PPGE - Programa de Pós-Graduação em Educação

Unesc recebe 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos

Unesc recebe 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos
Evento reúne professores, acadêmicos e pesquisadores de todo o país na Universidade (Fotos: Vitor Netto) Mais imagens

O Auditório Edson Rodrigues esteve lotado nesta terça-feira (21/5) para a abertura oficial do 3º Seminário de Educação, Conhecimento e Processos Educativos. O evento, organizado pelo PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, ocorre até quinta-feira (23/5). O primeiro dia de atividades contou com o lançamento de três livros de professores da Universidade, com a mesa-redonda Conservadorismo Moral e Educação Falibilista e o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc.

O evento conta com três eixos de pesquisa: “Educação e Produção do Conhecimento nos Processos Pedagógicos”, “Formação e Gestão em Processos Educativos e Educação” e “Linguagem e Memória”.

De acordo com o coordenador do PPGE na Universidade, Carlos Renato Carola, o principal objetivo do encontro é estabelecer diálogos. “É um espaço para socializar o conhecimento das pesquisas e estabelecer um diálogo tanto entre pesquisadores, professores e estudantes quanto com a comunidade da região. Além disso, vamos tratar de temáticas atuais e de impactos internacionais”, completou.

A pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, participou da abertura do evento.

Lançamentos, mesa-redonda e encontros marcam primeiro dia


O primeiro dia do Seminário contou com o lançamento dos livros Educação e Experiência Estética: desencantamento do conceito educativo, do professor Alex Sander da Silva; Educação, Estética e Experiência: Entre saberes e práticas na contemporaneidade, com organização de Alex Sander da Silva e Luzia Batista de Oliveira Silva; e Formação Humana na Sociedade do Espetáculo, com organização dos professores, André Cechinel e Rafael Rodrigo Mueller.

Após os lançamentos, o evento contou com a mesa-redonda sobre Conservadorismo Moral e Educação Falibilista, com o professor doutor da UPF (Universidade de Passo Fundo), Claudio Dalbosco, e o professor doutor da Unesc, Vidalcir Ortigara.

Por fim, o primeiro dia de atividades contou ainda com o 1º Encontro de Egressos do PPGE da Unesc, com o lançamento do livro Políticas de Alimentação Escolar das Décadas de 1960-1970: Memórias das Merendeiras de Criciúma no Processo Modernizador, da organizadora Paula Rosane Vieira Guimarães, e com a roda de conversa Entre Memória e Desafios: A Contribuição do Programa de Pós-Graduação em Educação (Unesc) para a Formação Humana, organizada por Cintia Gonçalves Martins, Susane da Costa Waschinewski, Tatiani Belletini dos Santos e Michele Mezari Oliveira.

Programação extensa


Ao todo, serão 15 trocas de conhecimentos, com atividades de educação e cultura. O Seminário também conta com atrações internacionais, com participantes de vinte instituições de ensino e à apresentação de 130 pesquisas de graduação, mestrado e doutorado durante os três dias do evento.

Na quarta-feira (22/5), ocorrerão apresentações de trabalhos desde o período da manhã. No período da tarde ocorrerá o lançamento do livro Educação: Partilhando e Ampliando Audiências, Resistências e Repertórios, dos organizadores Antonio Serafim Pereira, da Unesc, e Miguel Anxo Santos Rego, da USC (Universidade de Santiago de Compostela) da Espanha.

Ainda na quarta-feira o evento contará com a mesa-redonda Formação Humana em Contextos: os movimentos Brasil e Espanha, com os convidados Miguel Anxo Santos Rego e Maria Beatriz Paupério Titton, e com a roda de conversa A Presença de Paulo Freire no Mundo, com o professor Carlos Renato Carola.

Na quinta-feira (23/5), último dia de evento, também ocorrerão apresentações de trabalhos desde o período da manhã. Já no período da tarde, acontecerá o lançamento dos livros Orientações aos Professores sobre a Inclusão e a Acessibilidade na Unesc, com a organização da professora Zélia Medeiros Silveira, e o livro Pelos Caminhos de Portugal, com a organização de Giane Rabelo, Carla Mirelle de Oliveira Matos Lisboa, Karina de Fátima Gomes, Leonardo José Freire Cabó e Liliane de Oliveira Neves.

O último dia de Seminário também contará com roda de conversa, desta vez como o tema Educação, Literatura Indígena e Formação Humana, com a convidada, professora Eliane Potiguara, e os mediadores e professores da Unesc, Carlos Renato Carola e Gladir da Silva Cabral, e, por fim, com uma atividade cultural apresentada pelos graduandos do curso de Teatro da Unesc.

Os encontros serão abertos ao público interno e externo. Para conhecer melhor a programação, acesse o site.
 

Fonte: AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

21 de maio de 2019 às 17:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário