Setor de Comunicação Integrada

imagem do site
Newsletter Newsletter RSS RSS

Capital de Giro é tema de aula inaugural

Capital de Giro é tema de aula inaugural
Marcos Rebelo vai ministrar o encontro nesta quinta-feira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Para financiar a continuidade das operações das empresas é necessário capital de giro. E o assunto será tema da aula inaugural da especialização “Executivo em Controladoria e Finanças” da Unesc. O encontro vai Apresentar de forma prática e resumida, alguns conceitos e técnicas fundamentais para avaliação do desempenho e do capital de giro das empresas. O encontro será ministrado pelo especialista Marcos Rebelo e ocorre na quinta-feira (28/9), no Auditório Edson Rodrigues, a partir das 19 horas.

Currículo do palestrante


Marcos Rebelo é mestre em Contabilidade pela UFSC, Pós Graduado em Finanças, Auditoria e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas e graduado em Ciências Contábeis.  Atua como consultor na adequação às Normas Internacionais de Contabilidade, consultor e analista de custos empresariais e analista econômico-financeiro. Na docência, atua como professor visitante em cursos de Pós-Graduação de diversas universidades, instrutor e palestrante para o CRC/SC, Sistema Sescon em Santa Catarina e diversas outras instituições. É proprietário de empresa de contabilidade e assessoria em gestão empresarial e também já atuou como Contador e Controler de empresa industrial por 4 anos.

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 24 de setembro de 2017 às 08:00
Compartilhar Comente

Profissionais da saúde debatem temas relacionados ao suicídio

Profissionais da saúde debatem temas relacionados ao suicídio
Atividades do Simpósio de Neurociências iniciaram nesta sexta-feira (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Os casos de suicídio têm aumentado consideravelmente nos últimos anos e as taxas que mais tem crescido envolvem adolescentes e adultos jovens. Para se ter uma ideia, o suicídio é a segunda maior causa de morte entre adolescentes e adultos jovens no Estado e as taxas do ato aumentaram 25% nos últimos 10 anos entre pessoas mais jovens. Santa Catarina é hoje o segundo estado com a maior taxa de suicídio do Brasil. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira (22/9) pela médica psiquiatra Joana Pargendler durante a abertura do 15ª Simpósio de Neurociências da Unesc. Segundo ela, os dados chamam a atenção para a necessidade de tomada de atitude do poder público e da sociedade a respeito do assunto.

Durante a palestra, Joana apresentou outros dados ainda. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), quase 100% dos suicídios estão ligados a transtornos mentais e, por isso, são potencialmente evitáveis. Além disso, 75% dos suicidas procuraram atendimento em serviço de atenção primária até um mês antes do ato.

“Ainda há um despreparo dos trabalhadores da área da saúde para atender a estas demandas e há falta estrutura no SUS para atendimentos ambulatoriais e de internação para pacientes com transtornos mentais. A capacitação de profissionais das áreas da saúde e da educação, a conscientização da sociedade a respeito do tema e a cobrança das entidades públicas por melhoras na estrutura de atendimento na saúde mental são necessários para mudarmos esse quadro”, afirma a psiquiatra.

A palestra de Joana Pargendler foi mediada pela coordenadora do Laboratório de Neurociências da Universidade, Alexandra Zugno.

Evento

Na abertura do evento, a coordenadora geral do Simpósio, Samira Valvassori, falou da importância dos debates sobre o tema, que vem apresentando um crescimento preocupante no número de casos. Ela comentou ainda sobre a necessidade dos profissionais de saúde e educação se capacitarem cada vez mais sobre o assunto. A professora Josiane Budni, também da comissão organizadora do evento, complementou falando sobre o trabalho do Laboratório de Neurociências da Universidade, organizador do evento, na pesquisa e disseminação do conhecimento.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, lembrou da atualidade do tema e da necessidade de ser debatido pela comunidade. Ele afirmou ainda que a Universidade é um espaço para que assuntos de relevância social sejam colocamos em discussão.

O Simpósio de Neurociências da Unesc continua neste sábado (23/9) com temas como epidemiologia do suicídio, fatores de risco, suicídio na infância e adolescência, intervenções farmacológicas e desafios para a Psicologia.

O evento conta com o apoio da Capes, Fapesc, InJQ, Associação Brasileira de Psiquiatria e Associação Catarinense de Psiquiatria.

Mais informações

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de setembro de 2017 às 22:08
Compartilhar Comente

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região

Cartilha Custo Social vai auxiliar pequenos empreendimentos da região
Obra foi lançada pelo curso de Ciências Contábeis e Editora Unesc (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Uma publicação da Unesc vai ajudar pequenos e médios empreendedores a gerenciarem seus negócios. Trata-se da Cartilha Custo Social, elaborada por professores e acadêmicos do curso de Ciências Contábeis que participam do projeto de extensão “Planejamento e Controle de Custos para Formação do Preço Justo de Vendas”. O material será disponibilizado de maneira online e poderá ser acessado gratuitamente. O lançamento da cartilha ocorreu nesta sexta-feira (22/9), no Dia do Contador.

O documento tem o objetivo de orientar a realização de controles no âmbito dos empreendimentos solidários de modo a reduzir os gastos e formar o preço de venda mais justo, tornando o empreendimento sustentável.

Segundo a coordenadora do projeto de extensão, Andréia Cittadin, a cartilha foi elaborada a partir das principais necessidades dos empreendedores integrantes da Feira de Economia Solidária da Unesc, mas poderá ser utilizada por qualquer pequeno e médio empresário. “O projeto mostra como a contabilidade pode atuar em benefício da comunidade e contribui para a formação dos nossos acadêmicos. A ideia é dar informações que contribuam com o desenvolvimento desses empreendimentos”.

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Unesc, Dourival Giassi, e a coordenadora adjunta do curso, Milla Ferreira Guimarães, falaram sobre a importância da cartilha e do trabalho em extensão e pesquisa desenvolvidos pelo curso.

Já o diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini, lembrou que a cartilha é uma obra lançada pelo Selo Saberes Acadêmicos da Editora Unesc e que a obra demonstra que é possível fazer extensão com qualidade. “Tenho certeza de que esse é só o primeiro de muitos livros que ainda virão do curso de Ciências Contábeis e dos demais da área de Ciências Sociais Aplicadas”.

O pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo, finalizou a cerimônia de lançamento afirmando que iniciativas como a cartilha precisam ser valorizadas e aplaudidas. “Vocês já imaginaram quantas pessoas que não têm acesso a estas informações importantes para o gerenciamento dos negócios vão poder usufruir dessa cartilha? Essa ideia reforça o papel da Unesc na comunidade”.

A obra contou com a colaboração dos professores Kátia Sorato, Manoel Menegali, Realdo Oliveira da Silva, do egresso do curso Anderson Corrêa Benfattom e das acadêmicas Francyne Marques da Silva (sexta fase) e Idianete Paula Seque (nona fase).
 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Milena Spilere Nandi 22 de setembro de 2017 às 22:48
Compartilhar Comente

Oficina de Leitura de Partituras inicia na Universidade

Oficina de Leitura de Partituras inicia na Universidade
Atividade é ministrada pelo maestro Joel de Oliveira (Foto: Divulgação) Mais imagens

Com o intuito de propagar o conhecimento musical, a Unesc, por meio do Setor de Arte e Cultura, oferece diversas capacitações. Uma delas é a oficina de Leitura de Partituras, que iniciou durante esta semana. O encontro ocorre todas as terças-feiras, das 20 às 21 horas, na sala 3 do Bloco Z, e as inscrições ainda estão abertas. Basta entrar em contato pelo email cultura@unesc.net, ou ainda diretamente no Setor Arte e Cultura, localizado no Bloco P, sala 11.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 22 de setembro de 2017 às 21:17
Compartilhar Comente

Unesc representada no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental

Unesc representada no Fórum Brasileiro de Educação Ambiental
Encontro ocorreu em Balneário Camboriú (Foto: Divulgação) Mais imagens

Professores e alunos da Unesc apresentaram trabalhos no 9º Fórum Brasileiro de Educação Ambiental e 4º Encontro Catarinense de Educação Ambiental em Balneário Camboriú, durante esta semana (17 a 20/9). O encontro, que ocorreu na Univali, tem o intuito de fortalecer a diversidade da Educação Ambiental Brasileira em suas diferentes matizes, por meio da defesa dos direitos e conquistas alcançadas por meio das políticas públicas do campo socioambiental.

A professora Miriam da Conceição Martins e a aluna Tainá Chefer Cardoso, apresentaram o Banner “Preservação da Reserva Biológica Estadual do Aguaí por meio da Educação Ambiental”. Também fazem parte do projeto as professoras Paula Tramontim Pavei, Marta Valéria de Souza Hoffman, as alunas Karen de Farias Meller e Zenaide Pais Topanotti.   

 

 

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

Postado por: Mayra Antonio De Lima 22 de setembro de 2017 às 20:37
Compartilhar Comente