AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Programa Território Paulo Freire discute ações com a comunidade

Programa Território Paulo Freire discute ações com a comunidade
Encontro ocorreu nesta quarta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Uma reunião com a comunidade da região da Grande Santa Luzia marcou o início das atividades do programa de extensão Território Paulo Freire. O encontro reuniu moradores, vereadores e lideranças comunitárias dos 12 bairros que integram a região. Juntamente com a coordenação dos programas de extensão da Unesc discutiram quais projetos devem ser desenvolvidos ao longo dos anos de 2018 e 2019, tendo como parceira a UABC (União das Associações de Bairros de Criciúma-SC).

Ao todo serão 12 projetos em diversas áreas, visando o atendimento às necessidades das comunidades. Na roda de conversa entre os participantes necessidades nas mais diversas áreas. O desenvolvimento de projetos com foco na prevenção de Diabetes e Hipertensão, grupos de apoio á família, projetos esportivos, grupos de orientação sobre economia solidária, reciclagem de resíduos, horta comunitária, prevenção e educação de crianças e adolescentes quanto ao uso de drogas, foram alguns dos citados.

Os dados serão agora compilados pela diretoria de extensão e coordenação do programa, para que em um novo encontro sejam apresentados os projetos, envolvendo professores e acadêmicos da Unesc. “Esse momento com a comunidade e muito importante, para que todos verbalizem as ações que deram certo, para que a continuidade tenha novamente um resultado positivo. Essa vontade tem que partir da comunidade”, explicou a coordenadora do Programa Território Paulo Freire da Unesc, Sheila Martignago Saleh.

Para o presidente da associação de moradores da Vila Esperança, Alessandro Marques, além do atendimento realizado pelos projetos o ponto mais importante dessa iniciativa está em mostrar que a Unesc mantém as portas abertas para a comunidade. “Temos contatos com professores e sabemos de tudo que a universidade tem a oferecer. Também desperta nas pessoas a vontade de voltar a estudar”, elogia Marques. Já o vereador José Paulo Ferrarezi salientou que o projeto é uma oportunidade de qualificar lideranças, através dos cursos oferecidos. Entre as ações que considera importantes para 2018 está a realização de atividades esportivas com crianças, aproveitando a estrutura que existe nos bairros e que não está sendo utilizada pelo município.

A Diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, mais uma vez agradeceu o acolhimento que as comunidades estão tendo com o programa e reforçou o pedido para que sejam enviadas propostas. “Queremos que em 2018 tenhamos uma nova etapa de projetos que nos fortaleçam enquanto pessoas e comunidade”, salientou.

A seleção dos projetos acontecerá até o final do mês de julho e, no início do mês de agosto, serão apresentados à comunidade. Sugestões podem ser encaminhadas para o email da extensão@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de maio de 2018 às 20:36
Compartilhar Comente

Quintas Culturais: Dunamis Pockets e banda O Maior Clichê do Mundo movimentam o campus

Quintas Culturais: Dunamis Pockets e banda O Maior Clichê do Mundo movimentam o campus
Ação ocorre por meio do Setor de Arte e Cultura da Unesc (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Dunamis Pockets é um braço de um movimento de São Paulo, que tem o intuito de levar até as Universidades a religiosidade. Segundo o grupo, “É uma tentativa de despertar esses jovens, para que eles possam ir a todas as sociedades sem influência. O Pockets tem transformado a vida de muitos jovens, temos testemunhos de muitas pessoas que estão se encontrando. Tem sido uma revolução”, comentam.

Na Universidade são realizados encontros semanais todas as terças-feiras, das 8h40 às 9 horas, e também nas quartas-feiras de manhã, do 12 às 12h30 no bloco S, sala 13 (mini auditório).

Além desses encontros, o grupo possui uma banda, chamada “O Maior Clichê do Mundo”, formada pelos irmãos Guilherme Manentti e Lucas Manentti, que são auxiliares do grupo.

Mostre seu talento

A Universidade oferece um espaço para artistas da comunidade, alunos, professores e funcionários mostrarem suas habilidades em apresentações individuais ou em grupo, durante todo o semestre, nas quintas-feiras.

Os interessados em demonstrar seu talento podem entrar em contato com o Setor de Arte e Cultura, na sala 11 do Bloco P ou no e-mail cultura@unesc.net e telefone (48) 3431-2622.

O projeto é uma iniciativa do Setor Arte e Cultura e está vinculado à Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de maio de 2018 às 20:20
Compartilhar Comente

Unesc e Afasc atuam juntas na promoção da saúde coletiva de hipertensos

Unesc e Afasc atuam juntas na promoção da saúde coletiva de hipertensos
Atividades ocorrem na Universidade (Fotos: Divulgação) Mais imagens

Os idosos da Afasc portadores de hipertensão estão recebendo um atendimento gratuito e diferenciado na Unesc. Eles participam de atividades de hidroginástica, por meio do curso de Educação Física da Universidade, especificas para o controle da doença.

O projeto se chama Lazerativo, fundado em 2015, que se destina a oferecer exercícios aquáticos intervalados específicos para ajudar na manutenção da saúde mental e física de pessoas portadoras de hipertensão. Sendo que os primeiros resultados já foram constatados e publicados com o artigo intitulado “Effect of Aquatic Exercise on Mental Health, Functional Autonomy, and Oxidative Dysfunction in Hypertensive Adults”, publicado na Clinical And Experimental Hypertension.

Segundo o professor e pesquisador Luciano Silva, eo programa de exercícios apontou melhorias significativas na saúde mental, bioquímica e física nos hipertensos. “Foi isso que demostrou nosso estudo clinico randomizado. Ele sinalizou que a pratica de exercícios aquáticos intervalados de baixa intensidade em idosos hipertensos reduz os níveis de ansiedade em 60% e concomitantemente melhora a autonomia funcional em 30%, além da flexibilidade que teve uma alta de 71% dos participantes”, ressaltou o pesquisador.

Sobre o projeto

Atualmente são 200 vagas gratuitas oferecidas pela Afasc, em parceria com a Unesc, para a prática de hidroginástica especifica para ajudar no controle e tratamento da hipertensão. Para participar do Lazerativo os hipertensos devem levar atestado médico especifico para pratica de atividades aquáticas. Eles passam por triagem que realiza testes físicos e de saúde mental. As triagens são feitas em períodos específicos, todas as sextas feiras, pelo telefone 3431-4553. A ação é realizada pelo GPEAA (Grupo de Pesquisa em Exercícios Aquáticos Avançados), no laboratório de Pscofisiologia do Exercício, localizado nas dependências do curso de Educação Física da Unesc.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de maio de 2018 às 18:22
Compartilhar Comente

Pós Unesc oferece MBA em Engenharia e Gestão de Processos Produtivos

Pós Unesc oferece MBA em Engenharia e Gestão de Processos Produtivos
Mais imagens

Engenheiros, administradores, analistas, coordenadores e supervisores que atuam na gestão de processos em todos os setores podem contar com a Unesc. A Universidade oferece o MBA em Engenharia e Gestão de Processos Produtivos, que apresenta ao aluno o contexto organizacional atual articulado com o uso de ferramentas de produção enxuta, no sentido de ampliar a capacidade para a tomada de decisão estratégica e operacional.

Os alunos vão ter contato com disciplinas como Análise de Investimentos, Arquitetura e Estratégia Organizacional, Gestão de Custos em Processos Produtivos, Lean Manufacturing, Gestão da Qualidade em Processos Produtivos e Transformação de Processos, Mudança Organizacional e Ergonomia e Qualidade de Vida no Trabalho.

“O curso foi desenvolvido para oferecer sustentação teórica e prática aos profissionais que desejem uma atualização em relação às técnicas em gestão industrial japonesa (Lean Manufacturing), a habilidade de diagnose e solução de problemas relacionados ao cotidiano empresarial, as ferramentas necessárias para a identificação e eliminação dos desperdícios ao longo da cadeia produtiva e a capacidade de gerenciamento de processos e mapeamento do fluxo de valor”, afirma o mentor do MBA em Engenharia e Gestão de Processos Produtivos da Unesc, Wagner Blauth.

O MBA está com inscrições abertas para uma nova turma e as aulas ocorrem quinzenalmente as sextas-feiras, das 19 às 22 horas e aos sábados, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Os interessados em fazer parte do MBA podem fazer as inscrições  no Setor de Pós-Graduação da Unesc, pelo telefone (48) 3431-2626 ou e-mail pos@unesc.net.

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Milena Spilere Nandi 18 de maio de 2018 às 13:57
Compartilhar Comente

Unesc, Amures e Cisama iniciam conversas para implantar Planos Diretores

Unesc, Amures e Cisama iniciam conversas para implantar Planos Diretores
Encontro ocorreu no Auditório da Amures (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de cumprir uma orientação do Ministério Público, os prefeitos da Amures iniciaram um trabalho junto à Unesc para atualizar, revisar e implantar o Plano Diretor, cadastro imobiliário, georreferenciamento de um sistema integrado de gestão territorial, entre outros dispositivos.

A reunião com o engenheiro responsável pelo Setor de Captação de Recursos e Projetos do Instituto de Pesquisas Ambientais e Tecnológicas  do Iparque da Universidade, Tales Garcia Antunes, ocorreuna tarde desta quarta-feira (16), no auditório da Amures. O projeto compreende ações que objetivam atualizar e automatizar os processos de armazenamento e integração das informações referentes aos imóveis, sejam urbanos ou rurais.

De acordo com o presidente da Amures, prefeito Antônio Zilli, o que se busca é atualizar a base de dados e dispor de um sistema integrado de gestão territorial. “Com isso, teremos como planejar melhor as ações, sejam de infraestrutura ou meio ambiente, além de atualizar a planta imobiliária”, reconhece.

A tratativa da parceria com a Unesc está sendo realizada via  Cisama (Consórcio Serra Catarinense) e abrangerá até mesmo os municípios que já possuem cadastro imobiliário atualizado com informações novas e automatizadas.

A partir desta reunião, os prefeitos estudarão a possibilidade de uma linha financiadora do projeto. Até porque estão previstas automação cadastral, integração de dados, elaboração de base cartográfica cadastral, implantação de rede de referência cadastral e dentre outras ações, elaboração da planta de valores genéricos.

*Com colaboração do jornalista Oneris Lopes  - Associação dos Municípios da Região Serrana

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Por: Mayra Antonio De Lima 18 de maio de 2018 às 17:01
Compartilhar Comente