AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Alunos e professores participam de seminário do Gefocs

Alunos e professores participam de seminário do Gefocs
Professores da UFSC e da UNLP ministraram o evento (Fotos: Luana Mello) Mais imagens

Os participantes do Gefocs (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Formação Cultural e Sociedade) professores e alunos do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) da Unesc, participaram nesta quarta-feira (18/3) do seminário “Teoria Crítica do Presente: Alguns Apontamentos para a Pesquisa Crítica em Educação”.  O tema foi abordado pelos professores doutores Alexandre Fernando Vaz, da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e Emiliano Gambarotta, UNLP (Universidade Federal da Prata), da Argentina.

Doutor em Ciências Humanas e Sociais pela Leibniz Universität Hannover, Alemanha, Vaz é professor permanente dos programas de Pós-Graduação em Educação (mestrado e doutorado) e Interdisciplinar em Ciências Humanas (doutorado), e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea da UFSC. Gambarotta faz parte do Instituto de Pesquisas em Humanidades e Ciências Sociais da UNLP.

Publicações do Grupo de Pesquisa

Durante os encontros do Gefocs, estudantes dos cursos de graduação, pós-graduação, mestrados e doutorados, assim como egressos da Universidade debatem sobre a Teoria Critica da Escola de Frankfurt. Os debates são transformados em publicações. Uma delas é a Revista Saída, que está no seu terceiro número. Segundo o coordenador do Gefocs, o professor doutor Alex Sander da Silva, a Revista é um espaço de publicação e divulgação de trabalhos, de ensaios e textos disponíveis como domínio público para conectar o grupo e suas discussões.

O Grupo de Pesquisa ainda possui escritores. Os bolsistas de iniciação científica Guilherme Orestes Canarim e Filipe de Castro são autores dos livros, “Umas Palavras...” (poesia) e Gaveta Kafkaniana (conto), respectivamente. “As obras foram produzidas no ensejo das discussões e reflexões do Gefocs”, comenta Silva.
 

Fonte: Secom

18 de março de 2015 às 17:24
Compartilhar Comente

Deixe um comentário