AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

“O processo de valorização de professores do Brasil é uma dívida histórica”

“O processo de valorização de professores do Brasil é uma dívida histórica”
Professora Alessandra Santos abriu o Seminário do Pibid na Unesc (Fotos: Mayra Lima) Mais imagens

Uma pesquisa divulgada pela consultoria Gems Education Solutions colocou o brasil entre os últimos lugares em um ranking internacional que compara a eficiência dos sistemas educacionais de vários países, levando em conta parâmetros como os salários dos professores, as condições de trabalho na escola e o desempenho escolar dos alunos. A pesquisa mostra que o salário dos docentes brasileiros está abaixo do valor pago na Turquia e no Chile, estando acima apenas de Hungria e da Indonésia.

Na Unesc, a luta pela valorização do professor é constante. Ela é carregada por diversas campanhas desenvolvidas por meio da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). E o assunto foi o tema de abertura do 6º Seminário Institucional do Pibid, que iniciou na Universidade nesta segunda-feira (18/9). A palestrante, Alessandra Santos de Assis, da Universidade Federal da Bahia, abriu o evento, e segundo ela, o processo de valorização de professores do Brasil é uma dívida histórica.

“Nos últimos anos nós chegamos a observar alguns avanços e conquistas das lutas dos educadores brasileiros. Entretanto, atualmente nós estamos vivendo um momento muito grave no nosso país, carregado de uma crise política e ética. Se a gente for pensar em nossa própria história, vamos lembrar de professores que foram referência para a construção de nossa história como brasileiros. A educação tem um papel fundamental na formação humana, e quem transforma a educação em uma experiência organizada e sistemática é o professor”, comentou Alessandra.

Ela comenta ainda no Brasil já existiram momentos de preocupação maior com a formação profissional, entretanto há uma necessidade cada vez mais forte de atender a demanda de educação de uma forma plena. “No sentido de assegurar a formação das pessoas não apenas para o mundo do trabalho, mas também para a convivência social e solidária, por meio da construção de valores. Até mesmo pelos acontecimentos que tem ocorrido, mostrando uma degradação muito grande na sociedade do ponto de vista ético”, ressaltou.

O Seminário

O encontro conta com debates, palestras e apresentações culturais, que seguem até terça-feira (19/9). Segundo o coordenador do Pibid Unesc, Carlos Schlickmann, a participação dos alunos no programa é transformadora. Na terça-feira, às 13h30, os pibidianos vão contar suas histórias. “Os relatos de experiência contribuem tanto para socializar as experiências vivenciadas, como para aprender com as apresentações dos outros subprojetos. Estimulam a criatividade e exploram o arcabouço teórico dos bolsistas”, ressaltou Carlos.

Para a pró-reitora de Ensino de Graduação, Indianara Becker, o Pibid fortalece a missão da Unesc como Universidade Comunitária. “Esse vínculo da Universidade com as escolas e com toda a comunidade em que ela está inserira, por meio dos nossos alunos e professores pibidianos, é de extrema importância para a Instituição. Além disso, valorizar programas como esse, fruto de uma política pública, pode comover a gestão de nosso país, mostrando a importância da educação como ferramenta transformadora”, comentou.

O diretor da UNA HCE, Marcelo Feldhaus, comentou que o fortalecimento da formação é um dos objetivos mais importantes do programa, “Essa dinâmica entre escola e Universidade aplicada desde muito cedo, fortalece a formação dos nossos estudantes”, contou.

Exposição

No hall do Bloco Reitoria está a Mostra Fotográfica “Eu Professor: Experiências do Pibid/Unesc”. A exposição traz momentos de interação entre os estudantes bolsistas do projeto junto aos alunos das escolas que participam das atividades.

Saiba mais


O Pibid é um programa do Governo Federal que concede bolsas de estudos para formação de professores. Na Unesc, são beneficiados estudantes nas áreas de Pedagogia, Letras, Artes Visuais, História, Geografia, Matemática, Educação Física e Ciências Biológicas. O projeto atua em cerca de 20 escolas de Criciúma e conta com mais de 200 bolsistas.

Confira a programação do evento

Fonte: Setor de Comunicação Integrada

18 de setembro de 2017 às 19:48
Compartilhar Comente

Deixe um comentário