AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Acadêmica recebe prêmio de destaque na Jocafir

Acadêmica recebe prêmio de destaque na Jocafir
Rubya Pereira Zaccaron ficou em 1º lugar na categoria apresentação oral (Foto: Divulgação) Mais imagens

Apresentando o trabalho “Efeitos do tratamento com nanopartículas de ouro em um modelo de inflamação pulmonar aguda” a acadêmica Rubya Pereira Zaccaron, do Curso de Fisioterapia da Unesc, recebeu o prêmio de primeiro lugar na categoria apresentação oral na XV Jornada Catarinense de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e Terapia Intensiva (Jocafir) realizada até o último sábado (18/8) nas dependências da Universidade.

Rubya defendeu o trabalho realizado no Curso da Unesc em parceria com os colegas Laura de Roch Casagrande; Carolini Mendes; Daniela Pacheco dos Santos Hauphental; Gustavo de Bem Silveira; Maria Eduarda Anastácio Borges; Fernando Milanez Dias; Matheus Scarpatto Rodrigues e Paulo César Lock Silveira.

Conforme o presidente da Jornada, professor e fisioterapeuta Bruno Búrigo Peruchi, a pesquisa concorreu com mais de 30 trabalhos apresentados por representantes de todo o Estado e a vitória é motivo de grande orgulho para o Curso de Fisioterapia.

Esta foi a primeira vez que o Sul do Estado recebeu uma edição da Jocafir.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de agosto de 2018 às 21:56
Compartilhar Comente

Urnas de cerâmica guardarão parte da história

Urnas de cerâmica guardarão parte da história
Projeto Jardim ficará exposto na Praça do Estudante (Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Unindo as disciplinas de Arte Brasileira e Ateliê de Cerâmica, a sexta fase do Curso de Artes Visuais da Unesc desenvolve o “Projeto Jardim: Urnas Cerâmicas (capsula do tempo) e pau-brasil”. A ideia, conforme a professora responsável, Odete Angelina Calderan, surgiu a partir da percepção da falta de uma árvore pau-brasil em evidência no campus, unida ao conhecimento sobre a importância da cerâmica dentro da história da arte. “Além disso, percebemos que haveria um espaço ideal para receber peças de arte e onde elas ficariam em evidência: o gramado na Praça do Estudante. Tudo isso ainda aproveitando o mote do aniversário da Universidade”, comentou.

As peças desenvolvidas pelos alunos foram colocadas em exposição na manhã de sábado (18/8), no mesmo dia em que foi feito o plantio da árvore pau-brasil. O projeto terá continuidade ao longo dos próximos dias, quando será colocado no centro da exposição uma grande urna. “Ela será uma capsula do tempo. Todas as pessoas que circulam pelo campus poderão depositar fotos, cartas, livros, enfim, objetos que queiram deixar guardado para a possibilidade de essa urna ser aberta um dia. A peça será vedada e poderá manter esses materiais intactos por muito tempo, até que possa um dia ser aberta. Fica para todos nós a dúvida se isso irá acontecer, mas é uma forma de contribuirmos para a história”, comentou.

Etapas realizadas em conjunto

Após a elaboração do projeto e as lições da teoria, de acordo com a professora, os alunos literalmente colocaram a mão na massa e iniciaram a confecção das suas urnas, sendo uma individual e uma feita coletivamente. “Foi um trabalho coletivo lindo de ver. Todos unidos nas alegrias e nas dificuldades que iam surgindo. A técnica de cerâmica é algo que precisa seguir muitas regras e eles foram aprendendo isso juntos”, completou.

Para Odete, todo o processo de construção do projeto pode ser definido como “poético”. “Eles foram se descobrindo enquanto artistas. Foi algo realmente muito especial acompanhar esse desenvolvimento e fazer parte disso”, destacou.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 20 de agosto de 2018 às 16:50
Compartilhar Comente

Bancos ganham cores e histórias no campus da Unesc

Bancos ganham cores e histórias no campus da Unesc
Projeto do Curso de Artes Visuais promove revitalização dos bancos de forma especial(Foto: Mayara Cardoso) Mais imagens

Tendo como base o tema Cultura Regional, acadêmicos e egressos do Curso de Artes Visuais da Unesc, acompanhados de alunos dos cursos de Arquitetura e até Matemática tiveram uma missão especial nesse sábado. Eles foram convidados a revitalizar 50 bancos do campus da Universidade. O dia de sol e céu azul combinou perfeitamente com as infinitas cores a postos para que os alunos colocassem em prática a inspiração e colorissem os móveis.

As alunas Luana dos Santos Joaquim e Natasha Cunha Castilho, da segunda fase do Curso de Artes Visuais escolheram um dos bancos da Praça do Estudante para deixar as suas digitais. Assim como os outros participantes, elas pensaram na pintura que gostariam de fazer e inscreveram a ideia, sendo aprovadas. A escolha das acadêmicas foi de representar em forma de colmeias a economia e a cultura da cidade de Içara, destacando também alguns desenhos. “Escolhemos mostrar ainda o Santuário Sagrado Coração de Jesus, que já é um ponto conhecido também de Içara, e o Farol de Santa Marta, em Laguna. O terceiro desenho ainda estamos definindo e vai depender da nossa inspiração ao longo da pintura”, comentou Luana.

Para Natasha, o momento é de muita expectativa e muito orgulho, pois é a oportunidade de deixar sua marca, na prática, na Unesc. “Nós amamos a iniciativa. Estamos deixando nossa pintura aqui, o que, para nós da área das artes, é algo muito significativo. Estamos colocando em prática os ensinamentos do curso de uma forma muito especial”, completou.

Os desenhos e cores gravados nos bancos representam desde a cultura africana, até o turismo e os mais variados tipos de arte. Conforme a professora do Curso de Artes Visuais da Unesc, Aurélia Regina de Souza Honorato, a maior riqueza do projeto está na forma como cada aluno representa na pintura uma parte da sua história. “Eles trazem suas referências para o projeto. Tudo isso sempre lembrando do tema Cultura Regional e contextualizando com a proposta da reitoria de marcar os 50 anos da Unesc”, explica.

Os trabalhos seguem no campus até as 17h.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 18 de agosto de 2018 às 14:32
Compartilhar Comente

Unesc promove Seminário "Matemática e Educação em Debate"

Unesc promove Seminário
Atividade reuniu professores e alunos dos Cursos de Matemática e Letras (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Acadêmicos e professores do Curso de Matemática e convidados do Curso de Letras da Unesc participaram, na segunda-feira (13/8), do Seminário I - Matemática e Educação em Debate.

O evento, promovido pelo Curso de Matemática, Núcleo Docente Estruturante (NDE) e Centro Acadêmico Pitágoras, contou com a participação de quatro palestrantes com a mediação dos trabalhos desenvolvida pelo Prof. Dr. Ademir Damazio, professor do Curso de Matemática e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade.

Entre os temas discutidos, dois foram a referência na tarde de atividades acadêmicas: Debates e reflexões sobre a BNCC - Base Nacional Comum Curricular - Ensino Médio e Reflexões sobre a Docência no âmbito da Matemática: Universidade x Escola.

Participaram como palestrantes sobre o primeiro tema os professores Dr. André Cechinel e Dr.  Rafael Rodrigo Mueller. A importância das reflexões sobre a BNCC e as implicações na docência e no ensino médio foram enfatizadas pelos professores, que sugeriram, ao finalizar, a apropriação pelos presentes dos elementos relevantes da proposta por meio da leitura do documento. 

A Base Nacional Comum Curricular é um documento do Ministério da Educação, de caráter normativo, que estabelece um conjunto de aprendizagens essenciais nas quais os estudantes devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica.

Já na discussão do segundo tema, participaram como palestrantes as professoras Karine Luiz Calegari Mrotskoski e  Ana Lucia Pintro. De forma expressiva, o entusiasmo pela Matemática e a profissão docente foi evidenciado pela Professora Karine, que citou fatores relevantes para o sucesso na profissão como: trabalho colaborativo, elaboração de projetos, voluntariado, participação em grupos de estudos, envolvimento com a OBEMEP,  Feiras de Matemática, entre outros. 

Já Ana Lúcia, citou o incentivo na participação em projetos e provas, como da OBEMEP, as Feiras de Matemática, o Prêmio ACIC de Matemática, entre outras, como oportunidades de contribuir de forma efetiva na formação das novas gerações, de forma diferenciada, no âmbito da Matemática.

As atividades foram finalizadas com uma homenagem oferecida pelo Centro Acadêmico e a Coordenação dos Curso de Matemática aos estudantes pela passagem do Dia do Estudante, no celebrado no dia 11 de agosto.

Sobre os palestrantes

André Cechinel é Doutor em Literatura pela UFSC, com estágio na New York University (NYU). Mestre em Literatura e graduado em Letras e Literatura de Língua Inglesa (Bacharelado e Licenciatura), também pela UFSC. É pesquisador associado ao Grupo de Pesquisa CNPq-LITTERA, professor do Curso de Letras e do PPGE da UNESC, exercendo atualmente a coordenação adjunta do programa. 

Rafael Rodrigo Mueller é Doutor e Mestre em Educação pela UFSC, graduado em Administração de Empresas pela FURB. É professor do PPGE e do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da UNESC. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre Formação Humana (FORMA/UNESC/CNPq) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Ciências Humanas, Tecnologia e Sociedade (CHTS/UTFPR) e do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Inovação e do Trabalho (NINEIT).

Karine Luiz Calegari Mrotskoski é egressa do Curso de Matemática da UNESC e professora da rede municipal e estadual de ensino. Professora destaque e com premiações em Feiras de Matemática, recentemente (08/2018) participou com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Jorge da Cunha Carneiro, das Olimpíadas Internacionais de Matemática da Ásia (AIMO), que foi disputada em Bangkok, na Tailândia.  Gabriel Domingos, de 13 anos, Sofia Oliveira, de 13 anos e Lucas Rodrigues, de 10 anos receberam duas medalhas de bronze e da menção honrosa no evento. Seus principais projetos na docência são socializados também, no site “Diário de Aula” - www.diariodeaula.com

Ana Lucia Pintro é graduada em Matemática (UnC) e especialista em Educação Matemática pela UNESC.  Professora da rede municipal participa ativamente nas Feiras de Matemática com seus alunos. Tem desenvolvido trabalhos importantes de incentivo à matemática com o uso “Cubo Mágico”. É incentivadora do uso de Tecnologias na Educação e desenvolve atividades com o uso do GeoGebra na Matemática. Construiu um blog onde socializa as experiências “Os alunos que exploravam...” - www.osalunosqueexploravam.blogspot.com/

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de agosto de 2018 às 21:30
Compartilhar Comente

Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva é tema de evento na Unesc

Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva é tema de evento na Unesc
Jornada Catarinense das especialidades teve abertura oficial na noite desta sexta-feira (17/8) Mais imagens

O campus da Unesc recebe nesta sexta-feira e sábado (17 e 18/8) a Jocafir - Jornada Catarinense de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva. Palestrantes e participantes de todo o Estado estão em Criciúma para participar das atividades, que pela primeira vez estão sendo realizadas no Sul do Estado. O cerimonial de abertura do evento foi realizado na noite desta sexta-feira no Auditório Edson Rodrigues e contou ainda com uma mesa redonda com o tema “Avaliando a funcionalidade do paciente crítico: um desafio para a fisioterapia”.

O presidente da Jornada, professor e fisioterapeuta Bruno Búrigo Peruchi, agradeceu a todos os apoiadores e ao curso de Fisioterapia da Unesc, que tornou possível a realização do evento. “A comissão organizadora se dedicou para proporcionar a vocês um evento extremamente produtivo de atualização, reflexão, troca de experiências e discussões relacionados aos importantes temas das especialidades de fisioterapia cardiorrespiratória e terapia intensiva”, completou.

Conforme o presente, é um orgulho receber os colegas de profissão para uma ação de tamanha riqueza de conteúdo dentro da estrutura da Universidade. “Melhor ainda é receber inúmeros comentários dos colegas de outras instituições sobre a estrutura oferecida pela Unesc. A surpresa positiva e os elogios vão desde o corpo de professores do curso até as salas e equipamentos da Universidade”, destacou.

Ao longo dessa sexta-feira já foram realizados cursos de Reabilitação Pulmonar (RP), Fisioterapia em UTI Adulto (UTI) e Fisioterapia em Pediatria (Pedi). A expectativa é de que aproximadamente 130 pessoas compareçam as atividades, que contarão com ensinamentos teóricos e práticos.

O evento conta ainda com a participação da Diretora da Assobrafir - Associação Brasileira de Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular em Terapia Intensiva, Dra Luiza Martins Faria, do delegado do Conselho Regional de Fisioterapia Ocupacional da 10ª Região, Dr Lee Gi Fan, representando o presidente do Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional da 10ª Região e do Coordenador do Curso de Fisioterapia da Unesc, Professor Doutor Eduardo Ghisi Victor.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayara Cardoso 17 de agosto de 2018 às 21:04
Compartilhar Comente