AICOM - Assessoria de Imprensa, Comunicação e Marketing

Experiências compartilhadas em Seminário do Pibid

Experiências compartilhadas em Seminário do Pibid
Evento reuniu professores e alunos das Licenciaturas (Fotos: Milena Nandi) Mais imagens

Estudantes dos oito cursos de Licenciatura da Unesc, professores da instituição e de escolas participantes do Pibid (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) estiveram reunidos na noite de hoje (11/4), para trocar experiências durante o Seminário Institucional, realizado pelo programa e pela UNA HCE (Unidade Acadêmica de Humanidades, Ciências e Educação). Atualmente, 289 acadêmicos bolsistas, 29 professores de escolas públicas, 20 docentes da Unesc e 17 escolas participam das atividades do programa, que tem como objetivo colaborar com a formação de novos professores.

O programa ocorre desde 2012 na Unesc e os alunos participantes do Pibid têm encontros semanais para realizar reuniões de trabalho na Universidade e ir às escolas para interagir com professores e alunos. Segundo o coordenador institucional do programa, Carlos Arcângelo Schilickmann, o programa começou com cerca de 30 bolsistas e quatro escolas. “Tivemos um crescimento muito significativo em pouco tempo, e vamos avançar ainda mais”, afirma, lembrando que a Universidade aprovou junto a Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), um projeto para que o Pibid receba R$ 1.931.670,00 por ano, apenas em bolsas de estudos, para auxiliar na formação de novos docentes e atualização de professores. A Universidade aprovou o projeto para quatro anos, o que significa, quase R$ 8 milhões em investimentos no programa – o projeto pode ser prorrogado por mais quatro anos.

Para o reitor Gildo Volpato, os resultados do Pibid são fruto de um trabalho em equipe, envolvendo professores, alunos e escolas, comprometidos em melhorar cada vez mais a prática docente e a educação. “O programa permite que os estudantes tenham uma importante experiência com o ensino antes mesmo de formados. E a experiência é construída com o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca. É impossível ter experiência sem vivenciar”, afirma.

Também participaram do Seminário a pró-reitora de Ensino de Graduação, Robinalva Ferreira, a diretora da UNA HCE, Ângela Back, a gerente pedagógica da Secretaria de Educação de Criciúma, Marlene Pires e o representante da Gered (Gerência Regional de Educação), Valdecir Mariano.

Congresso Ibero-Americano é lançado

No Seminário, o professor doutor Alex Sander da Silva, do PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação), que foi o primeiro coordenador institucional do Pibid, falou sobre o trabalho do Pibid e os resultados do programa, na palestra “A intertextualidade da formação docente inicial: o Pibid Unesc”.

Durante o evento, foi lançado o Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação: Perspectivas Contemporâneas, que ocorrerá de 10 a 13 de setembro de 2014, no campus da Unesc. O evento irá reunir 35 grupos de trabalhos do Brasil e do exterior e é uma realização do PPGCA (Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais), PPGE (Programa de Pós-Graduação em Educação) e UNA HCE, com o apoio do Parfor, Pibid, Obeduc e da Capes.

Fonte: Secom

11 de abril de 2014 às 21:51
Compartilhar Comente

Deixe um comentário