Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Pesquisa com animais é pauta na Semana de Ciência e Tecnologia

Pesquisa com animais é pauta na Semana de Ciência e Tecnologia
Curso ocorreu na noite desta quinta-feira (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

Os trabalhos de pesquisa são pauta constante na 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc. E nessa quinta-feira (19/10), a CEUA (Comissão de Ética em Uso de Animais) trouxe ao debate as atividades que utilizam roedores e outros animais no meio acadêmico.

A professora doutora Jaqueline Generoso ressaltou aos acadêmicos diversas questões importantes relacionadas ao trabalho de pesquisa. “É preciso, em primeiro lugar, manter o respeito e os cuidados necessários para o bem-estar dos animais. Tem que estar bem claro, por exemplo, que ratos e camundongos são diferentes”, explicou. Ela também destacou detalhes técnicos sobre equipamentos, climatização e outros fatores fundamentais em atividades como testes comportamentais.

*Texto: Tadeu Spilere - Ápice 360

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 19 de outubro de 2017 às 21:22
Compartilhar Comente

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia

Feira da Inovação é destaque na Semana de Ciência e Tecnologia
Exposições contam com trabalhos acadêmicos e da comunidade (Fotos: Tadeu Spilere) Mais imagens

Na SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc fica evidente a função da Universidade de fomentar soluções inovadoras que promovam o desenvolvimento social. A Feira da Inovação, que ocorre nessa quinta e sexta-feira (19 e 20/10), conta com diversos trabalhos relacionados ao tema “A Matemática está em tudo”.

Os inscritos foram divididos em três categorias: uma voltada aos acadêmicos, professores e técnicos administrativos da Unesc e de outras universidades; outra para alunos e professores das escolas de Ensino Fundamental, Ensino Médio e cursos Técnicos; além da categoria focada na comunidade em geral.

De acordo com uma das organizadoras da Feira da Inovação, Cristiane Dias, os 32 trabalhos inscritos se destacam pela qualidade e criatividade. “Neste ano percebemos que houve um amadurecimento no que diz respeito à inovação. São trabalhos realmente inovadores. Além disso, chamou a atenção o comprometimento dos estudantes com a Feira”, ressalta Cristiane.

Os colegas Paulo Antônio da Costa Filho, Everson Teixeira de Oliveira, Raul Bratti de Souza e Ednar Kalfed, do curso de Engenharia de Produção da Unesc, apresentaram nessa quinta-feira uma mochila térmica diferenciada. “Além de servir como mochila normal para materiais, ela também conta com compartimentos forrados com manta térmica. Isso oferece muita praticidade, já que, na mesma mochila, é possível carregar livros e alimentos, por exemplo”, explica Costa.

Já o grupo formado por alunos e professores da Instituição, Bruno Firme Crema, Viviane Alves da Silva, Juliana Medeiros Borghezan, Carina Girelli, Mainara Figueiredo Cascaes, Evânio Ramos Nicoleit e Gustavo Bisognin, expôs o aplicativo chamado SOS Biodiversidade. “Através desta ferramenta, o próprio cidadão pode colaborar com o monitoramento do meio ambiente. Por exemplo, se ele conseguir fotografar uma espécie de animal desconhecida, pode enviar a foto diretamente para especialistas cadastrados que irão analisar”, comenta Crema.

Programação conta com atividades diversas


A SCT ocorre em paralelo à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. São cinco dias com intensas atividades voltadas ao conhecimento com apresentações de trabalhos; orais e em pôsteres; de iniciação científica e de extensão resultantes de projetos de pesquisa e de extensão.

Além disso, uma série de ações paralelas estão programadas como palestras, minicursos, workshops, oficinas e atrações culturais. A semana traz ainda eventos como Seminário de Iniciação Científica, Salão de Extensão, Salão de Ensino, Talento Musical, Feira de Ciências,  Salão de Pós-Graduação e Workshop de Arqueologia.

Texto: Tadeu Spilere – Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 19 de outubro de 2017 às 20:33
Compartilhar Comente

Empresas são contratadas para aprimoramento do desempenho energético

Empresas são contratadas para aprimoramento do desempenho energético
Assinatura ocorreu na tarde desta quinta-feira na Universidade (Foto: Arquivo) Mais imagens

Por meio do Programa de Eficiência Energética - PEE da Celesc, regulado pela Anell (Agência Nacional de Energia Elétrica, Serão investidos na Unesc mais de R$ 800 mil para aprimorar o desempenho energético de equipamentos e sistemas que utilizam energia elétrica. O primeiro passo para o início dos trabalhos foi dado nesta quinta-feira (19/10), com a assinatura de contrato com as empresas Inerge (Instituto de Estudos e Gestão Energética) e Moneretto Luz Engenharia, que irão executar o projeto. 

O principal objetivo da ação é combater o desperdício de energia e contribuir para a sustentabilidade, já que essa é uma das preocupações da Unesc como Universidade Comunitária.  “Nós estamos ansiosos com o início deste projeto e esperamos que vocês façam o trabalho com muita dedicação”, falou a reitora Luciane Ceretta aos empresários. “A Unesc é uma Universidade de todos”, finalizou.

Diminuição do gasto de energia

A Unesc teve o projeto de eficiência energética aprovado no processo de seleção realizado pela Celesc na Chamada Pública PEE 001/2016, evento que ocorre anualmente. Para participar da Chamada Pública, os projetos deveriam estar pautados em ações de melhoria de instalação, que são ações realizadas em instalações de uso final de energia elétrica envolvendo a troca ou melhoramento do desempenho energético de equipamentos e sistemas de uso da energia elétrica. Projetos que contemplem, além das ações de melhoria, a inclusão de geração de energia elétrica com uso de fontes incentivadas, poderiam participar do processo de seleção. O convênio entre a Celesc e a Unesc foi assinado no dia 9 de agosto deste ano.

O pró-reitor de Administração e Finanças da Unesc, Thiago Fabris, comentou que a utilização racional da energia é essencial para atingir a eficiência nos custos. “Não só da Instituição, mas também para contribuir com o desenvolvimento sustentável do meio ambiente. O convênio assinado permitirá que a Unesc reduza consideravelmente seus custos relacionados à energia. É mais um dos vários convênios que beneficiará a instituição e toda a comunidade”, afirmou.

Ações previstas no projeto:

- Substituição de 70 climatizadores de janela por condicionadores de ar Split Inverter classe A com gás ecológico.
- Substituição de mais de 6 mil lâmpadas Florescentes e descarga que contem mercúrio e metais pesados por lâmpadas e luminárias em LED com selo “PROCEL IN METRO”.
- Implantação de sistema de aquecimento Solar na Piscina do Complexo Esportivo;
- Instalação de Desumidificadores de Alta Eficiência no sistema de climatização do Biotério;
- Capacitação para comunidade acadêmica para uso racional e consciente dos recursos energéticos e seus impactos no meio ambiente

Alguns benefícios com a implantação do Projeto:

- Substituição dos equipamentos atuais por equipamentos mais modernos e com selo A Procel.
- Redução de 16% no consumo de energia e redução de 8,6% de demanda na ponta.
- Redução em mais de 20% nos custos com energia elétrica e cerca de em mais de 12 % nos custos com manutenção.
- Redução das despesas com manutenção de sistema de iluminação e equipamentos.
- Redução das interrupções dos serviços provocados pelas manutenções corretivas nos sistemas.
- Contribuição para difusão de uma cultura que privilegia os processos de desenvolvimento sustentáveis, que valorize a conservação de energia, o ambiente e os recursos naturais.
- Aumento da satisfação do ambiente de trabalho contribuindo para melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Saiba mais

O projeto foi coordenado pela equipe do Departamento de Projetos e Infraestrutura da Unesc, sob responsabilidade do engenheiro Israel Dal Toe Benincá e a gerencia de Grasiela de Espíndola Goulart Nuernberg.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 19 de outubro de 2017 às 17:56
Compartilhar Comente

Atividades lúdicas para um aprendizado divertido na Semana de Ciência e Tecnologia

Atividades lúdicas para um aprendizado divertido na Semana de Ciência e Tecnologia
Minicurso visa estimular acadêmicos de Pedagogia a criarem metodologias interativas (Foto: Stephanie Barbosa) Mais imagens

Ensinar é um verdadeiro dom. E a profissão em que mais percebemos essa virtude sendo aplicada é a de professor. Mas, muito antes de compartilharem seus conhecimentos, eles “sentam do outro lado da carteira” e tornam-se alunos. Durante a 8ª SCT (Semana de Ciência e Tecnologia) da Unesc, é possível ver muito deste compartilhamento. Exemplo disso foi uma oficina realizada nesta quinta-feira (19/10) com uma turma do curso de Pedagogia, que aprofundou seus conhecimentos sobre atividades lúdicas.

“Uma das maravilhas da nossa profissão é ver os olhinhos dos nossos alunos brilhando ao descobrirem o novo. E quando falamos de crianças, é preciso aguçar a curiosidade criando métodos que divirtam e ensinem eles”, comentou Zenaide Pais Topanotti responsável pelo Laboratório de Prática de Ensino de Ciências Professora Mári Stela Campos da Unesc.

Durante o minicurso, os acadêmicos tiveram diversas atividades práticas para aplicarem nas turmas de Educação Infantil e também de Ensino Fundamental I. “Sabemos o quanto esse tipo de trabalho é divertido e também muito bom de fazer. Mas não podemos perder o foco que é repassar o conteúdo aos alunos. Por isso, antes de aplicarem alguma atividade lúdica, pesquisem todas as possibilidades de conhecimento que vocês possam extrair dela. Esta é uma ótima maneira de compartilharem uma aprendizagem significativa, que com certeza será levada por toda a vida pelos seus alunos”, ressaltou a professora Miriam da Conceição Martins que também participou da atividade.

Um dos objetivos criados durante o minicurso foi um boneco ecológico feito com meia fina, alpiste e pó de serra. “Diferentes assuntos podem ser abordados a partir desse boneco, como germinação, tipos de semente, umidade, calor. Além disso, vocês também podem fazer uma abordagem mais reflexiva, relacionando com a origem da vida, por exemplo”, acrescentou Miriam.

Saiba mais


A Semana de Ciência e Tecnologia está com uma programação bem diversificada. O evento segue até esta sexta-feira (20/10). Confira no link 

Texto: Stephanie Barbosa / Ápice 360º

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa 19 de outubro de 2017 às 17:02
Compartilhar Comente

Artistas da região têm até sexta-feira para inscrever obras na 3ª Coletiva

Artistas da região têm até sexta-feira para inscrever obras na 3ª Coletiva
Exposição está programada para novembro no Espaço Cultural (Foto: Arquivo) Mais imagens

Os artistas do Sul do Estado interessados em mostrar o seu trabalho na Unesc têm até esta sexta-feira (20/10) para se inscrever na 3ª Coletiva de Artistas do Sul, que reunirá talentos em uma mostra no Espaço Cultural “Toque de Arte”. A exposição vai reunir 20 trabalhos artísticos, nas categorias: pintura, instalação, objeto, fotografia, escultura, computação gráfica, serigrafia, xilogravura e desenho.

A Coletiva de Artistas do Sul ocorre de 8 de novembro a 20 de dezembro e será aberta oficialmente no dia 8 de novembro às 20h30, com a participação dos expositores.

Com o tema “Arte e Cultura Regional”, a coletiva tem o objetivo de oportunizar a ampliação do acesso à cultura na região. Segundo a coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, uma equipe de curadores avaliarão as propostas inscritas.

Os interessados deverão encaminhar suas propostas para o Setor Arte e Cultura Unesc (Avenida Universitária, 1105, Bloco P, sala 11, Bairro Universitário, Criciúma/SC, CEP 88806-000) no horário das 8 às 12 horas e das 14 às 21 horas, ou enviar para o e-mail para cultura@unesc.net até às 23h55 do dia 20 de outubro de 2017. É necessário preencher a ficha de inscrição disponível no site do evento

A 3ª Coletiva de Artistas do Sul é uma realização da Unesc e do Ministério da Cultura com o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, da Betha Sistemas e do Bistek Supermercados.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 19 de outubro de 2017 às 16:36
Compartilhar Comente