PPGD - Programa de Pós-Graduação em Direito

Manifestações de 2013 contribuíram para mudanças na legislação do Brasil

Manifestações de 2013 contribuíram para mudanças na legislação do Brasil
Tema foi abordado durante a aula inaugural do PPGD (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Que as manifestações de 2013 marcaram historicamente o Brasil é fato, mas de forma mais profunda, como elas refletiram em nosso cenário sociológico? Uma dessas questões é a legislação brasileira, que passou por modificações após o movimento nas ruas. O assunto foi tema da aula inaugural do segundo semestre do PPGD (Programa de Pós-Graduação em Direito) da Unesc.

O encontro foi ministrado pelo professor Germando Schwastz que, junto ao seu grupo de pesquisa, entrevistou diversos manifestantes. “O junho de 2013 foi uma manifestação de rua que nós não havíamos tido de forma tão forte desde as “Diretas Já”. A ideia da pesquisa foi de explicitar algo que é bem latente. Por meio das palavras dos manifestantes nós conseguimos ver todas as mudanças legislativas, como a alteração da Confederação Nacional do Transporte, e de outras situações políticas do Brasil”, comentou.

O coordenador do PPGD, Antonio Carlos Wolkmer, o debate traz uma reflexão de profundidade. “A pesquisa do Germano traz uma perspectiva dos movimentos sociais que são de grande interesse não só para o programa, mas também para a Unesc como Universidade Comunitária”, ressaltou.

A palestra também contou com a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Oscar Montedo, que parabenizou os professores do programa por priorizar uma visão humana e crítica na busca de temas que possam contribuir para o compromisso social da Universidade.

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

11 de setembro de 2017 às 17:56
Compartilhar Comente

Deixe um comentário