de março de 2017 às 15:50
Compartilhar Comente

Apresentação musical vai animar o Quintas Culturais

Apresentação musical vai animar o Quintas Culturais
Emerson Gonçalves vai trazer um repertório de rock, pop e música gospel Mais imagens

Um repertório de rock, pop e música gospel vai animar a chegada dos alunos, professores e colaboradores da Unesc ao campus. A próxima edição do Quintas Culturais vai contar com a participação do funcionário do Horto Florestal e acadêmico de Educação Física, Emerson Gonçalves. Ele vai mostrar seus talentos na próxima quinta-feira (30/3), no hall dos blocos XXI, a partir das 18h30.

Mostre seu talento

O Quintas Culturais é um espaço para os artistas da comunidade mostrarem seus talentos. O projeto ocorre todas as quintas-feiras no campus da Universidade e traz atrações em grupos ou individuais, com apresentações musicais, de teatro, dança, poesia e diversas outras expressões artísticas. Os interessados em mostrar seu talento podem se inscrever pelo e-mail cultura@unesc.net ou pelo telefone (48) 3431-2622.

O projeto é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura, vinculado a Propex (Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão), que promove o desenvolvimento e a percepção de diferentes linguagens artísticas na comunidade acadêmica, incentivando a cultura na Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

28 de março de 2017 às 10:42
Compartilhar Comente