AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Aula Inaugural discute a atuação do profissional de Artes

Aula Inaugural discute a atuação do profissional de Artes
Celso Favaretto ministrou o encontro (Foto: Mayra Lima) Mais imagens

Como a arte pode contribuir nas escolas e nas instituições em geral? A resposta a essa pergunta foi o principal foco da palestra do filósofo Celso Favaretto, professor pesquisador da USP (Universidade de São Paulo), que ministrou a Aula Inaugural do curso de Artes Visuais, realizada na noite desta terça-feira (31/3) no Auditório Ruy Hülse. O evento contou com a presença de alunos, egressos e profissionais da área.

Segundo Favaretto é preciso questionar a formação e atuação do profissional de artes. “A função educativa das instituições culturais não pode ser pensada como supletiva, como preenchimento de lacunas dos sistemas educativos, pois esses sistemas supõem por princípio a continuidade dos conhecimentos e da formação, sistematizados conforme ideias, princípios, objetivos e valores articulados por uma concepção pedagógica psicossocial além de filosófico existencial”, comentou Favaretto

O evento foi alusivo aos 45 anos do curso de Artes Visuais, que, para diretora da UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação), Angela Back, tem papel fundamental para o desenvolvimento da comunidade. Ela afirma que foram 45 anos de muitas conquistas, que contribuíram para a qualificação de profissionais de toda a região no âmbito das artes.

Segundo o coordenador Marcelo Feldhaus é preciso que o aluno e o profissional de artes sejam questionadores e não fiquem acomodados sobre a formação. “Temos que buscar a reflexão sobre o campo escolhido como profissão. Essa é uma discussão que precisa ser permanente em nosso ambiente acadêmico”, ressalta.

Também esteve presente no evento o coordenador de Ensino da UNA HCE, Carlos Arcângelo Schlickmann; a coordenadora adjunta do curso de Artes Visuais, Aurélia Regina de Souza Honorato; a coordenadora do polo Arte na Escola, Silemar Maria de Medeiros da Silva, e o presidente do Centro Acadêmico de Artes Visuais, Matheus Abel. O encontro contou com a participação do Coral Unesc.

Fonte: Secom

31 de março de 2015 às 21:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário