Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Resiliência é aliada para enfrentar o estresse

Resiliência é aliada para enfrentar o estresse
Café com ciência ocorreu nesta quarta-feira (Foto: ACIC) Mais imagens

O Café com Ciência trouxe para o debate na noite desta quarta-feira (19/7), na ACIC, um assunto que atinge quase 90% da população mundial, o estresse. Com o dia cada vez mais corrido e cheio de atribuições, os momentos de estresse passaram a ser muito mais frequentes e, que com o tempo, podem até comprometer o funcionamento do organismo.

Para esclarecer o assunto, a professora doutora da Unesc, Alexandra Zugno, conduziu o encontro e destacou a resiliência como uma maneira de enfrentar os desafios, frustrações e adversidades da vida. “Quanto mais resiliente formos, menos seremos afetados emocionalmente. Desenvolver e aumentar a resiliência ajuda a combater o estresse e nos fortalece para enfrentarmos situações muito ruins e tristes da nossa vida”, coloca Alexandra. “A pressão do dia a dia, com certeza, tira o fundamental para sermos resilientes e cria indivíduos deprimidos devido à alta tecnologia e a quantidade excessiva de trabalho”, acrescenta.

Conforme ela, pequenas mudanças no dia a dia familiar, social e de trabalho podem contribuir para amenizar este nível de estresse. “Podemos fazer novas escolhas, com criatividade e imaginação, para que possamos viver de forma saudável”, reforça.  Exercícios físicos, meditação e treinamento do autocontrole e da autoestima são atitudes que aprimoram essa competência.

Café com Ciência


O evento é uma promoção do PPGCS (Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Unesc) e da ACIC voltada para toda a comunidade. O objetivo é estabelecer um diálogo informal com a população, levando informações e orientações a respeito da saúde. Os encontros ocorrem todos os meses sempre na sede da associação, com professores e pesquisadores da universidade.

*Com colaboração da jornalista Deize Felisberto – Assessoria Acic

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de julho de 2017 às 20:36
Compartilhar Comente

Saúde emocional é abordada em capacitação para funcionários

Saúde emocional é abordada em capacitação para funcionários
Encontro teve a professora Leda Garcia como ministrante (Foto: Divulgação) Mais imagens

 “Saúde Emocional: Ansiedade e Sono” foi o tema da capacitação desta semana com funcionários da Universidade. Nesta terça-feira (18/7), a professora do curso de Medicina, Leda Soares Brandão Garcia.

A capacitação fez parte de um programa desenvolvido pelo DDH (Departamento de Desenvolvimento Humano) para aprimorar e levar novos conhecimentos aos funcionários da Instituição.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 20 de julho de 2017 às 20:34
Compartilhar Comente

Projeto Tigrinhos renova parceria com a Unesc

Projeto Tigrinhos renova parceria com a Unesc
Novas ações foram debatidas com a Reitoria nesta quinta-feira (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Os sonhos de diversas crianças da região de Criciúma estão sendo realizados por meio do Projeto Tigrinhos. O amor ao esporte e a dedicação aos estudos são as peças chave para os participantes deste projeto, que tem uma parceria com a Unesc há anos. Esse caminho foi renovado na tarde desta quinta-feira (20/7), em um encontro entre o Criciúma Esporte Clube e a Reitoria da Universidade.

Para a reitora da Unesc, Luciane Ceretta, o projeto é de suma importância para o desenvolvimento regional. “São oportunidades para essas crianças. Muitas são trazidas de outros cenários para se desenvolverem por meio da paixão do futebol. Além disso, esse vínculo do projeto com a Universidade facilita e mostra o caminho até o Ensino Superior”, ressaltou.

O presidente do Criciúma Esporte Clube, Jaime Dal Farra, comentou que essa renovação fortalece as ações do projeto. “Junto com a Unesc nós buscamos o aperfeiçoamento do aspecto social que se desenvolve por meio dos sonhos dessas crianças. Para participar do projeto, elas precisam ter boas notas na escola. Nós acompanhamos o progresso deles dentro da sala de aula, trabalhando lado a lado com o ensino”, comentou.

Projeto terá uma categoria feminina

Entre os assuntos debatidos no encontro, foi levantado o desenvolvimento de uma categoria feminina dentro do projeto. O coordenador do Projeto Tigrinos na Unesc, Bruno Dandolini Colombo, comentou sobre a ação. “Vivemos em um momento de grande importância para o debate sobre as questões de gênero. O projeto quer romper com essa lógica que o futebol é masculino e construir novos caminhos”, afirmou.

Também participaram do encontro, o vice-reitor Daniel Preve, diretor da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades Ciências e Educação), Marcelo Feldhaus, o coordenador do curso de Educação Física, Carlos Augusto Euzébio, o coordenador adjunto do curso de Educação Física, Joel Casagrande, e o coordenador da categoria de base de Criciúma, Sergio Marcos Lopes.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 20 de julho de 2017 às 20:29
Compartilhar Comente

Amplie possibilidades com os cursos de idiomas Unesc

Amplie possibilidades com os cursos de idiomas Unesc
Unesc oferece aprendizado em inglês, espanhol, alemão e italiano (Foto: Divulgação) Mais imagens

Aprender uma nova língua amplia não só o seu conhecimento, mas também suas oportunidades na vida pessoal e profissional, além de permitir novas experiências culturais. E para quem deseja expandir seus horizontes, o Instituto de Idiomas Unesc oferece vagas para os cursos de inglês, espanhol, alemão, italiano, com turmas dos níveis básico, intermediário e avançado.

Os interessados em iniciar o segundo semestre de 2017 aprendendo outras línguas, podem fazer as inscrições no Setor de Cursos de Extensão da Universidade, localizado na sala 1 do Bloco P, pelo telefone (48) 3431-2570 ou pelo e-mail institutoidiomas@unesc.net.

Estudantes, professores, funcionários e egressos da Unesc recebem 10% de desconto no valor das mensalidades.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 20 de julho de 2017 às 18:49
Compartilhar Comente

Inscrições abertas para Oficina de Teatro

Inscrições abertas para Oficina de Teatro
As aulas ocorrem todas as quartas feiras, das 17h15 às 18h45 (Foto: Divulgação) Mais imagens

Lágrimas e sorrisos. Emoções. A arte do teatro vai além de simples falas e gestos e na Unesc, você pode estimular o seu lado artístico e se redescobrir por meio dele. A Universidade oferece a Oficina de Teatro com aulas às quartas feiras das 17h15 às 18h45.

Durante os encontros, ministrados pela professora Doriana Búrigo, os alunos vão aprender técnicas e ter a vivência dos conhecimentos da arte do teatro na prática.

Para se inscrever o aluno deve ter acima de 14 anos, preencher a ficha de matrícula no portal da Unesc (Clique aqui), e encaminhar para o e-mail cultura@Unesc.net. Também é possível fazer a inscrição no Setor de Arte e Cultura, localizado na sala 11 do Bloco P da Unesc.

Oficinas Unearte

A Universidade oferece a comunidade diversas opções de oficinas, como Ballet Infantil, Capoeira, Leitura de Partituras, Violão e Dança Flamenca.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Assessoria de imprensa - imprensa@unesc.net 20 de julho de 2017 às 16:59
Compartilhar Comente